quinta-feira, 16 de julho de 2015

Como escolher um carro?



Caros leitores e seguidores d'El Rei,

Todo mundo sabe que carros, mulheres e dinheiro são assuntos que andam de mãos dadas. Quem é rico, vai lá e compra o carro que desejar. Foda-se. Porém, para nós, meros mortais, a escolha de um automóvel requer a análise de uma série de variáveis, visto o alto impacto nas finanças pessoais provocados pela aquisição e, principalmente, pela manutenção de um veículo. Portanto, com o objetivo de orientar jovens mancebos que buscam a IF, compartilho, em ordem de importância, os tópicos que acho imprescindíveis para nortear a escolha de sua "fábrica de bucetas".

1) Segurança:

Primeiro e mais importante item. Antes de ser seu transporte ou meio para melar tangas femininas, seu carro é um item de segurança, onde você confia totalmente sua integridade física. Do que adianta décadas de trabalho duro, abnegação, estudos vorazes, falta de sexo por andar a pé, levar várias encoxadas em trens lotados e, no final, ter uma morte totalmente evitável porque seu carro não tem freios ABS? Eu fico muito puto da vida quando vejo alguém dizer que se orgulha de não precisar trocar de carro, pois seu "fiestinha 98" não dá defeito. Não há raciocínio mais monobíceps que esse! Se novas tecnologias que poderão salvar sua vida estão sendo incorporadas aos veículos e você possui condições de adquiri-las, então é sua obrigação se atualizar, seu acéfalo!

Para saber se seu carro é seguro, antes de olhar a lista de itens de segurança de qualquer modelo, observe o desempenho do mesmo no teste de colisão da organização privada e independente Global Ncap. Porém, cuidado! Muitas vezes, os veículos da América "Latrina" são oferecidos pelas montadoras com menor nível de segurança do que os mesmos modelos vendidos em mercados consolidados, como EUA e Europa. Muita gente culpa o cartel das montadoras, mas eu acho o brasileiro muito imaturo nesse quesito -  vide o exemplo do fiestinha lixoso. Para verificar o desempenho dos veículos nacionais, entre no site Latin Ncap. Atualmente, essas são as exigências mínimas de segurança que faço:

1) Mínimo de 4 estrelas no crash test
2) Air bags: mínimo de 4 (motorista, passageiro e laterais)
3) Freios ABS/EBD
4) Travamento automático das portas/porta-malas em velocidade
5) Alarme e alerta sonoro de portas abertas
6) Cinto de segurança de 3 pontos no banco traseiro
7) Controle eletrônico de tração e estabilidade (ESP)
8) Sistema antiesmagamento para todos os vidros elétricos (se houver módulo de subida automática)
9) Sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré (apesar de ser mais voltado ao conforto, considero que proporciona segurança e evita acidentes)
10) Cintos de segurança da frente com pré-tensionadores
11) Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas infantis (apenas para quem tem filhos pequenos)

Analisando os itens acima, é possível perceber que até mesmo alguns carros caros, acima de R$ 60 mil, não possuem um nível adequado de segurança. Não custa lembrar, também, que não se deve alterar parâmetros originais de seu carro, como tamanho das rodas, rebaixamento de suspensão, preparação de motores, chips de potência, entre outras gambiarras. Nosso mercado é carente de profissionais até para fazer o básico, então é de se esperar que esses serviços mais avançados são oferecidos, em sua maioria, por meros curiosos e empresas canalhas. Cuidado jovem!

2) Tamanho e Espaço Interno

O carro deve ter o tamanho necessário para suprir suas necessidades. Se você é solteiro, um carro compacto é suficiente. Se é casado, provavelmente irá precisar de um sedã. Se é alto, talvez se sinta melhor num compacto premium (New Fiesta, Peugeot 208, Hyundai HB20). Acho um erro solteiros cobiçando SUVs, que são carros grandes, beberrões, ruins de estacionar em qualquer vaga. Compre um carro de acordo com suas necessidades e nada além disso.

