terça-feira, 11 de setembro de 2012

Atualização Mensal - Agosto 2012

Súditos da Blogosfera!

Agosto é mesmo o mês do desgosto. Levei ferro nas opções, elétricas desabando, Zona do Euro é uma zona, ninguém me quer, vou morrer...

Calma aí meu povo! Isso aqui não é blog do Pobretão não! É o blog do Troll, e o Troll não desanima!

O fato de a energia elétrica ficar mais barata não me incomoda nenhum pouco. Apoio tudo que for para beneficiar o país. Além do mais, energia mais barata pode aumentar o consumo e, consequentemente, os lucros das empresas. Zona do Euro e governo intervindo no setor elétrico são assuntos que não interessam a quem faz o verdadeiro buy and hold.

Agosto foi mês de aprendizado e reavaliação para minha estratégia com opções. Com relação às opções de PETR, nada a declarar. Tenho obtido ganhos muito consistentes, com perdas pequenas. Já BBDC e GGBR são diferentes. Os ganhos são consideravelmente maiores em relação a PETR e o mesmo vale para as perdas. Isso se deve a falta de liquidez dessas opções, o que acarreta grande spread na cotação. A saída que encontrei para minimizar essa variância é reduzir a quantidade lançada e buscar mais lastro. BBDC e GGBR estão praticamente no 0x0, mas se colocar a corretagem, fico no prejuízo.

A borboleta que montei virou pó na minha cara. Essa operação é muito difícil de manejar e eu não tenho experiência nela. O erro foi colocar uma meta de lucro irreal, além de permanecer na operação mais tempo que o necessário, pois quando estava com 60% de lucro, a trava de baixa só valia alguns centavos. Como estava a 10 dias do vencimento, a operação era praticamente uma compra a seco. Quase zerei, mas daí veio aquela frase na cabeça: "Siga o plano!" Segui, mas o mesmo era ruim, logo perdi a operação com a grande queda de VALE5. Mas aperfeçoei meu critério e na próxima não devo cometer mais esses erros primários.

Mudei de corretora e minha expectativa é economizar cerca de 50% em corretagens. Qualquer coisa que possamos fazer para reduzir custos vale muito a pena, pois R$ 100 mensais poupados por 15 anos, considerando uma remuneração de 0,70% a.m, representam R$ 35.856,56 que agregamos ao patrimônio. Vc compra um carro cortando despesas inúteis!

Sem mais conversa, vamos à atualização:



Resumindo:

Aporte do mês: não houve.
Proventos: média mensal em 2012 igual a 4,61% do salário - meta: 100%)
Bruto com opções: -0,70% - borboleta já estava descontada do caixa do mês anterior e stopado em lançamento coberto em PETR4 e BBDC4. Esse percentual está longe de me quebrar, mas incomodou um pouco.

Rentabilidade: -2,26%

Adiantando que em setembro vou aportar bem forte. Provavelmente baterei minha meta para o ano com folga.

Para finalizar, vai uma homenagem ao meu amigo Eike "Rain Man" Rico, pois ele está com muito mimimi devido ao ferro que levou nos seus já conhecidos trades:



Um abraço a todos!



75 comentários:

  1. Realmente este mês não foi fácil para a maioria dos investidores. Para os que gostam de efeito calendário, outubro está chegando!
    Já que você disse que vai aportar forte, acredito que deve portar cerca de 10k.
    Por enquanto estou fora das opças. Raramente faço um LC só pra sair do costume.
    Estou vendo que você tem CCRO3. Estou pretendendo entrar nesse setor com a ECOR3.

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Adp, obrigado pela visita!

      Sobre o aporte, estou evitando divulgar valores, mas será mais que 10k. Mesmo assim, não será nada tão extraordinário e a origem é do meu trabalho mesmo.

      ECOR3 possui bons dados nesse setor, mas fiquei com o pé atrás por ela ter apenas 2 anos de histórico na bolsa. Fique atento à dívida e pergunte ao RI sobre o perfil dessa dívida, quanto é curto prazo, longo prazo, moeda estrangeira, taxas de juros, quanto é acima do CDI, etc.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Sim, estou fazendo minhas pesquisas. O que está pegando mais é o pequeno histórico de bolsa. A dívida é tolerável devido ao forte poder de geração de caixa do setor.

      Abraços e sucesso.

      Excluir
    3. Concordo, mas se a empresa se alavanca demais e a dívida é muito cara, não há caixa que resista. Vale um contato com o RI.

      Excluir
  2. Fala, Troll!

