domingo, 10 de março de 2013

Tag Along: por que é importante para o minoritário?

Diretamente do harém de El rei!





Súditos sagazes de minha Blogosfera!

Quem acompanha a jornada de El Rei Troll, sabe que recentemente troquei VIVT4 por VIVT3. O principal motivo para isso o fato de VIVT3 oferecer 80% de tag along aos seus detentores, enquanto VIVT4 não oferece nada, nadinha, chupa "minorotário"! Mas qual a real importância do tag along? É possível praticar o legítimo B&H ignorando essa garantia?

O tag along está previsto no artigo 254-A da lei 6.404/76 e é também conhecido como "direito de saída conjunta". É o direito dos minoritários com direito a voto (papéis ON, portanto) de terem as mesmas condições oferecidas aos controladores quando da alienação do controle de companhia aberta. A lei 6.404/76 garante que os minoritários recebam, no mínimo, 80% do valor pago pelas ações dos detentores do controle da cia. Esse percentual pode ser ampliado pelas cias, conforme previsão de seus respectivos estatutos.

Logo, no caso de alienação do controle de cia aberta, o que acontece com os detentores de ações sem direito a voto (papéis PN) de cias que não dilatam o TAG a todas as classes de acionistas?




Nesse caso, os preferencialistas ficam de mãos atadas, pois o prêmio de controle embutido nas ações do controlador estende-se às ações ON, aumentando em muito a sua demando no mercado, sendo que o mesmo não acontece com as ações preferenciais. Normalmente, os preferencialistas sem direito à saída conjunta ficam com a sobra. O tag along é uma garantia que a sociedade oferece aos seus minoritários e sua extensão a todas as classes de acionistas é um indicativo de boa governança.

Ambev:

Um caso que marcou época foi a transferência de controle da Ambev para a belga Interbrew, em 2004. Segundo dados do Infomoney, considerando os dois pregões após o anúncio oficial da transação, as ações ordinárias da AmBev acumularam ganho de 10,35%, mesmo após a valorização acumulada de 36,6% nos cinco pregões anteriores, fruto dos rumores em relação à transação. Já os papéis preferenciais caíram 17,98% em dois pregões, contra um ganho de apenas 7,4% nas cinco sessões anteriores.


Observem graficamente como o tag along fez diferença no desempenho de papéis ordinários e preferenciais sem essa garantia:


Outro exemplo da importância do tag along foi o caso da venda da Ipiranga em 2007. Quem detinha ações PN (sem tag along), viu seus papéis caírem cerca de -9% após o anúncio da venda. Já os detentores de papéis ON, viram suas ações explodirem quase +70% no mesmo pregão! (fonte: Folha de São Paulo)

No caso de empresas onde não se espera troca de controle, como Petrobrás, o tag along pode ficar em segundo plano. Porém, no meu caso, como VIVT3 participa de um setor onde as empresas são conhecidas pelas constantes fusões e aquisições, essa garantia se torna ainda mais valiosa. Sem medo de exagerar, creio que o minoritário deve optar por papéis que oferecem tag along, no caso de investimentos de longo prazo. Em caso de identificar uma boa oportunidade de um ativo sem tag along, entendo que o risco deve ser controlado, alocando-se um percentual baixo do patrimônio no papel.

Um abraço!

Keep trolling! Work hard!



137 comentários:

  1. enquanto isso na pobretolandia, falaremos sobre um finado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll censor de merda,fica censurando posts,seu blog vai voltar pro buraco que sempre esteve,lixo de CENSURA!!

      Excluir
  2. Autista, o que vc classifica como prêmio de controle embutido nas ONs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camaleão burrão, não é o que eu classifico, mas o que é de fato. As ações do controlador são mais valorizadas que as demais, já são embutidas de valor intrínceso por permitirem a gestão e tomada de decisões em relação à cia. Esse valor intrínseco, ou prêmio de controle, deve ser repassado a todos os detentores de ações com direito a voto em caso de alienação de controle, conforme previsão legal.

      Excluir
    2. Autista, to pensando em fazer umas compras com descontos, quer vender suas petros micadas pra mim. Já tomou prejuízo mesmo. Eu pago R$17,00.

      Excluir
    3. Tomei prejuízo pq? Não vendi! Assim como vc não ganhou nada com suas Grendene! Cuidado hein! Estão caras! huahuahua!

      Excluir
    4. Ué, você acha mesmo que se não vendeu não ganhou/perdeu? Então a sua evolução patrimonial considera apenas os valores de aportes, sem considerar a rentabilidade dos ativos?

      Excluir
    5. Sério que só agora vc não percebeu que eu não sou focado em rentabilidade???

      Excluir
    6. Não é focado em rentabilidade? Pq diz então querer chegar em 500 k?

      Contradição total.

      Excluir
    7. Gerentão, que argumento fraquíssimo! huahuahua!

