quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Proventos Recebidos 2012 - Fritada do Pobretão de Vida Ruim

Sim, um dia irei depositar meus dividendos na poupança...        

É isso aí moçada de meu reinado blogosférico!!!

Como todos sabemos, um dos objetivos de investir em ações para o longo prazo é o de ter as despesas custeadas pelo recebimentos de dividendos. Minha carteira é balanceada entre pagadoras de dividendos (VIVT3 e TBLE3) e empresas de crescimento (PETR4, GGBR4 e BBDC4), além de outras que mostraram um perfil misto (CCRO3 e CIEL3). Considero um bom balanceamento, mas longe do objetivo final e ainda mais longe de prover o padrão que almejo.

Segue a tabela com os proventos recebidos em 2013:



Entre JSCP e dividendos, o total foi de R$ 10.465,08, o que equivale a um aumento de 6,53% de meu salário atual. A meta é dobrar meu salário. Futuramente, esses proventos serão compostos também por juros da renda fixa e de aluguéis de imóveis/FIIs.

Abaixo, outra tabela que pretendo utilizar para acompanhar a evolução dos proventos pagos pelas empresas ao longo dos anos, juntamente com a rentabilidade anual das mesmas. Coloquei dois PYs: um com base no capital investido e outro com base na última cotação do ano. O ideal é esses valores subirem ao longo dos anos.



O Payout Yield está em torno de 4%, o que não é espetacular, mas é satisfatório. Alguns comentários sobre os papéis:

TBLE3: possui o maior PY e ainda apresentou uma valorização de 17,83%, mesmo em ano de abalo no setor elétrico. Vejo essa empresa com excelente perspectiva de crescimento.

CCRO3 e CIEL3: um show a parte. Apresentaram forte valorização aliada a um bom PY.

GGBR4: valorização robusta de 25,60%, mesmo não estando em sua melhor fase.

BBDC4: bom desempenho, mas nada além do esperado.

VIVT3: aparece em vermelho, pois usei a cotação do início do ano, em vez da cotação de entrada. Mas encerrei VIVT4 com prejuízo, logo essa empresa ainda não me deu retorno. O PY é ótimo, mas esse setor de telefonia possui péssima governança. Gosto de ter empresas de serviços públicos essenciais e meu plano era aportar 20% nesse setor, mas já estudo dividir esse percentual com o setor de abastecimento de água, o qual possui empresas muito boas, além de uma diversificação intra com outra telefônica.

PETR4: ah, petrolina... não adianta, enquanto os resultados do pré-sal não vierem, ela é quase uma OGX. Vai experimentar muita volatilidade. O preço do papel está há um bom tempo descontado do valor patrimonial. Vamos comprando e mantendo o percentual baixo em carteira.

Acredito que esses dados podem ser melhor compreendidos e discutidos com o fechamento de 2013. Aceito críticas e sugestões para melhorar o controle.

Para terminar, segue uma ilustração sobre como nosso querido amigo Pobretão enxerga o caminho para a IF:


Pode fazer all-in em ELPL4, but shit happens...


Um abraço!

138 comentários:

  1. kkk eu tb quero ficar milionário dormindo.... rs

    ResponderExcluir
  2. Troll,
    Com um salário de 13mil igual o seu, investiria tudo em tesouro direto e iria dormir tranquilo.rs
    O caminho é esse mesmo. Buscar ótimos salários, mega aportes.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo em TD?! Mas nem se eu tivesse acertado a mega da virada...

      Excluir
    2. Tá bom. Exagerei em "tudo"!rs
      Mas grande parte. Vc tem medo do governo? rs

      Excluir
    3. Não tenho medo do Governo não, ID. Eu tenho medo de colocar todos os ovos na mesma cesta.

      Excluir
    4. Tudo em TD?! Mas nem se eu tivesse acertado a mega da virada... [2]

      Excluir
    5. Pronto!
      O baba ovo apareceu.

      Excluir
  3. Oá Troll,

    Tenho salário superior ao seu e em 2012 consegui rendimento de juros e dividendos bem superior ao seu em proporção de montante.

