terça-feira, 14 de maio de 2013

Entrevista - Márcio Brito, o Dimarcinho

Antes da entrevista, Dimarcinho faz pose com as musas de El Rei: Patricinha Frugal, Jovem Investidora, Dona Ostra e Mulher Investidora



Súditos do séquito de El Rei,

Essa é a primeira de algumas entrevistas que irei publicar e o convidado é mais do que especial! Ele mantém um dos melhores blogs de finanças da comunidade e é conhecido por sempre defender seus pontos de vista de forma técnica e inteligente, com uma pequena dose de trollagem para os monobíceps. Como vocês, Márcio Brito, o Dimarcinho!

1) El Rei: Márcio Brito, nosso querido Dimarcinho, você é um dos poucos blogueiros com a identidade aberta e um dos mais ativos da Blogosfera, com mais de 100 posts publicados em 1 ano. Por que não escolheu o anonimato como a maioria? Pessoas próximas a você sabem da existência do seu blog?

M.B: Obrigado pela oportunidade primeiramente, Troll. Esta sua pergunta é bem interessante. Nunca passou pela minha cabeça escrever no anonimato. Sei lá, simplesmente é algo que realmente nunca pensei. Assim que eu comecei o blog, comecei a distribuir para os meus amigos e parentes próximos, então o anonimato não fazia sentido.

2) El Rei: Quando e por que começou a se interessar por finanças?

M.B.: Comecei a me interessar em 2008. Era estagiário em uma empresa de engenharia e dois amigos meus que trabalhavam lá estavam investindo. Me interessei. De certa forma, mais por curiosidade, queria entender esta "loucura" da Bolsa de Valores. Acho que como todo novato, fiquei encantado no início com as rentabilidades altas de algum dia ou mês. Engraçado que no início você não costuma prestar atenção às rentabilidades negativas. Logo em seguida veio a crise, foi uma loucura, pois assim como eu, os outros dois não entendiam muita coisa. Outros amigos de outras empresas estavam investindo também, havia um claro frenesi na época, todos ganhando dinheiro na Bolsa, até vir o crash. Um dos do meu trabalho saiu logo, mas o outro ficou sentado assistindo. Eu lembro de ter visto PETR4 a -16%. Foram 2 circuit breakers nesse dia. Meu amigo não entendia nada, ficava congelado. Stop loss? Lucros? Balanços? Travas? Ninguém sabia nada disso! Sardinha perdida no oceano. Na época, cheguei a me interessar um pouco por Análise Técnica, estudei, apliquei, mas tinha muito pouco dinheiro aplicado (algo em torno de R$ 3mil). Depois de uma porrada com opções (em 2 trades, perdi tudo que havia ganhado em 6 meses) dei uma parada e comecei a estudar para concursos do final de 2008 até início de 2009, quando passei para Petrobras. Fiquei mais 8 meses estudando no curso de formação. Em 2010 comecei a trabalhar e agora com tempo livre para estudar outras coisas, resolvi voltar ao Mercado Acionário.

3) El Rei: Qual o seu objetivo final? Você também persegue a independência financeira para parar de trabalhar mais cedo?

M.B.: Meu objetivo primordial é vencer o CDI. Objetivo final? A independência financeira é com certeza algo que persigo. Apenas ter uma renda suficiente para ter uma vida de classe média-alta/alta já me satisfaria. Tento evitar a palavra rico, pois passa a ideia de que você agora só irá andar de Ferrari por aí. Não é nada disso que tenho em mente. E, matematicamente falando, é quase uma utopia. Minhas metas são bastante conservadoras, ao meu ver.

4) El Rei: Você é conhecido por seus posts técnicos, com muitos exemplos matemáticos e, como alguns dizem, cálculos "mirabolantes" (rs). Qual a importância desses cálculos nas suas decisões de investimentos de longo prazo? Quais os indicadores fundamentalistas que você acha mais importantes?
M.B.: Sinceramente? Não vejo nada de "técnico" nos meus posts. São cálculos simples ao meu ver. Qualquer um com uma bagagem básica em matemática pode fazer a mesma coisa, é só uma questão de se esforçar.