      Excluir
    8. Trolleta, que contra-argumento fraquíssimo! huahuahua!

      Excluir
    9. Vice-Guardiao de El Rei11 de março de 2013 às 17:13

      Eu posso juntar 1M no colchão, a zero % de rentabilidade, suas bestas anencefalas...

      Excluir
    10. Besta anencefala é juntar no colchão; mas deixa pra lá, rentabilidade pra quê mesmo, não é?

      Excluir
    11. Primeiro pseudo investidor que desconsidera rentabilidade, me recuso comentar neste antro de ignorância e trevas.

      Excluir
    12. Se quiserem rentabilidade utlizem-se dos gráficos kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    13. Mais uma prova de que o Gerentão está perdido na bolsa. Ele não sabe se é trader ou holder. Diz que Grendene é cara, mas não vende e nem compra mais. Agora acha que holder tem que se preocupar com rentabilidade.

      Quem se preocupa com preço e rentabilidade é trader e gestor de fundo de investimento. Holder olha fundamentos e acumula ações de boas empresas.

      Vc é um comedor de bullshit, Gerente Cambaleão. É por isso que só toma lavada do Bastter e de todo mundo na Blogosfera.

      Excluir
  3. O novo mercado, entre inúmeros benefícios, "corrige" uma histórica distorção no brasil, onde as PN's apresentam liquidez significativamente superiores.
    Ae Troll você sabe dizer se nos EUA as ON são mais líquidas que as PN?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei dizer detalhes tão específicos do mercado americano. Mas o tag along tb provoca algumas distorções. Talvez eu escreva sobre isso.

      Excluir
  4. E quando ON tem pouca liquidez, como POMO, ainda assim as prefere ?
    Trolleta, essas fotos são de GPS que vc sai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as ON tiverem negociação diária, eu ainda as prefiro, pois como é investimento de longo prazo, a distorção na formação do preço não importa tanto. O que não admito é ação com liquidez ridícula, com vários pregões sem negócios.

      Excluir
  5. Victoria Alvarez, ooo argentina gostosa. Já provei dessa fruta =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiira

      Excluir
    2. Não sabia o nome da guerreira. Várias fotos dessa deliciosa no google. No próximo post vou colocar outra dela.

      Excluir
    3. "Provar" é um eufemismo para "punhetar olhando"?

      V.

      Excluir
    4. de vez em quando é bom dar uma aliviada e bater uma no trabalho...é só abrir a meia na hora h,depois coloca a meia em uma sacola,põe na mochila e leva pra lavar em casa. simples,aliviada rapidinha e prática.

      Excluir
    5. caraleo... punhetagem lvl 101.... porra nunca pensei nessa parada.. sinistro

      Excluir
    6. funciona com aqueles filtros de café soltos na sala do cafézinho tb,só que no caso deles é bom arrumar uma sacola quando tiver nessa salinha pra ninguém ver vc saindo com eles...

      Excluir
    7. BANDO DE zé ponheta,gays!

      Excluir
    8. Estou abismado! Vou pensar duas vezes antes de apertar a mão de estagiários que não comem ninguém!

      Excluir
    9. faz tempo que eu so falo "oi " de longe... sem sacanagem, da ultima vez que cumprimentei o fdp a mao dele tava mole e melequenta sei la "do que"...

      Excluir
  6. Por isso é bom comprar ações do novo mercado, como BBAS"3".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Novo Mercado é um indicativo de boas práticas de governança.

      Excluir
  7. Troll. Na moral, deleta os comentários deste ''mindigu'', esta poluindo os comentários, alem do mais duvido que alguem lê o que ele escreve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se desse para ler até seria legal, mas ninguém consegue ler isso.

      Põe em código morse, fica mais legal...

      Excluir
    2. Já falei pra ele dar uma maneirada. Há suspeitas de que ele é o Lord Monobíceps. Acho que vou deletar tudo mesmo, pois tb não está me agradando...

      Excluir
    3. Pra mim já caiu mais esse disfarce do mizifio

      Excluir
    4. Não há dúvidas de que é o Mizifio...

      Excluir
    5. mindigo nun e o mizifio ki nem voceis querem dize

      Excluir
    6. agora já era, mindigo, rs

      mas concorde comigo: não está incrivelmente divertido assistir essa ruma de boçais assustados correndo atrás de sombras?

      k-k-k-k

      Excluir
    7. tudu cun medo du mindingu pq pemsa ki mindingu vai quere fase augu aki nu blogui do troll sacanage issu

      Excluir
    8. este daí não é o mindingu.

      Excluir
  8. Ótimo post Troll !! agora fiquei em duvida, qual é a vantagem das PN no longo prazo, se é que tem vantagem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preferência na distribuição de dividendos. Exemplo: Petrobras

      Excluir
    2. essa "preferência" é no sentido das PN receberem mais dividendos que as ON, entendi certo ? li em algum lugar que a bovespa quer acabar com uma e trabalhar somente com a outra, procede isso ?