    Acho sua carteira bem indefinida. Mistura empresas de dividendos com empresas de crescimento (Petro não é empresa de crescimento e sim de sustento a classe mais baixa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde quando alguém é obrigado a escolher investir só em empresas de dividendos ou só em empresas de crescimento?!

      Vc falou bastante asneira com pouquíssimas palavras. Desculpe a pergunta: seu ânus é na boca?

      Excluir
    2. antes que alguém questione, esse ui foi para o Troll... kkkkkkkkk

      Excluir
    3. O legal é que ele começou cheio de si, se gabando do salário ser maior e de ter recebido mais proventos e blá blá blá... Mas logo abaixo ele deixou claro que o bem mais importante - a inteligência - é muito inferior... huahuahua!

      Homenzinho do ânus bucal... kkkkk!

      Excluir
    4. Troll, sempre que vc é contrariado age como os ignorantes, utilizando a agressão.

      O que eu quis dizer é que a sua carteira é confusa, não sabe se é para reinvestir dividendos ou ganho de capital, além do que investe em empresa ESTATAL que utiliza de lucros para políticas sociais. Faltou então colocar. Eletrobrás que agora será deficitária também.

      Excluir
    5. o gerente cometeu a "heresia" de dizer q é superior ao troll em algum aspecto. resultado: a bixinha estressou huahuahuahuahuahuaha

      Excluir
    6. Eu não preciso dizer que sou superior a ele, mas as vezes é bom lembrá-lo que ele não é isto tudo.

      Basta ver os pífios proventos da carteira de 300k.

      Excluir
    7. Certamente, dizer que é superior a EL Rei é heresia, ainda mais falando esse monte de merda.

      Me diga só uma grande empresa que não está sujeita a influência estatal?

      Meu amigo, TODOS os dividendos são reinvestidos e minha carteira foca no lucro das empresas. Enquanto a empresa der lucro e mantiver a dívida sob controle, eu continuo sócio. Basicamente, é simples assim, menos para seu cérebro primitivo de holder que não tira o olho do HB. Vc deve ser da turminha do Corey, que fica nessa briguinha de fluxo de caixa vs rentabilidade, só pode. Isso não existe! Uma coisa não é melhor do que outra! Não espalhe bullshit no meu blog!

      Mas como vc gosta de cotação e não sabe ler balanço, vou esclarecer que de 2002 a 2008 (pré-crise), PETR4 subiu "meros" 1.000%. Se incluir até hoje, que é uma fase onde a empresa está fazendo um imenso investimento, ainda rendeu razoáveis 450% em 10 anos.

      Agora se vc não gosta da empresa, basta esquecer que existe. Não vou vender pq um imbecil qualquer não fala coisa com coisa...

      Excluir
    8. Isso aí, pífios proventos mesmo! Eu adoro quando alguém toma uma decisão em RV com base em único indicador! O resultado é fazer all-in em ELPL4 (12% de DY né!) e ser fritado pelo Troll!

      huahuahua!

      Excluir
    9. El Rei Troll, diante de toda vossa sapiencia em organismos unicelulares, esclarece-me uma duvida cruel: quando um homenzinho de anus bucal come uma banana ele está: 1) se alimentando? 2) se masturbando? 3) fazendo uma automassagem prostatica?

      obrigado pela vossa misercordiosa manifestacao cultural.

      victor.

      Excluir
    10. Interessante observação, caro Victor. Creio que no caso desse Gerente Cambaleão, a banana, bem como o pepino e outros alimentos assemelhados a um cilindro, cumpre papel sadomasoquista, ao servir de deleite para a obtenção de prazeres sexuais ocultos, mas que ele revela na blogosfera através de sua forma gay de se expressar.

      Excluir
  4. É,preciso ganhar mais. Vou pedir aumento amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisar, todos precisamos. Já analisou se vc merece?

      Excluir
    2. Mereço, o problema é que estou a "pouco" tempo aqui. Aí fica ruim algo nesse sentido agora...

      Excluir
    3. Chegou agora e já quer sentar a bundinha na janela?! Essa juventude tá se achando muito... rs

      Excluir
  5. Tá vendo como vc pode ser um cara legal?