Sobre os resultados obtidos, aplico eles constantemente na minha carteira. Por exemplo, um assunto bem polêmico, sobre a Alocação de Ativos, que foi inclusive o que me incentivou a escrever o blog, é algo que não funcionou em centenas de cenários de simulações que eu fiz. Quando me aprofundei no assunto, vi que o que pode dar certo é a Alocação Dinâmica. Como enxergo que atualmente estamos vivendo um período de crise/acumulação na Bolsa, estou 100% em ações. Quando o bull market vier, será a hora de começar a migrar para Renda Fixa. Outro artigo que escrevi mas que não deram muita importância, foi mostrando que a volatilidade da bolsa é menor no longo prazo do que no curto prazo. Isso é um incentivo para manter posições long por muito tempo.

Sobre os indicadores fundamentalistas, gosto de olhar o conjunto, mas são basicamente os de sempre: P/L, P/VPA, ROE, Liquidez Corrente, Dívida, Margem Líquida. Em especial, dou maior atenção à Margem Líquida e a taxa de crescimento dos lucros. Alguns focam no ROE, mas esquecem na taxa de reinvestimento. Outra coisa que gosto de analisar é o pagamento do Imposto de Renda. Se os impostos pagos hoje estão abaixo da média do mercado, pode ser uma bomba no futuro.

5) El Rei: Quantos livros sobre investimentos você já leu? Recomenda algum para quem deseja iniciar na renda variável mas não sabe por onde começar?

M.B.: Rapaz, não sei ao certo quantos livros já li. Acho que foram uns 10 livros. Por incrível que pareça, ainda não li O Investidor Inteligente, mas está aqui na minha frente, é o próximo da lista. Estou lendo um literário agora (A Morte de Ivan Ilitich, que apesar de bem pequeno, tem me faltado tempo). O último que li foi Avaliando Empresas, Investindo em Ações, do Debastiani.

Se alguém pretende entrar no mundo da renda variável, ao meu ver, precisa primeiramente entender o básico de finanças. Saber como funcionam os títulos de renda fixa e tudo mais. Caso o investidor não entenda NADA do assunto, eu recomendo muito o Investimentos Inteligentes do Cerbasi. Este foi o livro que mudou minha vida e me fez entrar de cabeça no mundo das finanças. É um livro super simples, "escrito para analfabeto entender". Obviamente ele é muito básico, mas já dá uma ideia de por onde começar.

Sobre a renda variável, os livros que li falam sobre as empresas e ações em si, nada sobre o mercado, então não sei ao certo qual recomendar. O que conheço é muito avançado para um investidor comum: Princípios de Administração Financeira, do Gitman. É uma bíblia sobre mercado financeiro e ótimo para consulta. Mas é livro de faculdade, já bem técnico.

Sobre análise fundamentalista, Warren Buffett e Análise de Balanços é obrigatória. Já li Investindo em Small Caps, do Leuders, mas foi há tanto tempo, penso em ler novamente.

6) El Rei: Você também faz trades, certo? Além de operar termos, você também opera no mercado à vista? Você faz daytrades ou opera índice?

M.B.: Faço alguns trades de vez em quando. Mas muito pouco. Operava no Mercado à Vista em 2008 e 2009, mas parei. Hoje faço no Mercado à Termo pois você não precisa de dinheiro. Sua própria carteira serve como garantia, assim sendo, não é necessário montar um desmontar uma posição para liberar cash para operar no mercado à vista. Nunca operei mini-índice.

Day-trade tem uma história curiosa: no lançamento do IPO do VisaNet, acompanhei o dia inteiro com o Marcelo Coutinho, da Youtrade. Fui igual macaquinho de circo: ele mandava comprar, eu comprava. Falava pra vender, eu vendia. Foram 3 trades com lucro no dia. E uns amigos meus deram o dinheiro para mim, pois deu uma confusão na época e várias corretoras foram impedidas de participar do IPO, mas eu tinha conta em uma corretora que podia, então eles transferiram o dinheiro para mim. Com a autorização dele, fiz os trades e todo mundo saiu ganhando. Em outro momento eu comprei MMX (meus tempos de 2008, kkkkkk). E menos de 5min ela disparou 7% acima do que eu tinha comprado (ou algo perto disso). Daí vendi! Mas day-trade não é meu perfil e nem tenho tempo para tal.

7) El Rei: A pergunta que todo Bastteriano quer saber: você olha o home broker todos os dias? Como reage às quedas de seus papéis?

M.B.: Eu acho a filosofia do Bastter boa para quem está começando. Mas tem muita coisa que não concordo, por exemplo, nem ligar para o preço ou P/L. Ora, sua rentabilidade é definida pelo preço de entrada e o de saída, então não ligar para o preço de entrada é falácia.