      Excluir
    3. Muitas empresas pagam mais dividendos para PN do que para ON. Por isso, vc vê ação ON com preço descontado em relação a PN. Se esse desconto for maior que o percentual de dividendo pago às PNs, isso torna o DY da ON maior, ou seja, com o mesmo capital vc compra uma maior quantidade de ações ON e recebe mais dividendos do que se comprar PN.

      Há empresas que dão tag along para PN. ITUB3 e ITUB4 tem 80% de tag along, mas ITUB4 tem alguma liquidez de call para fazer lançamento coberto. Aí depende do perfil de cada um.

      Nem a bovespa e nem a CVM tem como obrigar nenhuma cia a acabar com ações PN. Isso dependeria de alteração na lei 6.404/76. Nunca li nada a respeito, então se achar alguma noitícia, coloca aí pra enriquecer o post. :-)

      Excluir
    4. Obrigar, não há nada obrigado mesmo.

      Mas creio que seja uma tendência natural para as empresas migrarem para o Novo Mercado. Isso, em teoria, indicaria mais confiança, pois exige mais fiscalização sobre a mesma. É ótimo para o acionista.

      Excluir
    5. Sim, certamente! Mas vale lembrar que algumas empresas não podem pertencer ao Novo Mercado por restrição legal, já que o Código Brasileiro de Aeronáutica impõe que 80% das ON de empresas de aviação estejam na posse de brasileiros. O Novo Mercado exige free float de 25% para as ON, o que é incompatível com o CBA.

      Excluir
    6. Mas exige free float de 25% ou mínimo de 25%?

      Pois se for mínimo, 80% então estaria tranquilo.

      Excluir
    7. Esses 80% possuem restrição legal de circulação, logo não fazem parte do free float. Apenas as ações PN de Goll e Tam circulam livremente.

      Excluir
  9. Troll,
    Detona esse mendigo,seus comentários são ilegíveis e enchem o saco!

    ResponderExcluir
  10. Majestade, concordo com o Anônimo acima. Os comentários do "mindigo" poluem em demasia e tiram o brilho de seus posts e comentários. Pense em colocá-lo exilado do vosso reino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num pricisa í embora, mindingu, é só fazer umas aulas de português e ortografia, aí fica todo mundo feliz

      Excluir
    2. Adeus Mindingo! Vc foi avisado! Poderia escrever como o DEDÉ VIU, que não ficaria irritante e cansativo.

      Excluir
  11. Vice-guardiao del Rei11 de março de 2013 às 07:49

    Ta veno seo porra falei pra tu fica na boua.... Perdeu as cana e nao e' mais o massacote do reino.......

    Queimaram teu papelao e jogaram agua fria no teu lombo lavaram o teu cafofo e puseram placa de aluga,
    Vou ter que arrendar meu blog mais barato agorz.....

    ResponderExcluir
  12. Troll,
    Belo post, eu estava preparando algo parecido para meu blog também...
    Hoje, procuro me centrar em ações do Mercado Novo, porém, existem empresas que não podemos deixar passar mesmo não estando neste seleto grupo. Nestes casos observo sempre a questão do tag along justamente pelos motivos que tu apresentou no blog. Acompanhei o caso da Ipiranga e o alvoroço que isso causou na época, não poderia ter colocado um exemplo melhor! Belo post!
    Abraço do Pobre - www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comment! Não deixe de publicar seu post também!

      Excluir
  13. Troll por favor me coloca aí no cantinho nos blogs relacionados! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  14. OGX voltando a onde pertence: fundo do poço! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bateu nos R$ 2,50 hoje, mas eu estava longe do HB! kkkk!

      Excluir
    2. Perdeu uma bela oportunidade, Troleta

      3% de lucro em questão de minutos

      Excluir
  15. O Mega-Empresário Cô-Cô-Corey é um sem noção. Tenta dar ares de superioridade ao explicar seu "período sabático" de 1 ano de vagabundagem. O pior é que nos comentários diz que pensa em ganhar dinheiro para ter somente subempregos depois. Olha a mentalidade do cara que quer pagar de empresário e falar sobre empreendedorismo. Você seria sócio de uma empresa que tem esse nível de governança??? kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Tem um colega meu aqui da empresa que está fazendo um serviço "pessoal" para o Deco (André) durante o horário de trabalho.
    Estou desconfiado de que ele esteja sendo o responsável pela moderação do blog dele.
    Quaisquer novidades eu aviso a vocês nesse espaço, quem sabe a gente não consegue a senha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afinal o pobretão é trabalhador e não tem tempo de moderar o bloga dele.

      Excluir
    2. Senha do blog do Pobreta: mizifiotest321

      Podem conferir!!!

