terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Atualização Mensal - Novembro de 2012




Olá companheiros de Blogosfera!

O mês de novembro foi bom para mim. Rompi a barreira dos R$ 300.000! Recebi mais uma parcela de gratificação do trabalho e mais da metade da próxima meta já está cumprida. Se tudo der certo, vou conseguir adiantar em muito meu plano inicial. Uma grana a mais sempre é excelente, concordam? Mas não foi nenhum anto-fucking-mega-power-ultra-super aporte from nowhere. Por ser apenas uma gratificação meritória, não a levei em consideração no meu plano inicial de investimentos.

Em dezembro, termina a dívida de curto prazo (lê-se i30). Com isso, planejo aportar  R$ 80 mil ao longo de 2013, sem perder meu estilo livin' la vida loca, pois, apesar de ser controlado, frugalidade extrema não é para mim. Seria um sonho iniciar 2014 com R$ 500 mil, mas essa meta está muito distante.E também dependo exclusivamente de renda variável, o que torna qualquer tentativa de previsão patrimonial tão impossível quanto fútil.

Os estudos em AT estão fluindo. O livro do Elder é muito bom. Percebe-se claramente que ele influenciou bastante muita gente famosa do mercado. A boa notícia é que a teoria não é difícil. A má notícia é que até eu começar a operar o caminho será muito longo. É muita coisa para estudar. E certamente terei que buscar literatura estrangeira.

Há uma série de posts feita pelo Estagiário Investidor que mostra uma forma de refinar as empresas listadas na bolsa, com o objetivo de separar as boas dos lixos. Não estou recomendando que utilizem os mesmos critérios dele, já que nem todas as empresas que ele filtrou eu gosto e  nem todas que eu gosto ele listou. Porém, o caminho para quem está iniciando na bolsa é aquele ali. E como eu conversei com ele, nem é preciso estudar tanto assim para elaborar um critério razoável de seleção. Erros todos cometemos, porém o que se vê por aí é um misto de amadorismo (isso eu sou) com ganância (também sou), afobação (aí não) e BURRICE (muito menos isso!). Recomendo a leitura, especialmente as partes 1, 2 e 3. As outras são interessantes, mas acho que fugiu do escopo do pequeno investidor, que deve primar pela simplicidade.

[Análise] Refinando a estratégia [Parte 01]


Vamos ao que interessa.




Crescimento de 5,23% com o aporte, que foi maior do que de costume, no valor de R$ 12.000,00.

As compras mesais de novembro foram:

100 BBDC4 a R$ 33,05
300 PETR4 a uma média de R$ 19,26
Troca de VIVT4 por VIVT3 com pequeno aumento de posição. Como citado no post anterior, essa troca se deveu, primariamente,  por causa do Tag Along e, em segundo lugar, do DY

Assim está a carteira do Troll:



Obs: o custo real em CIEL3 é R$ 39,15.


Aporte do mês: R$ 12.000,00

Proventos: R$ 939,11 - média mensal em 2012 igual a 6,42% do salário - meta: 100%

Operações em andamento: Venda coberta em GGBRA45. Para as opções, o mês não foi bom. A mesa em PETR4 deu prejuízo de R$ 500, pois, o papel, que podia cair até 9%, despencou meros 14%. Também houve um prejuízo com opções de BBDC4 (-R$ 1200), o terceiro seguido, o que me faz suspender temporariamente a venda coberta com esse ativo, já que ele não está respondendo à minha estratégia, muito devido a falta de liquidez. A melhor operação é uma borboleta em aberto, a qual montei praticamente sem custo, mas VALE5 não se movimentou na direção desejada, então devo sair no 0x0. Devido, a essa borboleta, meu saldo em opções mostra-se positivo. Poderia encerrá-la com R$ 150 de lucro, mas prefiro deixar em aberto, já que uma movimentação mais forte pode jogar esse saldo para R$ 1.500 fácil.

É isso aí pessoal! Nada é impossível, mas quem foi que disse que seria fácil?!

Um abraço!

