sexta-feira, 18 de maio de 2012

É Hora de Pular do Barco?

O Ibovespa já acumula uma queda de quase -12% esse mês, deixando o lado positivo e recuando quase -4% em 2012. O temor de uma nova queda brusca e generalizada das cotações e a volta dos pregões recheados dos famosos "circuit breakers" (mecanismo de interrupção temporária das negociações, acionado em momentos de pânico intenso) inicia uma série de discussões sobre o que fazer nesse momento. Vender? Comprar mais? E se subir? E se cair mais? É, o ano de 2008 deixou sua marca na memória dos investidores. Muitos sequer recuperaram o capital que tinham naquele ano.

Mas afinal de contas, o que eu e você, pequenos investidores, devemos fazer nesse momento? Em primeiro lugar, lembremo-nos de nosso planejamento. Se investimos em renda variável, provavelmente observamos os seguintes passos:

1) Alocamos em renda variável apenas dinheiro que podemos perder (controle de risco);
2) Temos consciência de que o mercado passa por ciclos de alta e baixa;
3) Como não podemos prever os movimentos do mercado, então focamos no longo prazo;
4) Sabemos que no curto prazo tudo é possível. Nem sempre que um papel sobe significa que a empresa é boa (MNDL4). O contrário também é verdade (VALE5);
5) Escolhemos empresas lucrativas e com bons fundamentos e, como nossa proposta é ser sócio delas por pelo menos 15 anos, então é de se imaginar que em algum momento elas passarão por dificuldades.

Pronto! Com isso em mente, basta seguir o plano individual de cada um. Há aqueles que preferem comprar mensalmente independente de preço. Outros gostam de manter um determinado percentual de cada setor em carteira, comprando papéis do setor que mais cai (meu caso). Ainda há investidores que apenas reaplicam dividendos, injetando dinheiro novo somente em momentos de pânico, esperando adquirir bons papéis a preços muito descontados.

Infelizmente, os exemplos que citei representam apenas 10% dos investidores brasileiros. Isso porque a grande maioria não sabe a diferença entre investir e especular. Alguns se tornam sócios de empresas boas, mas olham os preços dos papéis diariamente. Daí, quando a cotação cai, não aguentam a pressão e vendem no fundo, apenas para comprar no topo mais tarde.

Mas o pior caso é o do especulador que se torna investidor de empresa lixo. Nesses eu tenho vontade de bater... Para começar, o cara compra papel recomendado por "analistas" de fóruns. Papéis como MILK11, MNDL4, AGEN11, entre outras tranqueiras. A cotação sobe e ele não vende, pois ele é trader sem alvo de lucro e acredita em historinhas de que a empresa será comprada pela Apple e o papel vai explodir. Depois a cotação desaba e ele não vende, pois ele nem sabe o que é stop. Resumindo: o cara vira sócio de uma empresa ruim e não vende nunca, pois não consegue assumir que errou. Aí, depois vai fazer passeata em frente à bolsa...






Se quisermos ganhar dinheiro com a bolsa, o primeiro passo é não fazermos como os 90% dos investidores que citei. Estude, se aprimore, controle o risco e siga o plano!

Para quem acha que é hora de vender, segue um breve resumo do gráfico histórico do Ibov frente a algumas crises do capitalismo. É interessante perceber como o pânico geral do passado vira uma simples "quedinha" no longo prazo.



É isso aí. Eu sigo comprado e comprando. E você?

20 comentários:

  1. RV turbulenta, RF desmoronando... pois é, acabou a era das vacas gordas =/

    Que saudade da taxa Selic em 18% aa e do PIBB rendendo 25% aa. A única merd@ é que eu não tinha muita grana investida, então 25% de 1000 aumentava pra 1250 só hahaha (eu SEI que não é essa a conta, fiz só pra ilustrar :P)

    Hoje não tem pra onde ir, os investidores estão todos apreensivos. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!

    Vejamos as páginas dos próximos capítulos!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando era fácil, todo mundo ganhava sem fazer o menor esforço. Agora é hora de separar os homens dos meninos... hehe

      Excluir
  2. Muito legal seu post, Troll... Vou te colocar no blog roll...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Max! Gostei bastante do seu tb e o adicionei no meu blog roll.

      Excluir
  3. Maioria só vai p açoes qdo estamos em uma alta, sempre foi assim e continuara sendo, é isso q alimenta o mercado. Ganancia torna o ser humano irracional (mais do q já é)
    Ainda nao voltei as compras, continuo aguardando, mas alguns preços ja estao interessantes.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Ostra! É uma honra tê-la aqui!

      Os grandes brigam entre si e os sardinhas são apenas petisco. Esses caras que perdem dinheiro com trades malucos se assemelham mais a jogadores compulsivos e necessitam de tratamento psicológico.

      Beijos!

      Excluir
  4. Verdade.

    Muita gente entra no papel pra especular na compra e quando a ação cai costumam dizer aquela famosa frase: "Ah, vai ficar pra longo prazo". Eu sou suspeito pra falar pois quando comecei na bolsa apanhei muito por causa disso rsrs. Uma das primeiras lições.

