Nobres combatentes, súditos, membros da corte e musas do harém de El Rei!
É com muito pesar que não tenho lhes dado a devida atenção! Assuntos urgentes clamam pela mão de EL Rei. No facebook real, há bastante conteúdo e atualizações quase diárias. Clique aqui e curta!
Porém, para compensar minha falta, trago a vocês uma entrevista com ele, um blogueiro muito especial e querido por todos, conhecido por sua simplicidade aliada a uma grande facilidade para transmitir conhecimento. Seu único defeito: ser botafoguense! Entrevisto um dos Titãs da Blogosfera, Além da Poupança, vem pra cá! Uou!!!
1) El Rei: Caro Além da Poupança, seu blog é relativamente novo - iniciou em setembro de 2011 - e rapidamente tornou-se um sucesso na comunidade de finanças, sendo citado em diversos fóruns, fazendo a Planilha do ADP ser uma referência para o controle da rentabilidade pelo sistema de cotas. Ao criar o blog, você esperava toda essa repercussão?
Porém, para compensar minha falta, trago a vocês uma entrevista com ele, um blogueiro muito especial e querido por todos, conhecido por sua simplicidade aliada a uma grande facilidade para transmitir conhecimento. Seu único defeito: ser botafoguense! Entrevisto um dos Titãs da Blogosfera, Além da Poupança, vem pra cá! Uou!!!
1) El Rei: Caro Além da Poupança, seu blog é relativamente novo - iniciou em setembro de 2011 - e rapidamente tornou-se um sucesso na comunidade de finanças, sendo citado em diversos fóruns, fazendo a Planilha do ADP ser uma referência para o controle da rentabilidade pelo sistema de cotas. Ao criar o blog, você esperava toda essa repercussão?
A.D.P: Antes de tudo, gostaria de agradecer pela oportunidade desta entrevista. Apesar de sua figura controversa, Rei Troll, muitos concordam que suas ideias são bastante úteis quando não está
trollando, mesmo você considerando sua trollagem como uma função social.
Olha, ainda não considero meu blog um sucesso. Há blogs mais novos que o meu e que possuem audiência maior. Mesmo assim, não pensava que meu blog teria a quantidade de acessos de hoje. Minha maior motivação em sua criação foi devido ao fato de eu ser um cara pragmático. Gosto de ver as coisas pelo lado mais prático e simples possível. Havia alguns blogs que utilizavam linguagens difíceis, abordando teorias complicadíssimas e mostrando fórmulas complexas, que na minha opinião não ajudavam com a educação financeira. Pelo contrário. Alguém que caísse de paraquedas em um desses blogs teria maior repulsa pelo investimento em ações. Na época que criei o blog eu já possuía conhecimento suficiente para ocasionalmente fazer algumas postagens. Mas eu queria fazer de forma simples e com linguagem acessível. Acho que isso ajudou a aumentar a audiência do blog. Outra motivação na criação do blog era buscar contato com outros investidores em ações, coisa que no meu dia a dia não tenho. As planilhas ajudaram também. Tenho facilidade e paciência para fazer fórmulas no Excel. Acredito que as planilhas ajudam o pequeno investidor a ter uma ideia de sua performance na bolsa.
2) El Rei: Você tem planos para o blog? Pensa em profissionalizá-lo e sair do anonimato? Além de você, quantas pessoas sabem da existência do blog?
A.D.P: Por enquanto quero manter o blog da forma atual. Não descarto a hipótese de profissionalizá-lo ou de sair do anonimato, mas confesso que hoje não me sentiria confortável com isso. A intenção é apenas fazer postagens e trocar ideias com as pessoas que o acompanham. Eu precisaria ter certeza de que terei tempo e disposição para o blog caso eu decida ir além disso. Ainda tenho que me preocupar com a faculdade e estou mirando um concurso público. Ainda não sinto que cheguei no auge de minha carreira profissional. Por isso o blog seria mais um hobby do que trabalho. Uma coisa que tenho vontade de fazer é um livro gratuito ou de preço simbólico, mas isso seria algo para daqui a 15 ou 20 anos, pois ainda to muito novinho na renda variável.
Além de mim, somente minha esposa e mais outra pessoa sabem do blog. Sei que há a possibilidade de alguém descobrir quem sou. Caso isso aconteça, pretendo continuar com o blog, mas a divulgação dos detalhes de meus investimentos sofrerão algumas modificações.
3) El Rei: Devido às suas opiniões ponderadas sobre vários assuntos e grande conhecimento de finanças, sempre imaginei que você fosse um senhor de idade. Surpreendi-me quando você revelou ser jovem e casado. Qual sua opinião sobre o impacto do casamento nas finanças e na busca pela IF? Você acha que uma companheira pode ajudar nessa jornada ou sempre atrapalha? Conte-nos sobre sua experiência pessoal.
A.D.P: Minha situação atual é de um cara na idade de cerca de 25 anos, casado, que trabalha e faz faculdade. Essa questão sobre casamento e finanças é muito polêmica para algumas pessoas. Devido ao comportamento de algumas mulheres (me refiro àquelas que gastam bastante dinheiro com cabelo, roupas, sapato e outras coisas), muitos homens já condenam todo tipo de mulher, afirmando que é impossível alguém casado atingir a tão sonhada independência financeira. Hoje estou casado e visualizo a minha independência. Meus aportes não são grandes, mas considero que também não sou velho e ainda há muitas possibilidades de aumentar este aporte. Com meu salário eu seguro as pontas de todos os gastos de casa, sobrando um pouco para investimentos. Quem acompanha meu blog sabe que comecei em janeiro de 2011 com cerca de 12.770 reais. Hoje tenho cerca de 80 mil. Se tudo der certo, daqui a uns 4 anos estarei aportando muito mais do que hoje.
Eu já estive dos dois lados, o de solteiro e o de casado, então tenho propriedade para falar. Não interessa se você é casado ou se é solteiro. Um casal poupador vale muito mais do que um solteiro gastador. Isso me lembra na época que eu era soldado do exército. Lá existia a carreira de tenente temporário. O militar entrava com cerca de 19 anos e já ganhava muito bem. Sabe o que muitos deles faziam? Compravam carros caríssimos, uma arma e só viviam na balada gastando dinheiro com mulheres interesseiras. Eles sabiam que esta situação era temporária, mas não havia qualquer preocupação com o futuro. Havia um sargento gastador que chegou ao ponto de simular um roubo do próprio carro na tentativa de receber um seguro. Foi pego e conseguiu se safar disso na medida do possível. Pediu transferência e mudou até de nome de guerra. Ser solteiro não é garantia de nada. O que importa é o comprometimento. Há mulheres dispostas a construir um patrimônio com o marido. O importante é o cara saber escolher a esposa, ou vice-versa.Pelo menos na época em que namorava, eu deixava claro que eu era econômico. Fui fazendo a cabeça da minha esposa e hoje ela me apoia. Mas se o cara não sente confiança de que é possível atingir seus objetivos mesmo sendo casado, então só lamento. Lembro-me também de um amigo que era solteiro convicto. Estimulava o grupo de amigos a se manterem solteiros, pois nenhuma mulher prestava, segundo ele. Sempre citava um tio dele que tinha cerca de 60 anos, que costumava viajar e que era solteiro, mas muito feliz. Só sei que este meu amigo certo dia conheceu uma mulher e seis meses depois já estavam casados. Hoje ele tem um filho. Pode chegar um momento na vida de um homem que ele conhece uma mulher e fica balançado se vai deixar ela apenas passar pela sua vida. Se casar fosse tão ruim, nenhum ex-marido se casaria de novo. Claro que um solteiro possui maior controle de suas finanças, mas casamento não descarta a possibilidade de atingir a independência financeira.
