quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Proventos Recebidos 2013 e Venda Coberta


Salve meu povo!

Post atrasado, porém jamais sonegado! Entendedores entenderão! hahaha!

Em relação ao ano passado, houve aumento de posição exclusivamente na carteira de ações, onde me encontro totalmente alocado. Além disso, também tornei-me sócio de mais uma elétrica, a Taesa. O balanceamento dessa carteira conseguiu superar em muito o desempenho ruim do Ibov em 2013, mesmo com Petr4 me castigando.

Falando em Petro, ela não é minha única ação a cair (meu preço médio em Taesa é bem maior do que a cotação atual), porém é a única a me incomodar. Vários leitores e blogueiros questionam se eu não deveria ter a mesma atitude em relação à Gerdau.

Eu respondo que são casos muito diferentes.

Eu vejo a Gerdau como uma cia de sucesso, com ótima governança, mas que apenas passa por um ciclo econômico mundial que impacta diretamente em suas receitas. Ainda assim, ela apresenta lucro. Ou seja, eu consigo vislumbrar a empresa se recuperando no longo prazo.

Já a Petro, eu nunca achei bem administrada. Eu disse NUNCA! Mesmo na época da euforia dos mercados, a empresa não batia as metas de produção. Sou sócio, pois ela é um gigante quase monopolista de um dos setores mais lucrativos do mundo. Mesmo assim, minha alocação nela é pequena.

O que me incomoda na Petro não é a má administração. É o pré-sal! Como assim???

Explico.

Petro está praticamente apostando todas as suas fichas no pré-sal, com a maior dívida do mundo. Isso me incomoda muito! Quem garante que o pré-sal trará o retorno esperado? E se novas tecnologias surgirem? E se as atuais tecnologias forem aprimoradas e tornarem o oil menos atraente? Essas questões, eu deveria tê-las ponderado antes de fazer um novo aporte de capital na empresa...


Usina solar em Andaluzia, Espanha, produz energia até de noite


Após o momento mimimi, vamos ao assunto do post!


O valor dos proventos de 2013 praticamente dobrou em relação a 2012. Ultrapassei o valor de um salário mensal. Todos esses proventos foram devidamente reinvestidos.


Os números melhoraram pouca coisa, estando meu PY em 4,76%, o que é razoável. Sobre a valorização, minha carteira não performou tão bem quanto em 2012. Os destaques são Tractebel, com mais uma sólida valorização de 15,53% e Cielo, que novamente foguetou, com 44,06% de valorização.

Há um assunto polêmico na Blogosfera, que é a venda coberta de opções. Muitos acham que não vale o risco. Bom, vou postar minha tabela com os resultados e algumas estatísticas. Vou deixar que cada leitor tire sua própria conclusão.

Botão direito, opção "exibir imagem" e dê zoom
Vou encerrando por aqui!
Keep Trolling!


44 comentários:

  1. Ótimo resultado com vendas cobertas, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano passado realmente foi bom! Vamos ver se repito!

      Um abraço!

      Excluir
    2. Olhando o resultado, pode-se calcular que, com essa taxa de sucesso, cada Real de lucro bruto transformou-se em praticamente R$ 0,80 de lucro líquido antes do IR. É esperada uma alta de taxa de sucesso, pois na venda coberta, o tempo está a favor do lançador. O segredo da operação é perder pouco nos poucos stopes que se leva.

      Excluir
    3. Perai, você estava na ponta vendedora quando iniciava operação né ?
      É que como está me confundi com a C e V. :D

      Estagiário
      http://oblogdoestagiario.blogspot.com/

      Uta!

      Excluir
    4. Sim, o arquivo original tem as datas de cada operação, mas eu excluí alguns campos para não ficar gigante.

      Excluir
  2. Ola Troll
    Parabens pelos resultados obtidos.
    Tambem concordo com a qualidade da estrategia de venda coberta.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dividendos! Mas com opções não dá pra brincar não!

      :-D

      Excluir
  3. Ainda tenho minhas dúvidas em relação à venda coberta. Mas como você disse, o segredo está em perder pouco nos stops.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não se pode afirmar que é uma estratégia com o resultado de um ano. Vamos aguardar 2014!

      Um abraço!

      Excluir
  4. Belos dividendos recebidos... muitas famílias brasileiras trabalham arduamente para no final do mês receber bem menos que isso.

    É muito satisfatório ver que existe neste país algumas pessoas (embora sejam poucas) que são inteligentes o suficiente para fazer o dinheiro trabalhar para elas mesmas!

    Parabéns! Rumo a IF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá nobilíssimo!

      Equilíbrio em finanças é uma questão de disciplina e foco no longo prazo. O brasileiro médio atual nasceu em época de hiperinflação e juros estratosféricos, o que contribuiu para uma educação financeira baseada em consumo imediato e planejamento de curto prazo.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Fala, Troll!

