quinta-feira, 16 de julho de 2015

Como escolher um carro?



Caros leitores e seguidores d'El Rei,

Todo mundo sabe que carros, mulheres e dinheiro são assuntos que andam de mãos dadas. Quem é rico, vai lá e compra o carro que desejar. Foda-se. Porém, para nós, meros mortais, a escolha de um automóvel requer a análise de uma série de variáveis, visto o alto impacto nas finanças pessoais provocados pela aquisição e, principalmente, pela manutenção de um veículo. Portanto, com o objetivo de orientar jovens mancebos que buscam a IF, compartilho, em ordem de importância, os tópicos que acho imprescindíveis para nortear a escolha de sua "fábrica de bucetas".

1) Segurança:

Primeiro e mais importante item. Antes de ser seu transporte ou meio para melar tangas femininas, seu carro é um item de segurança, onde você confia totalmente sua integridade física. Do que adianta décadas de trabalho duro, abnegação, estudos vorazes, falta de sexo por andar a pé, levar várias encoxadas em trens lotados e, no final, ter uma morte totalmente evitável porque seu carro não tem freios ABS? Eu fico muito puto da vida quando vejo alguém dizer que se orgulha de não precisar trocar de carro, pois seu "fiestinha 98" não dá defeito. Não há raciocínio mais monobíceps que esse! Se novas tecnologias que poderão salvar sua vida estão sendo incorporadas aos veículos e você possui condições de adquiri-las, então é sua obrigação se atualizar, seu acéfalo!

Para saber se seu carro é seguro, antes de olhar a lista de itens de segurança de qualquer modelo, observe o desempenho do mesmo no teste de colisão da organização privada e independente Global Ncap. Porém, cuidado! Muitas vezes, os veículos da América "Latrina" são oferecidos pelas montadoras com menor nível de segurança do que os mesmos modelos vendidos em mercados consolidados, como EUA e Europa. Muita gente culpa o cartel das montadoras, mas eu acho o brasileiro muito imaturo nesse quesito -  vide o exemplo do fiestinha lixoso. Para verificar o desempenho dos veículos nacionais, entre no site Latin Ncap. Atualmente, essas são as exigências mínimas de segurança que faço:

1) Mínimo de 4 estrelas no crash test
2) Air bags: mínimo de 4 (motorista, passageiro e laterais)
3) Freios ABS/EBD
4) Travamento automático das portas/porta-malas em velocidade
5) Alarme e alerta sonoro de portas abertas
6) Cinto de segurança de 3 pontos no banco traseiro
7) Controle eletrônico de tração e estabilidade (ESP)
8) Sistema antiesmagamento para todos os vidros elétricos (se houver módulo de subida automática)
9) Sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré (apesar de ser mais voltado ao conforto, considero que proporciona segurança e evita acidentes)
10) Cintos de segurança da frente com pré-tensionadores
11) Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas infantis (apenas para quem tem filhos pequenos)

Analisando os itens acima, é possível perceber que até mesmo alguns carros caros, acima de R$ 60 mil, não possuem um nível adequado de segurança. Não custa lembrar, também, que não se deve alterar parâmetros originais de seu carro, como tamanho das rodas, rebaixamento de suspensão, preparação de motores, chips de potência, entre outras gambiarras. Nosso mercado é carente de profissionais até para fazer o básico, então é de se esperar que esses serviços mais avançados são oferecidos, em sua maioria, por meros curiosos e empresas canalhas. Cuidado jovem!

2) Tamanho e Espaço Interno

O carro deve ter o tamanho necessário para suprir suas necessidades. Se você é solteiro, um carro compacto é suficiente. Se é casado, provavelmente irá precisar de um sedã. Se é alto, talvez se sinta melhor num compacto premium (New Fiesta, Peugeot 208, Hyundai HB20). Acho um erro solteiros cobiçando SUVs, que são carros grandes, beberrões, ruins de estacionar em qualquer vaga. Compre um carro de acordo com suas necessidades e nada além disso.

3) Preço, Manutenção, Cesta de Peças, Seguro e Consumo

Não é novidade para ninguém que somos sodomizados com força pelas montadoras. Os carros brasileiros estão entre os mais caros do mundo e, pelo amor de Deus, não me venha com papinho furado de impostos e culpa da Dilma. Claro que o governo tem sua parcela de culpa em relação ao altíssimo preço dos carros, pois ele intervém diretamente no equilíbrio do mercado com isenções, reduções de IPI, taxações absurdas de importados e outras merdas. Tudo em nome da manutenção do nível de emprego do setor. Isso tudo favorece a formação de um cartel onde apenas 4 grandes montadoras ditam os rumos do mercado. Quem toma no "butico" somos nós, obviamente, que pagamos caro e muitas vezes adquirimos carros altamente defasados tecnologicamente.