    Melhorou bem o blog. Seguindo meus conselhos... kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhorei em que sentido??? Esse blog é uma merda! Não sei o que vcs vem fazer aqui! Só tem putaria e trollagem! kkkkk!

      Excluir
  6. Fala Troll!!! Grande Troll!!! Primeiramente é inegável que você tem melhor gosto para fotos que o Pobretão! Segundo eu também quero ficar rico dormindo, pena que só se for ganhando na loteria! Olha, este mês estou firmando meus pés na RV. Penso em aumentar minhas posições na VALE5 e CCRO3, "limar" a PETR já que só vejo o governo sacaneando a pobre, e adquirir TTBL3, CIEL3 e GRND3. Acho que assim faço um esquema legal : VALE com boas perspectcivas futuras e as demais como boas pagadoras de dividendos e bons balanços! Estou aprendendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DÚCA7!!!

      Esse concurso do Miss Reef só tem maravilhosa. A morena da esquerda é demais!

      Ok, vc não gostar de PETR4, mas lembre-se que CIEL3 e CCRO3 tb sentiram a mão do governo recentemente e estão aí, firmes! O ideal é não misturar política com bolsa, cara. PETR4 já subiu 70% aa e aí ninguém falava do governo. Eu admito que para quem vai entrar na bolsa, VALE5 é uma ação cíclica bem mais interessante. Mas eu estou ciente dos riscos de investir em PETR4 e por isso mantenho minha posição nela, que não deve passar de 10% do patrimônio.

      Vc escolheu boas empresas para começar sim. Creio que vc digitou TTBL3, mas está se referindo a PTBL3, certo? Ela não passaria no meu filtro, pois vejo resultados inconstantes nela. Mas o Zé Mobral gosta muito e acompanha. Troque uma ideia com ele.

      Um abraço!

      Excluir
    2. TBLE3 na verdade. Digitei errado!

      Excluir
    3. Boa escolha Dúca7! Boa pagadora de dividendos, padrão de excelência na gestão e ótima perspectiva de crescimento. Só que a dívida deve aumentar bastante devido a novas aquisições. Pode ser que fique de lado por algum tempo. Mas eu acho que essa empresa, sozinha, tem capacidade para me deixar milionário. Pretendo ter 5k dela.

      Excluir
  7. Foto excelente!!!!

    Esqueci de colocar no meu blog a parte de dividendos recebidos! =/

    Acho vou começar a postar no mensal!

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu tivesse acertado a mega da virada, casaria com as 4! kkkk!

      Poste sim os proventos! É bom acompanhar a evolução!

      Um abraço!

      Excluir
  8. Olá Troll,

    Ótima rentabilidade dos proventos, li algumas coisas nos comentários acima e essa de separar empresas que pagam dividendos de empresas de crescimento foi uma besteira sem tamanho... Uma empresa que gere lucros pagará dividendos e uma empresa que paga dividendos é uma empresa que gera lucro, logo dá no mesmo.
    Continue com essa disciplina!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, GI, isso não é besteira não.... rsrsrsrs...

      Existem estudos comparando empresas de crescimento com empresas de dividendos.

      No primeiro caso, vc só compra a 1a.

      Já no segundo, vc aproveita os dividendos para reinvestir.

      Os estudos q existem fariam a comparação do patrimônio final!

      Mas, na média, as empresas que dão maior retorno são as de valor!

      []s!

      Excluir
    2. Dimarcinho, tem estudo sobre tudo na bolsa. Na verdade, podemos provar o que quisermos, basta pegar um período favorável à nossa tese. O que ninguém conseguiu provar é que investir em boas companhias, seja por valor ou por crescimento, dá resultados ruins no longo prazo... rs

      Excluir
    3. É interessante notar que das 10 empresas que criaram o S&P 500, todas estão vivas até hoje.

      Algumas passaram por reestruturação. Outras mudaram o nome, etc. Mas elas estão aí, "vivinhas"! rsrsrs

      Excluir
    4. Putz, é Dow Jones!