    Há alguns anos atrás eu tentava acertar essas Mesas/Borboletas mas nunca me dei bem.

    Nas vendas cobertas to na mesma que vc. Tenho feito em PETR e VALE tem dado certo, mas a minha sem liquidez foi a do BBAS, que subiu monstruosamente na última semana. O fato da liquidez influencia muito mesmo. Não devo mais brincar com ela, não, pois ganhe 2 e perdi 2, mas as 2 q perdi comeram o lucro. Já na PETR e VALE tudo mto tranquilo.

    No entanto, exige um acompanhamento. To pensando em fazer apenas semanal, pois é um saco ter q ficar olhando sempre.

    E concordo contigo nisso: quem fica por aí operando notícia vai se arrasar. Acho que vou comprar mais Cemig hj! O governo reduz as tarifas hoje e depois vem o IGP-M e corrige em 1-2 anos.

    Época de crise é assim mesmo: as pessoas só olham o lado ruim e esquecem do lado bom.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Dimarcinho!

      Cara, eu tenho um método bom para analisar a entrada nessas operações, mas o alvo de lucro eu ainda estou desenvolvendo, principalmente em relação a borboletas. Muita gente não acerta a mão nessas operações pq esquece que quanto maior a volatilidade, menor a chance de acertar o alvo. O segredo é operar sempre com as chances a seu favor.

      E fazer lançamento coberto em opção sem liquidez é complexo mesmo. Eu serei muito conservador daqui pra frente.

      E que opera notícia sempre quebra a cara, tanto em bull quanto em bear market. O negócio é focar nos fundamentos, diversificar e esquecer isso.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Pois é, rapaz! Essas borboletas são tensas. Num mercado mais volátil, eu acho melhor fazer o Boi/Vaca, mas o preju que eles podem ter não vale muito o custo benefício.

      Ah! Comprei mais Cemig! Apesar dela estar pesando na minha carteira, resolvi comprar mais um pouquinho assim mesmo! rsrsrs

      []s!

      Excluir
    3. Boi/Vaca são mais difíceis ainda! Eu não me aventuro nessas aí tão cedo.

      Cemig é ótima empresa. Gosto muito de GETI tb.

      Excluir
    4. Eu to com CEMIG e COPEL de Elétricas já.

      GETI é muito boa tb. Mas eu to tentando evitar crescer muito a carteira.

      Eu queria ainda colocar na carteira Natura e Eternit, mas to me decidindo ainda, pois não queria ficar com mais do que 10 papéis.

      Me livrei do CTSA3 tb. Era mais uma aposta, não tem o perfil de papel q eu quero. Só tinha 1% mesmo, saí com um lucro simbólico, pois foi bem pouquinho.

      Enfim, o negócio é comprar papel bom. Se ficar ruim, nóis vende divorcia sem perdão! rs

      []s!

      Excluir
    5. Eu queria ter todos esses papéis que vc citou... rs Mas não tem como investir em todas as empresas boas da bolsa. Eu me preocupo mais em ficar longe das tranqueiras.

      Eu decidi inicar uma posição em VALE5 com boa parte do aporte novo esse mês. Estava relutante, mas uma hora vou ter que comprar mesmo. E a melhor hora é quando a empresa passa por dificuldades e ainda assim gera lucro. Se eu cair, caiu... rs

      Excluir
    6. Rapaz, to com o dedo podre!

      Comprei VALE mês passado, e ela caiu 8% nas duas semanas seguintes.

      Comprei Cemig ante-ontem e a bixinha derreteu 30%

      Acho q vou começar a divulgar pra galera entrar com posição vendida! kkkkkkkk

      Concordo plenamente com vc em relação à Vale. Acho que outras empresas boas hj, no entanto mais arriscadas, são CSN e Usiminas. O setor é mto dependente da economia global e dos preços. No entanto, há 10-12 atrás, a Usiminas e Gerdau estavam na merda. Com o aquecimento da economia, subiram númeroes estratosféricos.

      Conheço um cara que traçou uma estratégia de LP e passou SEIS anos perdendo na Bolsa/CDI, mas não se abalou. Daí quando veio a bonança, ele só realocou e aposentou! rsrsrs

      []s!

      Excluir
    7. Ah, então foi vc que detonou minha borboleta né??? kkkk!

