segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Atualização Mensal - Dezembro de 2012



Olá fiéis súditos!

Na última postagem do ano, desejo a todos um Feliz 2013! Perceberam a conexão?! hehe

Dezembro foi um mês de grande recuperação para a bolsa e minha carteira performou razoavelmente bem. Não aportei nada esse mês, mas deixei para aportar mais forte em janeiro, já que o dinheiro está la na conta corrente, aguardando a transferência para a corretora.

Minha evolução anual ficou assim:



Evolução patrimonial de 47,42%, finalizando o ano acima dos R$ 300 mil. Se desconsiderar os aportes de R$ 60 mil feitos ao longo do ano, um cálculo grosseiro resulta em uma rentabilidade nominal em torno de 15% aa. A rentabilidade de dezembro foi de 2,36%.

Com a esticada de VALE5, a borboleta que estava aberta me gerou uma boa entrada de R$ 1 mil em caixa. Para uma margem de R$ 2 mil, isso significa uma rentabilidade de 50%. Tambei ganhei a venda na GGBRA45. Reparem que a borboleta foi zerada em duas partes. Primeiro a parte comprada, deixando VALEL40 vendida e travando no pó em VALEL44. Foi um risco que assumi para ganhar no derretimento da VALEL40, que estava R$ 0,20. Resolvi comprar no outro dia a R$ 0,11 e ela deu uma disparada depois. Sinceramente, acho que não vale a pena o risco.




As compras mesais de dezembro foram:

100 PETR4 a R$ 19,40
100 TBLE3 a R$ 33,05
Venda de R$ 1.000 CCRO3 a R$ 18,90 e recompra a R$ 18,79 - essa operação visou exclusivamente aumentar o preço médio para efeito de IR. Essa estratégia foi descrita aqui.

Logo, minha posição ficou assim:


Obs: o custo real em CIEL3 é R$ 39,15.
Obs: o custo real em CCRO3 é R$ 11,83.

Resumo:

Aporte do mês: não houve.

Proventos: R$ 1.884,24 - média mensal em 2012 igual a 6,53% do salário - meta: 100%
Bruto com opções: ganho de R$ 1.370,00

Operações em andamento:

Venda coberta em PETRB22: deu calor, pois lancei a R$ 0,27 e chegou a mais do que dobrar em dois dias. Agora está ok.
Borboleta em VALEA4/VALEA41/VALEA42: paguei um pouco caro (R$ 290,00), pois na hora de comprar VALEA4, a ordem não foi executada por R$ 0,01 e o mercado deu uma subida. Fui meio olho grande nessa. Ganho com VALE5 entre R$ 40,29 e R$ 41,71. Qualquer lucrinho estou zerando.

 Durante a semana, publicarei o desempenho dos papéis em 2012, além da tabela de proventos recebidos com o yield pessoal, para efeito de acompanhamento da evolução.

E para finalizar, segue a vida da futura esposa de El Rei:



Um abraço!

28 comentários:

  1. Salve ao Rei!!! Excelente desempenho em 2012, Troll. Já tem meta estabelecida para 2013? Que tal 2,3% ao mês? Acha muito arrojado? No mais descanse para a farra de logo mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Dúca7!

      Essa rentabilidade que vc sugeriu é muito arrojada. Para o longo prazo ela é inviável. Para manter os 1,76% ao longo dos anos eu já acho complicado.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. RW, não fique bolado comigo! Eu trollo mas sou legal! kkkk!

      Obrigado pela visita! Aguardo suas novas operações em 2013!

      Excluir
  3. Grande Troll, parabéns pela valorização.
    E essa PETR4 aí, tá levando fé, mesmo?
    Sei que ela muito proavelmente irá crescer ao longo dos anos, mas às vezes tenho a impressão de que ela e o pré sal terão função mais para a sociedade do que para os acionistas da empresa.
    Você uma vez disse que seria interessante que cada investidor tenha pelo menos ou PETR ou VALE. Já estudou fazer a troca, ou acredita que a PETR vai se dar melhor do que VALE?

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Adp!

      PETR4 é comprar e aguardar, pois os resultados, se vierem, serão somente a partir de 2014. É nesse ano que decidirei entre ficar e sair da empresa.

      Sim, eu compreendo sua desconfiança com a empresa. Mas devemos lembrar que quando ela subiu incríveis 70% aa (ou algo próximo) também havia a interferência do governo. A empresa está com dificuldades de equilibrar o caixa e ainda necessita fazer um enorme investimento em produção. De fato, investir nela pode não ser muito interessante para algumas pessoas. No meu caso, só vou manter 10% do capital nela.