3) Preço, Manutenção, Cesta de Peças, Seguro e Consumo

Não é novidade para ninguém que somos sodomizados com força pelas montadoras. Os carros brasileiros estão entre os mais caros do mundo e, pelo amor de Deus, não me venha com papinho furado de impostos e culpa da Dilma. Claro que o governo tem sua parcela de culpa em relação ao altíssimo preço dos carros, pois ele intervém diretamente no equilíbrio do mercado com isenções, reduções de IPI, taxações absurdas de importados e outras merdas. Tudo em nome da manutenção do nível de emprego do setor. Isso tudo favorece a formação de um cartel onde apenas 4 grandes montadoras ditam os rumos do mercado. Quem toma no "butico" somos nós, obviamente, que pagamos caro e muitas vezes adquirimos carros altamente defasados tecnologicamente.

Infelizmente, jovem mancebo, aqui não há para onde correr. Popular ou não, seguro ou inseguro, você terá que comprar seu carro por um preço que ele não vale. Não dá para ganhar todas. Já que o ferro na compra é certo, tente ao menos adotar algumas medidas para reduzir o atrito no seu cofre.

a) Manutenção: como solução para os altos preços do mercado, alguns extorsivos, como a borracha de vedação das portas do Peugeot 207 de um amigo, que a concessionária pediu R$ 200 (pela unidade! :-x), nós, tupiniquins, demos o jeitinho e criamos as peças de segunda linha e também os desmanches. Por conta da falta de honestidade dos nossos mecânicos, eu recomendo fortemente que, se você não entende merda nenhuma de manutenção de autos, então não deixe NINGUÉM mexer em seu carro. Isso mesmo: faça todas as manutenções preventivas e corretivas na concessionária, por mais que você as ache caras. Os riscos de pagar mais barato para fazer por fora não compensam, pois vão desde furto de peças novas do seu carro a venda de peças de segunda linha (ou mesmo recondicionadas) como se fossem originais. Pneus "remold" nem pensar! Cuidado com o barato que certamente irá sair caro!

b) Cesta de peças e seguro: item obrigatório, mas que é negligenciado pela maioria absoluta dos consumidores, os quais só se preocupam com as parcelas do carnê, mas esquecem que carro quebra, que outros motoristas fdp's podem bater em você, que precisa fazer revisão. Comprou um Peugeot 308 THP, jovem? Vai se preparando para pagar R$ 4 mil de seguro. Comprou um Azera 2009 fodão por um preço acessível? Ok, mas se baterem na sua traseira, vai morrer em mais de R$ 2 mil para comprar as lanternas de LED usadas. Portanto, sempre verifique o plano de revisão da marca e os preços dos seguros para seu perfil e local onde reside. As diferenças costumam ser gritantes. Barganhe muito o preço do seguro. Eu costumo pegar a proposta por email de um corretor e encaminhar para outro, exigindo que seja superada. Isso funciona muito bem... rs

c) Consumo: esse item depende muito do seu uso. Quem não faz uso intenso, tem mais flexibilidade e pode ter um carro menos econômico, com alta performance. Eu sou a favor de otimizar o uso do veículo, logo vou buscar os carros que menos consomem combustível. Um Kit GNV é uma ótima maneira de economizar, além de ser um combustível limpo. O Hell de Janeiro incentiva o uso, concedendo 75% de desconto no IPVA para carros com GNV. Não coloquei no meu veículo, pois não quero ter o inconveniente de perder a mala. Observe sempre o consumo, pois manter um Jetta TSI que faz 7 km/l com gasosa de alta octanagem a R$ 4,80 não é mole nem para funcionários públicos top of mind como El Rei! E só para constar: carros 1.0 não são econômicos. Basta exigir um pouco mais do motor que o giro vai para as cucuias, juntamente com o combustível do seu tanque. Se quer um carro 1.0, espere a nova geração de motores modernos de 3 cilindros, com injeção direta e turbo pelo menos.

