terça-feira, 11 de setembro de 2012

Atualização Mensal - Agosto 2012

Súditos da Blogosfera!

Agosto é mesmo o mês do desgosto. Levei ferro nas opções, elétricas desabando, Zona do Euro é uma zona, ninguém me quer, vou morrer...

Calma aí meu povo! Isso aqui não é blog do Pobretão não! É o blog do Troll, e o Troll não desanima!

O fato de a energia elétrica ficar mais barata não me incomoda nenhum pouco. Apoio tudo que for para beneficiar o país. Além do mais, energia mais barata pode aumentar o consumo e, consequentemente, os lucros das empresas. Zona do Euro e governo intervindo no setor elétrico são assuntos que não interessam a quem faz o verdadeiro buy and hold.

Agosto foi mês de aprendizado e reavaliação para minha estratégia com opções. Com relação às opções de PETR, nada a declarar. Tenho obtido ganhos muito consistentes, com perdas pequenas. Já BBDC e GGBR são diferentes. Os ganhos são consideravelmente maiores em relação a PETR e o mesmo vale para as perdas. Isso se deve a falta de liquidez dessas opções, o que acarreta grande spread na cotação. A saída que encontrei para minimizar essa variância é reduzir a quantidade lançada e buscar mais lastro. BBDC e GGBR estão praticamente no 0x0, mas se colocar a corretagem, fico no prejuízo.

A borboleta que montei virou pó na minha cara. Essa operação é muito difícil de manejar e eu não tenho experiência nela. O erro foi colocar uma meta de lucro irreal, além de permanecer na operação mais tempo que o necessário, pois quando estava com 60% de lucro, a trava de baixa só valia alguns centavos. Como estava a 10 dias do vencimento, a operação era praticamente uma compra a seco. Quase zerei, mas daí veio aquela frase na cabeça: "Siga o plano!" Segui, mas o mesmo era ruim, logo perdi a operação com a grande queda de VALE5. Mas aperfeçoei meu critério e na próxima não devo cometer mais esses erros primários.

Mudei de corretora e minha expectativa é economizar cerca de 50% em corretagens. Qualquer coisa que possamos fazer para reduzir custos vale muito a pena, pois R$ 100 mensais poupados por 15 anos, considerando uma remuneração de 0,70% a.m, representam R$ 35.856,56 que agregamos ao patrimônio. Vc compra um carro cortando despesas inúteis!

Sem mais conversa, vamos à atualização:



Resumindo:

Aporte do mês: não houve.
Proventos: média mensal em 2012 igual a 4,61% do salário - meta: 100%)
Bruto com opções: -0,70% - borboleta já estava descontada do caixa do mês anterior e stopado em lançamento coberto em PETR4 e BBDC4. Esse percentual está longe de me quebrar, mas incomodou um pouco.

Rentabilidade: -2,26%

Adiantando que em setembro vou aportar bem forte. Provavelmente baterei minha meta para o ano com folga.

Para finalizar, vai uma homenagem ao meu amigo Eike "Rain Man" Rico, pois ele está com muito mimimi devido ao ferro que levou nos seus já conhecidos trades:



Um abraço a todos!