4) El Rei: Como e quando foi o seu primeiro contato com a ideia de investir seu dinheiro? Você se preparou antes ou começou por curiosidade e foi buscando informação depois?
A.D.P: Meu primeiro contato com investimentos aconteceu assim que eu comecei a trabalhar, mas meu interesse foi despertado quando eu era criança. Eu sempre fui uma criança poupadora. Deixava minhas moedinhas no meu guarda roupa e não comprava doces ou outras coisas que crianças gostam. Gostava de oportunidades de arranjar dinheiro. Por exemplo, quando comprava pão de manhã, meus pais separavam um dinheiro para a compra. Muitas vezes eu ia em uma padaria que ficava bem distante de casa só porque o pão era mais barato. A diferença, claro, era somada às moedinhas do meu armário. Isso eu falo quando eu tinha cerca de 7 anos de idade. Nessa época também ouvi dizer que existia uma coisa que você deixava seu dinheiro lá e no outro mês estava um pouquinho maior. Descobri que o nome dessa coisa era poupança. Quando criança fiquei maravilhado pois considerava que era como se alguém te desse dinheiro de graça só porque você deixou um pouco lá. Até então eu imaginei: e se eu tivesse tanto dinheiro, mas tanto dinheiro que seria o suficiente para eu viver sem trabalhar? Dai começou minha fascinação pelo assunto.
Outro ponto interessante foi a completa falta de educação financeira de meus pais. Lá em casa era normal o endividamento através de cartão de crédito e de empréstimos. Meu pai fazia empréstimos para quitar outros. Quando a situação começava a aliviar, meus pais realizavam alguma compra grande, o que fazia a situação voltar a ser péssima. Muitas dessas compras eram supérfluos ou coisas que poderiam ser compradas depois. Eu não entendia muito bem por que meus pais faziam isso, mas serviu como um excelente contra-exemplo.
Quando comecei a trabalhar, separava um dinheirinho todo mês para a poupança, em busca de meu sonho de criança. Até o dia em que um capitão do exército do quartel onde eu servia fez uma palestra para os sargentos e tenentes sobre investimento em ações. Eu estava lá também para prestar apoio no som ou no vídeo, caso alguma coisa desse problema. O capitão mostrou uma série de gráficos, falando com muita propriedade. Aquilo me fascinou. Percebi que no mercado de ações minha tão sonhada independência financeira poderia ser atingida de forma mais rápida do que a poupança. Vi que na mesa do capitão tinha um livro e só consegui anotar o nome do autor: Alexander Elder. Comprei o livro "Aprenda a operar no mercado de ações" e o devorei. Instalei alguns programas no meu computador para analisar os gráficos, fiz simulações e me sentia preparado para realizar meus trades. Infelizmente, estava contagiado pela incompetência inconsciente e, claro, não deu certo. Dei sorte de sair com um leve prejuízo. Consegui recuperar boa parte fazendo alguns trades com as ações do Bradesco. Deixei o dinheiro parado na corretora pois tinha acabado de passar para um concurso público e precisa me mudar. Ainda bem que isso aconteceu, pois ajudou a mudar completamente minha forma de investir. Aliás, é por causa dessa história que o nome do meu blog é Além da Poupança.
5) El Rei: Entre sites, livros e pessoas, quais foram as fontes que mais contribuíram para a formação da sua visão como investidor? Poderia citar alguns exemplos dessas fontes?
A.D.P: Irei responder esta pergunta continuando a história da pergunta passada. Logo quando empossei meu atual cargo, conheci um colega de trabalho que investia no mercado de ações. Ele me apresentou o blog que mudou completamente minha forma e investir. O nome do blog é "Leitão em Ação". O Leitão apresenta nas suas postagens uma forma extremamente simples de se investir e com linguagem bastante acessível. Meu blog é inspirado no blog dele. O blog do Leitão foi o despertar de minha atual forma de investir. Nele finalmente aprendi o significado da análise fundamentalista. O livro de Alexander Elder possui, se não me engano, uma referência sobre análise fundamentalista, mas na época eu passei batido pois não tinha entendido nada. Finalmente tinha encontrado uma forma de investir que estava de acordo com o meu perfil. Nada contra a análise técnica. Quando fiz meus trades de sucesso com as ações do Bradesco, estava fazendo com controle de risco e com pontos de saída, ao contrário dos meus outros trades errados. Mesmo assim, não me sentia confortável com a análise técnica.
Mas com a análise fundamentalista foi diferente. Simpatizei tanto com esta abordagem que devorei diversos livros sobre o assunto. Entre estes livros, os que mais fascinaram foram "O Jeito Peter Lynch de Investir", "O Investidor Inteligente", "Investindo em ações no longo prazo" e "Warren Buffett e a análise de balanços". Mesmo assim, cada livro que não citei contribuiu de alguma forma na minha visão como investidor. Outra fonte que me ajudou muito é a forma de investir conhecida como "Método INI". Na verdade, eu conheci este método antes da leitura dos livros sobre análise fundamentalista. Infelizmente, o Instituto Nacional de Investidores foi desfeito, mas é possível encontrar pela internet referências sobre o "Método INI". Basicamente, o sucesso deste método consiste em investir mensalmente numa gama diversificada de empresas boas e lucrativas a preços razoáveis. Na época, quando li sobre este método, realizei uma série de simulações de compras mensais em empresas lucrativas e percebi que este método faz sentido. Depois que conheci este método, entendi que o mercado de ações não é tão caótico assim, e que realmente as ações são pequenos pedaços de empresas, fato que muita gente sabe, mas ignora. Empresas boas lucram, crescem e dão retorno aos seus acionistas. Empresas ruins dão prejuízo e frustram seus acionistas. Esta teoria está completamente alinhada ao meu perfil. Eu só precisava obter informações para desenvolver uma metodologia com o objetivo de saber diferenciar empresa boas de ruins. É aí que os livros se encaixam.
6) El Rei: Qual o seu objetivo após atingir sua independência financeira? Pretende trabalhar numa atividade que gosta, usará os proventos da carteira de investimentos como complemento da renda familiar ou parará de trabalhar definitivamente?
A.D.P: A independência financeira que almejo não seria apenas para suprir meus gastos do dia a dia. Gostaria também que ela permita a realização de viagens a turismo com uma frequência razoável. Talvez utilizaria o dinheiro da minha aposentadoria para os gastos diários e o dinheiro da independência financeira para viagens, ou vice versa. Se eu mantiver meu ritmo atual, provavelmente não alcançarei este sonho. Preciso aumentar meus aportes. Já estou trabalhando nisso.
Mas como não se vive apenas de viagens, tenho outros planos. Gostaria de realizar serviços voluntários em alguma ONG ou organização filantrópica semelhante. Se eu tiver jeito para ensinar, gostaria de dar cursos ou palestras ajudando outras pessoas a controlar suas finanças, ou quem sabe ensinando um pouco sobre o renda variável para aqueles que se empolgarem.
Parar de trabalhar definitivamente? Só se eu quiser morrer rápido.
7) El Rei: Estamos passando por épocas de instabilidade em todos os mercados mundiais. Especificamente no Brasil, a pressão inflacionária começa a assustar, a insatisfação do povo com o mau uso da verba pública ganhou as ruas, fazendo com o que os políticos sejam pressionados a atender a antigas demandas da população. Muitas empresas sofrem com intervenção direta do governo na economia. Selic subindo. Qual a sua visão sobre o cenário político e econômico brasileiro? Para quem investe ou deseja investir, tanto em ações quanto em renda fixa, até que ponto você acha importante considerar as variáveis políticas e as notícias num planejamento de logo prazo?