    Se houver um gap muito forte de baixa pode pular o stop feio, né? Eu prefiro trabalhar com travas.

    Uma coisa que fiquei na dúvida: o lucro bruto foi de 6k. Só de IR não teria que retirar aí uns 900 conto?

    De resto, parabéns pelo resultado, mesmo eu achando q não vai dar certo no LP, rsrsrsrsrsrs

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dimarcinho!

      Como a operação é vendida, os gaps de alta é que trazem prejuízo. Mas veja: as opções costumam ser lançadas com cerca de 10% de distância entre o strike e a cotação atual. Logo, um gap para fazer disparar o preço de uma opção bem OTM deve ser algo muito fora do comum. E dependendo da volatilidade do ativo, a distância pode ser ainda maior ou até mesmo inviabilizar a operação. Por exemplo, jamais se deve fazer VC em um papel como OGX, com VOL de 90%! Além do mais, perceba que nenhuma operação ficou vendida no pó, ou seja, todas as opções são recompradas após perderem quase todo o VE. Toda a operação tem seus riscos, mas esse que você citou eu considero baixo.

      Sobre o IR, eu não coloquei na planilha, pois não paguei. Eu tinha prejuízos acumulados quando fiz a troca de VIVT4 para VIVT3. Como o IR incide sobre qualquer tipo de trade, não creio que ele seja fundamental para decidir entre fazer ou não a VC.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Pensei uma coisa e escrevi outra, eu quis dizer gap de alta mesmo! rsrsrsrs

      Cara, o IR não é diferente para cada tipo de ativo/derivatio? Acho q vc não pode acumular o prejuízo de ações em lucro de opções não.

      Não tenho certeza, mas dá uma checada nisso.

      []s!

      Excluir
    3. Grande Dimarcinho,

      O IR é diferenciado sim, não por classe de ativos, mas por tipo de operação. Ou seja, operações "daytrade" não se misturam com operações normais. Logo, pode-se compensar o prejuízo de ações com lucro de opções, desde que sejam operações do mesmo tipo. Repare que o programa da DIRPF tem duas colunas para cada mês: um para operações normais e outro para daytrades.

      Um abraço!

      Excluir
    4. Trolleta, dá uma aula pro dimamá sobre venda coberta. Ele escreveu uma merda atras de outra lá no blog dele. Pra ele venda coberta é estratégia de alta

      Excluir
  6. Achei bem legal a parte dos proventos recebidos em 2013. Tenho essa curiosidade sobre quanto, em média, o pessoal da blogosfera ta tirando mensalmente ! Eu to quase igual a você, tirei uma média de 200,00 em 2013 hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante o efeito psicológico que os dividendos trazem. É bom receber, mas não podemos fazer nada com eles além de reinvesti-los... rs

      Excluir
  7. Vou fazer um post também para divulgar os dividendos recebidos em 2013, acabei me esquecendo.

    Aliás, parabéns pelos valores apresentados e pela disciplina, na altura em que alguns já proclamaram a IF com muito menos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre paladino da Justiça Blogosférica,

      Sim, faça um post com os proventos. Os leitores estão ávidos para ver o resultado de sua magnífica experiência na renda variável!

      Amplexos reais!

      Excluir
  8. Usuários do gpguia everywhere =P

    ResponderExcluir
  9. Boas operações com as opças. Quanto a energia à Óleo ser substituída por outras formas, acho que vai demorar um bucado, ainda. Tem muito interesse e investimento por trás, e nenhum grande capitalista desistiria da área antes de sugar todo o lucro possível até a última gota. A única forma de energia limpa realmente competir no curto prazo seria no caso de alguém grande - e eu digo grande, mesmo, como um Buffet da vida - entrar com peso nessa disputa.

    E te adicionei ao meu blogroll. Ficaria muito agradecido se pudesse fazer o mesmo. Abraços.

    crude-trader.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há como ter certeza de nada em relação ao futuro. Mesmo com o oil soberano, nada justifica a alavancagem da cia. Isso é a atual administração desejando colher todos os frutos sozinha.

      Excluir
  10. Troll, muito boa publicação, estou fazendo meus cálculos aqui.

    Achei estranho apenas você chamar de Payout Yield, não seria DY?

    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, houve um pequeno equívoco. É DY mesmo. PY é outra coisa muito diferente.

      Excluir
  11. Troll, como você calcula o Yield da carteira, considerando que fez aportes ao longo do ano e os proventos que são recebidos ao longo do tempo? com isso o valor aportado vai mudando certo?
    Você calcula usando o valor do provento por ação dividido pelo seu preço médio?

    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há dois DYs na tabela. Um deles é com base no preço médio e outro com base na última cotação do ano.