      S&P 500 com 10 empresas! kkkkkkk

      Excluir
    5. Não sabia dessa! Informação bem curiosa. É bom para reforçar que as empresas boas tendem a continuar lucrativas ao longo do tempo.

      Excluir
    6. Troll rainha da blogsfera, tu é mala pra carajo mas te digo que concordo 100% com o que tu disse!

      Excluir
    7. Ipezinho amarelo-ovo kut-kut! rs

      Como andam as "good-vibrations-from-behind?! huahuahua!

      Eu sei que vc concorda comigo, pois se for assim, corto-lhe a cabeça! kkkk!

      Excluir
    8. Me enganei Troll, foram 12 empresas! Agora to com o livro aqui na frente. Vou retirar um parágrafo do livro do Siegel:

      "Duas ações (General Electric e Laclede) mantiveram seus nomes originais (e atividades); cinco (American Cotton, American Tobacco, Chicago Gas, National Lead e North American) se transformaram em grandes companhias públicas em suas atividades originais; uma (Tennessee Coal and Iron) se fundiu com a gigante U.S. Steel; e duas (American Sugar e U.S. Rubber) fecharam capital, ambas nos anos 80. Surpreendentemente, apenas uma (Distilling and Cattle Feeding) mudou de área (de bebidas alcólicas para petroquímica, embora, hoje, ela ainda manufature etanol), e apenas uma (U.S. Leather) foi liquidada.(...)"

      O Dow Jones original foi criado em 1896!! Isso mesmo, 18xx

      []s!

      Excluir
    9. Sim, a bolsa dos EUA tem mais de 100 anos!

      Ótima contribuição!

      Excluir
  9. Mr. Troll Reef !!! PARABENS!!!! seu blog é show, o único defeito é que deveria postar mais. É infinitamente mais informativo, divertido e sarcástico do que aquele outro lá que agora é puramente comercial para acesso das add-senses. Sobre o Reef : Esse concurso é há muito tempo famoso em toda america do sul e nos últimos anos está tomando força no Brasil. Parabens por conciliar informações bem estruturadas, análises fundamentadas e fotos magníficas! Ass.: Guardião do Rei Troll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huuuummmm, "Guardião do Rei Troll"

      Deve ter uns 26cm de benga...

      Excluir
    2. Obrigado pela visita, meu Guardião! Se fizessem um concurso desses eu certamente tentaria pegar uns tels, pois quase todas essas moças devem ter uma fonte de renda secundária, se é que vc me entende...

      Sua primeira missão como O Guardião de El Rei é detonar esse monobíceps engraçadinho aí... hehe

      Excluir
  10. Pra ganhar 10 mil "POR ANO" com um patrimônio de 300 mil reais, é melhor ser trader.

    Sinceramente, eu não me gabaria destes proventos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se vc fosse minimamente inteligente, já teria calculado meu capital investido em ações e visto que ele é, na verdade, de R$ 258.882 e não R$ 300.000, que é meu patrimônio total, incluindo comprar recentes que não geraram proventos e ganhos de capital. Eu só considerei R$ 300K na tabela para efeito de padronização ao longo dos anos.

      Além do mais, esse post não é para me gabar, mas até poderia, já que 4% de yield está longe de ser ruim, ainda mais considerando que carrego empresas cíclicas num ciclo de baixa da bolsa. A intenção desse post é apresentar uma forma de acompanhar a evolução dos proventos das empresas com o decorrer do tempo. A tabela ficou ótima e vc pode copiá-la, se quiser.

      Eu vou escrever um post a respeito de proventos, pois não está entrando na cabeça do pessoal que quem investe de forma séria em ações NÃO BUSCA VIVER EXCLUSIVAMENTE DE DIVIDENDOS!

      Excluir
    2. Li seus textos... Você conhece muito da bolsa, acho muito legal. Mas se quer sua IF, não eh lá que vai conseguir. 4 %. Você mesmo afirmou. Entendo que se esforça, arruma inimigos, deve ser um cara legal, tirando a soberba. Se você soubesse o que posso fazer com 250 k. Só conseguirá sua IF empreendendo.