A.D.P: Agora você pegou nos meus pontos fracos: macroeconomia e previsões. Tenho sim minhas suposições, mas convenhamos, qual seria a credibilidade que tenho ao expô-las? Vemos diversas vezes renomados economistas errarem feio em suas previsões. Qual seria o valor da minha? Sou um mero pequeno investidor que compra ações.
Tenho a seguinte filosofia de investimento: empresa boa é aquela que é boa faça chuva ou faça sol, nas crise e na bonança, com política da esquerda ou da direita, com Copa do Mundo ou sem Copa. Por isso procuro identificar empresas com negócios ou produtos que historicamente venderam bem. Procuro também empresas que demonstram ter uma administração competente, que sabem se virar nas adversidades. Quando analiso uma empresa, procuro ver os fatos, não as promessas. Se você observar bem, as maiores quedas da bolsa costumam ser de empresas que prometeram demais, mas fizeram de menos. Nestas empresas, os boatos conseguem sustentar por um tempo a cotação das ações, mas inevitavelmente o fato determinará se a cotação cairá ou subirá.
Não tenho informação nem formação técnica para prever o impacto das medidas da economia nas minhas empresas. Mas garanto que minhas empresas possuem pessoas bem pagas, bem formadas e bem informadas para saberem lidar com essas questões. Por isso, procuro deixar com as próprias empresas essas preocupações econômicas. É um método 100%? Claro que não. Na minha carteira sempre surgirá uma empresa que de alguma forma decepcionará. Nessas horas eu posso transferir os recursos empregados nesta empresa para outra, conforme determinado pelo meu controle de risco.
Pelo menos para mim, estar antenado a todas as mudanças e acontecimentos do mundo pode ser mais prejudicial do que benéfico. Primeiro porque as informações que chegam são rapidamente interpretadas pelo mercado, isso quando já não foram precificadas. Segundo porque não tenho a mínima condição de interpretar estas informações, logo a probabilidade de fazer alguma besteira é maior. Terceiro porque a atividade de acompanhar notícias costuma abalar a paz e o controle emocional que tanto prezo na minha estratégia. Quarto que se eu decidir mexer na minha carteira cada vez que houver uma mudança, ela ficará girando de forma que prejudicará seu desempenho. Quinto que dentro do conjunto de pessoas ricas que conheço, englobando desde as lendas do mercado até investidores que conheci pessoalmente, os que ficaram ricos operando notícias são percentualmente pouco relevantes neste conjunto. Sexto porque apesar de todas estas crises e intempéries econômicas, no longo prazo o mercado costuma subir, conforme relatei em uma postagem que fiz no meu blog. Dado o que falei, não vejo grandes motivos para eu realizar previsões, pois são extremamente difíceis de serem realizadas, muitas vezes com pouco retorno. Recomendo aos meus colegas que não tem conhecimento sobre Economia a aceitarem este fato. Vestir a carapuça de pequeno investidor, focando na saúde das empresas, deixando as notícias em segundo plano.
8) El Rei: No seu ótimo post sobre sua estratégia (confira aqui), você não deu maiores detalhes sobre os critérios de saída das empresas. Nos comentários, você falou um pouco disso, sendo que um dos critérios é a venda no caso de subida “insana” de preços. Você já passou por essa situação? Você tem empresas como Cielo, com valorização de 50%, e, mesmo assim, não a vendeu. Você pode especificar o que considera uma alta tão grande a ponto de ter que realizar lucro e arcar com um enorme imposto de renda?
A.D.P: Interessante esta pergunta, Troll. E ainda bem que citou a CIEL3. Tive a oportunidade de comprar suas ações em seu fundo histórico, no primeiro trimestre de 2011. Desde então ela subiu 50% em 2011, outros 50% em 2012 e vem subindo 20% em 2013. Foi a primeira empresa multiplicadora de minha carteira. Na minha tabela não consta valorização de mais de 100% porque realizei alguns trades, o que elevou artificialmente seu preço médio.
No meu critério, quando falo em venda a preços insanos de alta, estou me referindo àqueles momentos em que o mercado está eufórico. Nestes momentos é possível achar empresas com P/L de 50, por exemplo. Mesmo que uma empresa seja boa, podemos deduzir que há algo errado com este patamar, indicando que a possibilidade de uma correção é grande. Neste momento, uma transferência de parte dos recursos para a renda fixa pode ser uma boa ideia.
A CIEL3 possui um P/L alto e P/VP alto. Subiu intensamente nos últimos anos. Mas só por causa disso está a preço insano? A empresa está entregando resultados, com margens ridiculamente altas, dividendos bons e lucros constantes. Ainda não está insano. É o tipo de empresa que consigo comprar mesmo estando em topo histórico.
Falando em topo histórico, isso é outra coisa que vale a pena ser abordada. Já fui investidor de deixar de comprar uma ação só porque está em topo histórico, ou vender uma ação porque ela chegou a este nível. Ou o contrário. Ver uma ação em fundo histórico e achá-la atraente. Porém, isto não é garantia de nada. Nada que tenha subido muito não pode subir ainda mais ou nada que tenha caído muito não possa cair ainda mais. Olhar apenas o preço, pelo menos na minha estratégia atual, nada tem a ver com a definição de uma ação estar cara ou barata. Ao vender uma ação, o investidor poderá estar entregando ao mercado uma potencial vencedora. BR Foods, CCR, Duratex, Grendene, Klabin, Natura, Randon, Sabesp, Souza Cruz, Tractebel, dentre muitas outras, são ações que decuplicaram de 2003 para cá. Os investidores dessas empresas tiveram diversas oportunidades de vender estas vencedoras durante este tempo. Muitas também preservaram alguns múltiplos fundamentalistas, como por exemplo o P/L, bastante esticados durante este tempo. Vender apenas porque subiu muito ou porque o P/L está esticado pode ser uma estratégia perdedora ou pouco rentável. Um investidor que comprasse no início de uma decuplicação e vendesse só porque subiu 50% e porque está em topo histórico estaria abrindo mão de outros magníficos 570%. O mesmo vale comprar uma ação apenas porque sua cotação caiu muito ou porque está em fundo histórico. Diversas empresas atingem o fundo histórico, para depois atingir outro, e mais outro, e mais outro, para depois permanecer neste buraco. É preciso analisar o conjunto dos múltiplos e expectativas da empresa.
O que se tem notado é que o mercado estica os múltiplos de empresas com boas expectativas e reprime os múltiplos de empresas com más expectativas. Entretanto, muitas vezes o mercado exagera ao esticar algumas ações, havendo um descompasso entre suas expectativas e seu preço. Confesso que não deve ser anda fácil vender uma ação lucrativa só porque subiu exageradamente, mas uma subida de 50%, na minha opinião, não é exagero, contanto que haja um acompanhamento dos fundamentos e perspectivas da empresa.
9) El Rei: Atualmente, você está se dedicando a um concurso público top of mind, correto? Que dica você dá para quem deseja começar a estudar para concursos?
A.D.P: Para quem nunca estudou para concurso ou nunca passou, a primeira dica que quero deixar aqui é que vá subindo a escada aos poucos. Quando me refiro à escada, me refiro aos degraus do funcionalismo público. Mesmo que a pessoa tenha ensino superior, faça um concurso de ensino médio, que pague entre 2k a 4k reais iniciais. Depois da congratulação, parta para os de ensino superior TOP.
Não se intimide com as relações candidato/vaga. Vemos por aí concursos com relação candidato/vaga de 300, 500 ou até mais do que 1.000. Muitas pessoas com bom potencial de estudo desistem por causa disso. Isso é tudo besteira. A maioria das pessoas que está prestando concurso está despreparada. Muitos estudaram apenas 2 ou 3 meses. Alguns são advogados que acham que vão se dar bem apenas porque cai direito. Muitas só se inscreveram para ver se passam na sorte. Muitos apenas realizaram um cursinho preparatório mas deixam de estudar além dele. Não tenho estudos ou estatísticas, mas chuto que pelo menos 90% dos candidatos são despreparados. É um ou outro que se salva.
