sábado, 7 de junho de 2014

A Armadilha da Renda Média


Série Musas da Copa: será que o Poney lambedor de focinho rosado vai aprovar essa? rs


Lendo os debates sobre economia na Blogosfera e também participando em alguns círculos sociais, percebi que muitas pessoas possuem uma visão bastante incompleta sobre determinados assuntos. Há uma tendência natural ao exagero e crença infundada quando se trata de notícias e perspectivas futuras negativas. Por outro lado, a memória curta  faz sempre parecer que o presente é pior do que o passado. Por exemplo, poucas pessoas se lembram que o último ano do mandato de FHC foi marcado por uma inflação de 12,50% aa, porém, atualmente, Dilma é acusada de ser excessivamente tolerante com a alta dos preços, mesmo entregando uma inflação de 5,91% aa em 2013.

A situação enfrentada pela economia brasileira foi batizada de armadilha da renda média e já dura umas 4 décadas. O objetivo do post, então, é mostrar, de forma sintética, como os pessoas são superficiais quando culpam isoladamente qualquer governo pelo quadro de baixo crescimento econômico do País.

Mas o que é armadilha de renda média?

Basicamente, é a região onde um país deixou de ser pobre, mas ainda está muito distante das nações mais ricas. Ela ocorre após nação experimentar uma fase de grande crescimento econômico, deixando a armadilha da pobreza, para então adentrar uma situação onde não consegue mais alterar sua renda.


Brasil está próximo ao topo, mas ainda preso à faixa de renda média

Após a Segunda Guerra Mundial, durante a Era de Ouro do Capitalismo, o Brasil experimentou a fase da decolagem, ao sair da fase da pobreza, crescendo a taxas médias de 7% aa até 1960, entrando na renda média. O motor desse crescimento foi a mão-de-obra farta e barata, acompanhado de intenso êxodo rural e altos retornos decorrentes de acumulação de capital.

Entretanto, a mão-de-obra começou a ficar mais cara e menos abundante na década de 1970, período marcado por diversos acontecimentos internacionais (fim dos acordos de Bretton Woods, crise do petróleo, aumento no consumo de produtos manufaturados, etc). Logo, o Brasil se viu em uma situação difícil, pois começou a enfrentar problemas de competição internacional em setores de menor valor agregado e também não avançou para o patamar seguinte, por não possuir inovação tecnológica suficiente para competir com os países mais desenvolvidos. Um quadro difícil de ser superado e que dura até os dias atuais, levando a um crescimento muito abaixo do verdadeiro potencial (ou até queda) do país.

A Coréia do Sul é o exemplo clássico de país que escapou da armadilha. Há 40 anos, começou a investir massivamente e ininterruptamente em educação de base e tecnologia, incentivando o capitalismo inovador. O Brasil, ao contrário, apostou em forte intervencionismo e protecionismo, resultando em inchaço estatal e relegando a educação a uma situação marginal. Houve pontuais mudanças na década de 90 e 2000, porém insuficientes para dar forças a um crescimento robusto e constante, graças aos graves entraves burocráticos impostos a classe empreendedora.



É possível notar os sinais do esgotamento do modelo atual baseado em incentivo ao consumo, porém com baixa produtividade e aumento do custo da mão-de-obra. Os rolezinhos e os protestos por aumento salarial de dezenas de categorias, além da "fuga de cérebros" - tanto para fora do país quanto para o serviço público, consequência do inchaço estatal -, são sinais claros de que há uma grande demanda reprimida no país. O gargalo é justamente a tecnologia, que para se desenvolver requer trabalhadores mais especializados com nível superior. A maior intervenção na economia e a sensação de que vivemos uma "ditadura disfarçada" é consequência da fase de declínio experimentada pelo Brasil pós-2008.

Existe solução?

A resposta é sim, mas não existem fórmulas prontas. Seguir o roteiro da Coreia em nada garante que nos tornaremos uma economia rica. Ou alguém acha que a Samsung vai observar a ascensão de uma indústria genuinamente brasileira de celulares e ficar parada? Onde está a fábrica de semicondutores que seria instalada pelos japoneses? Capitalismo é baseado em competição e meritocracia. Não será nada fácil competir com economias já estabelecidas.

Mesmo que o Brasil invista em massivamente em educação (não apenas em formação superior como tenta fazer atualmente) e inovação tecnológica, existem muitas forças internas contrárias ao movimento. São os "monstrinhos" criados pelo modelo intervencionista predominante, como a dificuldade para contratar e dispensar empregados causados pela política trabalhista altamente paternalista. Os privilégios do funcionalismo público encarecem e incham o aparelho estatal, roubando cérebros, como dito acima. Por que diabos algum engenheiro vai se arriscar na atividade empresarial se pode prestar concurso público com estabilidade e salário inicial de R$ 12.000?