      Excluir
    8. Bolsa é investimento de longo prazo mesmo. Olhe o desempenho histórico do Ibov. Teve longos períodos de baixa. Aquele bull market que terminou até 2008 vai levar muitos anos para voltar. Enquanto muitos correm da bolsa, nós aproveitamos essa fase para acumular. Papéis que hoje valem R$ 20,00 - eu disse podem - triplicar de preço em bull market. Mas quando será o próximo ciclo de crescimento jamais saberemos.

      Excluir
    9. Não importa quando será o próximo ciclo. O que interessa é que ele virá. Talvez em um ano, talvez em 10, mas virá. Por isso a gente tem que aproveitar agora para acumular.

      Excluir
  3. Troll,

    Fiz um pequeno comparativo entre você e o Viver de Renda, segue abaixo:

    Viver de Renda x Investidor Troll

    APORTES: R$ 200.000,00 x R$ 0,00

    RENTABILIDADE: 12,8% a.a. x 6,8% a.a.

    MULHERES: Ajudam nos aportes x Consomem os aportes

    Você perde feio, heim? kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom esse comparativo! kkk!

      Esses 6,8% aa são do ranking do General, né? Faltam dois meses de rentabilidade aí. Vou pedir pra ele corrigir!

      Em relação aos aportes, nosso amigo já possui a independência financeira. O blog dele deveria focar em outros assuntos.

      Em relação a mulheres e aportes, eu prefiro não comentar mais nada... rs

      Excluir
    2. Comentarista,

      Minha namorada não ajuda (nem consome) nos aportes. No mais, totalmente dispensável a comparação.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    3. Relaxa um pouco VR! A vida é pra ser vivida de forma divertida! =)

      Excluir
    4. Olá Troll!

      As rentabilidades informadas em alguns meses seus estão com aportes incluídos, mesmo adicionando a sua rentabilidade de janeiro não ficou maior que o informado pelo anônimo, sinto dizer. Não encare como uma disputa e sim com um estudo de diversas estratégias.

      Abraços!

      Excluir
    5. Caro General,

      Não disputo nada com ninguém. Apenas sigo meu método e invisto da maneira que deixa confortável. Não é do meu interesse medir forças com ninguém e nenhum ranking da internet prova nada. Primeiro, devido ao curtíssimo espaço de tempo avaliado; segundo, nem sempre a melhor estratégia se prova vencedora, pois há fatos aleatórios que interferem nos resultados.

      No caso, se adotarmos o seu ranking como parâmetro para avaliar estratégias, então o Sardinha seria o melhor investidor da blogosfera disparado. Sabemos que não é verdade, pois o mesmo adota a estratégia de all-in, a qual, pasmem, é a mesma do Pobretão, o pior investidor de todos.

      Excluir
  4. Olá IT
    Para os investidores de LP, pequenas quedas não são motivo para nervosismo ou criticas. Pelo contrario, são oportunidade de se rever o balanceamento da carteira e por que não, aumentar a posição nos papeis que mais sofreram.
    Já fiz algumas borboletas no passado, mas isso não êh pra mim. Talvez no futuro venha a fazer alguns grades no mês com opções, mas isso será bem pra frente.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma honra ter um milionário comentando em meu humilde blog!

      De fato, estou aumentando minha posição em PETR4, GGBR4, TBLE3 e iniciando posição em VALE5. Cheguei a cogitar enfiar tudo em TBLE3, mas é preferível comprar sempre aos poucos, diversificando e diluindo o risco.

      Quando atingir 500k, vou inciar posição em FIIs. Quero chegar ao milhão com 15% em FIIs.

      Um abraço!

      Excluir
  5. ganha 14 mil e não aportou nada no mês?

    os beijos de língua nas putas estão te custando caro hein

    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado engraçadinho, mas o que ocorre é que o dinheiro está paradinho em minha conta corrente bancária, que eu não considero investimento. Apenas computo como "caixa" o dinheiro tranferido para a conta depósito na corretora.

      Eu nunca gasto todo o meu salário.

      Excluir
  6. Oi troll,
    Essa queda das ações das elétricas são blé... algumas nem sentiram o impacto. Mas aí, cabe lembrar que energia é um insumo de infraestrutura e o aumento do consumo não é necessariamente bom, considerando que o ideal seria aliar a redução tarifária a práticas de consumo mais eficientes... Sei não, mas isso me parece manobra pra enfraquecer a reação contrária à construção de Belo Monte...
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é fato que essa queda não é nada de mais. A própria ELPL4 já foi punida no passado e TBLE3 já sofreu outras quedas. Não estou nem aí pra essas notícias, afinal, consumo de energia nunca irá acabar.

