quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Eterna Dúvida: Poupar ou Consumir?

Martha Washington é a única mulher que aparece em uma cédula do dinheiro americano. Mas isso pouco importa neste momento...

Caros súditos de minha Blogosfera, El Rei está de volta!

Hoje, quero refletir sobre uma dúvida muito comum, que normalmente atinge quem está começando a trabalhar: poupar ou consumir? Devo poupar muito agora para me aposentar mais cedo? Devo aproveitar minha juventude, gastar tudo o que posso e poupar mais tarde? Existe o risco de arrependimento futuro caso eu escolha poupar ao invés de consumir?

Há casos que excedem os limites da normalidade, como pessoas muito avarentas, cujo prazer se encontra somente na acumulação de riqueza, sendo o consumo da mesma algo que causa dor e sofrimento. Por outro lado, há os indivíduos portadores de prodigalidade, os quais, inclusive, são considerados relativamente incapazes pela lei brasileira, podendo ser alvo de interdição judicial, pois seus gastos excessivos podem dilapidar todo o patrimônio de uma família. Não irei tratar desses casos, pois dada a natureza doentia dos mesmos, as pessoas que neles se enquadram não devem ser alvo de críticas, mas de tratamento médico específico.

Um caso clássico que ilustra a dualidade entre viver e juntar dinheiro é um email que há muito tempo circula na web. Trata-se de uma carta enviada por um ouvinte ao consultor Max Gehringer, da rádio CBN. Para quem nunca leu, há um vídeo no Youtube, com a narração do próprio Max:




O ouvinte velhote frustrado ter uma visão ridícula e incompleta sobre acúmulo de patrimônio é uma coisa. O que deixa assustado é a quantidade de gente de concorda com ele, inclusive jovens!!!

Como dito inicialmente, nenhuma pessoa saudável simplesmente junta dinheiro por juntar. Tem blogueiro aí sonhando em juntar 1 bilhão de reais por achar o número bonito. Não acho que seja um exemplo a ser seguido. Deve-se juntar dinheiro, muito ou pouco, sempre tendo em vista um objetivo, seja a realização de um sonho de consumo, ou busca pela segurança quando não se puder mais trabalhar.

E quando começar a poupar? É mais fácil poupar quando se é jovem e saudável. Logo, após consolidar a carreira, faça um plano de investimentos de longo prazo. Conheça seus limites, suas necessidades materiais e sua tolerância ao risco. E uma das grandes vantagens de começar a poupar cedo é maximizar o efeito dos juros compostos, algo já amplamente difundido em diversos posts de outros discípulos de El Rei.

Eu sou extremamente conservador. Como funcionário público de alta renda, eu poderia adotar a filosofia tonight is last day on Earth para minha vida. Muitos colegas adotam. Poderia fazer parte do grupo de pessoas que acham que podem viver sem reserva financeira. Eu disse "acham", pois muitos não podem mesmo. Eu só vejo uns poucos casos de indivíduos que praticamente não precisam de preocupar com as finanças:

1) Pessoas como Eike Batista ou Neymar;
2) Pessoas como os filhos do Eike Batista;
3) Pessoas como os pais do Neymar;
4) Pessoas portadoras de doenças fatais incuráveis (mas se acontecer um milagre estarão fodidas).






A não ser que você seja o dono da Playboy, pense em ter uma reserva financeira para os momentos de dificuldade que certamente aparecerão. Não conte com filhos ingratos para limpar sua bunda no fim da vida...

Um abraço!

Keep Trolling! Work Hard!


63 comentários:

  1. troll, vc limpa a bunda de seu velho pai ou vc é um ingrato também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vice-Guardião de El Rei6 de fevereiro de 2013 às 11:55

      El Rei conta com você para tal desiderato, já que compartilham do mesmo genitor, uma vez que que o Antigo Patriarca visitou o leito conjugal da senhoura sua mãe em momento de ausência do marido dela que te criou.

      Att. Vice-Guardião de El Rei

      Excluir
  2. Gosto muito deste post para defender o juntar dinheiro:

    http://www.valor.com.br/valor-investe/o-estrategista/2866814/falsa-oposicao-entre-viver-ou-juntar-dinheiro

    Juntar de forma equilibrada, claro.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Cabe aquele meme aqui:

    http://t.qkme.me/35x3zp.jpg

    Eu faço questão de ter um jantar decente num restaurante "caro" todo mês.

    É uma maneira de pensar "puxa, isso é bom e preciso fazer isso mais vezes" e ao mesmo tempo lembrar que preciso me esforçar para manter um padrão desses. =]

    ResponderExcluir
  4. Isso aí El Rei, alerte essa molecada que tem por aí. A civilização brasileira agradece.