Conclusão

O cerne da questão é a mentalidade arcaica do brasileiro quando se trata de aceitar desafios. Tendemos a acreditar que é possível enriquecer num cenário estagnado. Não é. Ou o país muda, ou as coisas vão ficar feias por aqui. Não é possível alcançar um patamar de vida elevado a custa de elevadas taxas de juros, educação de baixa qualidade, instituições públicas obsoletas, previdência pública excessivamente assistencialista e política que beira ao coronelismo, com corrupção generalizada. Porém, mudar tantos paradigmas - e com rapidez - requer medidas extremamente impopulares. Não é coincidência que ninguém ousa fazer profundas reformas políticas, tributárias, previdenciárias, trabalhistas e educacionais. Ao escolher privilegiar pequenos grupos, o País se autossabotou numa espiral de troca de favores particulares em detrimento de uma consciência de grupo. Logo, jogar a culpa na ditadura militar ou em qualquer partido isoladamente é falta de visão histórica do processo com um todo.

A mudança será dolorosa, mas deve ser abraçada por todos.

Onde isso influencia minha decisão de investimentos?

Mesmo sem saber se escaparemos da armadilha, acredito ser possível se preparar para alguns cenários. Apesar de ter uma visão otimista, creio que passaremos por um período de mudanças drásticas. Pessoalmente, creio até mesmo que uma nova constituição poderá surgir, pois a autonomia política municipal é extremamente cara e danosa ao País. Portanto, diante de um futuro nebuloso e incerto, com a possibilidade de reformas profundas (elas deverão acontecer, mas não sabe quando), não me sinto seguro para alocar muito dinheiro em títulos públicos de longuíssimo prazo, como 2035 e 2050. Farei um mix de títulos pré e pós com vencimento máximo de 10 anos, com um pequeno percentual em títulos de longuíssimo prazo. Por outro lado, minha alocação em setores ligados a commodities não ultrapassará 15% da carteira de ações ou 4% do patrimônio total.

Com o fim das benesses do setor público, também será necessário desenvolver outra atividade paralela. Dificilmente minha função será atingida, por se tratar de serviço essencial, mas nada é impossível. Logo, devo continuar aportando violentamente, abrindo mão de trocas de veículos e viagens internacionais, mantendo apenas as despesas essenciais (lazer e GPs). Casamento deverá ser única e exclusivamente por separação total de bens, no caso de mulher de nível salarial igual ou inferior, ou comunhão, no caso de uma de família rica aparecer (muito difícil). Sim, irei aportar com o dinheiro da noiva, a la Viver de Renda.




Um abraço!


92 comentários:

  1. Na boa,

    Vê essa entrevista aqui: http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/3375075/atual-governo-criou-tempestade-perfeita-para-2015-afirma-economista-entenda

    Essa entrevista é sintetiza boa parte do que acontece economicamente.

    Sem sentido e sem noção: esse governo é indefensável. Você chegou a comparar o final do governo FHC com o atual, como se fossem comparáveis! Como se o cenário internacional e o contexto político e econômico fossem os mesmos!

    Sem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, obrigado por compartilhar o link.
      Comecei a assitir, aparentemente muito boa entrevista.
      Comparar governos é meio irreal mesmo. FHC pegou uma sucata. PT pegou uma máquina já bem mais ajustada. Sem visão de longo prazo, fica difícil... os benefícios demoram a serem colhidos...

      El Rei Troll.
      Parabéns! Talvez o melhor artigo que ja li na blogosfera de finanças.
      Talvez o maior problema do Brasil, realmente esteja relacionado com a distribuição de renda. Nesse sentido, o governo do Barbudo fez um bom trabalho distribuindo renda. Foda agora que o povão acustomou. Ao invés de usarem a grana para se qualificarem, aprenderem, etc; estão é parando de trabalhar. Esses programas sociais estão beirando o ridículo.
      Para o pessoal que tem boa visão, vejo isso como benéfico. Conheço donos de padarias que tiram 50k/mensais. É uma demanda imensa, para poucas pessoas dispostas a correrem o risco. Boas oportunidades para nós. O gargalo mesmo (e desafio), fica no quesito capacitação e comprometimento dos funcionários.

      No longo prazo tenho boas perspectivas para o Brasil. Se não nem investia no mercado acionário. No curto prazo acho que a calamidade/desastre está por vir...

      saudações.
      MF

      Excluir
    2. Já havia visto a entrevista e, de fato, é boa. Porém, convém lembrar que nos meses que antecederam a crise do subprime, diversos economistas, não apenas no Brasil, como também nos EUA, não se davam conta da amplitude da crise imobiliária americana, minimizando o problema. Muito recomendavam compra há poucas semanas da falência do Lehman Brothers!

      Pelo visto, o anônimo não passou do primeiro parágrafo do texto, pois em nenhum momento me dispus a defender nenhum partido político. O comentário dele foi recheado de analfabetismo funcional, reflexo da falta de investimentos em saúde e educação.

      Migrante, obrigado pela visita e por prestigiar. Há muito material de alto nível na Blogosfera, vide blog do Soulsurfer. E concordo que tem muito dono de ME e EPP bem de vida por aí! Mesmo com toda as dificuldades logísticas, o Brasil ainda é um ótimo lugar para ganhar dinheiro. Se não fosse, não teríamos tanta gente abrindo fábricas por aqui.

      Um abraço!