Tempo é fundamental. Não deixe para estudar apenas quando sair o edital. Estude antes. Quando digo antes, leia-se anos de antecedência. A não ser, claro, que você seja superdotado.
Foco é fundamental. Não adianta sair estudando um monte de matérias se você não tem um concurso específico em mente. Foque um concurso, veja as disciplinas que serão cobradas e estude para ele.
Analisar a banca é fundamental. Considero que estudar a banca que organizará o concurso é a parte mais importante. Você não estuda apenas a matéria, estuda o estilo da banca. Muitas bancas cobram mais sobre um assunto. Algumas bancas cobram o texto puro da lei enquanto outras cobram mais interpretação. Cada banca organizadora tem o seu estilo. Estudar o estilo da banca te deixará mais preparado.
Estudar o conteúdo programático. Estude tudo. Sabe aquele partezinha de matemática financeira que você não estudou porque não achou material de estudo ou porque achou muito complicado entender? Das 10 questões de matemática financeira, 6 serão exatamente sobre isto que você não estudou. Estude tudo, pois a Lei de Murphy funciona muito bem para aqueles que deixaram de estudar algum conteúdo da prova.
Os que passam no concurso não são aqueles que mais acertam, mas sim aqueles que menos erram. Estude para o concurso na tentativa de gabaritá-lo. Não gaste seu tempo a toa. Não existe isso de "se não passar neste concurso passo em outro". Não desperdice tempo. Estude para passar de primeira!!!
Há muitas outras dicas, mas isso seria um assunto para uma postagem no meu blog. Por enquanto vou deixar estas. Espero que seu público goste, Troll.
10) El Rei: Para finalizar, deixe uma mensagem para seus leitores, sejam eles jovem mancebos ou adultos, sobre qualquer coisa que vier à sua cabeça.
A.D.P: O que tenho observado no meu dia a dia e na internet são pessoas que gastam muita energia em coisas desnecessárias. Picuinhas, briguinhas, um querendo ser um melhor do que o outro, deboches, xingamentos e muitas outras coisas que em nada acrescentariam na vida da pessoa. Muita gente esquentando a cabeça com coisas que em nada mudariam suas vidas. Pelo contrário. Geram rancor, descontentamento e inimizades. A mensagem que quero deixar aqui é que as pessoas analisem realmente se vale a pena tomar certas atitudes. Avaliem realmente se a atitude que está sendo tomada nos tornam pessoas melhores e com maior aprendizagem na bagagem. Não somos perfeitos, mas podemos tentar conviver pacificamente nos ajudando ou ajudando outras pessoas. Procurem agir de maneira correta no seu dia a dia.
No campo das finanças e dos investimentos, procurem sempre o autoaperfeiçoamento. Mantenham a disciplina e a constância de aportar mês a mês e comprar ações de boas empresas. O começo da jornada é a parte mais difícil, pois o investidor se depara com uma carteira pequena, que pinga apenas algumas dezenas de reais de dividendos. Mas conforme o tempo vai passando, o investidor vai amadurecendo e sua carteira criará corpo, motivando-o. Mantenham a disciplina e os aportes. E desconfie das pessoas que afirmam ter descoberto a fórmula mágica do completo sucesso na bolsa. Se você afirma que possui esta fórmula, provavelmente você está errado.
11) El Rei: Quero agradecê-lo por aceitar ser entrevistado pelo Investidor Troll, El Rei das Polêmicas. Tenho profundo respeito pelo trabalho que você faz no seu blog, ao trazer a lume informação de qualidade escrita de forma simples, para que qualquer pessoa possa entender e apreciar.
A.D.P: O prazer foi todo meu. Para quem tiver maior curiosidade, fui entrevistado também há um tempo no fórum da Infomoney. Vou deixar o link abaixo:
http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?p=1696691#1696691
Desejo maiores sucessos a você e a todos os seus leitores!
A CIEL3 possui um P/L alto e P/VP alto. Subiu intensamente nos últimos anos. Mas só por causa disso está a preço insano? A empresa está entregando resultados, com margens ridiculamente altas, dividendos bons e lucros constantes. Ainda não está insano. É o tipo de empresa que consigo comprar mesmo estando em topo histórico.
Falando em topo histórico, isso é outra coisa que vale a pena ser abordada. Já fui investidor de deixar de comprar uma ação só porque está em topo histórico, ou vender uma ação porque ela chegou a este nível. Ou o contrário. Ver uma ação em fundo histórico e achá-la atraente. Porém, isto não é garantia de nada. Nada que tenha subido muito não pode subir ainda mais ou nada que tenha caído muito não possa cair ainda mais. Olhar apenas o preço, pelo menos na minha estratégia atual, nada tem a ver com a definição de uma ação estar cara ou barata. Ao vender uma ação, o investidor poderá estar entregando ao mercado uma potencial vencedora. BR Foods, CCR, Duratex, Grendene, Klabin, Natura, Randon, Sabesp, Souza Cruz, Tractebel, dentre muitas outras, são ações que decuplicaram de 2003 para cá. Os investidores dessas empresas tiveram diversas oportunidades de vender estas vencedoras durante este tempo. Muitas também preservaram alguns múltiplos fundamentalistas, como por exemplo o P/L, bastante esticados durante este tempo. Vender apenas porque subiu muito ou porque o P/L está esticado pode ser uma estratégia perdedora ou pouco rentável. Um investidor que comprasse no início de uma decuplicação e vendesse só porque subiu 50% e porque está em topo histórico estaria abrindo mão de outros magníficos 570%. O mesmo vale comprar uma ação apenas porque sua cotação caiu muito ou porque está em fundo histórico. Diversas empresas atingem o fundo histórico, para depois atingir outro, e mais outro, e mais outro, para depois permanecer neste buraco. É preciso analisar o conjunto dos múltiplos e expectativas da empresa.
O que se tem notado é que o mercado estica os múltiplos de empresas com boas expectativas e reprime os múltiplos de empresas com más expectativas. Entretanto, muitas vezes o mercado exagera ao esticar algumas ações, havendo um descompasso entre suas expectativas e seu preço. Confesso que não deve ser anda fácil vender uma ação lucrativa só porque subiu exageradamente, mas uma subida de 50%, na minha opinião, não é exagero, contanto que haja um acompanhamento dos fundamentos e perspectivas da empresa.
9) El Rei: Atualmente, você está se dedicando a um concurso público top of mind, correto? Que dica você dá para quem deseja começar a estudar para concursos?
A.D.P: Para quem nunca estudou para concurso ou nunca passou, a primeira dica que quero deixar aqui é que vá subindo a escada aos poucos. Quando me refiro à escada, me refiro aos degraus do funcionalismo público. Mesmo que a pessoa tenha ensino superior, faça um concurso de ensino médio, que pague entre 2k a 4k reais iniciais. Depois da congratulação, parta para os de ensino superior TOP.
Não se intimide com as relações candidato/vaga. Vemos por aí concursos com relação candidato/vaga de 300, 500 ou até mais do que 1.000. Muitas pessoas com bom potencial de estudo desistem por causa disso. Isso é tudo besteira. A maioria das pessoas que está prestando concurso está despreparada. Muitos estudaram apenas 2 ou 3 meses. Alguns são advogados que acham que vão se dar bem apenas porque cai direito. Muitas só se inscreveram para ver se passam na sorte. Muitos apenas realizaram um cursinho preparatório mas deixam de estudar além dele. Não tenho estudos ou estatísticas, mas chuto que pelo menos 90% dos candidatos são despreparados. É um ou outro que se salva.