      Excluir
    3. Você está obviamente errado. Empreender é para quem quer ficar rico, o que não tem nada a ver com alcançar a IF, algo totalmente possível com poupança e investimentos ao longo da vida.

      Excluir
  11. Parabens pela carteira e pelos dividendos.
    Ja q vc disse q aceita criticas e sugestoes, vou fazer algumas.
    Acho q seria melhor reduzir um pouco as posicoes em ggbr e petr e acrescentar vale.
    Outra coisa é com relacao ao seu comportamento.
    Sei q vc tem um nome a zelar (troll), mas acredito q varias vezes vc ofende as pessoas sem necessidade.
    Um exemplo é o rapaz q disse q ganha mais q vc e etc.
    Por mais q ele estivesse querendo se mostrar melhor q vc, ele nao te agrediu. E veja o q vc respondeu.
    Varias vezes vc trata as pessoas q t opnioes contrarias as suas de forma agressiva e desproporcional.
    Procure responder as criticas de forma inteligente. Com ironia se for o caso. O q vc ganha agredindo pessoas q vc nem conhece?
    Outra coisa é com relacao ao seu blog.
    Se dedique mais a ele. Vc gasta bastante tempo no blog dos outros, agredindo e sendo agredido, e esquece das pessoas q vem aqui fazer algum comemtario pertinente.
    Acredito q vc tem potencial pra fazer melhor. Esse post por exemplo foi bem legal.
    []s
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada, obrigado por se manifestar aqui!

      Eu só não sei como vc conseguiu escrever tanto sem mencionar as quatro beldades do início do post, o qual foi feito pra elas. A parte de finanças é um assunto de menor importância. Mas tudo bem, aqui é um espaço democrático e EL REI não tem preconceitos!

      Eu disse que aceito críticas e sugestões para melhorar o controle e acompanhamento dos proventos, meu caro! Volta lá no texto! huahuahua!

      Mas já que vc resolveu dar pitaco em outras áreas, EL REI reconhece sua contribuição e será brando com vc.

      Com relação a carteira, ela ainda está no início. Pretendo ter cerca de R$ 1,5 milhão só em ações, distribuídos em 12 e no máximo 15 papéis. Logo, novos papéis serão adicionados e alterarão a composição do meu portifólio. E VALE5 entrará em minha carteira, seja como papel novo ou como substituta de alguma empresa que esteja com resultados aquém do esperado. Sobre GGBR4, vc não é o primeiro a falar, mas eu acho uma ótima empresa cíclica e muito bem gerida. Já PETR4 não se pode cobrar muito dela, visto que está em fase de pesados investimentos.

      Já vc pedir para eu ser menos troll, isso é o mesmo que pedir para o Pobreta ser mais otimista, ou o Eike Rico ser menos Asperger, ou para o Zé Mobral pagar um motel, ou para o Corey ser menos reclamão, etc. Simplesmente não dá!

      Já fui chamado de psicopata e bipolar na blogosfera. Tenho uma foto do Coringa como papel de parede no notebook e ando com um machado no porta-malas. Logo, o que eu fiz com o Gerente Ânus Bucal não representou 0,0001% das coisas que me vieram a cabeça...

      Mas vou postar mais vezes sim. Aparece pra gente trocar uma ideia saudável... rs

      Excluir
    2. Não mude Grande Rei Troll. Sua majestade se revela nos pitacos de humor irônico e é assim reconhecido pelos súditos. Ass.: Guardião do Rei Troll. P.S.: Como guardião gostaria de me oferecer para fazer a "prova real" daquela moreninha da esquerda da foto antes que a mesma lhe seja servida, ó meu Rei!

      Excluir
    3. Já tá virando viadagem; o que o guardião anda guardando, e onde??? kkkk (ou é o troll em "perguntas e respostas"?)

      Excluir
    4. Anônimo das 17:34 : recolha-se ao casulo de sua insignificância. Comentários infundados, difamatórios, mas sobretudo infantis como este não são dignos de tão valoroso blog. Favor aceitar minha sugestão e passar a frequentar o blog do Pobretão, local onde creio que se sentirá mais a vontade, dado seu pobre vocabulário e ao lastimável QI que aparenta ter. Ass.: Guardião do Rei Troll.