      Excluir
    3. testei e funciona mesmo!

      valeu!

      Excluir
    4. realmente é a correta,chupa pobreta!

      Excluir
    5. esse cabra do 23:23 na verdade passou a senha do blog do General,que todo mundo sabe que é o mizifio (ou não?)

      Excluir
    6. putamerda... tava na cara o tempo todo!

      Excluir
    7. como fui tão burro??

      Excluir
    8. mizifio acabou a palhaçada!

      Excluir
    9. caralho, a casa caiu pro mizifio!

      Excluir
    10. o cara pagava de espertão mas até a senha do asno descobriram,burro! zivodeu!

      Excluir
    11. morte ao mizifio!

      Excluir
    12. fora mizifio! (ou GAYneral investiDOR >no ânus)

      Excluir
  17. analisem e digam se a wikipedia não é um lugar santo de sabedoria:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Itapira

    "Cidade dos loucos"

    O município de Itapira é apelidado de "cidade dos loucos" porque nela se encontram três grandes hospitais psiquiátricos, sendo um deles um dos maiores em tamanho de todas as Américas e do mundo, o Instituto Bairral de Psiquiatria, com mais de setenta anos de tradição, indo desde o centro até o limite da cidade (por vezes chamam o instituto de "cidade psiquiátrica"), a Clínica de Repouso Santa Fé, mundialmente famosa pela introdução e utilização de conceitos inovadores na psiquiatria moderna, além da clínica Cristália, localizada na estrada Itapira - Lindoia. Devido a isso, a cidade de Itapira é conhecida como polo do tratamento psiquiátrico, reunindo os maiores profissionais da área nas duas instituições.

    V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maximum trolling, acessem antes que os espertos da wikipedia apaguem...

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Itapira#Filhos_Ilustres

      V.

      Excluir
    2. Vitinho, achei mais essa pra colocar no seu patuá:

      http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CDEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.orkut.com%2FCommunity%3Fcmm%3D100945616%26hl%3Dpt-BR&ei=SUc-UcbqIKai2gXu34HgCg&usg=AFQjCNF1FxGiWAHv4OWKHgecFzy7MTX_5g&bvm=bv.43287494,d.b2I

      k-k-k-k-k

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      fodástico... LOL

      Excluir
    4. Vitor Foca, nós nos divertirmos com a ignorância/prepotência alheia por aqui va benne, mas começar a avacalhar sites da web tá fora da nossa jurisdição. Vai lá na wiki e conserta a merda que vc fez; vamos lavar nossas cuequinhas sujas só onde há sujeira, ok?

      Excluir
    5. tiraram de lá, mó vacilo

      Mas tirei um print screen pra garantir! rsrsrsrs

      Excluir
    6. o dimarcinho e o vitinho são tão obtusos que não conseguem associar que o personagem gnomo se diz de itapira exatamente pelo fato dela ser conhecida como a cidade dos loucos. A referencia a Itapira como cidade dos loucos é uma típica e velha piada paulista, tolinhos, rs. Ah, mas como bem sabemos, vcs somente compreendem e entendem como real aquilo que vcs conseguem enxergar diante de suas viseiras de cavalgaduras... kkkk


      ps - e guarde mesmo com muito carinho o seu printscreen-troféu que homenageia o nada do lugar nenhum, rs. E depois dessa o maluco é o gnomo, vai entender... kkkk

      Excluir
    7. não pateta de paulínia, a graça reside no fato de que a maioria dos mocorongos analfabetos funcionais que arrodeiam a cercania do Troll não conseguiria entender as piadas sem que elas sejam desenhadas e coloridas em letras maiúsculas e garrafais.

      cansa-me ver perguntas assim: quem é fulano? beltrano? cicrano? mimimi blablabla...

      Agora, pra que o dimarcinho quer o print de uma coisa livremente editavel, não sei.

      e cavalgadura é voce, egua parideira.

      Excluir
    8. Mizifio,

      vc é louco e achou o seu lugar! Por isso vc escolheu Itapira! kkkkkk

      Mas já temos aí o print screen pra lhe sacanear eternamente.

      Também podemos sempre lembrar sobre dividendos.

      A propósito, q tal voltarmos ao assunto?

      Como é mesmo?

      "Dividendos não fazem diferença"

      kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    9. deixa ver se eu entro no clima do seu humor.... kkkk

      o gnomo metido a engraçado escolhe itapira como referencia gaiata de si próprio e agora vc mui espertamente vai ficar eternamente lembrando disso como uma espécie de "sacanagem"? é isso mermo, mermão? kkkk

      O que vc está fazendo, na verdade, é um favor a ele, mantendo vivo a memória do seu personagem que adorava sim, sacanear pseudo-investidores como vc, veja esse exemplo... kkkk:

      http://vidaruimdepobre.blogspot.com/2013/03/ranking-do-patrimonio-financeiro-dos.html?showComment=1363096314696#c1320232837690198635

      Quanto ao assunto dividendos, gosto mais ainda de SEMPRE mostrar a sua tabela explicativa sobre a "força dos dividendos" que após 10 anos de dividendos acabam rendendo zero bolinha ao detentor da ação, hilária!