Tempo é fundamental. Não deixe para estudar apenas quando sair o edital. Estude antes. Quando digo antes, leia-se anos de antecedência. A não ser, claro, que você seja superdotado.
Foco é fundamental. Não adianta sair estudando um monte de matérias se você não tem um concurso específico em mente. Foque um concurso, veja as disciplinas que serão cobradas e estude para ele.
Analisar a banca é fundamental. Considero que estudar a banca que organizará o concurso é a parte mais importante. Você não estuda apenas a matéria, estuda o estilo da banca. Muitas bancas cobram mais sobre um assunto. Algumas bancas cobram o texto puro da lei enquanto outras cobram mais interpretação. Cada banca organizadora tem o seu estilo. Estudar o estilo da banca te deixará mais preparado.
Estudar o conteúdo programático. Estude tudo. Sabe aquele partezinha de matemática financeira que você não estudou porque não achou material de estudo ou porque achou muito complicado entender? Das 10 questões de matemática financeira, 6 serão exatamente sobre isto que você não estudou. Estude tudo, pois a Lei de Murphy funciona muito bem para aqueles que deixaram de estudar algum conteúdo da prova.
Os que passam no concurso não são aqueles que mais acertam, mas sim aqueles que menos erram. Estude para o concurso na tentativa de gabaritá-lo. Não gaste seu tempo a toa. Não existe isso de "se não passar neste concurso passo em outro". Não desperdice tempo. Estude para passar de primeira!!!
Há muitas outras dicas, mas isso seria um assunto para uma postagem no meu blog. Por enquanto vou deixar estas. Espero que seu público goste, Troll.
10) El Rei: Para finalizar, deixe uma mensagem para seus leitores, sejam eles jovem mancebos ou adultos, sobre qualquer coisa que vier à sua cabeça.
A.D.P: O que tenho observado no meu dia a dia e na internet são pessoas que gastam muita energia em coisas desnecessárias. Picuinhas, briguinhas, um querendo ser um melhor do que o outro, deboches, xingamentos e muitas outras coisas que em nada acrescentariam na vida da pessoa. Muita gente esquentando a cabeça com coisas que em nada mudariam suas vidas. Pelo contrário. Geram rancor, descontentamento e inimizades. A mensagem que quero deixar aqui é que as pessoas analisem realmente se vale a pena tomar certas atitudes. Avaliem realmente se a atitude que está sendo tomada nos tornam pessoas melhores e com maior aprendizagem na bagagem. Não somos perfeitos, mas podemos tentar conviver pacificamente nos ajudando ou ajudando outras pessoas. Procurem agir de maneira correta no seu dia a dia.
No campo das finanças e dos investimentos, procurem sempre o autoaperfeiçoamento. Mantenham a disciplina e a constância de aportar mês a mês e comprar ações de boas empresas. O começo da jornada é a parte mais difícil, pois o investidor se depara com uma carteira pequena, que pinga apenas algumas dezenas de reais de dividendos. Mas conforme o tempo vai passando, o investidor vai amadurecendo e sua carteira criará corpo, motivando-o. Mantenham a disciplina e os aportes. E desconfie das pessoas que afirmam ter descoberto a fórmula mágica do completo sucesso na bolsa. Se você afirma que possui esta fórmula, provavelmente você está errado.
11) El Rei: Quero agradecê-lo por aceitar ser entrevistado pelo Investidor Troll, El Rei das Polêmicas. Tenho profundo respeito pelo trabalho que você faz no seu blog, ao trazer a lume informação de qualidade escrita de forma simples, para que qualquer pessoa possa entender e apreciar.
A.D.P: O prazer foi todo meu. Para quem tiver maior curiosidade, fui entrevistado também há um tempo no fórum da Infomoney. Vou deixar o link abaixo:
http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?p=1696691#1696691
Desejo maiores sucessos a você e a todos os seus leitores!
muito bacana... gostei parabens pro ADP e pro Troll pela iniciativa!
ResponderExcluirabs
Vigu
Obrigado! O ADP é o cara!
ExcluirÓtima entrevista.
ResponderExcluirAdP, como sempre, respondendo com clareza e parcimônia.
Parabéns, AdP!
[]s!
Vocês dois estão de parabéns pela entrevista e pela excelente contribuição a este blog.
Excluiro cara é fera!
ResponderExcluirUm dos tops da blogosfera certamente!
ExcluirFaltou dar o destaque em amarelo na pergunta 10
ResponderExcluirNa verdade, o destaque tem q ser dado à resposta
ExcluirTive uns probleminhas com a formatação, mas já arrumei. Ao menos vcs leram até o final... rs
ExcluirExcelente. AdP é um dos investidores mais focados da blogosfera, muito consciente e dos mais importantes, principalmente para quem está iniciando.
ResponderExcluirQuero ler a entrevista da infomoney com tempo.
Zé, vc tb está na minha lista. Sua história, que já era muito boa, ficou melhor ainda depois da chegada da índia. Vamos negociar uma entrevista aí?
ExcluirUm abraço!
Entrevista com o Mobral JÁ!!!
ExcluirQuero umas dicas de putaria,caro ministro de Finanças Sexuais da blogosfera!
Opa, demorou mas saiu. Agradeço pelo oportunidade da entrevista. Espero que o pessoal goste.
ResponderExcluirAbraços e sucesso
Mas quem te agradece sou, meu nobre!
ExcluirUm abraço!
Tá aí um dos caras mais fodas da blogosfera. Parabéns pela entrevista Troll!
ResponderExcluirCertamente, o blog do ADP já tem o status "must read" para quem deseja aprender sobre finanças de forma fácil.
ExcluirObrigado! Um abraço!
Este ADP está de parabéns. Parte da entrevista mais bacana é o melhor direcionamento de nossas energias. Acredito ser o "X" da questão.
ResponderExcluirA mensagem que ele deixou no final foi muito boa. Até eu refleti bastante sobre ela.
ExcluirParabéns aos dois. Excelente oportunidade para aprender!
ResponderExcluirObrigado Doutor!
ExcluirUm abraço!
Excelente : perguntas muito bem formuladas e pertinentes e as respostas de um dos melhores blogueiros de finanças de nossa comunidade! Parabéns Troll e AdP.
ResponderExcluirMuito obrigado pela visita Guardião do Rei das Caçambas do Norte! O pessoal gostou tanto que acho que vou perturbar o ADP com mais 10 perguntas! hahaha!
ExcluirMuito boa a entrevista!
ResponderExcluirGanhou mais alguns fãs, com certeza!
Opa! Valeu por prestigiar! Seu blog começou muito bem!