      Excluir
    5. Éééé, e guarda cada vez mais fundo....
      Já chegou no apêndice?

      Excluir
    6. Passe já daqui irrelevante ser. Vá frequentar o blog do pobretão ou o do insolente Gerente Investidor. Seu nível é para estes blogs, não para o blog de El Rei.
      Ass.: Guardião do Rei Troll

      Excluir
    7. Troll sua carteira é podre e seus proventos conseguem perder pra poupança.

      Um cara para ser súdito seu deve ser Autista ou retardado.

      Excluir
    8. Guardião de El Rei: vc está fazendo um bom trabalho espantando anônimos monobíceps espinhentos. Mas o harém de El Rei não pode ser bolinado! huahuahua!

      Gerente "Camaleão Faminto" Investidor: vc passou tanto tempo distante, mas pelo visto não estudou e continua ignorante. Comparar rendimentos da poupança com proventos da RV é uma das maiores besteiras que existem. Se for assim, o Pobreta investe certo e todos estão errados, né?

      Cambalião Bostejante (lembra? rs), sua identidade nova durou pouco. Sinto lhe informar que a inteligência pode ser simulada por algum tempo, mas a BURRICE jamais pode ser disfarçada! Putz, essa frase ficou boa... sou foda mesmo!

      huahuahuahua!

      Excluir
    9. Caro Investidor Troll rei dos autistas dono da carteira xing ling. A comparação é livre, números são frios e somente os que precisam de doutrinação mental se apegam a métodos (le se bastter)definidos de comparação.

      Se quiser me chamar de camaleão fique a vontade. Vc não esquece ele mesmo.

      Excluir
    10. Se minha carteira é xing ling, eu só queria ver a sua carteira. Deve ser recheada de FIIs, pois eles estão na moda. Efeito manada... huahuahua!

      E onde vc, com sua visão ainda míope, lê Bastter, eu leio Warren Buffet e Peter Lynch, que são os verdadeiros doutrinadores do mundo das finanças.

      Excluir
    11. Caro Investidor Troll rei dos autistas dono da carteira xing ling doutrinado pelo Bastter que disse o absurdo que quem ganha 7k no nordeste é rei!

      Minha carteira será divulgada em tempo oportuno. Segure seu autismo.

      Excluir
    12. El Rei aguarda ansiosamente pelo grande show de bullshits que vc irá divulgar...

      Excluir
  12. Respostas
    1. Eu pago caro, mas como mulheres desse padrão pra cima...

      Excluir
    2. Pagas quanto ai no RJ?
      Em Floripa, não sai por menos de 500.

      Excluir
    3. As mais tops, como ex-dançarinas do Faustão, pornstars e GPs muito gatas cobram esse valor. É possível comer mulheres bonitas por algo em torno de R$ 250 a R$ 350. Eu só estou me contentando com as tops atualmente e, de preferência, duas ao mesmo tempo.

      Excluir
  13. Tb acho a ggbr uma boa empresa, ja tive ela na minha carteira e pretendo comprar novamente. Mas quando o crescimento da economia estiver maior.
    Falei da Vale pq acredito q das empresas ciclicas é a melhor.
    Quanto a Petr, acho q mesmo tendo q carregar as politicas economicas, sendo sabotada e tendo q fazer investimentos elevados ela resiste bravamente e da lucro ( ainda q menor).
    O q aconteceria se os personagens dos blogs tivessem um pouco menos de suas caracteristicas como vc falou?
    Pra mim, seria melhor pra eles! Certamente eles seriam mais felizes.
    O q vc acha de ter o DY de suas acoes pelo preço medio?
    Sei q muitos acham os dividendos pouco importantes, mas acredito q sempre q possivel a associacao e importante.

    []s
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, vc pode esperar um novo período de expansão econômica - que não se pode prever quando começará - para comprar empresas cíclicas, mas tenha consciência de que fará essas compras pelo dobro do preço atual, caso não haja outro problema com as empresas, além das margens pressionadas pela atual retração.