      Não só tirei printscreen, como imprimi!

      E não canso de mostrar essa sua tabela e artigo pras pessoas do mundo real do mercado, os quais se mijam de rir. Se bem que existem alguns fdps incrédulos que pensam igual a você e dizem o seguinte de mim: "VSF, isso aí foi vc mesmo que fez esse blog e escreveu essas asneiras pra depois ficar nos assustando e tirando sarro da gente" UAUAUAUAUAUAUAUAUAU

      http://di-finance.blogspot.com.br/2012/11/dividendos-e-sua-forca.html


      ps - só tá faltando pra minha "coleção" o seu artigo de como pagar menos imposto em renda variável, comprando mais do mesmo ativo aumentando preço médio, rs


      Excluir
    10. isso é conversa de quem nunca recebeu dividendos...

      volta pro seu manicomio mizifio, ou pro terreiro de macumba, o exu cabeça fraca ta te dominando... vai na sessão do descarrego com urgencia!

      Excluir
    11. Rapaz, ele tem gravíssimos problemas de dislexia.

      Esse exemplo da tabela de dividendos é o mais claro de todos.

      Todo mundo entendeu, menos ele !!!!! hauhauahuahuahuahuahua

      Excluir
    12. Se o Mizifio é louco, você é mais ainda DiMachinho...

      A não ser que você seja Psiquiatra na PETR3 (PETR4 não, pois não tem "Tag Along")

      Deixa o cara escrever o que quiser por aí, ele tem problemas e a terapia dele é aqui no blog do Trolleta.

      Excluir
    13. "Todo mundo entendeu"

      Todo mundo = a nata da blogosfeira dos pseudo-investidores

      Também conhecida como o meu "Dimundinho"

      k-k-k-k

      Excluir
    14. cada dez palavras que eu falo,11 é vc! (11 é vc!)

      cada rosto que me olha em todos vejo vc,uh uh uh

      tentei mil vezes te esquecer mas no fim (mas no fiiim)

      mil vezes desejei vc só pra mim!!

      Excluir
    15. Mizifio, vamos lá, deixe-me ver se eu entendi:

      Vc pegou a tabela do meu blog (e apenas ela ou o artigo todo?) e IMPRIMIU para mostrar para os seus amigos. Não seria mais fácil mostrar o site direto?

      Agora, em que civilização q vc vive onde vc apresenta um blog para as pessoas através de impressão em papel?

      Na boa, Mizifio, mentira tem perna curta.

      Tá vendo como vc é patético?

      Além de dislexo, ficou desesperado e partiu pra mentira tb, é?

      Não é isso q vc tanto luta contra: os charlatões mentirosos?

      Quem é o mentiroso?!

      Excluir
    16. sábado de sol
      aluguei um caminhão!
      pra levar galera,
      pra comer feijão!


      chegando lááá,mas que vergonha (o quê)
      só tinha maconha!
      e os maconhero,tava doidão,
      querendo meu feijão!

      Excluir
    17. Prof. Dimamá, rs

      Já te ensinei tantas coisas, não custa nada te ensinar mais essa.... kkkk

      1) Ligue a impressora, claro... kkkk

      1)Então vc vai lá no canto esquerdo do alto da tela em "arquivo" e clique ali!

      2) Depois vai na linha da palavra "imprimir" e clique!

      3) Caso vc seja um usuário "ixpiriente", poderá conseguir imprimir não só a tabela como todo o artigo, ou seja, tudo aquilo que for importante pra ficar mais interessante e contundente a avalanche de asneiras, usando o sofisticado recurso: "selecionar impressão"... kkkkk

      ***

      "Não seria mais fácil mostrar o site direto?"

      Não.... kkkkk

      A turma aqui não é adolescentte, que fica andando com gadgets debaixo do braço, esperando carregar tela, conexão, rolar telinha, etc... essas chaturas.

      Sem contar que impresso é mais fácil de passar de mão em mão os seus incríveis "artigos" (sem contar os do portelão, que já são hors concours... kkk)

      Somos do tempo do mimeografo e ainda tem alguns gaiatos que ainda escrevem comentários a mão e ainda sublinham as suas melhores conclusões... uauauauauauaua


      Excluir
    18. Sim, sim.

      Acredito nessa tb.

      Tá cada dia mais patético, hein?