ExcluirTroll, cada vez mais percebo que fiz uma boa escolha ao escolhê-lo para gerenciar esta blogosfera. Você tem feito um bom serviço, realmente indo ao encontro do que pensa o seu senhorio, El verdadeiro Rei das Finanças e Ações. Gostei do estilo da entrevista, gostei de suas perguntas e gostei da escolha do Alem da Poupança como entrevistado. Vejo que ambos têm evoluído bastante, e gosto do estilo conservador de ambos na RV, embora goste de ter minhas aventuras de small caps também, as quais uso exclusivamente para trade. No entanto vai uma crítica ao meu discípulo preferido : por que você só escolhe pessoas de perfil semelhante ao seu para entrevistar? Gostaria de ver uma entrevista com o Bons Dividendos (investidor de FII), ou o Zé Mobral (investidor de small caps) ou ainda com o Corey (investidor de negócio próprio e seu desafeto). Para chegar próximo ao meu nível ainda, minha criança, precisa se livrar de seus preconceitos e de suas briguinhas de ego. Vejo o Corey como um sujeito que mais filosofa do que age, mas enfim, brasileiros de forma geral são assim e esperam pelo presente divino. No entanto ele foca uma área de negócio próprio, que é interessante se pensar que para atingir a IF é fundamental antes de mais nada um bom aporte. A temática é interessante ainda que o autor não tenha a menor ideia do que e de como fazer, pois isso é bem óbvio no caso dele, que pensa em como gerenciar a distância um negócio próprio (óbvia falha, mas típica de pessoas preguiçosas). As pessoas são mesmo falhas, têm seus pontos fracos. Você, por exemplo, se perde em suas trollagens sem sentido e na confiança cega dos conceitos de Bastter. Siga mais seu feeling, crie seus próprios conceitos. Por fim, sugiro que escreva você também um livro, acho que tens boas condições para tal e lhe firmaria a majestade tão reivindicada por ti. Estou à sua disposição para ajudá-lo a crescer mais. Um abraço, "O Verdadeiro El Rei das Finanças e Ações"
ResponderExcluirParei em: "Troll, cada vez mais percebo que fiz uma boa escolha ao escolhê-lo para gerenciar esta blogosfera."
ExcluirDesde quando o Troll "gerencia" a blogosfera? Aliás,quem é vc que tem o poder de "escolher" alguém pra gerenciar blogs? Blogs anônimos,diga-se de passagem...
O Troll é um ótimo blogueiro quando não está trollando sobre coisas inúteis,mas esses lambe-bolas são um saco.
Anônimo 1, eu não sei que tipo de entidade vc é. Se vc é algum Semigod das Finanças, então deveria se revelar para nós, meros mortais, na forma de um blog divino. Pois a única explicação para vc estar acima de EL Rei Troll é ser um Semigod, como o Heavy Metal, e e ter atingido o estado de Independência Financeira, estando acima da própria Blogosfera em si. El Rei se curva apenas aos Semigods. Se vc não é um, caia na real.
ExcluirMas ignorando os seus devaneios, até que vc faz algumas boas sugestões. Minha escolha para as entrevistas não tem a ver com perfil de investimentos, mas com afinidades pessoais. Eu gostaria muito de entrevistar o Corey, mas, como vc disse, ele é meu desafeto, por opção dele desde o início. Quando eu comentava no blog dele, ele era seco nas respostas, sem motivação. Então se ele queria um motivo para ser meu desafeto, eu o dei.
Sobre o Bastter, no Brasil ele é o cara com a filosofia mais próxima a do Oráculo de Omaha, meu mestre. Ele é importante para quem os jovens mancebos inconsequentes dos tempos atuais. Mas eu já atingi um patamar tal que os conselhos dele soam como "mais do mesmo". Estou buscando novos conhecimentos e, em breve, colocarei tudo em prática.
Anõnimo 2, eu me acho um excelente blogueiro quando estou trollando. Fiz uma revolução na Blogosfera e me tornei El Rei.
Troll e anons monobíceps,eis aqui uma linda história de uma noite de amor (recomendo muito ler até o final,relato curtinho mas de fortes emoções) kkk
ResponderExcluirhttp://central-bufalo.blogspot.com.br/2011/07/historia-de-terror-pua.html
Rapaz, isso foi uma história de terror sem sustos. Sério, senti nojo em algumas partes. Mas tb ri muito! huahuahua!
ExcluirExcelente entrevista!
ResponderExcluirMe identifiquei com muita coisa que o ADP disse. Li a história da sua família e parecia que estava lendo sobre a minha.
E fiquei feliz em saber que você valoriza o casamento! Não aguento mais blogueiros mascus que só sabem disseminar o ódio as mulheres.
Você merece o sucesso que faz!
Olá querida blogueira! Obrigado por aparecer!
ExcluirÉ lógico que valorizo o casamento. Porém, hoje em dia está muito complicado casar. Sob o pretexto da igualdade entre os sexos, as mulheres estão desviadas dos seus papéis tradicionais e entraram num onda de competição com os homens. Mas filtrando bem (muito bem!), acredito ser possível encontrar alguém para relacionamento. Mas não é algo que busco no momento.
E torço para que vc quebre a tradição das mulheres de abandonar a Blogosfera e se torne uma blogueira assídua. Necessito de alguém para substituir a Dona Ostra a meu lado.
Eis um verdadeiro titã de nossa querida blogosfera, digno de toda a reverência, não só pelo conhecimento do mundo das finanças - que é inquestionável -, mas também pela lhaneza com que interage com todos que a ele recorrem por intermédio do blogue.
ResponderExcluirAo entrevistador-mor, nosso amado Rei, a gratidão por tornar acessível parte do conhecimento técnico, moral e espiritual de nosso nobre AdP.
puxando o saco para ganhar uma entrevista...
ExcluirForte candidato à próxima entrevista, eu acho.
ExcluirO Idiota é uma grande referência e, no entanto, bastante reservado. Pouco se sabe a respeito dele.
Já tenho até uma sugestão para pergunta: por que o resultado do mês é anunciado uma semana antes do fechamento?
Eu sei a resposta, Dr. É porque ele é o idiota
ExcluirFoi a resposta que eu recebi dele... hehehehe...
Excluiré porque ele recebe o salario e aporta nesse dia.
ExcluirNão, não é isso. É porque ele é idiota.
ExcluirConfrades, saudações. Estimam-me, sobremaneira, as menções à minha idiotia. Soam assaz elogiosas e merecem toda minha deferência. Permita-me uma ressalva apenas, Dr. O senhor é quem deveria abrilhantar esse paço com uma exposição de suas elevadas reflexões. Sinto-me integralmente inapto em os prover com qualquer informação que não seja apenas expressão de conhecimentos exponencialmente fragmentados e superficiais. Dessarte, rogo a Sua Majestade El Rei que envide esforços - quando seu tirocínio real julgar conveniente e oportuno, visto que os afazeres para guarnição e preservação do reino demandam incessante vigilância - com o fito de extrair as joias preciosas de sabedoria, lapidadas diuturnamente por nossos mais briosos e altaneiros blogueiros.
ExcluirCurvo-me perante vós que dediqueis vosso tempo para afastar cada vez mais as trevas da ignorância que furtivamente tentam relativizar os pilares que sustentam o condomínio conceitual e metodológico edificado pelos sobranceiros ensinamentos legados por nossos altivos blogueiros.
Meu Ministro da Comunicação, cada comentário de Vossa Mercê nessa humilde cercania virtual e alhures assemelha-se aos mais sublimes versos e prosas escritos em idioma luso-brasileiro. Ruboriza-me a face a ideia de responder a vós e cometer um ato de desaire sobre a língua pátria.
ExcluirA respeito do ilustre blogueiro entrevistado, a presença dele em meu Reinado Blogosférico é de vital importância para a manutenção da ordem e da paz.
Meus préstimos de mais alto valor.
El Rei
LLXL3 sobe 4%,uma das maiores altas da Bolsa hoje...Pra quem já dava as ações do grupo X como fadadas ao fracasso,eis a reviravolta começando! Cadê vc Prof. Dicoxinha?? haha
ResponderExcluirapenas um repique, como um último suspiro de um paciente terminal fadado ao inexorável óbito.
Excluiragora vai...ou não!
Excluirvou até comer um Big Mac e esperar os próximos capítulos aqui...kkkkk
Excluirola Cambaleão das 20:14!
Excluirmindingu (mode off).
quem é "cambaleão"?