4) Status

Sim, o seu carro irá abrir pernas. A quantidade e qualidade das moçoilas será diretamente proporcional a impressão que seu carro causará em terceiros. Mas lembre-se que esse é um jogo perigoso, pois quanto maior o status, maior a inveja que você despertará, o que certamente irá lhe expor à violência e truculência de bandidos. Como sou adepto da política de TOCO ZERO (leia-se sexo pago), realmente dou muito pouca importância para esse item. Não tenho nada contra você querer aparecer para faturar umas pepecas, jovem. A burrice é querer tirar onda abrindo mão dos itens acima.

Capricha no pretinho, moça!
5) Marca

Esse é o item que considero dispensável, caso você tenha cumprido todos os requisitos acima. Simplesmente esqueça frases como "francês não presta", "carro tem que ser japonês", "os alemães são os melhores". NÃO SE APEGUE EMOCIONALMENTE A NENHUMA MARCA! Todas as montadoras brasileiras só se preocupam com o LUCRO BRAZIL. Elas não estão nem aí com preços justos, segurança ou sua vida. Respeite seu dinheiro. Você ralou para tê-lo, logo não entregue-o fácil, de mão beijada. Só porque seu Gol nunca quebrou, isso não quer dizer que ele é um bom carro. Você passou anos se arriscando num carro de 3 estrelas no crash test. E também não é porque você deu azar de pegar um carro problemático que aquela marca não presta. Ambos os casos são apenas questão de estatística, meu caro. Abro exceção apenas para carros chineses, pois estes realmente não possuem um mínimo de segurança e são verdadeiras armadilhas sobre rodas.

Site Reclame Aqui: Ford x Honda. Índices quase idênticos e consumidor na mão

Jogador Fred choramingando os defeitos de fábrica de sua BMW X6 no Twitter e a concessionária defecando em sua cabeça. O carro custa quase R$ 500 mil

É isso, caros leitores. Espero que esse post possa ajudá-los quando forem adquirir seus veículos. Quem desejar, sinta-se à vontade para deixar dicas nos comentários.

Um abraço!


55 comentários:

  1. Desculpe, mas não tenho a menor dúvida que "Carro tem que ser japonês"

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    1. Nobre Guardião, eu sabia que você seria o "first". Infelizmente sua colocação é "dumb".

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    2. Vai lá então trouxão, pagar 100k num Corolla que NÃO TEM ESP!!!

      Até o ridículo Novo Ford Ku já tem controle de estabilidade...

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    3. Civic e Corolla são Iphones motorizados... kkk

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    4. Anônimo e Troll.

      Vocês seguramente não entendem de carro!

      Troll, quais carros você já guiou?

      Anônimo, ... deixa pra lá! O que dizer?! Rss

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    5. Mas a colocação do anônimo é bem pertinente, nobre Guardião! O pior é que o Corolla europeu possui ESP. Isso é uma afronta ao mercado brasileiro!

      http://carplace.uol.com.br/novo-corolla-ganha-cinco-estrelas-no-euroncap/

      Guardião, perguntar quantos carros eu já dirigi é o mesmo que perguntar a um comentarista de futebol quantos gols ele já fez. Argumente melhor e damos continuidade ao bate-papo.

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  2. Com tantos itens de série que vc colocou não vai conseguir um carro desses por menos de 70k aqui no Brasil.

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    1. Se estiver falando de carro 0km, você tem razão. Infelizmente, o nosso mercado só oferece carros decentes a partir dessa faixa de preço. Mas há o New Fiesta Titanium Hatch que custa 60k e é mais completo do que a lista que eu passei.

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    2. Fiesta de 60 mil reais.... que tempos vivemos.

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  3. Eu comprei meu primeiro carro início deste ano. Como ainda nao estou no cargo que almejo e tambem não busco ostentar e sim investir, resolvi comprar um "mais em conta" Depois de muita pesquisa entre esses carros populares... (Onyx, HB20, GOL, CELTA, PALIO..etc), resolvi pegar um Etios 1.3x hatch. Latincap dele deu nota 4, econômico e não chama a atenção, e ainda me leva em todo lugar. Acredito que fiz uma boa escolha em custo benefício e pretendo ficar com ele no mínimo uns 5,6 anos..