      Excluir
  7. BTW troll, vc tem um plano de entrada nos ativos ou segue o bastterismo à risca, sem se importar com cotação? Se tem, pode falar qual a estratégia? Vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vc chama de bastterismo é pura e simples matemática. Se vc vai aumentar sua posição num ativo em 10%, tanto faz se o papel subiu ou caiu 20%, pois isso não fará uma grande diferença no seu custo de aquisição.

      Agora, se vc vai entrar de uma vez com uma grana violenta, aí sim faz sentido se preocupar com a cotação, como foi o meu caso. Exceto VIVT4, consegui montar a carteira com um bom custo de aquisição, sem levar violinada do mercado.

      Minha estratégia para diluir o risco é comprar pouco mês a mês (método bastter). Veja o caso das elétricas. Em vez de comprar tudo de TBLE3 com meu aporte importante, eu resolvi comprar só um lote e iniciei uma posição em VALE5. Se eu comprar tudo de TBLE3 e ela cair 50%, eu estaria fazendo como o Pobretão fez com ELPL4. All-in nunca é bom, mesmo quando se trata de aportes, a não ser que sejam pequenos.

      Resumindo, não se preocupar com a cotação é parar de perder tempo fazendo marketing time e contas de precificação, pois no final da história, se sua compra é pequena em relação a quantidade que vc já possui, a cotação atual não faz a menor diferença no seu custo médio de aquisição.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Trolla,

      "Se vc vai aumentar sua posição num ativo em 10%, tanto faz se o papel subiu ou caiu 20%, pois isso não fará uma grande diferença no seu custo de aquisição."

      Mas se isso não fará grande diferença no seu custo de aquisição, então na tal hipótese do papel cair os tais 20% e talvez o colocando abaixo do teu custo medio de aquisição... Então pra que comprar mais, rs? Então vc é da turma que aposta que o "longo prazo" é seu amigo e que vai ressarcir o teu custo de carregamento que irá se acumular nessa vitoriosa estratégia? Essa teoria é erro primário e um dos mais antigos em Bolsa, mestre...

      Cuidado... tu é metido a ixperto, paga moral de campeão com sardinhada de blogs, mas é nítido pelas coisas que escreve (principalmente sobre estratégias com opções) que não sabe avaliar o que "acha" que anda aprendendo como certo ou vitorioso em sites de blablabla de internet...

      Excluir
    3. Meu post foi claro, bem explicado e sem erros de português. Não sei como vc não conseguiu entender NADA do que foi escrito. O analfabetismo funcional é uma coisa impressionante.

      Conforme eu escrevi, se vc faz comprar pequenas mensalmente, o preço não importa, pois o seu custo médio será praticamente inalterado. Vc pergunta para que serve comprar mais, né? Compra-se mais ações, não pq subiu 10% ou caiu 10%. Compra-se para acumular capital e receber cada vez mais proventos. Não tem nada a ver com preço. Preço é coisa para trader. E se vc acha isso um "erro primário", então olhe o lado esquerdo dos gráficos de todas as boas empresas listadas na Bovespa e me diga.

      Se vc é bom suficiente para acertar timing de preços, parabéns, mas o fato é que 99% tentam comprar no fundo e vender no topo, mas fazem justamente o contrário e perdem dinheiro.

      Se vc tem alguma crítica em relação ao que faço com opções, eu sugiro que faça melhor da próxima vez, pois esse seu post não foi nada além de bostejar pelo teclado.

      Se continuar a escrever merda aqui, será bloqueado, pois aqui não é o blog do Pobreta para sardinhada fazer festa.

      Excluir
    4. Deixar claro aqui que o anônimo da pergunta (eu) não é o mesmo da provocação (trollador de troll).
      Entendi agora com o que se quer dizer que "cotação não importa". Mas ela fica condicionada à tua posição no ativo né? O receio de ingressar em um ativo, mesmo que com bons fundamentos, sempre existe... ainda mais com pouca grana, que é o meu caso.
      Mesmo ações de bons fundamentos fazem topos e fundos e o ideal, pra quem tem pouco, seria ter algum metodo de entrada que dê mais segurança...
      Valeu.

      Excluir
    5. Sim, se minha posição atual é grande em relação ao aporte, a cotação não influencia em nada. Do mesmo jeito, se vc pretende entrar com pouca grana e fará aportes mensais, a cotação tb não é importante.

      Agora, se mesmo entrando com pouca grana, a queda te incomoda, então vc deve rever sua gestão de riscos, pois dinheiro que se coloca em bolsa é dinheiro que não se precisa. Se o papel cair 50% na sua cara, vc não pode se abalar com isso.