Sobre o HB pra falar a verdade, tem dias que até esqueço que existe Bolsa de Valores. Mas costumo abrir o HB pra dar uma olhada no cenário geral. Se tem algum papel caindo muito, costumo dar uma investigada. E já aproveitando sua outra pergunta: se um papel está caindo muito por pura especulação, eu não ligo, pelo contrário, se tiver dinheiro eu compro!

8) El Rei: Mais de 80% dos americanos aplicam na bolsa como estratégia para a aposentadoria, segundo reportagem da Revista Exame. Por aqui, a quantidade de CPFs não chega a 600 mil. Como você avalia essa grande discrepância? Você acha que o mercado de capitais nacional é muito incipiente - já que não faz tanto tempo assim alcançamos a estabilidade da moeda e os juros começaram a cair - ou o brasileiro tem medo de investir na renda variável? Quais seriam as principais causas desse medo (se ele existir) e o que você acha que pode ser feito para mudar esse quadro?

M.B.: Eu acho que é uma questão cultural mesmo.O brasileiro médio mal tem acesso a educação básica. Imagine educação financeira! Também acredito que a época de inflação galopante ajudou a solidificar a cultura por investimentos em imóveis. "Quem compra terra, nunca erra" é um ditado velho, mas que é uma grande falácia. Em geral este mercado acompanha apenas a inflação. Um imóvel sozinho não valoriza, são muitos fatores, dos quais ele (o imóvel) não pode modificar nada. E esse negócio de bolsa de valores com atualização todos os dias não costuma ajudar. Na verdade, as pessoas entram no oba-oba sem ter a mínima ideia do que estão fazendo, tomam ferro e saem por aí dizendo que é cassino. E os resultados e lucros das empresas estão LONGE de ser um jogo.

Um link bem interessante sobre assunto está no blog do Dr. Money:

http://www.drmoney.com.br/investimentos/as-preferencias-do-investidor-brasileiro/

Este quadro mostra um perfil bem interessante do brasileiro. Ele considera que Imóveis e Renda Fixa são investimentos mais rentáveis, só que não considera que a Renda Fixa possa garantir seu futuro. Só que a maioria investe na Caderneta de Poupança! É bastante curiosa essa distorção de informações. Uma clara falta de Educação Financeira.

9) El Rei: Você tem tido embates fervorosos com o Mizifio, o Lord Monobíceps, o qual parece ter um "carinho especial" por você (rs). Ele parece ter algum (pouco) conhecimento de mercado financeiro. Por que você acha que ele entra nos blogs e procura desestimular as pessoas a subirem na vida? Você tem alguma mensagem para o malévolo espectro dos blogs?

M.B.: Olha ae, Mizifio ganhou parte de um post! kkkkk. No mundo, precisamos de pessoas que somem. O cara está há 10 anos fazendo essas coisas. É doente mental. Mensagem para ele? Mizifio, procure um médico.

10) El Rei: A ideia de criar uma carteira especulativa, composta de micos, administrada pelos personagens Britadeira e Queda-Livre foi uma ótima sacada! Os diálogos deles são hilários! Eles foram inspirados em você e um amigo, certo? Você também já foi fascinado por micos? Se sim, decidiu estudar por causa de perdas financeiras com esse tipo de papel?

M.B.: Como comento lá na página do Queda-Livre e Britadeira, eram os apelidos que eu e um outro estagiário nos chamávamos, numa brincadeira, pois tudo que é papel que a gente comprava ia pra baixo. Passamos da decepção pro humor, pois errávamos tudo mesmo. O dinheiro era muito pouco, então não causou danos.

Eu não cheguei a ser fascinado por micos, mas comecei na Bolsa com eles. Ficava lendo aqueles fóruns do ADVFN e na época o boato era de que a Nestlé iria comprar a MILK11. Impressionante, como inventam coisas. De vez em quando ainda dou um passada lá só pra ver qual é o boato do momento.

Acredito que entrei nessa furada pela ilusão de "enriquecimento" rápido. "Enriquecimento" pois eu nem fazia contas de longo prazo nem nada. Só queria ganhar mais que a Poupança (tudo que eu conhecia a época). Como esses micos em geral valem alguns centavos, qualquer subidinha de 1 ou 2 cents dava um retorno incrível. O problema é a ilusão e fascínio da coisa: no início só enxergava o números positivos e não ligava para os negativos. Mas o resultado de ambos, como bem sabemos, depende dos dois juntos, hehehehe.

11) El Rei: Obrigado por reservar uma parte de seu tempo para responder minhas perguntas. O seu blog contribui de forma edificante para a Blogosfera e para todos que buscam conhecimentos de finanças. Espero que continue conosco por um bom tempo!