    Amon_Ra

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    1. Sua escolha para um primeiro carro foi acertada. Mas para os próximos veículos, considere o ESP e mais air bags.

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    2. Olha, não sou muito adepto de ligar mais pro design do carro do que para os itens que realmente importam (principalmente em segurança e conforto), mas convenhamos...O Toyota Etios é HORROROSO!!!

      Aquele painel de balança filizola tem o poder de secar qualquer buceta num raio de 27km.

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    3. Externamente ele melhorou bastante, mas ainda não é exatamente um primor de design. Mas é um carro funcional, manutenção tranquila e com fama de robusto. Não é a toa que taxistas truculentos e avessos à tecnologia gostam dele.

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  4. Com todo respeito ao El Rei
    Primeiro - Carro tem que ser compatível com o patrimônio, vc indicar a compra de um carro com todos esses itens de segurança, contando a realidade dos preços no brasil (+ de 70K), vc está indo contra todo o objetivo dos leitores que estão buscando a IF.
    Falar que marca não importa é de uma obtusidade sem precedentes.
    Segurança é fundamental, mas uma coisa é alguém que pega estrada e vive num trânsito caótico, e outro é uma pessoa que vive numa cidade de 40 mil habitantes, e dirige o carro a 40 km/h.
    Seguro tem que ser individualizado, mas geralmente é coisa de trouxa, sustentador do sistema.
    Ar condicionado é um item de conforto, mas é obrigatório. Incrementa muito na qualidade de vida. Só no brasil mesmo, que a macacada compra esses fornos ou iglus ambulantes.

    Gostaria de saber o que o troll acha. Carro novo x carro usado?

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    1. O carro tem que ser compatível com o patrimônio, desde que o patrimônio seja compatível com a manutenção de um carro decente, ainda que seminovo. Quem tem patrimônio pequeno, deve se preocupar com o aumento dele e não em adquirir um passivo caro como um carro.
      Se uma só marca importasse, todas as outras já teriam ido à bancarrota.
      Ninguém dirige um carro a 40km/h o tempo todo. Basta um único acidente para lhe colocar numa cama sendo alimentado por tubos pelo resto dos seus dias.
      É dispensável mencionar ar-condicionado. Só uma mula compra carro sem ar hoje em dia.

      Carro usado e seguro>>>>carro 0km 3 estrelas

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  5. Grande mestre troll
    Ao contrário de vossa excelência, tomei um chá de buceta ontem de uma GPzinha amadora maravilhosa. Ela se empolgou pra valer, acabou sendo tudo sem capa. E que se foda. Vou comer ela de novo e vai sem capa de novo, se alá quiser.

    Tô com um focus completinho. Carro maravilhoso, macio de dirigir, suspensão traseira independente, e pelo Latin nCap, seguro.

    Jiraya

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    1. O Focus é um excelente carro. Pena que o preço do 0km é totalmente nonsense. Carro da Ford com o melhor custo-benefício é o New Fiesta Titanium. Agora com o novo motor Ecoboost então, vai ficar perfeito.

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  6. magnificente trollagem, poderia indicar a nós, pobres peasants, bons livros de investimentos?

    ass: auditor

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    1. Sua pergunta é muito abrangente. Não sei que tipo de investimento você quer aprender e nem sei qual seu nível. Sugiro acessar um ótimo post do Além da Poupança sobre isso.

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  7. Ainda neste ano vou adquirir o meu carro popular pois não tenho condição $ para adquirir veículos de maior qualidade. Suas dicas são boas, mesmo para quem não tem condições de comprar um carro top pode usa-las para pegar o menos ruim possível em se tratando do popular.

    Obrigado pelas dicas

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    1. Mestre, considere comprar um seminovo seguro. Se for de popular, a única opção disponível é o Volkswagen Up!. Agora no final de julho será lançada a versão TSI com motor de 3 cilindros, injeção direta e turbocompressor, 1.0 e 105 cv. Acredito que seja uma ótima opção, a depender do preço, obviamente.