      O melhor seria vc alocar 50% em RF e 50% em RV. Em tempos de crise, esse percentual ficará desbalanceado, algo como 75% em RF e 25% em RV. Isso te dá oportunidade para tirar dinheiro da RF e garimpar umas promoções na bolsa. Ou seja, para quem quer formar carteira para longo prazo, as quedas de curto prazo são ótimas, pois vc consegue comprar mais ações com o mesmo capital!

      Excluir
    6. Pensando em longo prazo, comprar todos os meses o mesmo papel pela maior cotação do mês dá um resultado muito parecido com aquele que comprou pela menor cotação. Obviamente, o 2º caso dá um resultado melhor, mas não tããããoooo diferente assim.

      Existem n+1 exemplos desse na internet.

      Sardinha anônima falando merda detected.

      Excluir
  8. Investidor Amador Sensato12 de setembro de 2012 às 21:14

    Olá Investidor Troll,

    Uma pergunta, você investe em Tesouro Direto ou outra categoria de renda fixa?

    Ou só renda variável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda minha grana se resume a 7 ações e nada mais...

      Excluir
    2. Eu, vc e o G65 acho que somos os únicos 100% em ações.

      Excluir
    3. eu tenho 95% das minhas aplicaçoes em açoes - 5% e colchao de segurança(sem apresentar nenhum desconforto com este percentual mesmo em periodos de crise como o atual).

      Excluir
  9. Troll vc poderia citar as sete empresas>Estou pensando investir ações, acho dificil achar gente séria.Vc o dimarcinho me parece, mas tenho pé atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As empresas estão listadas no post anterior.

      Se vc tem receio de RV, isso pode ser falta de experiência ou a RV não se adequa ao seu perfil. Vc deve se informar de todos os riscos, ler alguns livros e começar com bem pouco capital. Veja os vídeos do Bastter no Youtube, pois eles são excelentes.

      Excluir
  10. Troll, vc diz não se preocupar com a situação global. Mas me diga, não tem receio que as ações das commodities despenquem se a China anunciar uma forte desaceleração de sua economia? AnoniJoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje, as ações desse setor representam apenas 20% da minha carteira. Esse percentual tende a diminuir mais ainda com o crescimento do patrimônio e a entrada de novos ativos, como FIIs e RF. Toda economia passa por períodos de crescimento e retração. Com a China não será diferente.

      Excluir
  11. Eu também fiquei muito feliz com a queda das taxas de luz.
    Mas não pelas ações que já tenho (afinal não as tenho), mas sim pois é um ótimo ponto para adquiri-las e melhor ainda, concordo contigo que isso só aumentará o consumo e o valor delas.

    E diminui meu gasto com a luz! fuck yeah!

    ResponderExcluir
  12. Só pra constar: pena que o povo não levou tuas tiradas na esportiva.
    Eu captava o senso de humor hehehe

    ResponderExcluir
  13. Não vai atualizar o blog???
    Codorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como estava sem saco para atualizar e o mês foi morno, vou deixar para fazer tudo mês que vem.

      Excluir
  14. Quanto que o pobretão ganha com aquele lixo de blog.Por clique
    Ass:Codorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pobretão ganha 150 dólares por dia com 95% de confiança sobre uma distribuição normal de visitas e cliques.

      Excluir
  15. Porra, Troll!

    Tem um anonimo que tá te sacaneando direto lá no pobreta!
    E agora tá fazendo o mesmo contigo em todos os outros blogs parceiros.
    O cara é muito bom , mas você é melhor. Tenho fé na sua força!
    Vai lá e trola aquele fdp que tá te trolando!

    Vc é o troll-alfa blogosfera, não dê mole pra ninguém.

    Reação, Troll! Vai lá e reboca geral esses palhaços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é tão bom que eu não faço ideia de quem seja! kkkkk!

      Excluir
  16. Vamos apoiar o pobretão no blogroll do viver de renda

    http://pobretaonoblogroll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Lanço um desafio para a comunidade dos blogs financeiros: calcular quanto o pobretão está faturando com o adsense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calculado e o Pobreta pirou tanto com minha sagacidade que agora não permite mais comentários sobre Adsense: são 150 dólares por dia com 95% de confiança.

      Excluir
  18. Esquece de atualizar o blog não :)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Adp,

      Tive uma semana atípica, com muitos compromissos além do trabalho, mas a atualização sairá em breve.

