terça-feira, 14 de maio de 2013

Entrevista - Márcio Brito, o Dimarcinho

Antes da entrevista, Dimarcinho faz pose com as musas de El Rei: Patricinha Frugal, Jovem Investidora, Dona Ostra e Mulher Investidora



Súditos do séquito de El Rei,

Essa é a primeira de algumas entrevistas que irei publicar e o convidado é mais do que especial! Ele mantém um dos melhores blogs de finanças da comunidade e é conhecido por sempre defender seus pontos de vista de forma técnica e inteligente, com uma pequena dose de trollagem para os monobíceps. Como vocês, Márcio Brito, o Dimarcinho!

1) El Rei: Márcio Brito, nosso querido Dimarcinho, você é um dos poucos blogueiros com a identidade aberta e um dos mais ativos da Blogosfera, com mais de 100 posts publicados em 1 ano. Por que não escolheu o anonimato como a maioria? Pessoas próximas a você sabem da existência do seu blog?

M.B: Obrigado pela oportunidade primeiramente, Troll. Esta sua pergunta é bem interessante. Nunca passou pela minha cabeça escrever no anonimato. Sei lá, simplesmente é algo que realmente nunca pensei. Assim que eu comecei o blog, comecei a distribuir para os meus amigos e parentes próximos, então o anonimato não fazia sentido.

2) El Rei: Quando e por que começou a se interessar por finanças?

M.B.: Comecei a me interessar em 2008. Era estagiário em uma empresa de engenharia e dois amigos meus que trabalhavam lá estavam investindo. Me interessei. De certa forma, mais por curiosidade, queria entender esta "loucura" da Bolsa de Valores. Acho que como todo novato, fiquei encantado no início com as rentabilidades altas de algum dia ou mês. Engraçado que no início você não costuma prestar atenção às rentabilidades negativas. Logo em seguida veio a crise, foi uma loucura, pois assim como eu, os outros dois não entendiam muita coisa. Outros amigos de outras empresas estavam investindo também, havia um claro frenesi na época, todos ganhando dinheiro na Bolsa, até vir o crash. Um dos do meu trabalho saiu logo, mas o outro ficou sentado assistindo. Eu lembro de ter visto PETR4 a -16%. Foram 2 circuit breakers nesse dia. Meu amigo não entendia nada, ficava congelado. Stop loss? Lucros? Balanços? Travas? Ninguém sabia nada disso! Sardinha perdida no oceano. Na época, cheguei a me interessar um pouco por Análise Técnica, estudei, apliquei, mas tinha muito pouco dinheiro aplicado (algo em torno de R$ 3mil). Depois de uma porrada com opções (em 2 trades, perdi tudo que havia ganhado em 6 meses) dei uma parada e comecei a estudar para concursos do final de 2008 até início de 2009, quando passei para Petrobras. Fiquei mais 8 meses estudando no curso de formação. Em 2010 comecei a trabalhar e agora com tempo livre para estudar outras coisas, resolvi voltar ao Mercado Acionário.

3) El Rei: Qual o seu objetivo final? Você também persegue a independência financeira para parar de trabalhar mais cedo?

M.B.: Meu objetivo primordial é vencer o CDI. Objetivo final? A independência financeira é com certeza algo que persigo. Apenas ter uma renda suficiente para ter uma vida de classe média-alta/alta já me satisfaria. Tento evitar a palavra rico, pois passa a ideia de que você agora só irá andar de Ferrari por aí. Não é nada disso que tenho em mente. E, matematicamente falando, é quase uma utopia. Minhas metas são bastante conservadoras, ao meu ver.

4) El Rei: Você é conhecido por seus posts técnicos, com muitos exemplos matemáticos e, como alguns dizem, cálculos "mirabolantes" (rs). Qual a importância desses cálculos nas suas decisões de investimentos de longo prazo? Quais os indicadores fundamentalistas que você acha mais importantes?
M.B.: Sinceramente? Não vejo nada de "técnico" nos meus posts. São cálculos simples ao meu ver. Qualquer um com uma bagagem básica em matemática pode fazer a mesma coisa, é só uma questão de se esforçar.