ExcluirUAhaUhauhaUHAUhauAH
Excluiro Cambaleão agora vai esperar os dias de alta pra vir postar aki!! kkkkkk
Vou entrar na brincadeira então: caindo 2,53% agora !!!!kkkkkkk
Nossa, é burro demais!
porra,quem é esse tal de cambaleão?
Excluircambaleão = gerente investidor. Um imbecil investidor das empresas X e que queria pagar de fodão, e havia feito um trato com o Troll para até o final do ano ver quem rendia mais. Aí, um belo dia, inventou que o site foi hackeado e sumiu, para não ter que explicar o inexplicável. NINGUÉM pode ousar desafiar o Rei Troll. hahahahaha
Excluire pq chamam o cara de "cambaleão"? Da onde vcs tiraram esse nome? kkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirLembro que tinham uns anônimos que o pessoal chamava de "codorno","mizifio","mindingu",é cada nome que inventam por aqui...kkk
Antes de minha chegada, ele tinha um ridículo blog intitulado Camaleão Faminto. Mas ele postava tanta coisa inútil que ficou com fama de burrão. Por isso, eu passei a chamá-lo de "cambaleão".
Excluirkkkkk!
SEU CU
ExcluirEnquanto isso,o pau tá comendo lá no FDM:
ResponderExcluirhttp://fudidodemerda.blogspot.com.br/2013/07/como-ter-um-siteblog-de-sucesso-crie-um.html
Mui interessante... o FDM finalmente despertou...
ExcluirMajestade, boa tarde! É um prazer postar pela primeira vez neste blog real! Sou investidor, mas longe de ter conhecimentos com a solidez que vejo em seus raciocínios. Assim, ouso dirigir-lhe a palavra a fim de aprender algo a mais, ou em outras palavras desfrutar desta fonte de sabedoria no campo da Ibovespa. Penso em agregar à minha carteira a EZTC3, mas não sem antes ter sua importante opinião a respeito da mesma. O senhor vê uma boa perspectiva para esta empresa no médio e longo prazo? Ficaria muito honrado de ter sua resposta. Atenciosamente, Vassalo, o Súdito Fiel do Suserano Troll.
ResponderExcluirOlá nobre discípulo mancebo de El Rei! Sê bem-vindo!
ExcluirEu não posso dizer para vc comprar ou deixar de comprar qualquer empresa. Vc deve decidir isso sozinho. Deve analisar os dados da empresa, os projetos, a gestão, conversar com quem acompanha a empresa há mais tempo, conversar com o RI, olhar balanços passados, verificar o setor que ela atua e se ela tem vantagem em relação a concorrência. Além do mais, deve responder a algumas perguntas.
1) Se imagina sócio dela daqui a 20 anos?
2) Vai aportar mensalmente ou comprar de uma vez?
Depois desse processo, vc estará apto a decidir sozinho se investe ou não na cia.
Sabedoria em evidencia! Parabens pela iniciativa e pela belissima entrevista Troll. Parabens ao entrevistado ADP por abrir o coracao com sinceridades e humildade. Bagual.
ResponderExcluirO ADP merece todos os elogios que recebe, não apenas pela sabedoria com que lida com dinheiro, mas pela pessoa que ele é.
ExcluirObrigado pela visita!
Troll,
ResponderExcluirnunca postei no seu blog, mas devido a essa entrevista e os acontecimentos de ontem, queria dizer 2 coisas:
1 - Parabéns a você e ao ADP pela excelente entrevista. Realmente o blog dele é obrigatório e aprende-se muito lá.
2 - Parece que ninguém compreendeu ou leu direito a resposta a pergunta 10. É uma lástima, porque vendo o pobretão e o FDM se engalfinharem, com muitos monobíceps apoiando é triste. Na boa, você acha que o cara é um personagem, vá la. Se sente mal por isso, não va mais no blog dele, não dê audiência. Trollar de vez em quando é legal, mas acho que o que tem sido feito na blogosfera de finanças ultrapassou completamente o limite da falta de respeito, levando várias pessoas a s desfazer de seus blogs e a um crescimento de comentários de anoms invejosos, que, por não serem capazes de criar um patrimônio, ou mesmo um personagem, ficam descontando suas frustrações em quem gasta seu tempo pra vir escrever, verdades ou mentiras, sobre assuntos interessantes para um determinado nicho.
Ps: Aquele seu aporte de R$40 mil, não tem muitos empregos públicos que pagaram ~40mil de bônus esse ano, para o seu nível de salário. Petrobras certamente não foi, hehehhee. Mas não vou postar aqui quem paga, pois não é do meu interesse que saibam a identidade de ninguém.
Abs,
Urso
Interessante alguns pontos do depoimento do tal urso:
Excluir1) anoms que não são CAPAZES de criar um personagem
d
2) gastar tempo escrevendo verdades e MENTIRAS
Espantoso. Para o urso deve ser algo muito complexo criar e alimentar um personagem. Assim como escrever mentiras sobre assuntos interessantes tem muito valor, independente de serem ilusões ou fantasias infantis.
Moral da história: em terra de cego, quem tem uma lanterna é piadista.
Olá Urso Investidor! Esse seu nick me dá calafrios... rs
ExcluirQuando a trollagem ultrapassa limites, existe o instrumento da moderação. Se um blog precisa ser moderado, isso é sinal de que a audiência dele aumentou muito.
Não vejo motivos para vc se solidarizar com o personagem do Pobretão. Ele deve estar adorando isso, pois certamente as visitas aumentaram muito. Além do mais, o personagem dele foi feito para despertar piedade.
O problema não o personagem, mas as ideias que ele propaga como sendo algo sério, mas que não passam de falácias e distorções, que podem influenciar mentes mais fracas de pessoas realmente desprovidas de recursos e maturidades. Eu serei o contraponto e não permitirei que somente as merdas que ele fala contaminem a Blogsfera. Eu apenas ofereço uma escolha.
Sobre o aporte de R$ 40 mil, não é 100% do meu patrimônio que está exposto aqui. Meu dinheiro em conta-corrente não é considerado investimento, mas ele existe. Quando ele ultrapassa um certo limite, eu o transfiro para a corretora. Aí sim, ele passa a constar aqui no blog. Mesmo que alguém descubra o que faço, a possibilidade de chegarem até mim é remota.
ExcluirTroll, não se trata de solidariedade, mas sim de indiferença com relação ao que qualquer um afirma na blogosfera, seja verdade ou mentira. Me agrada, eu leio, e as vezes até comento. Não me agrada, paciência. Fazendo esse filtro pessoal e tentando encontrar conteúdos interessantes, não tenho a menor preocupação de filtrar verdades ou mentiras. Concordo que alguns blogueiros afirmam seguir estratégias totalmente contraproducentes, e que jovens mancebos podem se animar com isso. Mas não é nada diferente do que alguns "gurus consultores financeiros" fazem por ai, sendo que ainda recebem por isso. E na boa, adsense é uma merreca, tipo, 1000 cliques= 10 reais, então não acho que ninguém fique rico com isso.
ExcluirMas acho legal terem contra exemplos para discutir a estratégia, sempre lembrando que, mancebo ou não, cada um é totalmente responsável pela suas próprias escolhas.
Quanto ao nick, acho que o investidor de longo prazo não deve ter medo do urso, ele é parte do jogo. Agora confesso que quando o patrimônio chega a um certo nível, o mercado de baixa se mostra um teste psicológico interessante. Ver todos os dias o patrimônio derreter sem duvidar da própria estratégia, é so para os fortes (e os burros, se a culpa for da estratégia, rs)
Ps: o anonimato é sagrado!
Abs,
Urso
Ele fatura muito com o Ad$en$e SIM,tanto é que insiste nas mesmas falácias e ladainhas pra conseguir manter a audiência,e atrair outros incautos.