      Obrigado pela visita!

      Tamo junto... rs

      Excluir
  19. Troll, desconfio que você gostaria de ser o pobreta. De qualquer forma, atualiza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu quisesse ser o Pobreta, era só ter parado de estudar ao terminar o ensino médio e estacionar profissionalmente desde os meus 18 anos.

      kkkkkkkk!

      Excluir
  20. Será que posso confiar agora no Trolla.Agora os remédios de tarja preta não estão dando efeitos colaterais ...Gostei das idéias do Trolla.Não é com FELL que se chama moscas.Certo, Trolla.
    Ass:Codorno

    ResponderExcluir
  21. Oi Amigão vc pode me indicar livros de educação financeira e de concurso público?
    Filhote do Codorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra, já respondi isso em vários posts! Vai pesquisar um pouco e não me enche!

      Excluir
  22. Troll,não quero parecer pidão,mas minha curiosidade tá me matando : eu não vi o texto de despedida do Futuro Milionário.Se você copiou ele,dá pra colar numa resposta à esse comentário pra eu ler,por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o texto na íntegra. Um post dedicado ao assunto será feito em breve.

      Excluir
  23. pq vc diz que o futuro milionário utilizou dinheiro de outra pessoa?
    qual a sua idade? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha idade não lhe diz respeito, ok?

      O mancebo do Futuro Milionário não usou dinheiro de outra pessoa. Pior do que isso: ele ROUBOU dinheiro de outras pessoas, ao hackear programas e quebrar chaves de segurança. E isso foi o que ele falou. Imagina então o que ele pode ter feito e não quis divulgar. O cara é ladrão e vagabundo, pois graças a esse dinheiro, ele se mantém em casa sendo sustentado pelos pais, enquanto nós suamos para ganhar nosso dinheiro honestamente. Agora saiu da blogosfera pq será papai. Detalhe: tem apenas 3 meses de namoro. Aqui se faz, aqui se paga.

      Excluir
    2. como você sabe que ele será pai?
      abraço

      Excluir
    3. Deixou uma mensagem de despedida no blog do Pobretão, mas apagou em seguida. Essa não deu pra copiar, infelizmente.

      Excluir
    4. Tb to querendo saber qual foi o rolo que ele fez!

      Até ladrão temos na blogosfera!

      Passou meses dando golpe nos outros, mas em 3 meses apenas levou o golpe mais velho de todos os tempos: "O Golpe do Baú"

      hauahuahuahauhauaha

      Excluir
  24. Troll, puxando do fundo do baúa conversa, mas só a li hoje: sobre aumentar o preço médio da ação.
    Ao fazer isso, você recompra as ações por um valor maior, limitado aos R$20k mensal. Mas ao fazer isso você não recompra um número menor de ações? Você não está prejudicando o recebimento de dividendos da tua carteira?
    É vantajoso isso, pra economizar futuro e eventual pagamento de IR, sabendo q seu projeto é de LP e talvez nunca se desfaça do papel?
    Abraço,
    Pedro Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vende num dia e recompra no outro, fazendo isso num momento de baixa volatilidade. O risco da operação é o mercado disparar e vc ter que colocar dinheiro para recomprar além daquele que economizaria de IR. No meu caso, o mercado caiu um pouco e ainda embolsei uma graninha.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Troll,
      Sabe que ao fazer isso, o patrimônio declarado a Receita é maior, pois o que é declarado é o preço de aquisição.

      Então eu pergunto: sabe se existe alguma taxação sobre patrimônios grandes? Por exemplo, quem tem patrimônio acima de 5M paga uma certa porcentagem... Dei uma procurada na internet, mas não vi nada claro.

      Abraços

      Excluir
    3. Caro Adp,

      Vc deve estar se referindo ao IGF, ou Imposto sobre Grandes Fortunas. Sim, existe previsão constitucional para a implementação desse imposto, que seria de competência da União. Porém, o procedimento legislativo para a regulamentação do mesmo é intrincado. Duvido que seja implementado algum dia.

      Outra coisa, o patrimônio continua o mesmo ao utilizarmos essa técnica contábil de aumento do PM. O que muda é o custo de aquisição da ação e nada mais. Se um dia o IGF for regulamentado, a tributação só poderá ser feita levando em consideração o valor atual dos bens do contribuinte, pois não faz sentido tributarem fortunas pelo custo de aquisição.

      Um abraço!

      Excluir
    4. Valeu, Troll. Obrigado pela resposta.

      Abraços

      Excluir