M.B.: Obrigado você pela oportunidade. Se eu conseguir ajudar pelo menos UMA pessoa a sair da Caderneta de Poupança e buscar outras formas de investimento, estou muito satisfeito. Quem tiver outras dúvidas, eu respondo nos comentários.

67 comentários:

  1. Boa! Excelentes perguntas e ótimas respostas! Parabéns a ambos.

    ResponderExcluir
  2. marcio ferreira brito, o gordinho tesudo de niterói. um beijo.

    ass: pablo rogério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Di, abafou!

      A galera griiiita!

      ass: a galera da cantareira

      Excluir
  3. não pode falar mal do Mizifio,ele é legal!

    ResponderExcluir
  4. e outra...pq o tal do Sovina não aceita comentários em anônimo? ele até faz uns posts legais mas por essa proibição toda postagem dele vive minguando em comentários...

    Beijo Dimarcinho lindoooo! kkk

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, El Rei sempre na vanguarda!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa El Rei! O playboy traquinas ficou excelente... Ótima entrevista!!!

    Sugiro ouvir a contraparte: faça uma "sessão" do descarrego no blog, solicite a participação do espectro Mizifio e depois cante pra subir e baixar em outro terreiro!

    Quintus Romanus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk

      Tanto o trolleta como o dimamá tem fixação na entidade anônima mizifio. De forma inconsciente, os dois percebem que só fazem e falam merda, pra chegarem ao ponto de se exporem a essa situação hilária de atenção ao bruto, rs

      Achei essa pergunta mais interessante que a pobre resposta:

      "Por que você acha que ele entra nos blogs e procura desestimular as pessoas a subirem na vida?"

      Ou seja, esse é típico "sentimento" que atormenta aqueles que são frustrados com a realidade, porque não sabem lidar com a própria ignorância quando expostos a mesma... kkkkk



      ps - boa postagem trolleta. Só mesmo vc pra ter a cara de pau de usar o boboca deslumbrado do dimamá pra pagar um micaço desses pela web. De fato, no momento vc é o melhor pra nos fazer mais rir do que chorar com tantas asneiras! Vida longa ao Rey.... kkkkk

      Excluir
    2. Agora é só aguardar... 1, 2, 3

      k-k-k-k-k

      Excluir
  7. - boa entrevista, como sugestão de nomes poderia sondar O Idiota e o Bons Dividendos (possuem perfil mais quieto porém sólidos nas estrategias de investimentos) para próximas entrevistas (também o próprio Troll poderia ser entrevistado pelo Dimarcinho).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa ver se entendi direito: vc está propondo um saudável troca-troca (de entrevistas....kkk) entre os 2 mancebos?

      Proponho algo mais interessante: os 2 são do RJ. Deveriam marcar um almoço lá pelo centro da cidade com direito a fotos e abraços postados por aqui. Os 2 vivem diariamente tão pertinhos ali do Largo da Carioca: um no prédio da Petrobrás e outro no prédio da Receita.... Acho que já está mais do que na hora de ultrapassarem essa barreira virtual de emails e skype e partirem pros finalmentes... kkkkk

      Excluir
    2. Estão mostrando o segredo do Troll...rsss

      Excluir
    3. E por falar em troca troca saudavel, alguem tem noticias da ostra?

      Excluir

    4. - ao anon 10:26 : eu não concordo com tudo que o Troll, Dimarcinho escrevem, mas eles sempre tentam melhorar varias discussões sérias da blogosfera com informações relevantes e de modo que contribuem positivamente para todos aprenderem algo e melhorarem seus investimentos - basta pedir com educação (ninguém é dono da verdade e todos deveriam usar as informações da blogosfera para crescerem como investidores - eu mesmo comecei a reparar e estudar algumas ações que posteriormente entraram na minha carteira ao analisar estratégias de outras pessoas), só fico desconfiado com alguns (que se auto intitulam consultores experientes na bolsa/traders) que postam dicas e investimentos patrocinados visivelmente furados (tem muita gente desonesta por aí - lobo tentando se passar por cordeiro) e o pior que muitos caem nesta conversa furada.

      Boris

      Excluir
    5. Boris, rs

      Ouça a própria voz da sua consciência: se vc tem consciência que sabe pouco, então como vc está seguramente capacitado pra reconhecer que não está lendo uma avalanche de achismos e equívocos de blogueiros que vc acredita que sejam bem intencionados?