60 comentários:

  1. Ola IT
    Parabéns por atingir sua meta bem como pelo belo aporte.
    Nao sou adepto de opções, mas no futuro pretendo começar a fazer algumas LC para ter algum rendimento extra.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Primeiro-Ministro,

      O lançamento coberto é mais difícil do que pensei. A liquidez é de importância vital e, infelizmente, hoje o mercado só dá liquidez à PETR4, VALE5 e OGXP3. Acredito que com essas seja possível para qualquer pessoa, mesmo com poucos conhecimentos, aumentar a posição consideravelmente no longo prazo. Com 10 mil papéis, creio que seja possível pensar em renda extra.

      Um abraço e sucesso!

      Excluir
  2. oi Troll,
    1% de rendimento né? Parabéns :D Bela evolução patrimonial tb, boa sorte nos 500k em 2014, aporte de 12k não é p qualquer um :)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi aproximadamente isso, minha musa. Não ligo muito para rentabilidade de curto prazo em RV. Eu só penso em duas coisas:
      1) aumentar a posição nas empresas
      2) Tomar um banho de piscina com vc

      Excluir
    2. Esse troll sabe, hein?

      Excluir
  3. Fala Troll. Parabéns pelo endimento e aporte.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. No dia que minha carteira chegar no valor dos seu aporte, já estarei feliz heheh

    Os proventos também são bem satisfatórios. Reinveste eles, ou joga nas patas do cavalo?

    Parabéns pelos 300k e boa sorte nos 500k.

    =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aportador!

      Eu reinvisto todos os proventos claro! Falta muito para eu começar a usufruir dos dividendos.

      Um abraço!

      Excluir
  5. - belo patrimonio troll - 300k ja o torna investidor qualificado, acho sua carteira bem interessante (me parece voce aplica em empresas solidas com distribuiçao por varios setores para evitar maiores solavancos - por exemplo se as eletricas caem voce nao apanha tanto no geral - a duvida e:a vale nao entra no seu criterio de empresa que compensa investir?).

    - eu nao entendo muito de opçoes mas pelo seu dinheiro atual nao compensa mais deixar sua carteira quieta pois ela ja ta começando a render valores mais consideraveis sozinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio? Achava que era mais de 1Milhão...

      Excluir
    2. Se nada mudou, é a partir de 300k sim, Max.

      VALE5 está meus critérios, Pão Duro. Devo incluir mais um ativo ano que vem. Há várias opções e ainda estudo em qual investir, mas VALE5 fará parte de minha carteira mais cedo ou mais tarde.

      Sobre as opções, vou operar menos daqui pra frente, já que cheguei a conclusão que pouca liquidez é mais prejudicial do que eu pensava.

      Excluir
  6. estilo livin' la vida loca 24hs nos blogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se pensar assim te ajuda lidar melhor com seu fracasso, boa sorte! kkkk!

      Excluir
  7. Troll, acompanho seu blog via RSS e queria saber se tem problema linkar la no meu... ainda to ajeitando pois eu tava no wordpress mas blogspot eh mais facil.

    Gostei da carteira!
    motoinvestidor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Puxa Troll, que espetáculo! Cara, te digo que não é impossível chegar nos 500k em 2014, não. Tem o mês de Dezembro todo pela frente mais além do 2013 que tende a ser promissor. Se vc conseguir manter esses aportes acima dos 10k, acho que existe a possibilidade.

    Acredito que a satisfação ir conquistando a IF apenas com o suor do seu trabalho seja gratificante.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Zé!

      No meu lugar, certamente vc chegaria aos 500k com sua coragem e agressividade nos investimentos. Porém, como sou mais conservador, essa meta será mais difícil. Mas espero um melhor rendimento do IBOV para o no que vem.

      Um abraço!

      Excluir
  9. Li dois livros do A. Elder e não achei essa coisa toda não. Tirando a parte do gerenciamento de risco, não achei os métodos de análise tão eficazes assim não. São muito simples de entender, concordo com você. Mas depois de testar os métodos por cerca de 1 ano, tenho minhas dúvidas se são realmente eficazes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Aposentado,

      O livro do Elder é bom para iniciantes, mas está longe de ter todo o conhecimento necessário para formar um bom trader. Como eu disse no post, foi fácil perceber que o processo é lento e dispendioso. E ainda os melhores livros não foram traduzidos para o português por nenhum autor. Logo, se vc apenas leu esses livros e foi para o mercado, creio que cometeu um erro. O buraco é bem mais embaixo.