      Na planilha há duas colunas de DY, uma em relação ao preço médio e outra em relação ao preço atual. Vou usar essas dados para elaborar um estudo da evolução dos proventos ao longo do tempo.

      Ricardo, acho so dividendos muito importantes, mas eu os encaro apenas como mais um dado fundamentalista como outro qualquer. Eles não são a coisa mais importante a se observar na hora de escolher uma empresa para investir. A coisa mais importante em minha humilde (sério) opinião: GOVERNANÇA!

      Um abraço e volte sempre aqui! É bom discutir sobre mercado em alto nível tb.

      Excluir
    2. Exatamente isso. Por nao saber quando o novo ciclo de expansao vai comecar, aplico mais em empresas q ja estao com bom resultado. Sei q pagarei mais caro por ela no momento q for entrar, mas acho q ainda sim sera valido.
      Como vc avalia a governança das empresas?
      Tem algum parametro especifico?

      []s
      Ricardo

      Excluir
    3. É impressão minha, ou o Troll tá ficando todo enamorado do Ricardão Paga Karo?

      Excluir
    4. Não é tão fácil avaliar a Governança, pois não existe um indicador fundamentalista para isso, mas observar a classificação da Bovespa já é um começo. Resultados consistentes, transparência, respeito aos minoritários, como um programa de opções que não desrespeite os mesmos. Também é interessante notar se a empresa não vive atrasando a entrega das demonstrações contábeis, pois isso pode suspender os negócios. Veja se o canal de comunicação com o minoritário é decente e mande vários emails para RI questionando algo que não te agrada. Por exemplo, antes de ser sócio da CCR, eu questionei sobre a alta dívida da mesma. Recebia resposta no mesmo dia, com um quadro demonstrativo da dívida em real, em dólar, longo prazo, curto prazo e tudo que estava acima do CDI. A empresa deixou claro que estava tudo sob controle e eu ainda nem era sócio.

      No mais, há vários artigos na internet sobre o assunto. Vale a pena ler.

      Um abraço!

      Excluir
  14. Ele é o nosso Rei! O troll é nosso Rei!Ele é gordinho de tetinha, mas é nosso Reeeeeeeeeei.
    Sua majestade por que vossa Alteza se altera quando é contrariado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A violência é a arma dos ignorantes

      Excluir
    2. Gerente, saia da internet e vá produzir, ou não irá bater suas metas absurdas! Sua esposinha deve estar quicando em pembas alheias neste momento! huahuahua!

      Excluir
    3. Sou Euuuuuuuu Troll, não o gerente.Responda-me, por obséquio mas com educação.

      Excluir
    4. Responder ele responde. O problema é que ele vive tão estressado de ter que andar de onibus ouvindo passageiro ouvir funk alto naqueles ipods de caixinha que a educação dele anda toda arregaçada. Compreensível....

      Excluir
    5. 17:13 é o lord caçador com certeza.Se o troll deixar eu mostro meus argumentos.
      1)Falar em marechal hermes do caralho no outro blog.
      2) falar blablabla.(Rei troll permita-me que fale)Confesse ,vc é o lord kibador.

      Excluir
    6. O New Lord Kibador é o Mister Sacana... hehehe

      Anônimo 17:13

      Jênio Mizifio, és tu aqui???

      Excluir
  15. Troll, nunca simpatizei com voce, e sempre aproveitei as oportunidades que surgiam pra te zuar no blog do pobretão. Mas confesso que lendo seu blog mudei um pouco minha opinião, creio que vc é um cara bacana. Além disso, minha estratégia e filosofia de investimentos são muito semelhantes às suas.
    Sua carteira é excelente... continue nesse caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esqueci de comentar da foto inicial... continue assim também! kkk... enquanto o pobretão só publica fotos de macho, aqui vemos fotos muito mais agradáveis.

      Excluir
    2. Enquanto muitos ficam estimulados a ganhar dinheiro naquela competição inútil de patrimônios, eu prefiro admirar essas gostosas para ir em frente! rs

      Acho que vc está entrando no espírito da coisa! Eu vim para trazer equilíbrio à Blogosfera. Sou predestinado a influenciar milhões. El Rei é bondoso! Eu o aceito como meu novo discípulo!