      Só porque surge do nada um desconhecido qualquer escrevendo todo pomposo e educadinho isso não é garantia NENHUMA que vc esta diante de alguém que sabe realmente do que tá falando ou de mais um maluco deslumbrado ou pior: um espertalhão.

      "Niguém é dono da verdade" é um aforismo muito bonito, concordo. Mas vc tá usando isso pra tapar o sol com a peneira. Porque dentro disso que vcs chamam de blogosfera, vc não está exposto a sorte de ler ou aprender sobre "várias verdades", mas sim, está se arriscando a se perder completamente num ambiente em que "não existe nenhuma verdade", somente muita ignorância e tolices superficiais e fáceis que são repetidas de uma geração a outra desde os primórdios dos mercados.

      Juízo...

      Excluir

    6. - anon das 20:02 : este tipo de discussão você propõe é que vale acompanhar - realmente sei pouco sobre o mercado de capitais e sempre estou em busca de mais conhecimentos - a principio nunca tomo como verdade o que escrevem (blogs, sites, revistas e até mesmo livros), mas sempre guardo a informação lida e vou estudar o assunto e averiguar se vale a pena reter a informação(vou no site da bovespa e da própria empresa, leio os relatórios e balanços e calculo os multiplos - já fazia isto antes de sites com ferramentas como Bastter e Fundamentos ficarem populares), procuro ler os livros mais conhecidos como Investidor Inteligente, o livrinho de W. B e Analise de balanços, os próprios artigos que o Warren Buffett escreveu.A grande dificuldade de investir em ações é que eu sempre estarei sozinho (no máximo discuto algo com meus familiares próximos: pais e irmãos - e acabo ficando fechado no meu restrito mundo dos investimentos - então ler opiniões de outras pessoas sempre ajuda a aumentar meus conhecimentos - mesmo que seja para aprender o que NÃO fazer em investimentos pelos erros alheios apresentados).

      Excluir
    7. Ok, Boris.

      Compreendo sua necessidade. Mas mesmo no mundo real ser um investidor ativo - aquele que tenta superar benchmarks - sempre será uma atividade solitária. Somente tenha cautela com o que se "conversa" em web. Porque o que mais se vê é desinformação ou "meias verdades" que são ainda mais perigosas que os equívocos absolutos.

      Boa sorte,

      Excluir
  8. Eu adoro O Dimamá.Para mim é o melhor da blogofera.Dimamá, tu tá solteiro.
    Ass:Mizifia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pooorra, o mizifio além de falido, burro e recalcado agora tb vai virar chifrudo?

      essa tal de realidade virtual é moito croel.... kkkk

      Excluir
  9. Muito legal a entrevista troll. E também admiro muito o DiMarcinho :D

    ResponderExcluir
  10. Na moral, o ditrakinas se acha o fodão, eng. concursado mas sua rentabilidade historica é inferior a da poupança? De que adianta ter supostamente tanto conhecimento e não conseguir superar uma simples poupança? E olha que ele disse que começou a investir na bolsa em 2008 ou seja o motivo de sua baixa rentabilidade não é a falta de experiencia e sim a falta de competencia.para investir em renda variavel. Zé mobral, O idiota, Dividendos, Investidor troll, cada um com seu estilo e estratégia são os verdadeiros titans da blogosfera, dignos do meu total respeito e admiração pois seus patrimonios estão crescendo de maneira constante e com boa rentabilidade.
    Agora um conselho: Ditrakinas deixe de ser ARROGANTE e prepotente, reconheça que voçê é muito FRACO em renda variavel e mude seus investimentos para a renda fixa pois assim conseguirá uma rentabilidade melhor que a atual, continue no caminho pra IF. Peço desculpas se fui muito agressivo nos comentarios acima, mas apenas citei fatos verídicos.
    Ditrakinas pense e reflita no que falei, tenha humildade e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi gerente.. saudades de vc

      Excluir
    2. leia melhor: não invisto desde 2008. Depois eu q sou arrogante. É cada um.

      Excluir
    3. Porra, nunca pensei que um dia eu sairia em defesa do Dimamá!

      kkkk

      Anon da Moral, rs

      Mesmo 5 anos é muito pouca experiência. Ainda mais pra quem "brinca" de investidor somente nas horas vagas como é a maioria por aqui. E se somente o fato de ter comprado uns pápeis em bolsa e ter lido umas baboseiras em bestsellers de autoajuda sobre o mercado ou simplesmente ficar sentado numa plateia de palestra de corretora/banco pra catequizar carneirinhos servisse pra alguma coisa, o mercado seria tradicionalmente um lugar de pasto e não de sobreviventes.