      Excluir
  12. Grande Troll. Bons resultados com venda coberta. Nunca fiz essas operações e na verdade nunca me aprofundei sobre o assunto. Ah, algumas perguntas : 1) desistiu de diversificar com a aquisição de FIIs? 2) O que lhe parece hoje a Vale, quanto às perspectivas futuras? 3) Quem é a nova trollete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sor Guardião, honra-me com sua visita,

      1) Vou diversificar a partir dos R$ 500k. Vou aportar em RF mesmo, com taxa de 2 dígitos.

      2) Quando optei por aportar em Petro, não li mais balanços de Vale. Mas mantenho minha posição de que é uma cia bem administrada em um setor estratégico e com alcance mundial.

      3) É a modelo Denise Milani. Acredite: ela é 100% natural!

      Um abraço!

      Excluir
  13. Parabéns pelos resultados com as opças, Troll. Elas podem dar um bom lucro ao investidor, podem pagar pela companhia de muitas boas moças.

    Mudando de assunto, vc já leu o livro do Dante, do Gpguia? Baixei para o meu tablet e me amarrei. São poucos os escritores que mostram como é interessante a vida de um caçador de Gps. E vc nunca pensou em escrever sobre as boas moças contratadas? Vc tem talento, sabe escrever muito bem, conhece muitas gps de qualidade excepcional. Se vc fizesse mais relatos sobre essas mulheres maravilhosas,. muita gente leria. Pense em escrever um livro com seu pseudônimo, vai fazer sucesso, muita gente gosta desse mundo.


    Abraços,

    Caçador de Gps.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li o livro desse tal de Dante. Escrever sobre minha vida de lascívia e luxúria? Hmmm, não é que sua sugestão foi boa!

      Excluir
  14. Troll,
    Parabéns pelos resultados. Então, será que você poderia comentar um pouco mais sobre sua estratégia de venda coberta?
    Vi em posts anteriores que você comentou utilizar uma proteção mínima de 10% (OTM), considerando a volatilidade do ativo. Agora, olhando para sua tabela vi que você negocia opções com vencimento em 2-3 meses, é isso mesmo? Ou seja, em janeiro opera-se apenas opções que vencem em março/abri? Devemos esquecer as opções que vencem no mesmo mês?
    Obrigado pelas explicações e bons traders.
    abs,
    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o seguinte: não tem receita de bolo aqui não. Depende muito do mercado, da volatilidade da ação e do preço da mesma. Hoje em dia, as ações do vencimento atual não possuem bom valor para serem lançadas dentro de uma estratégia de vendas OTM. Não gosto de lançar muito longe também. Então fico com as opções da série seguinte à atual. Em média, 10% tem de lastro tem dado bons resultados sim, mas tem que considerar que o prêmio das opções lançadas tem que ser em torno de 1% do valor da cotação da ação. às vezes dá pra pegar até mais.

      Lançamento coberto é uma das operações mais tranquilas de se realizar. A crítica que fazem é sobre o risco-retorno, pois ganha-se pouco a cada operação e um stop mal feito pode perder meses de lucros. Como a taxa de sucesso é alta, considero que se deva stopar logo e nunca torcer para o papel recuar em caso de alto súbita.

      Um abraço!

      Excluir
  15. Tô na seca e vc me posta uma dessas. É pra acabar com minha vida mesmo. Ainda bem que o carna tá ae! kkkkkk
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abre o jogo aí, Thales: você deu uma esfolada no bilau aí... hein? hein? rs

      Esperar o carnaval pra sair da seca? Jamais!

      Excluir
  16. troll, voce que é o espião mor da blogosfera que sabe de tudo, fala pa nois: o crude-trader é a nova ropagem do finado rw-trader de limeira??? corto o saco se não for! tudo bate, olha la!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não deitei os olhos sobre esse novo mancebo. Sendo o mesmo ou não, o fim é inequívoco: facetreidi não dura muito! rs

      Excluir
  17. Olá, meu nome é Gian, sou novo aqui. Eu vi que você. Tem um bom controle dos dividendos. Quero montar uma carteira assim para mim, mas estou com dificuldades para encontrar os roventos de forma organizada. Diante disso, você pode informar o valor dos dividendos e JCP distribuídos por ação e os meses de pagamento? As empresas que me interessam são Vivo, Bradesco e Cielo.
    Grato,
    Gian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso você encontra no próprio site das empresas. Não vejo importância em saber os meses de pagamento.

      Excluir
  18. Conferindo o resultado da venda coberta conforme sugestão, 5,7k no ano resultado respeitável.
    Isso dá qual percentual do seu patrimônio de 2013, uns 1,5%?

    ResponderExcluir
  19. Uma venda coberta tem de haver um stop bem estudado.

    Saudações

    ResponderExcluir
  20. Parou com as vendas cobertas? procurei recentemente e não achei nada! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquece isso de venda coberta. Não serve pra nada, só pra causar estresse. Parei há tempos e o próprio Bastter não recomenda mais. Vou falar sobre isso na atualização de Maio/2019.

      Excluir