      Excluir
    2. kkkk

      trolleta, tu já tá mandando a real sobre tradear e literatura estrangeira?

      tu é ligeiro, hem?

      os melhores livros AINDA não foram traduzidos, porque AINDA não foram escritos, sr. conversinha fiada.... kkkkk

      Excluir
  10. Parabens pela rentabilidade e pelo aporte!

    ResponderExcluir
  11. Grande Troll, mesmo com pouca diversificação você consegue ter uma rentabilidade muito boa!

    Parabéns,dá para ver que você entende o que está fazendo!

    E rumo aos 500k em 2014, que é bem possível haha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se eu atingisse essa meta maluca, seria possível iniciar uma pequena diversificação em 2014. Eu poderia aportar muito forte se coratasse várias coisas que me dão prazer. Mas creio que esse comportamento obssessivo traria mais malefícios do que benefícios.

      Um abraço!

      Excluir
  12. Olá Troll. Parabéns pelos 300 K e pelo rendimento de 1,03% fora o ótimo aporte. Como o Mobral também creio ser uma meta legal para vc ter : finalizar dez 2013 com 500 K. Vendo sua previsão para o conturbado ano de 2012 você se subestimou, assim é interessante uma meta desafiadora mas factível. Pense bem, mas olhando sua carteira em 2012 penso que 480 K até dez 2013 é factível. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dúcara%$ö! rs

      De acordo com meu plano, minha meta para o final de 2014 é ter R$ 333.068,46. Logo, estou bem adiantado. Porém, se eu terminar 2014 com 500k, isso significaria uma redução de 1 ano na minha jornada pela semiaposentadoria. Vou batalhar por isso!

      Um abraço!

      Excluir
  13. Parabéns pelo patrimônio, Troll. Agora, em relação a opções, vc tem algum plano de comprar opções de empresas que estão momentaneamente com problemas, mas que podem aumentar muito os lucros, exemplo PETR4. Caso ela apresente lucro em 2 balanços, as coisas pdoem ficar boas...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita anônimo!

      Bom, não faz parte da minha estratégia investir em turnarounds e startups. Porém, PETR4 se encontra numa situação especial, necessitando de grandes investimentos. Por esse motivo, é uma empresa que se encontra em quarentena e que não comprarei mais quando tiver 2k de papéis. Após isso, vou analisar mais dois balanços anuais para concluir se vale a pena manter ou vender.

      Excluir
  14. Excelente crescimento patrimonial, Troll.
    Um dia chego no seu nível de aporte. Tô só aguardando a proximidade do término de minha faculdade para estudar para um concurso que pague 5 dígitos. Por enquanto vou ficar nesses aportes de 1k mesmo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Adp!

      Vc só precisa manter qualidades que vc já tem para passar num concurso top: disciplina, organização e perseverança. É certo que vc será aprovado! Se precisar de alguma dica, basta perguntar aqui!

      Um abraço!

      Excluir
  15. Fala Troll!

    Valeu por falar dos posts que eu fiz.
    Parabéns pela barreira rompida, ainda estou querendo romper a dos 10k =], mas um dia eu chego lá.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua série de posts foi muito boa. Serve para desmistificar muito bullshit que espalham por aí.

      Se continuar estudando e não se afobar, certamente vc atingirá seu objetivo!

      Uta!

      Excluir
  16. Fala Troll. Parabéns pela meta transposta. E isso aí.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. E ae, Troll!

    Tb parei com o lançamento em BBAS pois a falta de liquidez deixa o movimento muito mais forte que akele teórico lá.

    Bônus são sempre bem vindos e sigo a mesma ideia q vc: não sou esbanjador, mas frugalidade tb não é pra mim!