      Excluir
  2. "autonomia política municipal é extremamente cara e danosa ao País"

    Então você quer tudo centralizado nas mãos da União, Estado Forte dos governos socialista, neh seu filho de uma puta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon., o senhor poderia ser um pouco mais respeitoso. O fato é que a União já detém poder demasiado, o que pode ser comprovado ao se perlustrar nossa Carta Magna. Os arts. 20 a 22 dão prova do quanto nossa federação formada por desagregação. A autonomia dos estados-membros e dos municípios é totalmente mitigada, de que dá parte o insigne professor Celso Bastos (2002): "os dispositivos constitucionais que atribuem competências aos Estados-membros na atual Constituição possuem ares de verdadeira irrisão, provocando mesmo a mofa e a galhofa. Isso porque são tão amplas as competências atribuídas a títulos diversos à União, que a participação do Estado se torna evanescente.”

      Excluir
    2. Bela citação ao douto Professor Celso Bastos, anônimo educado. Quanto ao esquentadinho aí de cima, tem que ser muito asno para para confundir estado unitário com estado totalitário. A maioria dos países do mundo é capitalista e formada por estados unitários, donde se conclui que a afirmação do monobíceps é totalmente descabida de sentido. Ou seja, um estado unitário não é necessariamente algo ruim, pois o federalismo é mera distribuição constitucional de competências. A título de exemplo, Reino Unido, Irlanda e Espanha são estados unitários.

      Excluir
  3. os auditores federais (do trabalho e da receita) são funções essenciais, certo?


    e é bem o que cê falou no artigo, aprendi em macroeconomia que a estagnação da curva é natural, mas dá para puxá-la para cima, por meio da inovação científica e tecnológica advinda de fortes investimentos em educação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cardosinho, a administração tributária e fiscalização das condições de trabalho são funções essenciais e nunca serão extintas. Pode fazer seu concurso tranquilo... rs

      Porém, a estabilidade do funcionalismo público como a conhecemos deve ser alterada em algum momento. Mas isso não quer dizer que funcionários públicos poderão livremente ser demitidos, pois até nos EUA é complicado demitir esse tipo de agente estatal.

      Excluir
  4. Grande Troll!
    Artigo muito bom mesmo:)
    Reflexões muito interessantes, e eu estou de acordo com quase todas elas. Apenas acho que estamos longe ainda de um choque institucional tão grande como uma nova constituição, pelo menos num horizonte de prazo de uns 10 anos (mas vai saber).
    Parabéns!

    obs: Ah, a inflação no final do FHC foi muito influenciada pelo "efeito lula". Também não podemos esquecer que o FHC pegou uma hiperinflação. Ah, é preciso dizer também que a inflação no mundo era maior no governo FHC. O que causa desconforto é um mundo sem inflação, e a gente com essa inflação represada. E quando a inflação no mundo voltar e aí?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Surfista, El Sábio,

      Bom, eu não sei quando, mas acredito (na verdade, tenho quase certeza) que teremos sim uma nova constituição. E acho que vou viver para presenciar o momento... rs

      Muito bem lembrado pela crise do Lula em 2002. Essa turbulência ficou, inclusive, marcada no gráfico histórico do Ibov. Mas há de ressaltar que a taxa média de inflação de todo o governo do FHC foi maior que a de todo o governo Lula. Eu não pretendo discutir méritos aqui. A comparação é apenas entre dois números: uma inflação de 12%aa é pior do que uma inflação de 6%aa, independente do cenário ou momento histórico. Quero apenas deixar claro como memórias recentes são mais marcantes que memórias antigas.

      "E quando a inflação no mundo voltar e aí?"

      É uma dúvida que todos os novos investidores devem ter. É mais um motivo para eu não alocar altos valores em títulos de longuíssimo prazo. É uma questão complexa e que ainda estou analisando.

      Excluir
  5. Troll,

    Esta Tânia foi aprovada com ressalvas, já que é siliconada.
    Mulher perfeita tem que ser 100% original.
    Tem que ter traços femininos, lataria original, no máximo é permitido o cabelo falso.
    Digo que estas que você postas são mais mexidas na lataria do que as comumzonas do nosso dia-a-dia que não deixam nada a desejar.
    Mas para ilustrar o post está bom, melhor do que a shemale do outro ! rs

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pôney, na sua próxima poetagem apenas para entendermos, que tal vc colocar uma que te agrada?

      Excluir
    2. Vai vir a foto do Frota. Kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Porra Poney, mas você é um afrescalhado mesmo hein! Se eu colocar a foto de uma mulher totalmente natural, aposto que você vai reclamar do excesso de maquiagem dela!

      kkkkkk!

      Excluir
    4. Desafio aceito, anônimo das 17:00 !

      Troll, você tá chegando num ponto onde vai colocar a Graciane e eu tô tentando alertá-lo para que preste mais atenção no que posta...rs
      Considerando que tem tanta filé por aí, sua escolha por carne falsificada é descuidada.
      Veja se é Friboi antes de colocá-la no post, sim ??!!

      Abs

      Excluir
    5. Nunca cheguei perto de colocar uma musculosa aqui no blog. O único pônei que conheço que não curte cavalas e investe em frigorífico falido! hahaha!

