sábado, 17 de agosto de 2013

Livro: Comprar ou Vender? Como Investir na Bolsa Utilizando a Análise Gráfica

Modelo carioca Brisa Ramos. Vão se "masturbarem-se"!


Povo de minha Blogosfera,

Mais um livrinho básico de análise gráfica foi para a estante de El Rei. O primeiro, do Alexander Elder, você confere aqui.

O livro que terminei, cujo nome é o título do post, foi escrito por Eduardo Matsura, um grafista brasileiro que possui  um certo prestígio, pelo que pesquisei. Apesar de ser um livro voltado a iniciantes, ele vai direto ao aspecto prático da AT, o que foi ótimo para mim, que já sei o basicão, como o que são bolsas de valores, ações, diferenças entre AT e AF, por exemplo.

Sobre a estrutura e o conteúdo, posso dizer que esse livro é uma espécie de "resumão". São apenas 9 capítulos em pouco mais de 160 páginas de letras grandes e muitos desenhos. É leitura para 3 a 5 dias.

"Pô, então livro é ruim???"

Não, jovem mancebo apressadinho, muito pelo contrário. Por abordar diretamente o assunto de forma atualizada e simples, o livro é muito interessante e desmistifica a AT, tornando-a mais palpável. Em quase todos os capítulos, eu tinha a sensação de estar lendo um post do nosso Blogueiro Titã Além da Poupança, tamanha a simplicidade com que o autor discorre sobre os temas, sem que isso prejudique o conteúdo e o aprendizado.

Os temas abordados são os conceitos de suporte e resistência, padrões gráficos, candlestick, indicadores, gerenciamento de risco, estratégias de operação, trading system e um capítulo dedicado a uma merda em japonês que não entendi nada novos indicadores de análise gráfica.

Como podem ver, apesar de pequeno, o livro é bem completinho, né? É só ler e meter as caras...


Achei o livro altamente didático para iniciantes. Tão didático, que temos a impressão de estarmos plenamente preparados para enfrentar o mercado. Ledo engano. Diferente do livro do Elder, esse livro praticamente não fala de psicologia de mercado e praticamente ignora a importância do controle emocional do trader. Também achei a parte de gerenciamento de risco deficiente. Não há menção sobre como escolher o tamanho da posição (position sizing). Há menção sobre análise de risco-retorno, porém não é dada a devida importância a esse tema. A parte de novos indicadores serve apenas para dar ciência ao leitor da existência dos mesmos, pois o tema é pouco explorado e desenvolvido de forma incompleta.

O veredito de El Rei sobre essa obra é que ela é ótima para iniciantes, mas por não dar importância a outros aspectos tão importantes quanto a correta interpretação dos gráficos, o leitor precisa de complementação. Mesmo assim, para um livro que hoje custa na faixa de R$ 40, creio que esse é um baixo investimento, mas que pode evitar que muitos iniciantes percam dinheiro por falta de conhecimentos básicos.

Recomendado!

"O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas."
- Napoleão Bonaparte (1769 - 1821), Imperador dos Franceses, Rei de Itália, Protetor da Confederação do Reno, Co-príncipe de Andorra.


92 comentários:

  1. Grande Troll! Análise gráfica não é o meu forte, mas por ser uma recomendação tua eu vou dar uma olhada.

    um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Pastor! Desculpe pelas imagens mundanas, mas El Rei não consegue ficar sem lascívia e luxúria.

      Excluir
  2. Grande Mestre! Parabéns por sua jornada vencedora.
    Escrevi sobre cotações de ações na planilha do Google Docs e gostaria de contar com sua honrosa visita em meu humilde blog:
    http://aroldobatista.blogspot.com.br/2013/08/planilha-do-google-com-cotacoes-de.html
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante essa planilha. Vou dar uma olhada, pois acho que pode ser útil!

      Excluir
  3. Anônimo 5 de agosto de 2013 20:47

    me responde aí Troll,quando volta a série concursos?


    Investidor Troll 7 de agosto de 2013 11:58

    Será o tema do próximo post. Tem razão em cobrar. Foi bola fora deixar passar tanto tempo.


    ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2013/08/16/aberto-concurso-do-banco-central-do-brasil-com-500-vagas/

      Excluir
    2. Chega de ser educado. A série volta quando eu quiser, então não enche mais o saco. Quando eu estudava para concursos, não dependia de blogs pra nada e fui aprovado num concurso top of mind.

      Excluir
    3. Não é questão de ser educado,é de HONRAR PROMESSAS! Passar bem,enfie o salário do seu carguinho "top of mind" no meio...da Bolsa de valores!

      Excluir
    4. Eu já falei que vou escrever, mas no momento tenho assuntos mais urgentes, como o Babacorey comparando concursandos a políticos corruptos. Vou acabar com ele e depois retomar a série.

      Excluir
    5. Ok Sr. Troll,achei que iria me achincalhar de novo,mas te entendo. Abraço,e continuo no aguardo (mas prometo que não te questionarei mais sobre a série rs)

      Excluir
  4. A foto da postagem anterior é insuperável. Essa não chega aos pés.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser muito difícil encontrar outra foto como aquela. Mas quem gosta não coloca defeito... rs

      Excluir
  5. Obrigado pela menção, Troll.
    Não utilizo AT e por enquanto não penso em utilizar. Mas é bom ter referências de livros.
    Outra pergunta. O que seria cargo TOP para você (em relação ao $$)? Este de analista do Banco Central seria um?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Top é Fiscal de Rendas (vários estados) e suas participações nos resultados.

      Excluir
    2. Caro Titã ADP, acredito que um cargo top é aquele que proporcione aportes generosos, porém sem abrir mão de conforto, lazer e até um pouco de ostentação para quem tem muito ego e pouco cérebro. Acredito que um salário de 10k líquidos seja suficiente para isso. Esse do BACEN é top, mas por pouco, pois ele deixa a desejar no quesito status social. Ninguém sabe o que faz um analista do BACEN, né? rs

      Excluir
    3. status só tem policial, delegado, juiz e promotor. Fato.

      Excluir
    4. Procurador também. Mas para quem pensa grande o que importa é cascalho no bolso... status é algo secundário.

      Excluir
    5. Também penso que cascalho >>>> status.
      Acho que analista do Bacen não tira 10k líquido e não tem tanto status quanto alguns outros cargos, mas podemos considerar como sendo a base do cargo TOP.

      Abraços

      Excluir
    6. Procurador é pica-das-galáxias! rs

      Excluir
    7. E vc gosta, Dimaxinho?

      Excluir
    8. Cargo top no serviço público é juiz, deputado, senador, ministro, governador e presidente (incluindo presidentes de estatais). O resto é tudo terrível. Me desculpe, mas minha opinião sobre funcionário público é [censurado].
      Na boa, ganhar 10k líquido é pouco para aguentar o marasmo do serviço público (sem falar a falta de perspectiva).
      Sem dizer também que o modelo de funcionalismo público x estabilidade só faz o serviço público ser mais caro e ineficiente.
      Sorry pelo desabafo, mas esta é minha opinião.
      Abraços,

      Blog Economicamente Incorreto
      http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

      Excluir
    9. Dizer que juiz é top e o resto é terrível, só se vc for muito rico, meu amigo. Nesse ponto, além de discordar, penso que vc tem probleminhas...

      Agora, achar o serviço público chato e com pouca perspectiva de crescimento tem a ver com seu perfil. A rotina, estabilidade e uniformidade de procedimentos é característica de qualquer carreira típica de Estado em qualquer parte do mundo. Falei um pouco sobre o tema nesse post:

      http://investidortroll.blogspot.com.br/2013/03/como-ser-um-funcionario-publico-top-of.html

      O que proponho é que o servidor sempre desenvolva uma segunda atividade profissional ou que cultive um (ou vários) hobby, até como forma de se preparar para a aposentadoria.

      A estabilidade tem sua importância. Infelizmente, há muitos abusos. Falarei sobre isso no próximo post.