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FI, errar não é o problema, pois todos estamos sujeitos a isso. Eu cometo erros ainda hoje, depois de anos de mercado. O problema é a resistência do ser humano em assumir os próprios erros e continuar creditando sua falha às besteiras que inventam por aí, como manipulação, tubas, entre outros bullshits...

      Excluir
  5. Oi, Troll!
    até que enfim vc resolveu "dar vida" a este blog! Gostei dos posts.. vc vai publicar a respeito dos seus investimentos e aportes?
    14 mil deve te dar uma boa margem de aporte! Muito bom!
    Quanto à RV, não posso opinar muito, afinal, pouco sei ou nada sei. rsrs
    mas, porém, contudo, em breve isso será solucionado..
    Primeiro, preciso ler mais um pouco outros assuntos.. a RV será meu ultimo capitulo com relação aos investimentos..
    Enquanto isso, fico vendo os posts de vcs..
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida JI!

      É sempre bom ler, mas lembre-se que em RV nada é garantido. Muitos livros clássicos são antigos e seus dogmas de difícil aplicação ao mercado brasileiro. Há tb o fato de muitas técnicas ensinadas serem desnecessárias ao pequeno investidor pessoa física. Para nós, a receita do sucesso está na simplicidade. Esse é o motivo de minha crítica ao Viver de Renda, com seus posts altamente técnicos e recheados de estrangeirismos. Fica a impressão de que bolsa é apenas para gente altamente especializada, o que não é verdade.

      Vc é minha blogueira favorita. Apareça sempre!
      Beijos!
      #publicafotoji

      Excluir
    2. Como vc li, vc já foi militar, posso afirmar ( e sei que vc vai entender) , ainda sou "boyzinha"..) a estrada é longaa!!!!!!!!!!!!

      Não me fale que os livros são clássicos e impossíveis..vou desanimar..
      tem algum pra recomendar aos iniciantes??
      Vou aproveitar o feriadão de junho pra descansar e atualizar a leitura!
      Na minha opinião, a bolsa não é lugar pra pisar quando não se tem idéia do que realmente ela é..
      De repente, vc não precisa ser um buffet, mas vai precisar o que é P/L, dividendos..e por aí vai..
      eu só sei que não farei trades..vou deixar as açoes lá e lucrar com os dividendos..rsrsrs

      #nadadefoto-milionários de verdade ficam na moita.. eike batista é ficha pra mim..rsrsrs
      bjs

      Excluir
    3. Namorada de marinheiro e quer ser milionária??? Sei não, mas acho bom aumentar os aportes...rsrs ou então namorar um blogueiro! kkk!

      Os livros não são impossíveis, são ótimos. Vc vai adorar O Investidor Inteligente de Benjamim Graham. Só que ele é de uma época distante, então vc não deve conseguir aplicar na prática alguns conceitos. Mas vale ler. Procure fóruns sérios na internet, como o do Bastter e fuja de Leandro Stormer e cia.

      Se vc vai investir em RV, a única coisa que tem obrigação de fazer é reinvestir dividendos. Trade é acessório e leva pelo menos 5 anos até vc estudar a teoria e começar a ganhar alguma coisa. Trade é coisa muito séria e não existe garantia nenhuma de lucro no longo prazo.

      É isso!
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá Troll,

    seja bem vindo com seu blog. Acho que o mais importante é reconhecer que erramos e realinhar a estratégia. Adicionei vc no meu blogroll.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camaleão,

      Ainda aprendendo a mexer nisso aqui. Tb te coloquei no meu blogroll.
      Primeira coisa é ter um método. Quem opera com orgulho, o mercado se encarrega de deixa humilde rapidinho...

      Excluir
  7. No começo te odiei... rsss... agora e acompanherei.... kkk

    Muito legal o post troll, estou aprendendo muito no Blastter também... antes de fazer qualquer coisa tô estudando muito e já mudei muito nas idéias...
    Vou te acompanhar no Posts....
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro RNM,

      Eu sabia que vc não resistira ao meu charme. Fico feliz por tê-lo feito refletir, mas acho que o que está te fazendo reavaliar seu plano é a recente queda da bolsa, que nada mais é do que um movimento normal de mercado. Se o IBOV estivesse com 40% de alta acumulada no ano, acho que vc já teria vendido até as calças para aplicar na RV.

      Não existe essa de comprar quando sobe e vender - ou ficar "líquido", como dizem os sardinhas perdedores - quando cai. Plano é para ser cumprido em qualquer situação, pois as empresas boas tendem a continuar boas e as ruins a continuar ruins.

      Excluir
  8. A sua filosofia de investimento é bem parecida com a do Mauricio, fundador da bastter.com, muito bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não tenho vergonha de admitir que bebi na fonte da Bastter.com

      Excluir
  9. IT, quem que vende na Baixa e compra na Alta? Não me parece uma sábia decisão, é normal durante o dia ter seus altos e baixos... quem não é sangue frio, melhor cair fora ou olhar o HB ao menos uma vez na semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão discutida no post é justamente em relação aos investidores que operam emoções e não métodos. Esses não sabem o que é investir em bolsa e se assemelham aos jogadores de cassino e loteria. Precisam de terapia.

      Excluir