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente se mata estudando anos para um bom concurso, então temos mais é que curtir a vida, certo? rs

      Excluir
    2. Sem sombra alguma de dúvidas! Já estou planejando minha viagem pra Europa ano q vem! rssrsrsrs

      Excluir
  18. Incrível. Só há evolução. Nada como conhecimento e estratégia, cuja expressão maior deve-se ao estudo.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Idiota, eu nem sei como escolher as palavras para retribuir, face sua desenvoltura com o vernáculo. Fico profundamente agradecido, no âmago do ser.

      Brincadeirinha! rs

      Valeu pela visita!
      Um abraço!

      Excluir
  19. Troll, você pretende aumentar sua carteira?


    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro! Um dia terei mais de R$ 1 M só em RV.

      Excluir
    2. Não troll, quiz dizer no sentido de aumentar o número de empresas.

      Excluir
    3. Ah sim!
      Tb vou aumentar o número de empresas. Preciso incluir alguma coisa de preciso incluir algo relacionado a consumo não-cíclico e tb farei algumas diversificações intrassetoriais. Porém, o número total de empresas não deve passar de 12 para o meu objetivo, pois, além disso, acho muita diluição.

      Excluir
  20. "É claro! Um dia terei mais de R$ 1 M só em RV."

    È bem possivel!

    Também atingirei essa meta, mas no meu caso minha meta é menor.E assim como vc, pretendo ficar apenas na renda variável(ações).

    Não faz sentido deixar capital na renda fixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto maior o capital, mais vc precisa protegê-lo. Seguindo essa linha, faz todo o sentido alocar uma parte em renda fixa.

      No meu caso, terei R$ 1,2M em ações para um capital de cerca de R$ 6M.

      Excluir
  21. "No meu caso, terei R$ 1,2M em ações para um capital de cerca de R$ 6M"

    Então sua meta final é 20% RV e 80% RF?

    ResponderExcluir
  22. Hoje, penso que uma alocação com 20% RV, 20% FIIs e 60% RF atende bem minha necessidade de caixa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Isso ae Troll....muito bom seu patrimônio. está caminhando a passos largos. Parabéns.

    Mesmo se um dia vc atingir algumas cifras milionárias pretende continuar no serviço publico?

    Obs: Racho o bico vc insinuando algumas coisas com Linda Ostra...rsss....ela tem paciência de Jó........sorte sua ela não te dar umas Trolladas!!!rsss

    Abs

    Paulo M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e minha musa temos um caso de affair virtual! kkkk!

      Paulo M, não pretendo parar de trabalhar. Usarei meu patrimônio como uma forma de segunda fonte de renda e, assim, usufruir um padrão de vida mais elevado aquele do que aquele que meu salário pode proporcionar.

      Um abraço!

      Excluir
  24. Troll... Vc eh formado em que?? Parabens pelo avanco e pelos aportes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Quanto a minha formação acadêmica, temo que se eu divulgá-la, isso poderia afetar meu anonimato.

      Um abraço!

      Excluir
    2. ele é engenheiro nuclear das industrias iranianas amadinejá... pelo jeito ele pode ser bem um promotor ou juiz...

      caraca, o sujeito é rico, tem um i30, e ta sussa aportando 12 conto, não é pra qqer um... 12 conto é masi que minha carteira po!

      meu objetivo é parecido, comprar minha semi aposentadoria, assim posso fazer outras coisas e nao depender de trabalho. estou pelejando para aprovação em concurso.

      Excluir
  25. Oi amigão li lá no pobretão vc falou sobre cálculos atuarial, nunca ouvir falar.Vc pode me indicar um site ou livro no nível "feijão com arroz"
    para mim ler .
    Codorno

    ResponderExcluir
  26. Parabéns Troll! Um dia quero chegar a seu nível, aportar em média mais de 7 mil mensais! Seu exemplo me inspira muito, continue vencendo!

    Sou aquele anônimo que citou um artigo do regulamento aduaneiro no blog do pobreta. Fiquei lisonjeado com os cometários, mas ainda há muito o que aprender. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita! Acredite, não é difícil vencer, pois a mediocridade reina no Brasil. Faça um pouco além do que a maioria, se afaste da manada e vc já será vencedor!

      Keep Trolling!

      Excluir