      Excluir
  6. Troll, cadê os memes?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não teve meme, mas teve o urso? Quer que eu desenhe a piada?!

      Excluir
    2. O urso?? Ah tá, ví agora ...Tão engraçado quanto uma endôscopia...

      Abs

      Excluir
    3. Vou te apresentar o ursão então, já que vc curte receber penetrações! huahuahua!

      Excluir
    4. Putz...Conseguiu ser mais sem graça ainda.
      Tenta de novo.

      Excluir
    5. Não estou aqui para fazer graça pra vc. Vaza inútil!

      Excluir
  7. Ao meu ver, posso estar errado, AT exige muito mais tempo do trader do q a AF.... sei lá, me parece...

    Já vi um DVD sobre Position, achei interessante, mas não conseguir colocar o projeto para frente... a ideia era gastar 2h/semana em análises de gráficos, colocar as ordens preparadas e só ver o resultado na semana seguinte...

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "position" é outra coisa, dimarcinho. esse vídeo aí que vc assistiu deve ser coisa de amador...

      Excluir
    2. "Position é outra coisa, dimarcinho, mas como eu não sei explicar, pois sou um completo noob, vou fazer uma piadinha previsível e sem-graça... hahaha"

      Eu acho que não tenho perfil para operar position trade. Os stops são longos, as entradas são poucas e com objetivos mais longos. Eu pretendo operar swing, com trades mais curtos e mais emocionantes... kkkk!

      E sim, AT exige muito mais do que AF. Por isso é que quase ninguém ganha. Eu não sei se vou ganhar. Já li esse dois livros e inúmeros artigos e não vejo a menor condição sequer de começar. Talvez eu esteja sendo muito exigente comigo mesmo. Por mais que eu estude, isso não é garantia de sucesso. E também é impossível já começar operando como um bom trader.

      Excluir
    3. O vídeo é do Leandro & Stormer

      Excluir
    4. Tenho o pé atrás com essa galerinha aí... hehe

      Excluir
    5. Pq? Só pq toda semana eles lançam um produto diferente? rsrsrsrsrs

      Excluir
    6. L&S são ótimos vendedores de cursos. Mas não vivem de investimentos em Bolsa. Logo...

      Excluir
    7. Eu acho que eles querem mesmo é vender, não interessa o que. Esse vídeo sobre opções eu acho até criminoso...

      http://www.youtube.com/watch?v=0QTlGObIPp4

      Excluir
    8. Era esse o método do RW de "comprar pózinho" ? rs

      Excluir
    9. os mano do morro tem um metodo melhor de comprar pozinho na colombia e bolivia e vender em copacabana...

      Excluir
  8. Olá Troll, essa é a primeira vez que posto aqui. Não curto muito análise técnica, e não pretendo utilizá-la em meus investimentos, mas gostaria de ler um livro pra poder entender com melhor propriedade os termos e funcionamento. Acha que essa é a proposta do livro?

    PS: concordo com o anon de cima que a foto do post anterior supera com folga a desse. Quem são as gatas do último, afinal?

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc quer um livro apenas para conhecer os termos, sim, esse livro vai cumprir o objetivo, mesmo com as deficiências que apontei. Análise técnica é uma questão de perfil. Se vc não curte, não adiante forçar a barra. Eu ainda estou descobrindo se vou gostar ou não.

      Sobre as fotos do último post, especulou-se que a deliciosa da esquerda era a Babi Rossi, mas não achei aquele ensaio em lugar nenhum. O site onde peguei a foto não identificava as gostosas.

      Um abraço e obrigado pela visita!

      Excluir
  9. Troll,

    Acompanho suas postagens no FDM e no Digníssimo.

    Gostaria de saber umas coisas:

    - Qual sua faixa etária e como é seu porte físico?

    - Você come mulheres normais ou só prostitutas?

    - Você tem status com mulheres próximas a você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a importância dessas suas perguntas? Quer saber o tamanho do pau tb?

      Excluir
    2. ai caralho!
      que pedrada hehehe

      Excluir
    3. nossa troll, precisa ser sem educação assim? so perguntei... porque voce parece ser experiente e acho que poderia nos brindar com sua experiência...