Sobre os resultados obtidos, aplico eles constantemente na minha carteira. Por exemplo, um assunto bem polêmico, sobre a Alocação de Ativos, que foi inclusive o que me incentivou a escrever o blog, é algo que não funcionou em centenas de cenários de simulações que eu fiz. Quando me aprofundei no assunto, vi que o que pode dar certo é a Alocação Dinâmica. Como enxergo que atualmente estamos vivendo um período de crise/acumulação na Bolsa, estou 100% em ações. Quando o bull market vier, será a hora de começar a migrar para Renda Fixa. Outro artigo que escrevi mas que não deram muita importância, foi mostrando que a volatilidade da bolsa é menor no longo prazo do que no curto prazo. Isso é um incentivo para manter posições long por muito tempo.

Sobre os indicadores fundamentalistas, gosto de olhar o conjunto, mas são basicamente os de sempre: P/L, P/VPA, ROE, Liquidez Corrente, Dívida, Margem Líquida. Em especial, dou maior atenção à Margem Líquida e a taxa de crescimento dos lucros. Alguns focam no ROE, mas esquecem na taxa de reinvestimento. Outra coisa que gosto de analisar é o pagamento do Imposto de Renda. Se os impostos pagos hoje estão abaixo da média do mercado, pode ser uma bomba no futuro.

5) El Rei: Quantos livros sobre investimentos você já leu? Recomenda algum para quem deseja iniciar na renda variável mas não sabe por onde começar?

M.B.: Rapaz, não sei ao certo quantos livros já li. Acho que foram uns 10 livros. Por incrível que pareça, ainda não li O Investidor Inteligente, mas está aqui na minha frente, é o próximo da lista. Estou lendo um literário agora (A Morte de Ivan Ilitich, que apesar de bem pequeno, tem me faltado tempo). O último que li foi Avaliando Empresas, Investindo em Ações, do Debastiani.

Se alguém pretende entrar no mundo da renda variável, ao meu ver, precisa primeiramente entender o básico de finanças. Saber como funcionam os títulos de renda fixa e tudo mais. Caso o investidor não entenda NADA do assunto, eu recomendo muito o Investimentos Inteligentes do Cerbasi. Este foi o livro que mudou minha vida e me fez entrar de cabeça no mundo das finanças. É um livro super simples, "escrito para analfabeto entender". Obviamente ele é muito básico, mas já dá uma ideia de por onde começar.

Sobre a renda variável, os livros que li falam sobre as empresas e ações em si, nada sobre o mercado, então não sei ao certo qual recomendar. O que conheço é muito avançado para um investidor comum: Princípios de Administração Financeira, do Gitman. É uma bíblia sobre mercado financeiro e ótimo para consulta. Mas é livro de faculdade, já bem técnico.

Sobre análise fundamentalista, Warren Buffett e Análise de Balanços é obrigatória. Já li Investindo em Small Caps, do Leuders, mas foi há tanto tempo, penso em ler novamente.

6) El Rei: Você também faz trades, certo? Além de operar termos, você também opera no mercado à vista? Você faz daytrades ou opera índice?

M.B.: Faço alguns trades de vez em quando. Mas muito pouco. Operava no Mercado à Vista em 2008 e 2009, mas parei. Hoje faço no Mercado à Termo pois você não precisa de dinheiro. Sua própria carteira serve como garantia, assim sendo, não é necessário montar um desmontar uma posição para liberar cash para operar no mercado à vista. Nunca operei mini-índice.

Day-trade tem uma história curiosa: no lançamento do IPO do VisaNet, acompanhei o dia inteiro com o Marcelo Coutinho, da Youtrade. Fui igual macaquinho de circo: ele mandava comprar, eu comprava. Falava pra vender, eu vendia. Foram 3 trades com lucro no dia. E uns amigos meus deram o dinheiro para mim, pois deu uma confusão na época e várias corretoras foram impedidas de participar do IPO, mas eu tinha conta em uma corretora que podia, então eles transferiram o dinheiro para mim. Com a autorização dele, fiz os trades e todo mundo saiu ganhando. Em outro momento eu comprei MMX (meus tempos de 2008, kkkkkk). E menos de 5min ela disparou 7% acima do que eu tinha comprado (ou algo perto disso). Daí vendi! Mas day-trade não é meu perfil e nem tenho tempo para tal.

7) El Rei: A pergunta que todo Bastteriano quer saber: você olha o home broker todos os dias? Como reage às quedas de seus papéis?