      Excluir
  6. ai troleta, mandou bem no post, no texto e nas ilustrações, como de costume. nao sabia que tinha planos de se casar, novidade, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Uó, obrigado pela visita,

      Eu estou sempre preparado, Uó. Isso inclui casar ou ficar solteiro. A única coisa que tenho certeza é que a futura senhoura vai enfrentar um rigoroso processo seletivo... rs

      Excluir
    2. Se for casar então, faça-o depois dos 40 considerando que viverá uns 80 anos, então assim vc terá vivido meia vida, kkk

      Excluir
  7. Post ridículo de quem não tem noção nenhuma do que está falando sem contar diversas distorções sobre eventos passados, meldeus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde exatamente o post é ridículo?
      Quais distorções sobre eventos passados?
      Divida conosco a vossa sabedoria.

      Excluir
  8. Excelente artigo Troll,

    Acredito que está para nascer uma nova constituição também. Acho que irá tirar um pouco da liberdade da população com um parlamentarismo por exemplo, mas acredito que do jeito que está o Brasil, esta seria uma excelente ideia...
    Ahhh, magina! Só tem corruptos no poder!
    Sim, mas também não temos uma população que é capacitada a votar. Uma população que olha para os possíveis governantes do país e diz, nenhum presta... Sem ao menos verificar os prós e contras de cada um é uma população fadada ao fracasso... Digo isso como sendo uma dessas pessoas, infelizmente, e tenho vergonha disso, e estou fazendo de tudo para tentar mudar esta mentalidade.

    Acho que o futuro do Brasil ainda é bem nebuloso, em todos os quesitos... Temos que abaixar o dinheiro gasto com os funcionários públicos, para sobrar para investimentos em demais setores básicos, como saúde, educação e segurança. Temos que ter uma economia forte, e temos pra isso, só o governo dar um bela ajustada nela. Digo que temos tudo pra isso, pois não sofremos como o Canadá que NECESSITA de mão de obra estrangeira para manter sua economia funcionando.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá nobre Estagiário e futuro cidadão canadense!

      O grande problema do Brasil não é a falta de dinheiro e, sim, a má gestão dele. O dinheiro gasto com o serviço público é jogado fora por conta de vários fatores como a generalizada corrupção em licitações, excesso de repartições e de cargos comissionados, principalmente em municípios.

      Quanto ao Canadá, fica a sugestão para que você faça um post sobre concursos públicos nesse país, pois parece que existem muitas oportunidades, inclusive para imigrantes que conseguem a cidadania.

      Abraços!

      Excluir
    2. Exatamente Troll,

      Temos grande quantidade de dinheiro que é muito mal gerenciável, por isso que acredito que devemos mudar nossa governança para parlamentarismo. O povo é burro, não estuda, não sabe o que quer e não presa pela educação, não tem como sair um bom país com um povo eleitor deste tipo.

      Vou fazer diversas postagens de lá. Tentarei também falar um pouco do mercado de ações e outros tipos de investimentos, até lá, dá uma googleada por ai e veja o valor médio do seu trabalho aqui no Brasil e lá no Canadá, juro para você que terá que esconder suas malas para não querer ir no mesmo momento que ler o valor.
      hahahahah

      Uta!

      Excluir
  9. Ótimo post.
    O maior peso no Brasil nem é do funcionalismo público em si, mas da Previdência deles, ou seja, os que estão aposentados e aposentando dentro de poucos anos (muita gte contribuindo x e depois recebendo 20x ou 30x). Outra coisa: a população espera tudo do estado em relação a educação e saúde (no Japão as próprias crianças ajudam na limpeza e fazer a comida nas escolas) e isto demanda um custo maior. O sistema de educação tem dinheiro mas é péssimo e muito mal administrado. O sistema de saúde é outro exemplo de péssima administração (como quase tudo neste país) um saco sem fundo com muito desperdício e mesmo sem isso é muito caro e praticamente inviável. O mais importante para o curto prazo é fazer reformas mais drásticas nos sistemas de Previdência e Tributos no país. Para o médio e longo prazo é fazer o sistema da Educação pública possuir uma boa administração para atingir qualidade/eficiência e maior integração com as empresas e não demonização delas (chega de ideias comunistas idiotas, todo mundo precisa trabalhar), desta forma pode-se desenvolver tecnologia. Precisaríamos acabar com ou diminuir a estabilidade dos servidores públicos em geral e exigir alta qualificação para servidores comissionados.

    Desde que não caminhemos na direção de uma Argentina e depois uma Venezuela com esses comunistas de meia tigela, o Brasil vai melhorar no longo prazo. Temos que olhar pelo lado positivo para as próximas décadas: este país vai melhorar cada vez mais em relação à sua situação anterior, apesar de tomar uma surra cada vez maior dos outros países. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário permeado de bom senso, anônimo. A maior pressão sobre a previdência pública vem do aumento da expectativa de vida. As benesses concedidas pelo nosso sistema, seja regime próprio ou geral, apenas agravam o quadro. Os funcionários públicos do regime próprio são descontados em 11% do salário bruto e não há teto. É uma bela contribuição, anônimo. Porém, há distorções, como algumas categorias (militares, por exemplo), que recebem mais proventos na aposentadoria do que efetivamente contribuíram durante o período de serviço ativo. Não posso afirmar se é na proporção colocada por você (X:20x). E essas pensões vitalícias por morte de cônjuge são um verdadeiro descalabro.