    ResponderExcluir
  5. Tremendo meninão bobo esse troll... hahahaha

    ResponderExcluir
  6. Quanto ao Neymar eu tenho minhas dúvidas, Troll. O índice de falência destes esportistas é bem alto.

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/08/25/revista-norte-americana-forbes-questiona-gastos-de-neymar-no-caminho-da-falencia.htm

    Apesar que até se vestir de ursinho ele já fez por dinheiro, né. Se falir vai demorar um pouco, kkkkkkkkk.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Um tema candente, que merece mais desdobramentos, pois sói representar uma polarização, para cujo deslinde ainda não se apresentaram argumentos consistentes. Vossa Majestade ergueu a ponta do véu de um problema que, penso, remete à perene influência dos vieses psicológicos que incidem sobre as decisões, de um modo geral, e, especialmente, quanto às que envolvem o planejamento para a conquista da IF ou de uma renda passiva paralelamente ao ofício profissional. Aliás, o Augusto El Rei poderia inaugurar uma sequência de tópicos acerca da concorrência do fator humano para o êxito ou fracasso de qualquer intento.

    Minhas humilíssimas saudações.

    ResponderExcluir
  8. sou o meio termo, acredito que tudo na vida é questão de balancear não adianta poupar tudo ganho a vida deve ser aproveitado esse ano farei uma bela viagem para curtir a vida só que não deixarei de poupar o melhor e traçar metas e acompanha-las corrigir se necessário. a vida mesquinha que pobreta leva não serve para ninguem parece um cachorro sofredor

    ResponderExcluir
  9. O problema deste tema é que normalmente as pessoas enxergam como 8 ou 80: velho rico e fudido ou carpe diem.

    O que importa é o q vc colocou: planejamento.

    Com ele podemos manter um equilíbrio. Comentei sobre isso outro dia no blog do Corey e vou repetir aqui:

    Se o Pobreta juntar R$ 500 a MENOS por mês, para ele gastar com o que quiser (em 1 ano da até pra pegar uma viagem internacional!), ele irá atrasar o planejamento dele em 1 ano.

    O que é melhor? Ficar 12 anos na merda ou 13 anos vivendo uma vida normal?

    Planejamento é chato, mas é essencial.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, as pessoas acham que é tudo ou nada.
      Acho que temos que encontrar o equilíbrio entre os dois lados e nos planejar de acordo. Abraço.

      Excluir
    2. Voltou de Iguaba? Se divertiu muito na lagoa? Jussara vai bem?

      Excluir
    3. Anônimo,

      Separei este link pra vc:
      http://migre.me/d9Hen

      Não fica bravo não, tá? Recomendo trabalhar e estudar, assim vc pode ir pra lá tb.

      #ficaadica

      Excluir
    4. Você quer eu te encontre lá ? Não obrigado, prefiro te deixar aí sozinho. A propósito e teu carnaval no terreirão do samba? Comprou o isopor para levar suas cervejas, o bilheteira do trem está comprado? Tudo pronto, adeus Marechal Hermes....

      Excluir
    5. alguém que consegue ter inveja do dimachinho levante a mão!

      Excluir
    6. Eu tenho inveja desse gordinho tetinha, pois eu não sei onde o Marcio Brito arruma coragem para postar as fotos dele com aquela cara de biscoito traquinas.

      Excluir
    7. putz... Agora eu me rendo!

      Comodifatis é preciso MUITA coragem pra ser o Dimarcinho!

      E isso é de fato invejável....

      Excluir
  10. Belo Post Troll !! Acredito que todos devemos manter um equilíbrio, só p/ ilustrar: tenho um tio que foi avarento a vida toda e se orgulhava de nunca ter feito um mal negócio, A vida lhe aplicou uma lição e da noite p/ o dia ele não tinha mais onde dormir, teve de aceitar perder 50% de seu patrimônio p/ não perder os 100%. Ele melhorou um pouco depois disso... rs

    Ass.:

    Investidor Zé Ninguém
    .

    ResponderExcluir
  11. Olá Troll.
    Acho que devemos encontrar um equilíbrio que nos faça bem. Os gastos supérfulos devem ser cortados e investidos. Temos que pensar no amanhã, pois não sabemos até quando o INSS vai aguentar! rsrs

    Abraços!
    Pobre Poupador
    www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir
  12. Pior post que li neste cemiterio

    ResponderExcluir
  13. Excelente post.

    A frugalidade extrema funciona no começo da vida laboral, quando os gastos são menores, ninguém depende de nós e podemos investir mensalmente mais de 80% da nossa renda. Com certa experiência de vida, dá pra conseguir discernir que é OK gastar 1K num final de semana em Sampa uma ou duas vezes ao ano, e ainda assim manter a disciplina.