      A baixa rentabilidade em relação aos benchmarks do mercado não é uma exclusividade do Dimamá. Pro seu governo, a maioria esmagadora que consegue superar o mercado de forma ativa é muito baixa. As exceções não criam regras. Existe uma crença infantil movida a exploração de falsas esperanças muito difundida em web que é acreditar em conversinhas fiadas de rentablidades absurdamente irreais exibidas por personagens blogueiros titãs com seus "estilos diferentes". Isso tudo que vcs leêm por aqui, só existe aqui e não no mundo real.

      Ele é arrogante e prepotente, sim. Mas tem um desconto aí, considerando que ele está sendo vítima de sua própria ingenuidade e precipitação a olhos vistos.

      Dimamá não é necessariamente fraco ou incompetente. Ao contrário, ele está dentro da "média" daqueles que tentam ser investidores ativos nas horas vagas. Mas se vc acha que essas rentablilidades assombrosas de personagens blogueiros sem consistência são algo real, lamento informar: vc ainda está vivendo num cegueira mental mais irreversível que a dele.

      Excluir
    4. "Existe uma crença infantil movida a exploração de falsas esperanças muito difundida em web que é acreditar em conversinhas fiadas de rentablidades absurdamente irreais exibidas por personagens blogueiros titãs com seus "estilos diferentes". Isso tudo que vcs leêm por aqui, só existe aqui e não no mundo real."

      Escuta aqui cidadão. Por que cabeça do meu pau alguém iria dizer que levou uma fumada de -5% ou de -10% ou se alegrou com o acréscimo de +11% num mês ou 3% ou 4% no outro, tirando as exceções, que são os exibicionistas fakes?

      Isso é perfeitamente possível e vou dizer como, apesar de os "dividendos não fazerem diferença". Porque investindo em boas empresas lucrativas, o dividendo que é declarado e pago no mes é descontado da cotação da ação no dia "ex", mas se a empresa é sadia, o próprio mercado se encarrega de fazer a cotação subir. se não subir, ficou zero a zero naquela ocasião.

      mas sendo boa, sobe sim.

      algumas "viagens", como "dividendos não fazem diferença", "fii é a salvação, é o investimento do futuro", "tesouro direto é seguro e lucrativo", "opiças podem render 400%", "o btg/petro/mae joana/casa das prima vai salvar o EBX" é que devem ser vistas com cuidado.

      Comprar boas ações e segurar por tempo indeterminado é a única fórmula de riqueza que conheço na bolsa, praticada por gente como Buffett, Graham e Luiz Barsi, por exemplo.

      Há falastrões, reconheço. Agora o que você falou é que está começando a carecer de sentido.

      - O Exorcista

      Excluir
    5. "Comprar boas ações e segurar por tempo indeterminado"

      É o Exorcista, invocando a "palavra do milagre e da salvação" em nome de São Bastter.... kkkk


      Faz todo o sentido, rs

      Excluir
    6. Vamos la então satanas encarnado.

      descreva operações vencedoras e como voce ficou rico com ações.

      - O Exorcista II

      Excluir
    7. como foi que eu fiquei rico?

      foi na época que eu era gestor de um "hedge fund europeu"....

      k-k-k-k-k

      Excluir
    8. K-k-k-k
      Vc é engraçado mizifio, dontinua com problemas em relação ao seu amigo do antigo IA hein?
      Se recusa a entender que realmente alguem pode ser um gestor de fundo e paritipar de um forum não é?
      Deveria se informar melhor e ver por onde ele anda agora e o que administra
      Mas claro, vc não vai acreditar, é mais divertido apenas dsacreditar tudo e todos

      Excluir
    9. Ohhh.... bem que eu modi disconfiava! é vosmicê otraveiz dinovo, cumpâdi da roça?

      E vc é sempre cheio de segredos, né, rs

      "Deveria se informar melhor e ver por onde ele anda agora e o que administra"

      E porque simplesmente vosmicê não mostra as comprovação oficiar de todo essa glória pra modi nos enche de orguio?

      Sabe o porquê? Porque "contar" em boca pequena é mais divertido pra modi ocê pudê brincá com a imaginação alheia dos ingênuos e gananciosos... Cumpâdi, Mazzaropi!

      Provar preto no branco que é baum, nós num faiz pruquê é difíçio, sô!

      k-k-k-k

      Excluir
    10. Mizifio, vou fazer o descarrego em voce, sunce ta carregado de encosto... o Exu da Burrice, do Lodo, da Eletropobreta e da EBX entrou na sua cabeça.