      Excluir
    19. Ainda bem, sinal que ainda teremos muito assunto pra ler nas suas "dirrapidinhas".... kkkk

      Ah, e não se esqueça da nossa encomenda do artigo sobre como pagar menos IR fazendo "dimanobrinha" no preço médio do ativo!

      k-k-k-k

      Excluir
    20. Agora entendo pq vc acha q todo mundo é mentiroso.

      Na verdade VOCÊ é o mentiroso!!!! kkkkkkkk

      Filhão, quer um artigo? Farei só pra tu ficar esperto.

      Excluir
    21. Ueba, a casa agradece... kkkkk

      Excluir
    22. Enqto isso, vamos voltar nos dividendos.

      O q vc não entendeu?

      Papel hj vale 10 e paga 1 = DY de 10%
      Imediatamente apóso o pagamento ele fica descontado e vai valer 9,00, correto?

      Mas em uma empresa boa ESPERA-SE que sejam pagos até mais dividendos no futuro.

      Então, partindo do princípio q ela irá pagar apenas um pouco mais, digamos 5%, ou seja, 1,05, então qual seria um "DY futuro"? 1,05/9,00 = 12%

      Ou seja, ficou mais atrativo comprar este papel. Mas o mercado é doido, os dividendos não servem para nada, vão ficar especulando com ele nessa faixa.

      E no ano seguinte, o papel lá, valendo 9,00... e paga 1,05... agora temos 7,95... e se manter a expectativa de pagar 1,05^2 = 1,01025, o "DY futuro" seria de 13,87%

      E ae, entendeu? (eu sei q não, mas acho q nunca conheci um dislexo e quero ver até onde vai a sua doença)

      Excluir
    23. Prof. Dimamá, rs

      Antes um aparte: “espera-se” (esperança) é um argumento em bolsa que não serve pra nada. E sua “sólida” argumentação sempre se baseia no seguinte princípio de todo sardinha comprão: no futuro distante tudo (ou as "boa-empresa" que vosmicê selecionou, rs) sempre sobe. Pena que não existe nenhum compromisso material, racional ou mesmo espiritual, no qual o futuro de um papel (ou da sua carteira 100% RV) e o futuro idealizado por vc irão ocorrer de forma simultânea, gloriosa ou no mínimo modesta como vc deseja ou acha que será razoável, rs.

      Mas se a regra universal for mesmo que TUDO sempre sobe (valoriza) no longo prazo garantido pela “esperança” nas "boa-empresa".... kkkk... Então, concordo, qualquer coisa derivada disso é pra lá de perfeita, bonita e bem vinda!

      Kkkk

      ***

      Sobre a sua tabela: o formato da sua tabela e conclusões estão pra lá de equivocadas. Não é relacionado a continhas erradas, não. É erro conceitual mesmo.

      Já te dei o toque uma vez, mas não adianta vc insistir, porque não vou te explicar em detalhes; já que por conta da sua arrogância vc não merece aprender nada de bandeja. Sendo assim é melhor vc deixar de ser preguiçoso, como bem observou recentemente um outro anonimo, ok?


      Mas não fique chateado com a repercussão da sua tabela e artigo no mundo real. É que vc não faz idéia da incredulidade daqueles que não frequentam esses blogs e sites dos grandes financistas/educadores virtuais do mundo mágico da blogosfeira financeira: simplesmente não acreditam que vcs eczistem (ou que já eczistiram no passado...).

      Por isso é sempre bom e recomendável "imprimir" tudo aquilo que for mais incrível, antes dos inevitáveis bloguicídios coletivos que rolam de tempos em tempos..kkkkk

      Excluir
    24. Mizfio Jeninho,

      veja como sua dislexia é grave. Em algum momento eu desconsiderei que os dividendos não iam subir? Pelo contrário, isto é premissa.

      "Sabemos que empresas lucrativas tendem a aumentar os dividendos ao longo do tempo. Imaginem que a empresa do meu exemplo vai ter seus dividendos crescendo a taxas que apenas acompanhariam a inflação, ou seja, a 6%. Como ficaria este exemplo teórico e hipotético?"

      Por acaso alguém investe pensando que seu ativo não irá valorizar?

      Obviamente, não há NADA garantido. Mas se o ativo e/ou dividendos não vai/vão valorizar, de q adianta investir?????

      Vc sempre vem com esse argumento de q consideramos certa a valorização. PORRA, MIZIFIO, PORRA !!!!!!!! ISSO É ÓBVIO!!!

      Se a porcaria do ativo não irá valorizar, então pq eu iria investir???????????

      Olhei a tabela com calma agora e, sinceramente, não vi erro conceitual nenhum. Não há nada mais simples do que aquilo: compra papel por 95 e recebe em dividendos 5,30. Qual o DY? A não ser q vc esteja fazendo outra consideração mais elocubrada q essa (do seu mundinho, é claro).

      E, a propósito, olha q tá bem claro ali sobre a tabela:

      "Como ficaria este exemplo teórico e HIPOTÉTICO?"