    Aos 30 espera-se do filho da puta que já esteja encaminhado na vida, com um bom emprego e uma renda suficiente pra pagar as contas, se divertir, passar o rodo nas cocotas e ainda aportar uns 50% do salário.

    Eu já tô perto dos 40, situação financeira estável, uma filhota, aposentadoria integral garantida (ainda), então já me permito alguns luxos, como ter um carro muito bom (pago à vista, obviamente), não viajar de Gol (só Tam ou Avianca), trabalhar 6h/dia, tirar dois meses de férias por ano etc., e ainda aporto no mínimo 1/3 do meu salário.

    Posso dizer que vivo uma "frugalidade seletiva", porque não compro roupas caras, não tenho vícios caros (inclusive parei com o poker depois que a filhota nasceu, e mesmo quando jogava, jogava barato), não tenho vontade de morar numa mansão luxuosa, não gosto de gadgets, minha esposa não gosta de jóias etc. Gastos mensais consideráveis mesmo só com a escola da filhota (1,3K), minha saúde (pilates e terapia, 1K), plano de saúde pra família (700 dilmas) e os almoços e jantares com a família e amigos (aqui vai uns 2K mensais).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empresa boa 6 horas por dia, aposentadoria integral e dois meses de férias? És juiz ou procurador?

      Excluir
    2. Ele trabalha no Senado, seu burro!

      Excluir
    3. se assim fosse (senado) seria 6 horas mensais!!!

      Excluir
    4. Senso Cri-crítico é so mais um "capetalista" fdp

      Excluir
    5. O nosso amigo está muito bem enco certeza de que a encaminhado e tenho certeza de que a escalada dele deve ter sido muito difícil. Não sei pq se importam tanto em descobrir o que as pessoas fazem.

      Excluir
    6. Dignissimo rei,

      O interesse sobre o que as determinadas figuras fazem no mundo real, surge depois que os mesmos ficam se exibindo toscamante falando que são issos e aquilos (tipo func, publl. top), mas como suas hstórias não guardam nenhum nexo com a realidade, fica divertido questioná-los e ve-los rebolar no meio de tantas mentrias fracas tentando se justificar.

      Ass,

      Invejoso de Fakes

      Excluir
    7. Alguns erros grosseiros de digitação acima, pois respondi do celular, mas creio ter ficado legível.

      Súdito, já desmascaraste algum blogueiro ou pegaste alguma grave contradição?

      Excluir
    8. Sim, dignissímo, vários e não só blogueiros. Mas claro, seus personagens rapidamente desapareceram da mesma forma que surgiram.

      Excluir
  14. Como dizem - o melhor é o meio termo, embora na minha opinião o meio termo neste caso deve pender mais para o poupar que para o gastar!

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Eu não sei pq, mas seu comentário foi considero spam pelo blogger. Já desbloqueei.

      Um abraço!

      Excluir
    2. "Eu não sei pq, mas seu comentário foi considero spam pelo blogger"

      Por que será???

      Ninguém sabe...

      Excluir
  16. Acho que nem 8 nem 80, nem frugalidade absurda, nem excessos extremos, frugalidade absurda é para os realmente pobres, excessos p os absurdamente ricos, para os 'normais' o melhor é o equilibrio, se dedicar ao trabalho/profissão, buscar bons salários, outras fontes de renda, poupar p o amanhã e principalmente viver o hoje.

    Não faço questão de luxos, carros grande, imovel imenso, roupas de marca, coleção de sapatos, mas gosto de viagens, passeios, restaurantes, sempre curti e nem por isso deixei de investir (admito que o salário ajudou bastante e nessa parte entra o esforço pessoal)

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Fala Troll. Muito bom post.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Eu tb me surpreendi com a aceitação e difusão que esse comentário na coluna do MAx Gehringer teve...