      Em nome de São Buffett, SAIIIIIIII...

      Como o bom Marquês Di Traquinas costuma dizer, "ex-LTCM", ne?

      Pois é, fácil refutar o que eu disser, sem ttrazer elementos probatórios concretos que sejam. É igual ao Bastter: a filosofia bastter de acumular patrimônio é focar em vender livros, palestras e serviços... a do didi aguiar, é "agulhar"... a do mizifio é lembrar os tempos áureos em que ele vendia vela, galinha e cabra preta, mode baxá os dispachu na incrunzinhada pros guia, ne????

      Depois taxam o pobre RobWes de PÍCARA SONHADORA...

      - O Exorcista

      Excluir
    11. kkkkk

      Gostei do descarrego, bom humor é sempre bem vindo... kkk

      Mas olha, Sr. Exorcista, rs: pelo menos metade do teu discurso pra cima do Dimamá é a mais pura repetição dos ensinamentos do "Novo Testamento do Bastter" sobre como vencer na bolsa tendo fédimais em empresas sólidas para todo o sempre (isso seria algo como tempo indeterminado?)... kkkk.

      E lembrando só pra quem ainda não era nascido...kkkk... Existe em algum lugar esquecido na web o "Velho Testamento do Bastter" que falava pra última geração que já se foi (que hoje estão sentados no colo de Alah...kkkk) sobre como vencer na bolsa através da peregrinação estóica das vendas cobertas. O trolleta, por exemplo, ainda se guia por essa antiga fé... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      ps - mas quem tem que provar algo aqui é vc, que volta e meia fica falando histórias mágicas pros sardinhas-bombas, sobre os tais "elementos do orkut" que depois que se explodiram com suas mentiras foram pro "paraíso" e hoje vivem cercado pelas 7 virgens da fortuna... kkkkk

      Excluir
    12. Perai.. nunca falei nada disso!

      Eu sou tão sardinha quanto os outros. Acho o baster um saco. So que treidar e vender/comprar opcoes nao da futuro pros pequenos...

      Acho essa historia de AT (analise tecnica, antigo testamento, etc) um saco, não conheço outra forma alem de comprar ação boa, esperar valorizar e vender por exemplo.

      Vossa Sapiencia saberia dar o caminho das pedras? Sera?

      venda coberta ou descoberta tambem é uma bosta. O Rei Troll sempre perde grana em suas opçõezinhas azedas...

      So que tambem se algum dos presentes fosse tão bem sucedido em credos diferentes, estariam curtindo nas bahamas e não postando em blogs...

      Tome-lhe agua benta, e solta o cavalo-mizifio, encosto!

      Abraço,

      - O Exorcista

      Excluir
    13. Exorcista, obrigado pela sua atenção e tempo dispensado comigo durante o sempre entediante pregão de hoje, pré-véspera de vencimento, rs

      Excluir
    14. Exorcista,

      repare que ele fica fazendo joguinho para ter informações de tudo e todos...

      Mas não dá uma informação sobre ele mesmo.....

      Excluir
    15. SATANAS ENCARNADO.... Eu RI LITROS kkkk

      Excluir
    16. Dimarcinho: sei disso. venho perseguindo este vampiro há tempos para enfiar-lhe uma estaca no brioco...

      Mas não tem problemas... Quem sabe faz ao vivo... O resto é só playback.

      Desconfio que o mizifio é o alterego de Max Gunther, o especulador que ficou rico vendendo... cópias dos Axiomas de Zurique... As ideias são identicas, ele não demonstra onde Jesse Livermore está errado ou louco, mas faz questão de ridicularizar o livrinho do cara...

      abraço,

      - O Exorcista

      Excluir
  11. CHUUUUUUUUUUUUPA CURINTIA,CHUUUUUUUUUUPA!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Troll, tem de falar dos tempos de ralação e de puteiros trash tb. Há muito investidor economizando nos TDs para poder aportar mais forte. Logo, saber onde conseguir boas "ofertas" é de suma importância.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Vlw, pelo espaço, Troll!

    E obrigado pelas acompanhantes! rsrsrs

    []s!

    ResponderExcluir
  14. Ih, Cambaleão pediu pra sair! kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimarcinho,pq vc não aceita comentários em anônimo no seu blog? Se o Troll mesmo disse que vc é um blogueiro que assumiu nome e tal,não tem problema...Queria comentar lá,gostei do seu post sobre frugalidade e o exemplo dado sobre o munheca do Pobretão. Abraço!