      HIPOTÉTICO, Mizifio.

      Sabe por quê? Porque só no seu planeta vc acha uma empresa boa pagadora de dividendos pagando 20%aa (mais q o dobro da renda fixa!) com baixo risco... estou falando dos dividendos regulares, num me vem com exemplo de dividendo extraordinário igual tu fez da outra vez (por sinal, comentário vergonhoso vindo de tão sábio conhecimento).

      ps - Arrogante, preguiçoso, o que mais eu sou, hein??? hauihauia

      Excluir
    25. Cauma, professor, muita cauma nessa hora, rs

      Até que vc tá indo bem. Visto que no meio do seu surto histérico, se vc parar pra pensar sobre isso aqui que vc mesmo escreveu e como isso se relaciona aos dividendos ao longo do tempo talvez chegue a algum lugar:

      "Se a porcaria do ativo não irá valorizar, então pq eu iria investir???????????"

      Boooooa.... rs

      Tá quente. O caminho é esse pra vc começar a entender o buraco por onde escapa a tal "força dividendos", rs

      ***

      "ps - Arrogante, preguiçoso, o que mais eu sou, hein??? hauihauia"

      resposta: histérico, rs

      Excluir
    26. Digamos agora, HIPOTETICAMENTE FALANDO, tal qual na tabela q tenhamos a seguinte situação:

      1) Ativo fixo (ou desvalorizando)
      2) Dividendos crescentes

      Ao longo de anos, esta situação acontece em algum lugar do mundo?

      Se acontecer me avise, vou correndo investir lá!

      Excluir
  18. Olha a revolução da plebe excluída acontecendo na surdina : O famoso empreendedor có-có-ri-có_Corey só tá pegando e-mail da galera (General Bobão; Dimarcinho malinha; AdP; Dividendos) e eu tô imaginando que é para depor o Rei da Blogosfera. Se liga troll. AdP é sério mesmo. Mobral já declarou que gosta de vc. General Bobão é bobão mesmo e quer te ver pelo avesso. MAS>>> Será seu amigo DiMalinha e seu ministro Dividendos confiáveis? Quem viver verá. Será o cócóricó mais esperto que o Rei??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é foda, porque qualquer um é mais esperto que o "sagás" el rei... kkkk

      Mas vai ser divertido a gente assistir pra que lado vai pular o dimarcinho nesse pastelão que se desenrola...

      Ele ficou tão cego por vingança com os anonimos que desmascararam as suas sapiências e vasta experiencia em mercado, que o dibrutinho não se deu conta que acabou associando em excesso a sua imagem de idiota virtual a do porra loka do troll, resultando na antipatia velada dos seus pares mestres blogueiros abobados, os quais dependem uns dos elogios dos outros pra conseguirem existir.

      Tragam mais pipoca pra mim, porque não quero sair da primeira fila desse picadeiro!

      k-k-k-k

      Excluir
    2. Anônimo 1 : O poderoso Rei já conhece as artimanhas de pessoas baixas que tentam atingi-lo, já que o invejam. Não se preocupe, o Rei sempre sabe atuar e não será um qualquer agrandado especialista em férias que irá acabar com o reino da Blogosfera. Com relação aos demais blogueiros que você se referiu, a exceção do Soldado Raso que sonha com patente mais alta, são todos de inteligência suficiente para saberem que fofocas são trabalhos de garotinhas mimadas e sem conteúdo, e por isso saberão se portar dignamente. Creio que pela educação que estes blogueiros possuem não irão respondê-lo como deveriam, mas certamente no íntimo irão desprezar, aquele que já é desprezível, deixando-o no ócio, o qual ele aliás cultiva.

      Anônimo 2 : engolirás a seco suas palavras, pois as profere de forma invejosa. Meu conselho a ti : aproveite o blog para se deleitar com o conteúdo, aprenda e cresça. Não caias no mesmo abismo de incultura dos blogueiros desprezíveis.

      Vida longa ao Rei!!

      Excluir
    3. Resumo do Guardião em apenas 2 palavras:

      inveja, inveja e inveja...

      errata: na verdade são 3 palavras... kkkkkk

      Excluir
  19. Vice-Guardião del Rei12 de março de 2013 às 12:59

    incrivel ninguem falar disso, mas eu ficaria o resto do mês montado nessa japinha dos revorvinho ae...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhhhhh,cuida bem de mim.........

      então misture tudo,dentro de nós!!

      Excluir
    2. Ia falar nela, melhor do q a musa em destaque na minha humilde opinião.

      Excluir
  20. Deram um nome pro Troll nos comentários do blog do Pobretão: MACHO THETA kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e aí Troll,vai CENSURAR meus posts tb,assim como vc fez no seu último post?? não é a toa que sua audiência voltou a ser o lixo de pequena que sempre foi,censurar posts anônimos é palhaçada da porra,seu blog vai voltar a ficar vazio,MACHO THETA! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Sim, sempre irei moderar comentários ridículos de anônimos acéfalos como vc, que não teve capacidade intelectual para comentar o assunto do post, muito menos macheza suficiente para admirar as gostosas que o enfeitam.

