quarta-feira, 18 de julho de 2012

Operação do Dia - Borboleta Assimética

Caros companheiros de Blogosfera,

Observando o mercado, percebi uma oportunidade de montagem de uma Borboleta Assimétrica Comprada em Vale série H. A operação está com um custo equivalente a aproximadamente 35% do retorno máximo, o que considero uma boa relação risco-retorno. Segue o resumo da operação:

+x VALEH36: R$ 3,74
-3x VALEH40: R$ 1,00
+2x VALEH42: R$ 0,32

Spreado comprado: R$ 1,38
Retorno máximo: R$ 4,00
Stop financeiro: não há
Stop temporal: quinta antes do vencimento se estiver com lucro
Alvo de lucro: 80% (ou 90%, vou observar) do máximo ou VALEH40 custando R$ 0,15
Patrimônio arriscado: 0,56%

Intervalo de lucro: VALE5 entre R$ 36,59 e R$ 40,32. Praticamente +/- 5% do preço atual (R$ 38,41).

Das opções que operei, até hoje VALE foi a única que só me deu prejuízo... rs

Crianças, não façam isso em casa.

Até mais!

28 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, Troll.
    Poderia nos dizer como funciona essa operação, só conheço venda coberta.
    Essa eh uma operação para o mercado de lado, em queda ou em alta?
    Vallew e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Borboleta é uma operação-alvo, ou seja, procura-se acertar o preço do ativo-objeto no dia do vencimento para obter retorno máximo. Na prática, acertar o miolo da borboleta (strike da opção vendida) é muito difícil, então procura-se estabelecer uma faixa de lucro ótima, levando-se em conta a relação risco-retorno e a voltilidade do ativo objeto. Por buscarmos um intervalo de preços, não convém realizar essa operação com ativos muito voláteis.

      Nesse link, vc pode conferir a voltailidade histórica de VALE5. Repare que a mensal está abaixo da trimestral, da semestral e da anual.

      http://www.bastter.com/mercado/images/estudos/grafico-vh-VALE5.png?v=

      O gráfico de payout da borboleta é assim:

      http://4.bp.blogspot.com/_JASgH7puunE/Sjggt8P2ErI/AAAAAAAAAYA/pI1LSUw3Gag/s400/grafico-opcao-borboleta.png

      A minha é mais para a esquerda pois é com viés de baixa.

      O mercado pode ir para qualquer lado, desde que não ultrapasse a faixa de lucro.

      É isso. Fique a vontade para mais perguntas.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Olá Troll,
    Não sou fã de estratégias com nome de animais (borboleta, vaca, boi, etc), partes de corpo (cabeça, ombro) e letras gregas (gama, delta, etc), mas por ignorância minha mesmo, e falta de interesse. De qualquer forma, desejo sucesso nos seus investimentos.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soberano ADP,

      Essas operações envolvem um alto risco e para serem feitas necessitam de um ótimo gerenciamento de capital. Para travas e vend coberta, estou bem familiarizado. Já essas operações mais complexas, estou começando.

      O tripé para a IF é:

      1) Trabalho
      2) Compras mensais de ações de boas empresas
      3) Reaplicação de proventos

      Isso todo mundo tem que fazer. O resto é apenas um plus. Minha meta é me desenvolver no mercdo de derivativos e tentar melhorar minha rentabilidade em algo entre 4% e 6% aa. Vamos ver no que vi dar! :-)

      Um abraço!

      Excluir
    2. Pelo menos o tripé estou mantendo.
      Essa diferença de 4 a 6% a a é brutal no longo prazo. Qualquer coisinha a mais faz uma diferença gritante. Sucesso na estratégia.

      Abraços

      Excluir
  3. Troll, na boa... Isso pra mim é grego! kkkk

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, mas vc faz trades usando AT! Já viu harami, martelo, morobuzu, bebê abandonado, shooting star etc.

      Vc tá me trollando seu brincalhão! kkk!

      Excluir
    2. Tá bom Trol... O máximo que eu faço é ver flâmulas, quando foge muito da tendência e definir preços mínimos e máximos das ações para fazer trades... kkkk

      Quando eu sinto que a ação exótica vai subir, eu compro menos de 1000,00 dela, aproveitando a corretagem de outra ação TOP.