      Excluir
    4. "Say my name."

      Entendedores entenderão! hahaha!

      Excluir
    5. Sou o anônimo da pergunta acima.

      Só queria saber o seu perfil, nada demais. Queria traçar um perfil dos homens que tem relativo sucesso pessoal e sexual. Não quer responder, não responda.

      Excluir
    6. Não fique magoado. O troll anda muito stressado; andam trollando muito o coitado...

      Excluir
    7. troll não é coitado! é otário! Pergunte a galera

      Excluir
  10. Troll,

    o RW esqueceu de dar um jeito nisso aki ó:

    http://rw-trader.dihitt.com/

    E agora, será que a RF pega ele de jeito??? kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ele não vai mais ter coragem de retornar e dizer que passou esse tempo fora falando que comprou pozinho e faturou uma nota... rs

      Excluir
  11. Troll, o que Vossência pensa a respeito da Gerdau?
    Deu uma subida rápida nas últimas semanas... Vai mantê-la encarteirada ou ainda pensa em vendê-la?

    Obrigado.
    Abraços,
    Pepe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou manter até o próximo balanço anual e, só então, decidir o que fazer.

      Excluir
    2. Troll, me estranha muito este comentário acima, pois pelo que me lembro você é adepto do Buy & Hold e agora vem com este papo de avaliar até o próximo balanço? Isso é trade, não é? Está operando a cotação ...
      Qual a diferença disso para o que eu faço com minha carteira de trade que você já criticou algumas vezes? A diferença é que eu separo uma parte do capital (carteira de trade) e calculo separadamente antes de consolidar, mas na prática vejo como a mesma coisa.
      Abraços,

      Blog Economicamente Incorreto
      http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

      Excluir
    3. Não tem nada a ver com cotação, tem a ver com fundamentos. Se tivesse a ver com preço, eu teria comprado na última atualização, pois GGBR4 já subiu 50% em pouco mais de um mês. Os fundamentos da empresa estão comprometidos, com margem e ROE piorando a cada ano. Sei que é característica do setor, mas não faz sentido ficar comprando se os fundamentos não melhorarem.

      Na verdade, eu critico a sua carteira mais pelo nome que vc deu a ela, que não está de acordo com o que se chama de trade usualmente.

      Excluir
    4. entendi mais ou menos a questão de GGBR, mas vamos lá, rs

      com respeito ao nome da carteira, poderia chamar de outro nome, mas o fato é que não se trata de B&H, portanto vou chamar de que? Neste aspecto sigo a metodologia do Bastter: "se opera cotação não é B&H, é Trade ...". Poderia chamar de CAR (capital alocado a risco), mas aí já acho que é radical, pois a carteira de trade opera risco mas com certo controle, pois as empresas são relativamente boas em um mal momento. Nos trades eu até tenho uma parte em CAR (uns 2-3%) para jogar nas tranqueiras (OGX, PDG, ELPL) que pode ser que um dia eu acerte, mas sem compromisso. Tudo faz parte do aprendizado (são literalmente apostas).

      Abraços,

      Blog Economicamente Incorreto
      http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

      Excluir
  12. é Troll, por que vc não economiza dinheiro roubando TV a cabo como faz o Corey e aumenta seus aportes reais?? hahaha. O Dimarcinho agora virou inimigo do Pobreta e do Corey. A blogosfera está dividida : de um lado a força negra fake pobreta e a fake empresarial de merda que rouba sinal de tv a cabo Corey VERSUS o não tão menos negro lado pseudo-real Troll e seu fiel escudeiro de terminhos Dimarcinho. Sigo aguardando uma entrevista sua com o Corey.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babacorey arregou da Blogosfera. Não tem assunto e coloca a culpa nos leitores, que, de acordo com a visão arrogante dele, não merecem ter acesso aos grandes conhecimentos dele! hahaha!

      Excluir
  13. Troll, O el rei do blablabla

    ResponderExcluir
  14. Parem de reclamar que essa negra está muito boa...

    Dou 200 reais...