Infelizmente, jovem mancebo, aqui não há para onde correr. Popular ou não, seguro ou inseguro, você terá que comprar seu carro por um preço que ele não vale. Não dá para ganhar todas. Já que o ferro na compra é certo, tente ao menos adotar algumas medidas para reduzir o atrito no seu cofre.

a) Manutenção: como solução para os altos preços do mercado, alguns extorsivos, como a borracha de vedação das portas do Peugeot 207 de um amigo, que a concessionária pediu R$ 200 (pela unidade! :-x), nós, tupiniquins, demos o jeitinho e criamos as peças de segunda linha e também os desmanches. Por conta da falta de honestidade dos nossos mecânicos, eu recomendo fortemente que, se você não entende merda nenhuma de manutenção de autos, então não deixe NINGUÉM mexer em seu carro. Isso mesmo: faça todas as manutenções preventivas e corretivas na concessionária, por mais que você as ache caras. Os riscos de pagar mais barato para fazer por fora não compensam, pois vão desde furto de peças novas do seu carro a venda de peças de segunda linha (ou mesmo recondicionadas) como se fossem originais. Pneus "remold" nem pensar! Cuidado com o barato que certamente irá sair caro!

b) Cesta de peças e seguro: item obrigatório, mas que é negligenciado pela maioria absoluta dos consumidores, os quais só se preocupam com as parcelas do carnê, mas esquecem que carro quebra, que outros motoristas fdp's podem bater em você, que precisa fazer revisão. Comprou um Peugeot 308 THP, jovem? Vai se preparando para pagar R$ 4 mil de seguro. Comprou um Azera 2009 fodão por um preço acessível? Ok, mas se baterem na sua traseira, vai morrer em mais de R$ 2 mil para comprar as lanternas de LED usadas. Portanto, sempre verifique o plano de revisão da marca e os preços dos seguros para seu perfil e local onde reside. As diferenças costumam ser gritantes. Barganhe muito o preço do seguro. Eu costumo pegar a proposta por email de um corretor e encaminhar para outro, exigindo que seja superada. Isso funciona muito bem... rs

c) Consumo: esse item depende muito do seu uso. Quem não faz uso intenso, tem mais flexibilidade e pode ter um carro menos econômico, com alta performance. Eu sou a favor de otimizar o uso do veículo, logo vou buscar os carros que menos consomem combustível. Um Kit GNV é uma ótima maneira de economizar, além de ser um combustível limpo. O Hell de Janeiro incentiva o uso, concedendo 75% de desconto no IPVA para carros com GNV. Não coloquei no meu veículo, pois não quero ter o inconveniente de perder a mala. Observe sempre o consumo, pois manter um Jetta TSI que faz 7 km/l com gasosa de alta octanagem a R$ 4,80 não é mole nem para funcionários públicos top of mind como El Rei! E só para constar: carros 1.0 não são econômicos. Basta exigir um pouco mais do motor que o giro vai para as cucuias, juntamente com o combustível do seu tanque. Se quer um carro 1.0, espere a nova geração de motores modernos de 3 cilindros, com injeção direta e turbo pelo menos.

4) Status

Sim, o seu carro irá abrir pernas. A quantidade e qualidade das moçoilas será diretamente proporcional a impressão que seu carro causará em terceiros. Mas lembre-se que esse é um jogo perigoso, pois quanto maior o status, maior a inveja que você despertará, o que certamente irá lhe expor à violência e truculência de bandidos. Como sou adepto da política de TOCO ZERO (leia-se sexo pago), realmente dou muito pouca importância para esse item. Não tenho nada contra você querer aparecer para faturar umas pepecas, jovem. A burrice é querer tirar onda abrindo mão dos itens acima.

Capricha no pretinho, moça!
5) Marca

Esse é o item que considero dispensável, caso você tenha cumprido todos os requisitos acima. Simplesmente esqueça frases como "francês não presta", "carro tem que ser japonês", "os alemães são os melhores". NÃO SE APEGUE EMOCIONALMENTE A NENHUMA MARCA! Todas as montadoras brasileiras só se preocupam com o LUCRO BRAZIL. Elas não estão nem aí com preços justos, segurança ou sua vida. Respeite seu dinheiro. Você ralou para tê-lo, logo não entregue-o fácil, de mão beijada. Só porque seu Gol nunca quebrou, isso não quer dizer que ele é um bom carro. Você passou anos se arriscando num carro de 3 estrelas no crash test. E também não é porque você deu azar de pegar um carro problemático que aquela marca não presta. Ambos os casos são apenas questão de estatística, meu caro. Abro exceção apenas para carros chineses, pois estes realmente não possuem um mínimo de segurança e são verdadeiras armadilhas sobre rodas.

Site Reclame Aqui: Ford x Honda. Índices quase idênticos e consumidor na mão

Jogador Fred choramingando os defeitos de fábrica de sua BMW X6 no Twitter e a concessionária defecando em sua cabeça. O carro custa quase R$ 500 mil

É isso, caros leitores. Espero que esse post possa ajudá-los quando forem adquirir seus veículos. Quem desejar, sinta-se à vontade para deixar dicas nos comentários.

Um abraço!