      Um abraço!

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    2. O mundo dá voltas, hoje o mestre dos centavos anda de moto e vendeu seu carro em 2016!

      Tem que conseguir manter o carro se for comprar!

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    3. O mundo dá voltas, hoje o mestre dos centavos largou o blog e não tem previsão pra voltar.

      Tem que assumir o compromisso se for aportar todo mês!

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  8. quaaaaaaaaaaaando eu for comprar um carro, será um smart... não gosto de carro grande.

    Boa postagem. Vou salvar nos favoritos para acessar no futuro

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    1. Mulher quase sempre não sabe escolher carros de forma racional. Dou a mesma dica que deixei para o Mestre dos Centavos: Volkswagen Up! 1.0 turbo.

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    2. VW é muito visado pelos assaltantes

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    3. vc pode ser roubada 3x com o q vai pagar no seu smart patético comparando com um up da vida

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    4. Caríssima, não existem marcas visadas; há modelos de carros visados. Os populares mais vendidos como Gol, Palio e Uno são visados, pois servem para alimentar o mercado negro de peças. Já certos modelos mais potentes são roubados para serem utilizados no cometimento de outros crimes, tais como assalto a bancos e sequestros. O Up! ainda vende pouco, logo você não deve ter muitos problemas com ladrões. E você também mora no interior, que costuma ser menos infernal que a capital.

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    5. verdade. Vou levar isso em consideração, Troll... Obrigada

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  9. meio fora do contexto do post, mas diz aí troll quanto tempo de estudo diário vc acredita que seja o mínimo? concurso . analista administrativo trt.

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    1. Tem que estudar o máximo possível mantendo a concentração, intercalando intervalos de 15min e 30 min a cada hora. Normalmente, algo entre 4h e 6h diárias são suficientes para a maioria.

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  10. Troll, fiz basicamente esses crivos citados por você antes de adquirir um Cruze esse ano. O modelo LT tem o melhor custo benefício.

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    1. O Cruze é um ótimo carro. O crash test da Latin Ncap já está desatualizado, mas no teste com o veículo adquirido nos EUA ele quase gabaritou. Essa versão LT poderia ter o sensor de estacionamento como opcional.

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  11. Porra, agora o troll voltou pra ficar fazendo resenha de revista 4 Rodas?

    Falta muito pra fazer o mesmo com "Grandes Empresas Pequenos Negocios"?

    Quando vc chegar nas resenhas sobre a "Tricot Moderno" me chama.... kkkk

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  12. Fico feliz com a volta dos seus posts.

    Comprar carro descente no Bostil é complicado, é escolher o menos ruim.

    Particularmente não gosto e evito as marcas VW, Chevrolata e Fiat.

    "Tudo em nome da manutenção do nível de emprego do setor"

    Pois é, aqui o governo é refém dessas montadoras de carroças.

    Mataram os importados com o super IPI, esses que estavam forçando as "nacionais" (que são multinacionais) a reduzirem o preço.

    Enquanto não houver o livre comercio de "verdade" nessa droga, teremos esses produtos de qualidade inferior.

    Um super abraço

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    1. Mesmo com o dedo do Governo, a concorrência do setor aumentou, o que melhorou (um pouco) o nível dos carros, mas não os preços. Pelo menos não comprando das quatro grandes você estimula mais ainda essa concorrência, mas apenas tome cuidados com modinhas.

      Amplexos fraternais!

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  13. Fui deletar um comentário monóbíceps e acabei apagando o comentário do anônimo encoxado. Abaixo reproduzo-o com a devida resposta:

    "Troll, dei muito valor quando começou o post citando logo os itens de segurança que um carro deve possuir. Acho muito louvável isso, pois infelizmente em nosso país a população tem um péssimo costume de negligenciar tais itens...Muitos nem sabem o que é um freio ABS.

    Agora vem minha parte "hipócrita" da coisa. Sou um universitário fudido do interior paulista, 20 anos, passo por duas cidades todos os dias até chegar na minha faculdade. Um caminho do cão, 50km ida e mais 50km na volta, onde pego três ônibus pra chegar na faculdade e outros três pra voltar pra casa.