M.B.: Eu acho a filosofia do Bastter boa para quem está começando. Mas tem muita coisa que não concordo, por exemplo, nem ligar para o preço ou P/L. Ora, sua rentabilidade é definida pelo preço de entrada e o de saída, então não ligar para o preço de entrada é falácia.

Sobre o HB pra falar a verdade, tem dias que até esqueço que existe Bolsa de Valores. Mas costumo abrir o HB pra dar uma olhada no cenário geral. Se tem algum papel caindo muito, costumo dar uma investigada. E já aproveitando sua outra pergunta: se um papel está caindo muito por pura especulação, eu não ligo, pelo contrário, se tiver dinheiro eu compro!

8) El Rei: Mais de 80% dos americanos aplicam na bolsa como estratégia para a aposentadoria, segundo reportagem da Revista Exame. Por aqui, a quantidade de CPFs não chega a 600 mil. Como você avalia essa grande discrepância? Você acha que o mercado de capitais nacional é muito incipiente - já que não faz tanto tempo assim alcançamos a estabilidade da moeda e os juros começaram a cair - ou o brasileiro tem medo de investir na renda variável? Quais seriam as principais causas desse medo (se ele existir) e o que você acha que pode ser feito para mudar esse quadro?

M.B.: Eu acho que é uma questão cultural mesmo.O brasileiro médio mal tem acesso a educação básica. Imagine educação financeira! Também acredito que a época de inflação galopante ajudou a solidificar a cultura por investimentos em imóveis. "Quem compra terra, nunca erra" é um ditado velho, mas que é uma grande falácia. Em geral este mercado acompanha apenas a inflação. Um imóvel sozinho não valoriza, são muitos fatores, dos quais ele (o imóvel) não pode modificar nada. E esse negócio de bolsa de valores com atualização todos os dias não costuma ajudar. Na verdade, as pessoas entram no oba-oba sem ter a mínima ideia do que estão fazendo, tomam ferro e saem por aí dizendo que é cassino. E os resultados e lucros das empresas estão LONGE de ser um jogo.

Um link bem interessante sobre assunto está no blog do Dr. Money:

http://www.drmoney.com.br/investimentos/as-preferencias-do-investidor-brasileiro/

Este quadro mostra um perfil bem interessante do brasileiro. Ele considera que Imóveis e Renda Fixa são investimentos mais rentáveis, só que não considera que a Renda Fixa possa garantir seu futuro. Só que a maioria investe na Caderneta de Poupança! É bastante curiosa essa distorção de informações. Uma clara falta de Educação Financeira.

9) El Rei: Você tem tido embates fervorosos com o Mizifio, o Lord Monobíceps, o qual parece ter um "carinho especial" por você (rs). Ele parece ter algum (pouco) conhecimento de mercado financeiro. Por que você acha que ele entra nos blogs e procura desestimular as pessoas a subirem na vida? Você tem alguma mensagem para o malévolo espectro dos blogs?

M.B.: Olha ae, Mizifio ganhou parte de um post! kkkkk. No mundo, precisamos de pessoas que somem. O cara está há 10 anos fazendo essas coisas. É doente mental. Mensagem para ele? Mizifio, procure um médico.

10) El Rei: A ideia de criar uma carteira especulativa, composta de micos, administrada pelos personagens Britadeira e Queda-Livre foi uma ótima sacada! Os diálogos deles são hilários! Eles foram inspirados em você e um amigo, certo? Você também já foi fascinado por micos? Se sim, decidiu estudar por causa de perdas financeiras com esse tipo de papel?

M.B.: Como comento lá na página do Queda-Livre e Britadeira, eram os apelidos que eu e um outro estagiário nos chamávamos, numa brincadeira, pois tudo que é papel que a gente comprava ia pra baixo. Passamos da decepção pro humor, pois errávamos tudo mesmo. O dinheiro era muito pouco, então não causou danos.

Eu não cheguei a ser fascinado por micos, mas comecei na Bolsa com eles. Ficava lendo aqueles fóruns do ADVFN e na época o boato era de que a Nestlé iria comprar a MILK11. Impressionante, como inventam coisas. De vez em quando ainda dou um passada lá só pra ver qual é o boato do momento.