ExcluirEste é o investidor Troll,
ResponderExcluirBrilha na net como o sol,
Alguns o xingam de gay,
Mas ele é o meu rei.
Já atraiu ira de muita gente,
Corey, Camaleão e o Gerente.
Desmascara o pobretão,
Algo digno de um campeão.
Trollzinho, Trollzão.
Venha cá e me de a mão,
E me ensine a ganhar o meu primeiro milhão.
Ass.: Poeta Investidor
vai dar meia-hora de bunda com o relógio parado,poeta!
Excluir"Trollzinho, Trollzão.
ExcluirVenha cá e me de a mão,"
PQP,não sou pago pra ler uma boyolice dessas!
hahahahahaha. Muito boa a poesia! Dizem que é gay mas é o meu rei. hahahahhahahahahaha. Vem cá, queria ser pago para ler, como é que consigo anon das 19:03h?
ExcluirCara, isso realmente ficou engraçado! huahuahua!
ExcluirVodka ou ouvir Roxette
ResponderExcluirpra mim tanto faz
Quando mais views no meu blog
O Adsense paga maaaaais
O Adsense paga maaaaaaaais
Um,dois,três,quatro
pra ganhar leitores
digo que sou fracassado
mas é mentira,mas é mentira
mas é mentira,mas é mentira...
vcs adoram colocar lenha na fogueira! kkkk!
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirTroll muito bom a entrevista.Por que vc não entrevista o Chatérrimo do Codorno.Ele deve ter larga experiência da vida prática e será útil aos frequentadores do blog. .E que tal uma entrevista como o fake do Pobretão.
ResponderExcluirDede
Que mané Dedé! Vc não é o Dedé,aliás o DEDÉ VIU sumiu daqui,era figurinha carimbada todo post e faz meses já que não dá as caras...Será que anda fazendo muito sexo com meias e filtros de café,como relatou aqui certa vez??
ExcluirPor favor cliquem nos ad$en$es! Desde que o novo EL REI da blogosfera nos desmascarou nossos ganhos diminuíram tremendamente, comprometendo nossos gastos com baladas TOP. Não parem de clicar nas propagandas, pelo amor de Deus!
ResponderExcluirele tem o público otário dele...
ExcluirEl rey troll vc é formado em administração?Qual a tua faculdade meu rey
ResponderExcluirÉ um curso superior que me permitiu ser funcionário público top...
ExcluirTroll,
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho! A entrevista ficou excelente, o ADP é um dos caras mais sabidos da blogosfera e tem muito a ensinar para todos nós!
Aproveitando a passagem, convido você e todos seus leitores a participar da votação da Carteira Virtual do Pobre - AGOSTO 2013:
Acessem e votem pelo link:
http://www.pobrepoupador.com/2013/07/carteira-do-pobre-votacao-aberta-ago13.html
Abraço a todos!
Mas todo mês tem um carteira diferente? Qual o objetivo? Holder não fica trocando de ativo todo o mês...
ExcluirHoly shit! Não posso me ausentar por uma semana para curtir momentos de lascívia e luxúria no frio da serra que esses monobíceps invadem o blog para fazer fofocas e falar de futebol??? Esse post é do ADP, entenderam? Não permitirei que o inundem com asneiras asquerosas!
ResponderExcluirSoube que a vaga de primeiro ministro está aberta com a recente destituição do cargo do blogueiro que antes ocupava a vaga. Gostaria de indicar AdP para esta vaga, e fico feliz de saber que o reino da blogosfera é parlamentarista e não uma monarquia totalitária e teocrática.
ResponderExcluirJá que o ex-primeiro ministro está com a borrachinha enlouquecida, deixo aqui meu registro do que disse no blog dele (o que disse da primeira vez foi apagado...):
ResponderExcluir"Apagar os comentários não conserta o erro... Aliás, só piora. Se não tem culhões para aguentar as críticas, não devia ter começado a brincadeira. Se não sabe brincar, não desce pro play..."
Pois é, Mamy Pobreta
ResponderExcluirO mesmo vale pro troll. Tá apagando direto os comentários dos seus leitores
hahahahaha
concordo,ultimamente todos os blogueiros tão censurando posts...Troll,Pobreta,FDM,só o Eike Rico é gente boa!
ExcluirCom quem vai ser a fritada do mês?
ResponderExcluirFudido de merda!
ExcluirFritada do mês tem vários candidatos, mas certamente o impacto negativo MAJOR que houve no mês veio do Sr. Bons Dividendos
ExcluirPREPARA,
ResponderExcluirque agora
é hora
de ir na boca do caixa
sacar a fortuna
que eu ganho com o ADSENSE!
Vou pro Rio de Janeiro pegar as safadas,elas devem pirar quando vêem um sotaque de paulista! Na hora devem molhar a calcinha pq pensam que todo paulista é fodão e cheio de $$$
ResponderExcluirmas será que as carioquinhas piram na paulistada msm? kk
ExcluirSeu bando de inúteis e energúmenos, parem de zoar o REI. Que baderna é essa aqui?? Quem bagunçou a blogosfera foi o Dividendos e não o Troll, por que vocês não vão lá encher o blog dele de abobrinhas?? Aproveitem vosso tempo vago e estudem. Vejam como El Rei monta sua carteira : empresas boas e bem consistentes. Sólidas para o LP típico do B&H. Parem de bagunçar o MELHOR site de finanças da Web, se não perderemos a chance de ter esse rico blog à nosso dispor enriquecendo nossos conhecimentos. Haters de merda, busquem o pobretão, ou o doente do Eike que ainda aposta em OGX ou qualquer outro blog inútil. FORA DO BLOG REAL. Ass.: World´s Troll Center. (WTC)
ResponderExcluirTá perto do final do mês com a fritada!!! Tô doido para ver como vai ser.... até o Eike se candidatou agora recomendando a compra de OGX. hahahahahahaha...
ResponderExcluirTroll, meu amigo
ResponderExcluirVenha na caminhada comigo
Ensine-me a aportar
Para no milhão eu chegar
Suas empresas exibem solidez
E gosto quando comenta de forma cortês
Expondo a todos como que fez
Usando uma forma com grande altivez
Estou com uma curiosidade danada
Para saber de quem é a vez a chamada
De tomar agora a grande fritada.
Poeta Investidor
tira o pau dele da boca!
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk........ boa rima
ExcluirVarre, varre, varre bastante troll.
ExcluirApague tudo e não deixe nenhuma sujeirinha!
Isso sim você é bom, eu diria, o melhor: limpeza!
Troll: O Rei dos Garis
Olá,
ResponderExcluirEm nome do Serviço de Marketing NICOM nós Certifico que a presente é uma licença de empresa de empréstimo
Somos uma empresa de empréstimo do certificado , bem como um investidor anjo , temos sido neste empréstimos comerciais como anjo e ter uma boa cabeça para o necessitado não roubar .
Servimos os nossos clientes , ajudamos os pobres Esse empréstimo vem NICOM Marketing de Serviço (Better Day ) no meu programa de empréstimos, as taxas de juros são baixos, mas no dinheiro de curto prazo . Necessário para os juros do empréstimo é de 2% , com uma duração de não mais de 360 meses ( 31 anos) , mas pode ser menor.
A duração mínima para este empréstimo é de 24 meses , que é de 2 anos . Nesses 24 meses , o mutuário deve fazer os pagamentos do empréstimo que o torna ainda mais fácil de pagar. Email: nicommarketingservice@gmail.com para
responder , envie-me o seu número de telefone.
Aguardo a sua resposta o mais rápido possível . Para qualquer dúvida , não hesite em perguntar.
Atenciosamente
Albert Graça para citar NICOM Marketing de Serviços .
Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446
ResponderExcluir