    Dito isso, vou começar um estágio no mês de agosto e estou DESESPERADO pra ter meu primeiro carro. Não aguento mais ser encoxado, espremido e chegar suando na faculdade. O estágio pagará 850 reais, uma mixaria óbvio, mas vou guardar cada centavo pra comprar um carro. Não será nunca um primor em segurança e conforto, mas será melhor que nada. Estabeleci um teto de 15k, e infelizmente seguirei o padrão da manada brasileira na hora de comprar "tendo AC,DH,vidros e travas elétricas tá ótimo". Já tenho namorados alguns Ford Ku modelo antigo, Palios, Gols, Peugeot's 206 e Celtas da vida no OLX.

    No futuro, com melhores condições obviamente segurança será um item primordial pra mim, hoje infelizmente não dá."

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    1. Jovem mancebo desesperado,

      Espero que você não venda um rim na China para comprar um carro. O fato é que passei por situação semelhante quando tinha sua idade e a solução que encontrei foi sair de casa e morar perto do trabalho e faculdade. Foi uma ótima ideia! Inicialmente dividi um apartamento com amigos, o que rendeu muitas histórias divertidas. Depois, eu fui morar sozinho mesmo e isso me ajudou muito a estudar com concentração máxima no meu objetivo de ser funcionário público top. Como eu disse acima, quem não tem patrimônio, não deve adquirir um passivo caro como um carro. Guarde esse dinheiro para investir na sua formação, bancar um curso de língua estrangeira, colocar um pouco de músculo nesse seu corpo de grilo e comprar livros diversos, sejam técnicos ou não. E morando fora de casa, você ainda poderá, eventualmente, levar umas pepecas para beber leite de canudinho.

      Eis o veredito d'El Rei.

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    2. "colocar um pouco de músculo nesse seu corpo de grilo "

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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  14. Aeeeee Troll!
    Quanto tempo ein?!
    Belo post (em todos os sentidos) e concordo com todos os pontos citados!
    Grande abraço mano!

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    1. Grande Thales! El querinho d'El Rei! rs

      Bom te ver por essa humilde cercania! Forte abraço!

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  15. Chorando para manter um VW Jetta e dizendo que Ford Fiesta é carro.

    De playboy só tem a parte de troll mesmo. Vai continua rodando na frota do órgão hahahaha.

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    1. Sim, e com você pagando minha gasolina... chupa monobíceps!

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    2. Tomara que capote o carro e morra seu otário.

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    3. Senta aqui no meu colo, jovem. Vamos conversar...

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  16. Comprou PETR4 por quanto mesmo? hahahahahaha

    Desculpas... ops, respostas:
    ( ) No longo prazo vai compensar
    ( ) Vou aportar 30 mil mês que vem

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    1. Pelo tamanho da carteira e do objetivo que persigo, dois reais a mais ou a menos não fazem a menor diferença.

      E você realmente acha que comprei 3k de Petro com dinheiro novo? rs

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  17. Boa noite Troll

    Não to brincando, compra um Azera 2012 usado, coloca um seguro e seja feliz. Vai ter tudo o que você quer, tirar onda e tudo que tiver respeito. Já vi uma análise de um cara que comprou um 2009 (estílo mais tiozão) e tá gostando muito. Mas coloque um bom seguro, pois uma lanterna custa 6000 pelo que ele falou. Nada que um seguro não resolva. :)

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  18. Troll, o que vc acha dos caras que dizem que vão ficar 30 anos aportando sem carro, pra chegarem depois dos 50 e comprarem carros um pouco acima da média como audi, mercedez, vovlo?

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    1. Acho que são loucos. Um carro não traz essa satisfação pessoal toda que os jovens mancebos pensam. Você logo se acostuma com ele e fica com vontade de trocar por outro. O que importa é ter relacionamentos felizes, meu caro. Isso é que dá muuuuito trabalho...

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