      E leio os blogs amigos... kkkkk

      Excluir
  4. Olá Troll!

    Muito interessante a operação, estou lendo dois livros de opções e comecei a me arriscar um pouco nelas com 2% do meu capital, por enquanto tive 2 prejuízos e um lucro que mal cobriu os prejuízos. Estou encarando como um pagamento de um curso na prática, rsrs.

    Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro General,

      Não sei qual o tipo de operação vc faz, mas se for compra a seco, saiba que essa operação é -EV no longo prazo. Eu acho 2% muita coisa pra quem tá começando. Eu mesmo só arrisco no máximo 1%. Ajuda muito ter uma planilha para simular por pelo menos 3 vencimentos antes de operar com dinheiro.

      Um abraço!

      Excluir
  5. MUDANDO DE ASSUNTO:

    Troll,

    Estou me preparando para o concurso de Técnico do TCU.

    Na sua opinião, é mais eficiente estudar por materiais preparatórios específicos para o cargo ("Ponto dos Concursos", "Estratégia Concursos" e outros) ou adquirir livros de cada matéria?

    Já estou na reta final (as provas são em 02/09), estou estudando por material preparatório, e meu desempenho respondendo as provas anteriores é ótimo.

    Mas é óbvio que o autor não vai deixar de abordar os temas de questões anteriores, para passar ao aluno a ideia de que o material dele é de qualidade. Mas não dá para saber se o material aborda tudo o que poderá cair na prova futura, sinto-me inseguro.

    Ao mesmo tempo, vejo que os livros são muito extensos, insistem em muitos detalhes doutrinários, coisas que em 99% dos casos são inúteis para concurso, servindo apenas para estudiosos do Direito ou concursos TOP.

    Gostaria de saber sua opinião.

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, muitos livros doutrinários são inapropriados para concursos pelos motivos que vc elencou. Porém, os livros da editora Campus Elsevier são muito diretos e cheios de exercícios de provas passadas. Inclusive, há livros apenas de exercícios comentados, que são ótimos. Recomendo que vc olhe o acervo no site da editora e procure o material que melhor lhe sirva.

      Boa sorte e sucesso!

      Um abraço!

      Excluir
  6. Olá troll,

    gostaria que você e todos que aplicam na bolsa lessem esse artigo no h t t p://blogdosamy.blog.uol.com.br/
    no dia 17/07 ele publicou uma comparação da Bolsa com RF.
    Algo me cheira mal nesse artigo, mas sou investidor iniciante e não consigo refutá-lo.

    É isso mesmo? Ou ele está trollando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não preciso nem ler o artigo meu caro. Se esse estudo provasse DE FATO alguma coisa, vc acha que os investidores institucionais e os grandes fundos já não teriam retirado todo o dinheito da RV? a bolsa já teria fechado há muito tempo!

      RV é o caos e não é possível provar nada nesse universo totalmente imprevisível que é o mercado de ações. Como eu disse do blog do VR, a bolsa de Nova Iorque tem 200 anos de história. É possível extrair dados de qualquer período e "provar" qualquer coisa. Qualquer amostra inferior a 50 anos na bolsa é viciada, em minha opinião.

      Excluir
  7. 4% nas opiças, faça-me rir! vc consegue isso no TD mané

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver a sua argumentação, me desculpe. Misturar RF com RV não existe. Tenho os papéis encarteirados para longuíssimo prazo e isso não mudará se eu adquirir TD. Eu poderia alugá-los para receber uma merreca, mas prefiro a venda coberta por considerar que o risco compensa bastante. Os papéis estão parados lá, então não tem nada de errado em remunerar para auferir qualquer percentual a mais, independente de ter ou não TD em carteira. E 4% a.a é só para a venda coberta. Se eu obtiver sucesso nas outras operações que estou desenvolvendo (mesas, travas de baixa e borboletas), isso chega a 10% a.a fácil...

      Respondi levando em consideração que vc não está sugerindo que eu me desfaça das ações para comprar TD. Caso contrário, aí seu post foi mais sem noção ainda...