      Excluir
    2. Infelizmente, a maioria dos anônimos é sem noção e não vou ficar perdendo meu tempo tendo que apagar comentários desses tipos de troll.

      Sugiro criar uma conta fake e postar por lá.

      []s!

      Excluir
    3. A dupla de Iguaba se encontrou de novo....

      Excluir
  15. Pra variar,deu GALO DOIDO na cabeça! CHORA MARIAS,O CHORO É LIVRE!

    ResponderExcluir
  16. Membro da comu do cartola20 de maio de 2013 às 02:14

    Kem ta postando minha foto, vao se foderem
    DE BOA
    VAO TOMAR NO CU
    EU POSTO A FOTO DE VOCES?
    OU EU FICO FALANDO DA FOTO DE VOCES?
    É TUDO ENTRIGA DE VASCAINO DE MERDA
    TOMAR NO CU PO
    QUERO ENTROSAR COM A GALREA AQUI
    E COMO NAO DA TA DANDO NE
    PESO PRA QUE PAREM DE POSTAR MINHA FOTO NOS TOPICOS
    E FALO SERIO
    SE NAO CHAMO MEU BONDE
    E VAMOS PARTIR PRA SIMA DE VOSES
    MEU BONDE É FORTE
    A FIRMA AQUI É FORNECIDA FORTEMENTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caiste na esparrela da comu do cartola do orkut, carissimo...

      Quintvs Romanvs

      Excluir
    2. Ahn????? Só dá maluco nessa porra! O q tem o Cartola ou Orkut a ver com isso??

      Excluir
    3. Viciado na comu do cartola (até hoje tem gente lá,inclusive este que vos fala!)23 de maio de 2013 às 23:36

      Sendo que Fred

      Excluir
    4. Viciado na comu do cartola23 de maio de 2013 às 23:41

      Se vcs conhecem e tem ou querem criar time no cartola,que tal criarmos uma LIGA só pro pessoal da blogosfera de Finanças?? Se toparem,eu mesmo posso criar e posto o link aqui pra vcs,tão dentro??

      Excluir
  17. http://deco81sp.tumblr.com/post/49681388557/resposta-aos-leitores-do-blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaí, REI TROLL, seu lacaio jah apagou a postagem, e aí???

      Vai responder judicialmente pelo que fez, e eu estarei aqui para ver o resultado... KKKKKKKKK

      Excluir
    2. Interessante como somente foi utilizada UMA mesma foto em "todo o blog"

      Deve ser fake.

      Excluir
    3. Ou pior: pode ser o próprio pobreta mesmo tentando abafar a mentira....

      Excluir
    4. claro que é ele mesmo! se nao teria criado um blogspot, mas fazendo isso iria revelar o email os dados do pobretao do blog....

      o vice é um otario mesmo, não devia ter tirado aquela porra do ar... kkkkkk é um derrotado igual o trol..

      Excluir
  18. O blog do Vice Guardião Del Rey foi destrído, após o processo de A. M. por calúnia, difamação e injúria, totalizando até 3 Anos e 6 Meses de detenção para o referido blogueiro.

    Informações:
    http://deco81sp.tumblr.com/post/49681388557/resposta-aos-leitores-do-blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ki bostia; vici Trouu fujiu qui neim minininhu di amiassa faussa du Pubreta/Amdre Kramulhaum [ Trouu tumeim num rispondi aizi prigunta i uz cumintariu di bloq, mindingu vaizi vurta a rispunde ais pirgumta dus amomimus.
      mindingu

      Excluir
  19. Entrevista maneira com o Dimarcinho

    Abs

    ResponderExcluir
  20. a terceira da esquerda pra direita é marmita do troll.... olha a trollface dela!!!!

    ResponderExcluir
  21. Se vcs conhecem e tem ou querem criar time no cartola,que tal criarmos uma LIGA só pro pessoal da blogosfera de Finanças?? Se toparem,eu mesmo posso criar e posto o link aqui pra vcs,tão dentro??

    ResponderExcluir
  22. MEu rei obrigado pela fumada no safado la no dimarcinho....

    ResponderExcluir
  23. blog abandonado,ninguém mais liga...quando tava começando a lotar de post em março chegou abril e o troll ficou UM MÊS sem postar! Tomou no cú bonito e perdeu leitores em pencas,agora fica 4,5 dias sem um comentário,ÀS MOSCAS!

    ResponderExcluir