    ResponderExcluir
  19. Investidor anarco-punk6 de fevereiro de 2013 às 17:48

    Acho que o equilíbrio financeiro está em conseguir que seus investimentos paguem antecipadamente seus gastos. O grande ponto de discussão aqui é que mesmo sendo poupadores ou perdulários durante a vida a gente precisa ter SAÚDE. Saúde a gente adquire ao longo do caminhar e precisa manter. Ainda não comecei meus investimentos, acompanho a todos vcs desde julho do ano passado e aprendo muito com isso. Sei do meu perfil de investidor, quero arrancar dinheiro do mercado e ter patrimônio e além disso quero conquistar a minha independencia do sistema através da PERMACULTURA. O meu lema será: EXPOSIÇÃO MÍNIMA DO MEU DINHEIRO AOS IMPOSTOS. Acho que esse sim, o sócio maldito (o Governo) o nosso pior inimigo. Gente, os investimentos tem que trazer menos dor de cabeça, poupar o dinheiro do nosso trabalho e trazer benefícios. Penso em investimentos para por exemplo pagar antecipadamente a escola do meu filho anualmente (e conseguir desconto), pagar uma academia no ano (mais desconto) e cursos de idiomas (desconto!!). Isso sim é fazer o dinheiro trabalhar pra vc. Ao invés de desembolsar os gastos mensais, dar uma chulapada anual e ainda conseguir protege-lo dos aumentos e desvalorizações. A permacultura me renderá alimentos mais saudáveis e ainda por cima eu não pagarei impostos em alimentos, o insumo mais taxado, o corrossivo que onera o nosso suado dinheiro.

    ResponderExcluir
  20. Hehe, belo post, bem ilustrado...
    No meu caso, no momento, tentado diminuir o consumo ao máximo, fase bem pão-dura, até mudei para a casa da sogra, rs.
    Abraço!

    http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu também sou favorável ao equilíbrio... consumo e poupança devem andar juntos... viver uma vida miserável com a conta cheia de grana não faz o menor sentido... viver uma vida de milionário e nem um centavo na conta, tão pouco...
    Mesmo sabendo que o que temos é o presente, é necessário sim projetar o futuro...

    ResponderExcluir
  22. Troll, também sou servidor 15 anos de RFB, não agüento mais, mas faltam 20 anos para aposentadoria, estou estudando parabpratico, passei bem colocado na primeira fase, vamos ver se consigo passar e pegar um bom Porto. Não quer tentar esse concurso também? Achei mais fácil do que de auditor fiscal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço esse concurso e sei de algumas pessoas que passaram. Eu penso que os salários milionários atuais não devem durar. Não tem que ter formação na EN ou Marinha Mercante para fazer a prova?

      Excluir
    2. Não qualquer curso superior, o primeiro colocado de 2008 era advogado. Abs,

      Excluir
  23. aquela da primeira foto é o meu tipo de mulher. Me diga o nome dela

    ResponderExcluir
  24. Troll,

    Você sabe qual a data ex-dividendos de PETR4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunte pro dimarcinho. Ele é engenheiro de lá e segundo o General tb atua como insider dela.

      Excluir
    2. Nem precisa ser insider. Anota, petr está a caminho da ruína, vale hoje o que a ogx valia há alguns meses.

      Para acompanhar datas de dividendos, acessa o dividendobr (Google).

      Excluir
    3. Comparando Petrobrás com OGX? Tá mal de análise hein!

      Excluir
  25. Depois da carcada do Blastter, Cambaleão bostejante fez um post para dizer que as industrias petroliferas Eike X são uma "aposta" melhor que a Petrossauro e para completar a avalanche bostesjante foi na Ostra dizer que inflação é bom e quer que volte com tudo (http://cultodaostraazul.blogspot.com.br/2013/02/dividendos-cerveja-leituras-de-carnaval.html) ela como sempre foi educada dizendo que perdoa a merda proferida por esse reptil
    É ou não um lider nato a ser seguido?

    ResponderExcluir
  26. se você vai idolatrar o cachorro, pelo menos fala o nome certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Degitei errado gerente anonimo idiota, melhor errar na digitação do q nas ideias e investimentos
      Como sempre... Bostejando

      Excluir
    2. pois aprende pelo menos a "degitar" certo

      Excluir
    3. engraçado que todo anon é este tal de gerente/cambaleão

      huahuahauhauha

      Excluir
  27. de que adianta o cara poupar se compra petr?

    haha

    ResponderExcluir
  28. Quem investiu a longo prazo na PETR4 se deu muito bem, ela esta tão barata quanto ao auge da crise de 2008 e o começo de 2007. Esta certinho.. é nessa hora que eu entro para fazer uma grana nas costas do Troll e os demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas se ela tá tão barata quanto no auge da crise de 2008 e 2007.... então como quem investiu no longo prazo se deu muito bem?

      Excluir
  29. Eu fui ironico, meu camarada.

    ResponderExcluir
  30. I diԁnrгrt tгу Εco-friendly
    Smоkе аs a reѕult of ρrice.
    I cаn't afford this.

    Feel free to visit my weblog; green smoke promo codes

    ResponderExcluir
  31. I was wondering if you ever considered changing the layout of
    your site? Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it
    better. Youve got an awful lot of text for only
    having 1 or 2 pictures. Maybe you could space it out better?


    Feel free to visit my web-site :: the full report ()

    ResponderExcluir