      Sobre a troca com VALE, o que eu quero é ter posição nas duas empresas para longo prazo. Mas, em 2014, se Petro não entregar bons resultados, é certo que migrarei para VALE. Só não aporto nela agora pq desejo incluir uma empresa de consumo não-cíclico em minha carteira. AMBV3 é uma forte candidata, mas ainda estudo outras opções.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Parabéns pela rentabilidade no ano!! Bem acima do esperado!!
    Feliz 2013 que seus trades continuem dando bons retornos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus trades ainda precisam melhorar muito! Acho que esse é o grande pulo do gato!

      Um abraço!

      Excluir
  5. Fala, Troll!

    Ultrapassou a meta estabelecida, isso é ótimo!

    Só uma pergunta: vc disse q não fez aportes este mês, mas fez compras mensais; essas compras vieram de proventos ?

    []s e ótimo 2013 pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá grande Dimarcinho!

      Essas comprar vieram de proventos de VIVT3/VIVT4 (R$ 1.863,13), dinheiro em caixa e ganho com opções.

      Um ótimo 2013 pra vc tb!

      Excluir
  6. Reef Chile ou Argentina?

    ResponderExcluir
  7. Ola Troll
    Parabéns pela rentabilidade e crescimento da carteira. Em 2013 pretendo começar a comprar algumas acoes para iniciar também o lançamento coberto. Venho atrasando essa etapa, mas acho que esta na hora de começar. Conto com a sua experiência e comentários no blog para ajudar nessa nova empreitada.
    Abraço meu Rei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu Primeiro-Ministro!

      Eu acho ótimo vc diversificar e adquirir ações, ainda mais nessa época de crise. Ainda é possível comprar bons papéis a um preço legal. Mas devo te lembrar que a venda coberta não deve ser levada em consideração ao escolher uma empresa para investir. A VC é só um plus depois que a empresa preenche bons critérios fundamentalistas. A VC não é tão fácil como se pensa e ainda possui riscos. Fazer VC em VALE5 é dificílimo, pois quando ela dispara, o stop é caríssimo, mesmo operando certo. Então, se vc não está acostumado, sugiro que inicie com muito pouco, aprendendo a conviver com a movimentação desse mercado. No site do Bastter tem (quase) tudo sobre venda coberta.

      Um abraço!

      Excluir
  8. Parabens pelo crescimento patrimonial e por superar os 300k, proximo objetivo que marcará suas lembranças financeiras: 500k (não sei pq, mas alguns numeros marcam mais q outros)
    Bom ano de 2013 por ai
    Beijocas na ponta do nariz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha musa,

      Sim, os 500k eu quero atingir em 2014. Conto com vc me inspirando... rs

      Obs: vi a beijoca na ponta do nariz e fiquei todo bobo. Fui ao blog do Eike e ele tb recebeu. Ah, as mulheres...

      Excluir
  9. Muito bem, Troll. Nos dois meses que perdeu, perdeu pouco. Nos meses que ganhou, arrebentou! Com relação à tirinha, fantástica! rsrs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mobral, investindo em ações estamos sujeito a esses riscos. O importante é manter a tranquilidade e a disciplina, coisa que vc saber fazer como ninguém.

      A tirinha foi um show a parte! hehehe

      Um abraço!

      Excluir
  10. Muito bem, se saiu bem garoto.

    Agora veremos se vc será páreo para minha NOVA ORDEM esse ano... kkkkk

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Eike,

      Se essa NOVA ORDEM incluir uma fixação por estudos, realmente vai ficar difícil pra mim.

      :)

      Um abraço!

      Excluir
    2. eike risco e estudo saum palavras q naum combinam. essa NOVA DESORDEM so ficara no papel.

      Excluir
  11. Show de bola essa rentabilidade!
    Agora como está a previsão das opiças para esse ano? 2012 não foi muito generoso com você nos derivativos, certo?

    Abraços.
    Se puder dar uma passada no meu blog depois, madmaninvest.blogspot.com , te adicionei no blogroll.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Madman!

      Para 2013, eu já sei o que posso operar, logo creio que cometerei menos erros. Só não interprete errado aqueles dados da planilha. O saldo negativo em quase todos os meses não significa perda. Significa que eu estava carregando uma posição vendida. Se fosse posição comprada, o saldo seria negativo. O resultado é apurado no momento em que encerro a operação. Por exemplo, se terminei o mês vendido em -700 e depois encerro a operação pagando -100, isso significa que lucrei 600 reais.

      O pessoal tem feito confusão com isso. Talvez eu tenha que discriminar as opções juntamente com as ações no quadro de posição.

      Um abraço!

      Excluir
  12. Olá Troll,

    Boa rentabilidade neste mês e parabéns pela rentabilidade em 2012 acumulada, foi excelente!
    Irei aguardar seu relatório mais completo sobres os yields e rentabilidade dos ativos, muito mais sucesso em 2013 :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado General! A rentabilidade foi boa sim, mas eu busco consistência. Vc tb mandou bem!

      Gostei bastante dos proventos e espero receber muito mais em 2013.

      Um abraço!

      Excluir