      Já esse governos populistas com viés comunista são consequência da armadilha da renda média. Como o país não consegue crescer, a pressão populacional por melhorias rápidas favorece o florescimento de políticos autoritários. Não se engane com o Bolsonaro.

      Um abraço!

      Excluir
  10. Troll, gostei do post, mas comparar FHC com a PTzada eu discordo. Referente a educação, eu fui prof de posgraduacao e avaliando também o comportamento de mais outro amigo que terminou o posdoctor nos EUA, largou a Unesp e se posicionou apenas na clinica privada, assim como eu acabei de fazer. Existe um apagão de vorpo docente no país, por baixos salarios etc. Têm muito docente bom fora da universidade pela escolhambacao que é a educação . Abraço! BAGUAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual, o anônimo mais famoso da Blogosfera. É uma honra tê-lo em minha humilde cercania virtual!

      Assim como não se deve escolher empresas com base num único indicador, não é possível comparar dois governos usando apenas um número. Eu citei a inflação para ilustrar uma característica comportamental do ser humano (memórias distantes x memórias atuais).

      Sobre seu comentário a respeito da situação dos professores, eu concordo. Exercer o magistério hoje em dia é praticamente um caso de trabalho de risco. Leia essa matéria:

      http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI202067,91041-Juiz+nega+dano+moral+a+aluno+que+teve+celular+tomado+em+sala+de+aula

      Excluir
    2. Troll, concordo em termo, por exemplo os programas do FIES que suprimem o que não seria ideal de parte da Caixa Econômica Federal e armadilhas do ProUni, seriam em suma um braço menos ativo da OAB e entidades financeiras e seguradoras, e portanto deveriam gozar da imunidade que a entidade possui no magistrado e Conselho. Abraço!
      BAGUAL

      Excluir
  11. Texto muito bom, a exceção da descabida comparação de dígitos relacionados a inflação do governo FHC e do governo Dilma. Estás comparando alhos com bugalhos, pois no FHC tínhamos uma recentissima hiperinflacao anos antes. No governo Dilma temos além de uma inflação maquiada com recalculo do ipca e petrobras pagando a conta não repassada ao consumidor um momento no mundo mais favorável. Mas apenas um detalhe. O texto em si é muito bom e mostra como a Coréia do Sul fez, o que o Japão no pôs guerra havia feito : violentos investimentos na educação e na área de tecnologia. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Guardião, eu já sabia que essa citação do meu texto ia dar o que falar. Entenda que em nenhum momento estou comparando os governos. É mera comparação entre dois dados isolados, distantes na linha do tempo e como o ser humano lida com isso. O fato é que o Brasil está encontrando muitas dificuldades internas e externas para crescer, mas a população desconhece as causas históricas. Logo, para dar vazão a essa insatisfação, ela recorre às memórias e fatos mais recentes.

      Ou seja, a população está correta em protestar, mas errada em culpar alguém pela estagnação econômica que vivemos. A culpa é de todos há muitas décadas.

      Excluir
  12. Poderíamos ficar horas conversando sobre o tema, Troll... Deu para perceber que vc tem um bom embasamento sobre porque o Brasil não avança e acima de tudo tem uma visão apartidária sobre o tema.
    Me deu vontade de escrever um texto, mas quero colocar adiantar ele aqui antes: se o Brasil tivesse descoberto o pré sal nos anos 50, pode ter certeza que seríamos que nem uma Venezuela, país que importa até papel higiênico. Para que trabalhar se tivéssemos dólares em abundância? Era só comprar tudo pronto de fora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tema não se esgota aqui, caro Eike. Esse assunto é tese de muitas pesquisas e nem todo mundo acredita em armadilha de renda média.

      Sua visão sobre a correlação entre abundância de recursos naturais e desenvolvimento econômico também é tema de debates "calientes" entre diversos estudiosos. É um assunto fascinante.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Sempre aprendo neste blog. Claro com uma bela visão das moças.

      Após reler os blogs alguns meses, realmente o blog do vitimista do camaro é comprovadamente uma farsa, pelo menos observando o desenrolar dos comentários bem como a moderação destes.
      Fazia tempo que não via uma picaretagem desse porte. Obrigado por avisar.

      Excluir
  13. Parabéns. Excelente post.

    ResponderExcluir
  14. Pôney, sua última chance é evocarmos o passado.
    EDNA VELHO na praça é nossa, época onde as mulheres não tinham esse acesso tão fácil ao silicone.
    http://www.youtube.com/watch?v=oMOp7-qJvds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora você falou minha língua!
      Aquela era uma cavala e tanto!
      Lembro-me que assistia a praça principalmente por causa dela...que mulher!!!
      Ela era velha na época (tinha lá seus 30 e poucos) mas batia um bolão...puta merda!!!

      Parabéns, é de mulher assim que estamos precisando, não dessas mulheres montadas com botox, silicolne e aplique.