      Excluir
    2. Hahah, então vc está argumentando que é "mais legal" 4% com todos os riscos do que 4,5% seguroso no TD??? Qual é sua noção de rentabilidade mesmo??? É melhor 1% arriscado em RV do que 4% em RF?? Brilhante!!

      Excluir
    3. Vc não entendeu nada do que eu disse e não vou mais perder tempo explicando, pois vc não entende o que é RV e nem o que é alocação de patrimônio.

      RV é uma parte do patrimônio e RF é outra. As duas não se misturam, entendeu? Atualmente tenho 100% em RV e 0% em RF. Um dia terei 50% em RF, 30% em FII e 20% em RV. O que faço é pegar esses 20% em RV e alavanco usando derivativos. Ou seja, colocar TD no meio disso não tem nada a ver, pois é outra parte do patrimônio que já tem seu percentual definido.

      Fui claro? Espero que sim, pois mais uma bostejada sua e eu encerro essa conversa, pois o troll aqui sou eu.

      Excluir
    4. Cara, não tem isso de "classe", o que importa é a rentabilidade pesando riscos. ÓÓÓbvio que 4% de rentabilidade em RF é muuuuito mais compensador na relação riscoXbenefício do que 4% em opções, que nem sempre dão certo como vc admite. Vc muda de classe pra ter retornos maiores com riscos maiores, não o mesmo retorno com risco maior. Dããa~, quer que desenhe???

      Excluir
    5. Sim, existe isso de classe. Além do mais, eu não alavanco para ganhar 4%. Esse percentual é o mínimo que eu estabeleci que devo ganhar para compensar o risco de ser exercido ou perder o capital. Não sei se foi isso que vc quis dizer com "mudar de classe", mas se está sugerindo que devo sair da RV para a RF, eu não concordo que pagar um enorme IR, taxas e corretagens compense para ganhar o que a RF tá dando.

      RF para mim tem as seguintes utilidades:

      1) Reduzir a volatilidade de portifólios grandes;
      2) Prover fluxo de caixa em portifólios grandes;
      3) Remunerar capital de portifólios em formação, enquanto não surge oportunidades em RV.

      Eu me encaixo no item 3, logo a RF e suas taxas para mim não são investimentos. São apenas reservas de valor enquanto a RV não cai. Porém, eu adotei a estratégia de alocar tudo em ações até atingir um certo objetivo.

      Discutir isso com vc não leva a nada, pois se trata de estratégias diferentes.

      Bons investimentos para vc! (se é que vc investe em algo)

      Excluir
  8. Voce pretende ter ganhos de até 10% sobre sua posiçao total em RV alocando apenas 2% do capital em opçoes. Para que isso aconteça voce precisa de uma valorizaçao de quase 600% do capital alocado em risco. Tem certeza que isso é viável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madman, é perfeitamente possível, pois estamos falando de alavancagem financeira. Colocando em números, é como se eu tivesse 100 mil em RV e alocasse 2 mil para cada vencimento, visando ganhar 10 mil no ano. Se eu perder em todas as operações, perco 2% a cada vencimento, ou seja, o risco é muito maior do que só 2% do capital total. Só com venda coberta, que é uma operação conservadora já dá pra ganhar de 4%aa a 6%aa.

      Excluir
    2. Mas é claro que estamos falando de planos. Ainda estou aprendendo e cometendo alguns erros. A rentabilidade virá com o passar do tempo.

      Excluir
  9. Troll!

    Vai continuar participando do Ranking de Rentabilidade?
    Se for preciso da atualização até o final de amanhã no máximo, por favor =)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amigo, mas como participo sem informar valores absolutos?

      Excluir
    2. Me enviei um e-mail ou coloque apenas a rentabilidade da planilha de cotas recortando os valores! =)
      Se possível informe o aporte percentualmente.

      Abraços

      Excluir
  10. OI boa tarde o vc que sabe sobre assimetria da informação para investimentos. os sardinha sempre serão prejudicados , embora se possa ler muito.Como obter vantagens em investimentos para um sardinha.

    Tutho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse assunto não me interessa, pois não sou operador de notícias.

      Excluir