    ResponderExcluir
  15. ALlum anon troll lançou uma trollada pra vc entrevistar o Corey mas até que a ideia é boa, seria uma ótima entrevista. Eu adoro empreendedorismo então adoraria ler a entrevista...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E desde quando o Corey sabe de empreendedorismo?

      Excluir
    2. Cara, o Corey tem muito "material" para um entrevista, mas ele jamais terá coragem de enfrentar meus questionamentos. É um cara que não sabe pensar.

      Excluir
    3. Fala sério, o que o Corey tem de "material"?? O cara é um merdão preguiçoso, que fala do país e faz o inverso que deveria... Podia mesmo sair do país, acho que para o nível dele indicaria a Suazilândia ou o Lesoto.

      Excluir
    4. pesquisando bem, creio que há um equivoco. Para o Corey, sugiro Haiti, Coréia do Norte e PERU, mas não o país, peru no cu dele... hauhauahuahauhaua

      Excluir
  16. Hatear é um estilo de vida. Não há como nos deter. Estamos em cada esquina, em cada porta que abre, em cada repartição do seu trabalho de merda te olhando com cara de nojo e te deixando desconcertado. Deixamos você envergonhado e tímido pelo simples fato de existir. Se você se sente incomodado conosco em um simples blog, aposto que causamos síndrome do pânico em você na vida real. Somos Haters e vocês são nossas vítimas.

    Rei dos Haters.

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Estão tentando, mas eu só permito comentários que cumpram as regras do blog.

      Excluir
  18. Troll, se possível coloque o meu blog na sua lista de favoritos, para aumentar ainda mais a ira dos haters... O seu já está na minha lista.
    Abraços.
    ROGER.

    ResponderExcluir
  19. "Também achei a parte de gerenciamento de risco deficiente. Não há menção sobre como escolher o tamanho da posição (position sizing)."

    Caro Troll, a questão do gerenciamento de risco (que está intimamente ligada ao tamanho da posição) é relativa. Cada método tem um tipo de alvo alcançável. É impossível alguém que opera rompimentos ter o mesmo R:R (Risco:Retorno) de alguém que opera reversão. Além disso, tudo depende de como se dá o método de entrada. Como é um livro generalista, se torna impossível versar sobre o assunto de forma eficiente.

    E, por favor, sem insultos. Começamos com o pé esquerdo (e você quem começou), mas não somos crianças e ambos podemos contribuir com conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como viu, o blog está moderado e as regras serão cumpridas, pois sou El Rei e mando aqui. Vc não será ofendido, no máximo será trollado dentro das regras, com direito de réplica. E não fui que comecei, pois meu layout foi kibado por vc.

      Suas observações sobre o livro e o post são pertinentes, mas não posso deixar de comentar sobre a falta de profundidade do livro em qualquer aspecto que seja. Muita gente acha que vai ler qualquer livro e sair operando. Quero deixar claro que não é bem assim.

      Vou partir para a leitura de um clássico: Livro Technical Analysis Of The Financial Markets. O que acha dele?

      Excluir
    2. Checkmate no Dekassegui de vida ruim... Colado do blog dele hoje, dia 21/08/2013:

      Pobretão não entendi uma coisa: Vc posta uma foto de um funcionario publico jogando paciencia na agencia do INSS. Entretanto, vc fica postando direto no blog durante o seu horário de trabalho(vide as suas repostas acima). Cadê a coerência?

      pobretao de vida ruim21 de agosto de 2013 13:46
      Eu entrego resultado no meu emprego pq se não sou demitido. Nunca fica nada pendente ou compromete meu trabalho.

      Esses manés deixam o povo se fudendo na fila e não são demitidos

      Cadê a lógica antes de perguntar com trollagem sutil?

      Mas tudo bem. INfelizmente meu blog é visitado por maioria de funcionários públicos e tudo o que eu falar será visto como incompetência de um mané que não faz concurso público.

      É, o povo tem mesmo é que se fuder. Cada um por si.

      Maldita hora que fiz esse blog e ter que lidar com tudo o que há de pior no país.