Acredito que entrei nessa furada pela ilusão de "enriquecimento" rápido. "Enriquecimento" pois eu nem fazia contas de longo prazo nem nada. Só queria ganhar mais que a Poupança (tudo que eu conhecia a época). Como esses micos em geral valem alguns centavos, qualquer subidinha de 1 ou 2 cents dava um retorno incrível. O problema é a ilusão e fascínio da coisa: no início só enxergava o números positivos e não ligava para os negativos. Mas o resultado de ambos, como bem sabemos, depende dos dois juntos, hehehehe.

11) El Rei: Obrigado por reservar uma parte de seu tempo para responder minhas perguntas. O seu blog contribui de forma edificante para a Blogosfera e para todos que buscam conhecimentos de finanças. Espero que continue conosco por um bom tempo!

M.B.: Obrigado você pela oportunidade. Se eu conseguir ajudar pelo menos UMA pessoa a sair da Caderneta de Poupança e buscar outras formas de investimento, estou muito satisfeito. Quem tiver outras dúvidas, eu respondo nos comentários.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Atualização Mensal - Abril de 2013


Caros súditos de minha Blogosfera,

Esse mês de abril foi muito turbulento para El Rei Troll! Não me foi possível postar nada durante todo esse período, o que ocasionou uma horda de ataques monobíceps à minha cercania! Graças aos Antigos Deuses e aos Novos (ok, sou fã de Game of Thrones!), meu Esquadrão Real manteve a lealdade e defendeu o séquito de El Rei bravamente!

Aos idiotas que me chamaram de "arregão", eu sei que vocês sentiram muito a minha falta! Mesmo distante, notei que a Blogosfera ficou sem brilho com a minha ausência. A presença de El Rei não é apenas benéfica aos leitores, mas também é essencial à manutenção da paz em meu reinado. Inclusive, quero agradecer alguns incentivos recebidos por email, vindos de blogueiros, como Além da Poupança, e anônimos, como Jorge Tadeu, Juca Pirama, Coronel Jesuíno e Mike Litóris. E antes que me tomem por um inocente mancebo, eu deixo claro que percebi a piada implícita na alcunha do último citado.

Alguém sabe explicar por que as mudanças trazem tanta dor, mesmo quando são para o nosso bem?

Em relação aos investimentos, PETR4 deu uma subida! Bom ,né? Sim, se eu não estivesse vendido em opções e sem tempo de acompanhar o mercado! Apesar de ainda não ter realizado o prejuízo, ele é iminente e não há como escapar. Em maio, vou tomar uma bela pancada na recompra, o que irá transformar o pouco lucro histórico que eu tinha em prejuízo. Nada que me abale, mas não curto fazer operações que dão resultado apenas para a corretora. Operar derivativos exige uma dedicação que eu não posso ter, já que El Rei percorre desbrava novos e desafiadores caminhos. É muito provável que eu opere apenas esporadicamente daqui pra frente.



Como podem verificar, a "naba" em opções está balançando em minha frente. O prejuízo deve ser realizado essa semana. O crescimento de 2,52% se deveu ao aporte de R$ 10 mil. Retirando-o do cálculo, a rentabilidade mensal fica em -0,27%. A subida de TBLE3 no último pregão deu uma boa aliviada no prejuízo, que chegou a ser de quase -3% durante o mês. Vou fazer um aporte digno da realeza em maio. Que venham os R$ 400 mil!


Posição atual da carteira de El Rei:




Resumo:

Aporte do mês: R$ 10.000,00.

Proventos: R$ 137,02 (BBDC4 e CCRO3) - média mensal em 2013 igual a 11,06% do salário - meta: 100%
Bruto com opções: vendas abertas em opções de PETR4 e GGBR4. Fumo chegando...
Compras: 100 TBLE3 (34,xx), 300 CCRO3 (20,xx) e 70 BBDC4 (33,xx) "pá arredondá".
Bonificação de 20% de CIEL3
Stop em AMBV4: -1,2% (stop curto demais; muito a estudar antes de operar grande)

Não deixem de conferir o ranking de meu Guardião-Mor, aqui. É o verdadeiro e mais divertido ranking de minha Blogosfera!

E para terminar, mais uma vez ele, o burrão, o "cambaleão", Gerente Investidor, o investidor "asnásio" da Blogosfera!

Erro na página principal, Gerentão?! hahahaha!


Um abraço real em meus súditos! Keep Trolling!

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz."
- Platão, filósofo grego, vivo entre 428 a.C e 348 a.C -