      Excluir
    3. admirar gostosas não é ficar que nem um punheteiro gordinho como vc! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      ass: Mizifio

      Excluir
    4. gostosas não é fica gordinho vc punheiteiro só admirando como vc! kkkkkk

      ass: codorno

      Excluir
    5. admirar gostosas não é ficar que nem um punheteiro gordinho como vc! kkkkkkkkkkkkkkkkkk [2]

      ass: Jênio dos Dividendos

      Excluir
    6. adiumiá gostozi num ei fika kinei on puehtei gurdin kumi ice! kkkkkkkk

      ass: mindingu

      Excluir
    7. admirar gostosas não é ficar que nem um punheteiro gordinho como vc! kkkkkkkkkkkkkkkkkk


      ass: primo do Dimarcinho

      Excluir
    8. admirar gostosas não é ficar que nem um punheteiro gordinho como vc! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Ass: Defensor do Pobretão de Vida Ruim

      Excluir
    9. admirar gostosas não é ficar que nem um punheteiro gordinho como vc! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Ass: Codorno (O Original)

      Excluir
    10. admirar gostosas não é ficar que nem um punheteiro gordinho como vc! kkkkkkkkkkkkkkkkkk


      ass: dáli porco!

      Excluir
  21. Autista pelo jeito sua carteira vai tomar outra lavada este mês, cono performa mau seus papéis. Olha este lixo de gerdau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O crescimento médio do lucro líquido da Gerdau foi de 25% aa nos últimos 10 anos. A mesma média da, pasmem, Ambev. Uma pena que indivíduos de mente obtusa como vc apenas foquem em resultados de curto prazo, o que, invariavelmente, resultará em perdas e no desaparecimento do seu desprezível blog - mais uma vez!

      E vc é tão burro que precisa que o Bastter aprove todas as suas empresas.

      Excluir
    2. "mente obtusa"

      Quem usa muito essa expressão é o mizifio.

      Tô começando a descofiar de algo...

      Olho no lance, galerinha!

      Excluir
    3. Todo mundo sabe que o Mizifio é o Investidor Troll comentando como anônimo para trollar o DiMarcinho

      Só o marechal da Lapa é que não percebe isso

      Excluir
    4. Rei da Bovespa direto e reto,é isso aí msm,metade dos "anônimos" aqui do blog é o Troll,que inclusive agora vai CENSURAR mais esse post como ele anda fazendo com os posts que não lhe agradam...

      Excluir
    5. Se ele censurar vai ser pior. Agente vai pira em tudo que é blog contando a real pra todo mundo>>>> o troll é o mizifio! agora tá na cara!

      Excluir
    6. já faz um tempo que o Troll anda censurando meus posts,já faz uns 3 posts que ele entra e logo depois meus posts somem! Não é a toa que o movimento aqui voltou a ser um lixo e todo mundo tá no Blog do Pobreta,lá ele largou a merda de censurar posts e o blog tá detonando de comentários de novo.

      Excluir
    7. Vc pode voltar para o blog do Pobreta e parar de vir aqui. Meu blog não é direcionado para pessoas de baixo QI como vc. Isso explica perfeitamente a diferença entre a quantidade de visitas do meu blog e do blog do Pobreta.

      E o blog agora tem regras. Comentários totalmente imbecis como o seu e o desse Gay da Bovespa estão com os dias contados.

      Excluir
  22. esses comentarios moderados tao ruim pra cacete. ta igual o do pobreta. so ta ficando os comentarios fracos e sem graça, pqp...
    Bota um gás nesse trem troll...

    ass. goiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu modero o mínimo possível. Infelizmente, não tem como liberar 100%, pois há muitos mancebos inúteis que poluem os comments, além de uns imbecis postando informações falsas sobre mim ou sobre o mercado de capitais, o que desvirtua a missão do blog e é prejudicial ao meu público-alvo.

      Excluir
  23. Troll o gerente tá apagando os comentários lá no blog dele.

    postei lá: "Mas um pobre coitado na bolsa. Não acredito que ainda existem pessoas que escolhem ações pelo "uni duni tê"

    Lamentável! Mas é a sua estratégia, e respeito isso.


    abraço!"


    Ele simplesmente apagou. O cara é uma piada! Uma vergonha para a blogsfera.



    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o seu comentário! Ele publicou lá agora. Pode postar aqui quando fizer uma crítica justa e for censurado.

      Excluir
  24. Respostas
    1. Mas perdendo suporte histórico com essa força toda complica! Deixa quieto! kkkk!

      Excluir