      Abs

      Excluir
    2. Ela continua gostosa hoje em dia, justamente graças ao acesso ao silicone. Tá uma coroa bem enxuta. Eu pagaria 500 pratas para comê-la.

      Excluir
  15. Muito bem escrito o post. Apresentou vários argumentos de forma clara e elegante. Dá para notar que sua mãe gastou uma grana em escola particular...

    Mas há um outro fator pouco notado quando se fala de Coreia, Japão e Europa : as mulheres pobres simplesmente aprendem a pensar (coisa muito rara) e param de ter filhos. Com isso, o número de aposentados em relação aos adultos contribuintes dispara e os governos são obrigados a pagar mais e mais aposentadorias com menos gente contribuindo.


    A sociedade capitalista é excelente para quem tem muito capital. A classe média vai apenas se divertir de forma meio ilusória, com viagens financiadas, jantares e em casas de swing (15% dos adultos americanos; 25 %!!!! na Itália).

    Existem poucos caminhos além da riqueza. Ela manda no mundo desde sempre. Todos que tentaram ir contra falharam, os reis absolutistas, a Igreja Católica, o Comunismo. Quem ficou no caminho do dinheiro foi simplesmente atropelado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas reflexões, anônimo. O sistema capitalista é o melhor que já fizemos, não há dúvidas. Mas será que o sistema capitalista é o melhor que podemos fazer? Será que um dia ele não atingirá um limite? E quando o fim das matérias-primas pressionar principais sociedades capitalistas? Haverá riqueza suficiente para financiar a exploração de materiais cada vez mais caros e escassos?

      Excluir
  16. Poney, o Troll é o único que enfeita a blogosfera com belos motivos para se investir. Em média, as mulheres são sensacionais. Uma ou outra pode não ser considerada perfeita para todos os visitantes. Mas está ótimo. Queria que o site da Exame e o da Infomoney colocassem fotos de gostosas para melhorar o visual das páginas.

    Assim como muitos outros, aprendi Contabilidade e Análise Fundamentalista para ganhar dinheiro no mercado acionário e ter acesso a um monte de gostosas que cobram por hora e algumas amadoras. O objetivo é ganhar grana para poder comer melhor......

    Em relação aos travec... isso é com jogadores de futebol como Ronaldo e Adriano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, anônimo! Todo o homem deve se dar o prazer de comer uma gostosa de vez em quando! O homem que nunca fez um ménage não viveu plenamente.

      Excluir
  17. Brilhante texto, Troll,


    Mas podemos lembrar que Juscelino pegou um dinheirão emprestado para construir Brasília. Os militares deliraram e pegaram mais dinheiro para fazer as usinas de Angra, ponte Rio Niteroi e transamazônica etc.


    O país fez dívidas para construir besteiras.Se tivesse feito ferrovias e portos teríamos muito mais dinheiro hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O futuro do mundo está na energia nuclear.
      Fusão e fissão. Isso é que move o universo.
      E as gostosas do Troll é que movem nosso imaginário rumo à independência financeira.

      Excluir
    2. Os outros blogueiros poderiam colocar umas fotos de gostosas também.

      Excluir
    3. Eu concordo com o primeiro anônimo. Mas de que adianta uma infraestrutura de primeiro mundo sem a mão-de-obra qualificada para a manutenção? Era preciso investir em educação lá atrás. Agora estamos tentando correr atrás do prejuízo, mas com políticas equivocadas, em minha opinião.

      Excluir
  18. Belo texto troll.
    Quero ver casar em separação total hehe
    Até pq, se for pra casar, tem que casar com alguem que vá te ajudar a ficar rico :p

    Então, sou profissional da area de tecnologia, e é visivel a falta de profissionais qualificados (experiencia + formação). Os salarios estão subindo, e mesmo assim as vagas não estão sendo preenchidas.

    Só digo que as inumeras noites de estudo estão começando a valer a pena.
    Relamente, o pais só vai melhorar com mais educação e menos impostos sobre a renda e empresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os ricos sabem desse pequeno segredo há 5 mil anos. O casamento sempre foi um contrato. O mito do amor romântico foi inventado por poetas POBRES e punheteiros na Idade Média para tentar pegar alguma bu... que sobrasse. Mas, na verdade, grana sempre se juntou com grana.


      Para quem está formando fortuna, o estudo é outra arma para vencer esta guerra.


      Excluir
    2. Caro VBI, a verdade dura é que existem pouquíssimas mulheres que valem a pena o sacrifício do matrimônio. E não tem para todo mundo. Logo, ficar solteiro, aportar violentamente, e fazer uso frequente de acompanhantes deve ser um estilo de vida a ser levado em consideração pelos jovens mancebos da nova geração entre 20 e 30 anos.

      E por experiência própria: isso é ótimo! rs

      Excluir
  19. Troll, a pergunta que não quer calar é se você ainda vai contratar moças da boa vida depois de casado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contratar moças após o casamento é um alto risco que não compensa. Se o casamento trouxer satisfação, não vejo motivos para trair.

      Excluir
  20. Grande rei troll,

    Sou fã do seu blog. Tenho 21 anos e meu plano é atingir o milhão até os 30. Atualmente tenho 50.000 de patrimonio e consigo aportar mensalmente aproximadamente 3000 reais, mas estou estudando ferozmente para aumentar esse valor.