      Excluir
    3. Mto faciu resolver isso. Manda o pobre apagar aquele blog de mwrda ue. Ng obriga ele a continuar com aquilo...

      Excluir
  20. Não conheço esse livro, então vou comentar apenas a parte que Vossa Majestade fala sobre o livro do Elder (há uns 5 anos atrás eu li 2 dos livros deles).

    Acho os livros do Elder com muito blá-blá-blá. Ele gasta muito tempo, mas muito tempo mesmo falando de psicologia do mercado e controle emocional. Acho que seria muito possível reduzir todo aquele conteúdo para 1/3 (ou menos) sem nenhuma perda.

    Quanto ao gerenciamento de risco, se o livro não fala é uma falha. E nem precisaria falar muito, já que um gerenciamento simples e eficiente para pessoas físicas pode ser resumido em uma página. Aliás, em um comentário de blog.

    Em relação à foto ilustrativa, a do último post estava melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a foto do post, aquela última foi tão boa que vcs ficaram mal acostumados... rs

      Acho que o Elder enfatiza a psicologia devido a importância dela para o trading e, também, por ele mesmo ser psiquiatra.

      Excluir
  21. Não kibei nada. Esse template está disponível para qualquer pessoa, e eu sequer conhecia seu blog.

    Sobre o Technical Analysis, eu o considero um livro maravilhoso para qualquer iniciante, mas quem já tem mais experiência com análise técnica vai acabar pulando muita coisa. É um livro que te dá uma visão geral e te possibilita criar seu próprio Trade System. Você provavelmente pegará duas ou três coisas dali e operará o mercado da forma que se sentir mais confortável. Vale a leitura.

    E sobre ler um livro e sair operando, concordo. É um caminho árduo e exige dedicação, paciência, e muuuuuito controle emocional (o fator emocional é até mais importante do que o conhecimento em si). Eu mesmo já quebrei algumas vezes até conseguir ter sucesso com Day Trade. Mas é um caminho bastante recompensador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vc poderia me escrever e contar um pouco sobre o caminho que vc percorreu, com todas as dificuldades que teve que superar. Eu avaliaria a possibilidade de fazer um guest post.

      Excluir
  22. Fala sério... foi El Rei ameaçar uma entrevista ao Corey e este se apressou em fechar o blog (inútil) dele. Agora só falta o Pobretão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tomara que seja breve... aquele corey cuzao ja foi tarde... agora falta o pobretao ir e vamos ter uma galera gente fina, pra falar de grana, trollar e falar serio, nada desse bando de marica cheio de não me toques...

      Excluir
    2. O Corey é muito fresco e arrogante mesmo. E foi se revelando com o tempo, até que as pessoas perceberam quem ele é de verdade. Ele é quase um Walter White, porém sem a inteligência e o carisma do mesmo. Ou seja, ele só tem a parte ruim de um vilão.

      Excluir
  23. Troll, qual sua opinião e conselho pra esses blogueiros todos ai da sua lista, se é quer vc lê todos? Qual o mais chato, o mais útil, o mais legal e por que?

    ResponderExcluir
  24. Troll para de moderar, ta mto chato

    ResponderExcluir
  25. Meu rei, acabei de postar o livro pra download. Corram la. Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Troll me ajuda!!!!!!!!!! De quem o Corey tá falando no site dele??? "O AdP tb é muito inteligente e competente, escreve muitíssimo bem, mas se misturou com a corja, infelizmente." Quem é a corja???

    ResponderExcluir
  27. porra troll, larga de ser viadão e desmodera essa porra. to cansado de vir aqui e ver a mesma coisa todo dia. libera ae caralho!!!

    ResponderExcluir
  28. Troll, alguem deu uma idéia parecida mais pra cima e eu achei bem legal. Você deveria fazer um ranking tipo:

    Post mais imbecil do mês vai para.....

    Melhor post do mês vai para....

    Melhor foto de gostosa em um post do mês vai para.....

    Melhor post que realmente fala de finanças do mês vai para.....

    Musica mais condizente com o post no post vai para....

    ResponderExcluir