    Minha dúvida é como consegue aportes tão altos? Qual cargo ocupa atualmente? Desculpe se já respondeu em algum lugar, mas não consigo encontrar um post sobre isso..

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você só precisa de uma calculadora e não de conselhos do rei das baboseiras. Com 30 anos, daqui 9 anos, aportando 3000 por mês só de caderneta de poupança você já passa da metade do caminho. Mas se você tiver um pouco de paciência pra esperar fazer 35 anos e continuar aportando os mesmos 3000 por 14 anos na caderneta, então é certo cravar seu sonhado milhão.

      Próximo da fila...

      Excluir
    2. Ah sim, e as regras da caderneta de poupança são imutáveis né? E lembrando que concentrar tudo em uma única modalidade de investimento aumenta muito a chance de dar "mesbla". A porrada que dei no anônimo do primeiro comentário do post anterior, transfiro para você, segundo anônimo cabaço monobíceps:

      http://investidortroll.blogspot.com/2014/06/atualizacao-mensal-maio-de-2014.html?showComment=1401654640861#c6301680804739712732

      Primeiro anônimo jovem mancebo, com 21 anos e já tem R$ 50 mil de patrimônio e R$ 3 mil sobrando todo o mês, para que você quer saber qual o meu cargo? É melhor você me dizer o que você faz que eu também quero!

      Excluir
    3. Troll, sou analista de sistemas.. tenho esse patrimônio e salário pois me formei e comecei a trabalhar já na área com 19 anos.

      abraço

      Excluir
    4. Anônimo Jovem Mancebo, o troll é um quarentão já em fim de linha vivendo no mundo da fantasia e atualmente é fiscal conferente de ponto de ônibus na baixada fluminense.

      Excluir
    5. Investidor Troll2 de junho de 2014 14:56

      Típica mentalidade de brasileiro preguiçoso e imediatista. Aí o cara coloca uma fortuna na poupança e acontece isso:

      http://noticias.r7.com/economia/noticias/plano-collor-que-confiscou-a-poupanca-completa-20-anos-20100316.html

      Além do mais, poupar e investir não representam sacrifícios para mim. Já sou muito feliz!

      :-)

      Troll Pateta, o confisco do Collor não abrangeu só a caderneta de poupança. Mas tooooodos os investimentos de PFs e PJs na época, incluindo saldos disponiveis em conta corrente. Ações (bens) ficaram de fora, mas como toooodo mundo teve tooooodo o seu dinheiro confiscado foi tb inevitavel a queda forte das ações com vendas por necessidade de liquidez imediata fodendo com todos os preços. Nada se salva quando algo do genero acontece.

      Não é a toa que um anom lá em cima escreveu que vc é um tosco que só sabe copiar mal e porcamente coisas do google fazendo distorções com conclusões rasas.

      Excluir
    6. Se formou com 19 anos? Gente, temos um gênio no blog! Crie seu blog e compartilhe conosco sua caminhada, jovem!

      Já o anônimo cabaço, tenho pena de você. Não sabe nada do que está falando. É burrinho mesmo. O Plano Collor congelou depósitos à vista, à prazo (a caderneta) e overnight. Rendimentos de aluguéis e dividendos permaneceram inalterados. Alguém que tivesse uma carteira diversificada intra e inter-setores certamente sofreria alguma volatilidade, mas poderia perfeitamente sobreviver de seu salário por alguns meses sem mexer em nada. Para PJ a coisa ficou mais complicada por conta de problemas com fluxo de caixa.

      Vai estudar antes de postar merda aqui, meu filho...

      Excluir
    7. Arram, troll, mui sábio.

      E o que "Rendimentos de aluguéis e dividendos permaneceram inalterados" e "sobreviver de seu salário por alguns meses sem mexer em nada" tem a ver com o que disse acima: "concentrar tudo em uma única modalidade de investimento aumenta muito a chance de dar "mesbla"? É sobre investimento de capital ou carreira profissional que vc escolheu pra desenrolar o seu carretel de suas idéias emboladas?

      E cadê a coerência quando mistura "viver de salário" e de "ganhos de dividendos" (lucro de empresa quando distribui...) quando vc mesmo afirma que na época a situação pras PJs estava bem complicada: "Para PJ a coisa ficou mais complicada por conta de problemas com fluxo de caixa."?

      Então pela sua lógica os PJs passam sufoco, mas mesmo assim os mesmos mantém pleno emprego com bons salários e ainda pagando dividendos pro seus acionistas?

      Muito coerente e tudo a ver suas conclusões, troll confuso.

      Excluir
    8. Cara, você é muito burro mesmo. Sai daqui ou vou começar a deletar.

      Excluir
    9. Troll, não criei blog ainda porque sinceramente não tenho muito o que contribuir... no momento apenas vago pela blogosfera absorvendo conhecimento

      abraço

      (sou o anon das 01:52 agora logado)

      Excluir
    10. Ui, não é que deletou mesmo meu último comentário?

      Noooossa! Além de confuso é cruel... hahahahahhahahha

      Excluir
  21. Troll aqui é o Matrix... saiba que estou vivo! ....rsss

    Porém estudando para a área fiscal... ou seja, sem muito tempo pra visitar seu site... Pelo menos as fotos eu vejo! ;)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, você está vivo! hahaha!

      Você está focando em uma boa área. Eu tenho amigos de faculdade que são auditores e nenhum reclama. Caso precise de alguma dica, mande-me email!

      Um abraço!

      Excluir
  22. Post muito bom Troll, visão bastante interessante!

    ResponderExcluir
  23. Belíssima reflexão Troll. Parabéns!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Tive um sonho doido. O gênio da lâmpada me dizendo que durante 30 dias eu poderia comer as mulheres que quisesse, desde que citasse um nome diferente por dia e que teria 30 segundos para falar todas, caso contrário perderia. hahaha. Acordei e tentei praticar. Saiu assim :
    1) Juju Salinemi
    2) Angel Lima (a sósia e porn actress)
    3) Babi Rossi panicat
    4) Nicole Bahls
    5) Sabrina Sato
    6) Vivi Fernandez
    7) Bruna Ferraz
    8) Julia Paes
    9) Alexis Texas
    10) Jada Stevens
    11) Luciana Salazar
    12) Maria Eugenia Rito
    13) Dana Fleyser
    14) Sabrina Pattinato
    15) Florencia Tesouro
    16) Viviane Araújo
    17) Carol Narizinho
    18) Jynx Maze
    19) Johanna Maldonado
    20) Esperanza Gomez
    21) Evangelina Anderson
    22) Márcia Imperator
    23) Monica Mattos
    24) Naomi Russel
    25) Franceska Jaimes
    26) Phoenix Marie
    27) Lisa Ann
    28) Jayden James
    29) Ticiana TV Diário
    30) Carol Nakamura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse comentário foi para meu arquivo pessoal, anônimo. Se eu tivesse comido metade das gostosas dessa lista sem camisinha poderia morrer completamente feliz ano que vem com a sensação de dever cumprido.

      Excluir
  25. Troll, seu blog sempre com boas informações e excelentes mulheres, colírio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bagual! Já estava na hora de seu blog sair!

      Abraços!

      Excluir
  26. vc não percebe el rei que o poney investidor e mulher investidora eram as mesmas pessoas,não e a toa que quando ela ou seja ele era o unico que sabia o que tinha acontecido quando ela disse,ai fui varrida varrida, logo o nosso lambidinhas se manifestou dizendo para o rapaz do blog do uo o que avia se passado ,acho que nosso poney e uma pottro enrrustido com vontade de usar saia por isto reclama tanto das belas mulheres que vc posta .....vida longa el rey....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei, mas achei muito estranho ele ser o único a saber o que se passou com ela.

      Excluir
  27. Análise muito boa Troll, se todos os funcionários públicos tivessem sua visão, acho que a coisa seria bem outra.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que o mundo seria perfeito se todos tivessem a minha visão. Você sabe como massagear o ego d'El Rei, caro anônimo.

      Excluir
  28. adicionei teu banner lah, trolleta: http://38.media.tumblr.com/e435abebd2cf43f36df6bace6c53dc4b/tumblr_n80d6p4TFm1tx4nv3o1_250.png

    ResponderExcluir
  29. Pobreta agora está moderando os comentários graças a nós haters. Aquele blog vai pro saco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o pobreta nao le os comentarios, da pra hatear ainda. So postar haterismos no meio do texto.

      Excluir
    2. Na verdade, o blog dele já está perdendo força. Logo cairá no ostracismo.

      Excluir
  30. Respondendo ao anônimo, é por isso que são funcionários públicos

    sdds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual é a sua, mas já não fui muito com a sua cara. Cuidado para não provocar a fúria d'El Rei...

      Excluir
    2. bei, não foi a intenção ofender ninguém.. com toda humildade.

      Excluir
  31. Excelente! Acho que vou adquirir uma franquia para ganhar dinheiro em cima de monobíceps como você! hahaha!

    ResponderExcluir
  32. Investindo no Ócio7 de julho de 2014 às 14:52

    Caro Troll.. Excelente texto. Muito bacana mesmo.
    Em alguns anos de leituras na blogosfera de finanças, esse foi um dos textos mais legais em se tratando de 'conhecimentos gerais'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por prestigiar!

      Por acaso você é o Co-corey comentando aqui? rs

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  33. Investindo no Ócio7 de julho de 2014 às 16:12

    haha. Não sou o Corey. Não tenho blog ainda.

    ResponderExcluir
  34. A igreja de são Ludovico lhe enviou uma bênção por este artigo.

    ResponderExcluir
  35. "A Coréia do Sul é o exemplo clássico de país que escapou da armadilha. Há 40 anos, começou a investir massivamente e ininterruptamente em educação de base e tecnologia, incentivando o capitalismo inovador. "

    Citar como exemplo clássico um exceção, como é a Coréia, é uma piada. se todo país quiser exportar a metade do PIB como a Coréia faz, se todo país quiser ocupar o mesmo nicho conquistado a duaras penas pela própria Coréia, seria o fim da economia da Coréia.

    ResponderExcluir