      Excluir
  16. Pra mim a morena da esquerda é a melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é a mais deliciosa! Mas a loira, terceira da esquerda pra direita tb é muito maravilhosa...

      Excluir
    2. de fato... as duas são demais.

      Excluir
  17. O cara compra petrobras, ama o governo dilma e fica dando lição de moral no pobretão?

    Aff... q patético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca falei sobre política, nunca elogiei nem critiquei nenhum governo nesse blog, ao contrário de muitos cabaços que ficaram cheios de mimimi por causa das elétricas. Sabe pq? Pq bolsa e política não se misturam. Se vc acredita em manipulação, vai pra renda fixa, seu mancebo ignorante.

      Sim, continue misturando política com bolsa e opere muitas notícias. Vc vai longe, garoto! huahuahua!

      Excluir
    2. Ah meu Deus... Bolsa e política não se misturam!!! De onde este unicelular tirou esta frase.

      Deve ser mais uma do Bastter.

      Excluir
    3. Vai pra renda fixa, Cambaleão acéfalo.

      Excluir
    4. Caro ser procarionte com traços de autismo.

      Favor explicar esta frase que bolsa política não se misturam.

      A Carioteca ta fazendo falta.

      Excluir
    5. Vamo la ser autista procarionte, mostre seus argumentos kkkkk

      Excluir
    6. "Pq bolsa e política não se misturam"


      "Se vc acredita em manipulação"

      Lógico, afinal os três ultimos presidentes da petrobras filiados ao PT (a Graças Foster não é, mas é bastante dócil) só conseguiram seus postos atraves da merítocracia (mode ironic on)

      Excluir
    7. será que não é "mode acéfalo on"????

      Excluir
    8. Não seria "mode acéfalo on"?

      Excluir
  18. CARA TU SÓ FALA DO POBRETA ESQUECE ELE, SÓ PORQUE ELE FATURA COM O ADSENSE E TU NAO , SÓ PORQUE ELE VAI BOMBAR COM ELPL4 E TU NÃO É MUITA INVEJA , DE CADA 5 PALAVRAS TUAS 1 É POBRETÃO.
    TU COMENTA COMO COMO GUARDIAO COMO ANONIMO E COMO TROLL É TUDO TU MESMO.
    TROLL GORDINHO TETINHA INVEJOSO
    REI REI REI POBRETA NOSSO REI!!!!!
    ADO ADO ADO TROLL É UM RETARDADO.(COITADO DOS RETARDADOS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah cara, vc não sabe nem desligar o Caps Lock e vem falar de mim. Vai lamber o saco do Pobreta que vc faz melhor... rs

      Excluir
    2. Não tinha percebido... mas realmente ele parece ter um pouco de transtorno com relação ao pobretão. Depois que foi banido do ranking deve ter ficado pior.

      Também não esquece do camaleão.

      Troll já ouviu falar de síndrome de Édipo. Pode ter relação com seu autismo.

      Excluir

  19. Troll, essas fotos estão fantásticas, isso sim merece ser visto.


    Em relação a outros blogs, podemos citar o Pobreta, mas ele é meio estranho, pois reclama da crueldade do mundo,no entanto, só coloca foto de macho no blog. É estranho, muito estranho.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pobreta não é bem o coitadinho que vcs pensam...

      Excluir
    2. Exato: só mesmo um coitadinho de verdade pra reconhecer quando está diante de um coitadinho fake.

      Excluir
    3. Realmente, a vida é muito dura pra quem é funcionário público top, anda de carrão, ganha 13k líquidos/mês e come mulheres do padrão da foto do post... rs

      Pra me chamar de coitadinho, vc deve ser algum megaempresário. Do contrário, passa daqui invejoso! huahuahua!

      Excluir
    4. e já viajou pra holanda; ou não? e sabe tudo sobre viagens internacionais; ou não? é top; ou não? anda de carrão; ou não? tem nariz de pinóquio... SIM!

      Excluir
    5. Anonimo invejoso de 19:17, você é um por zé-por-fora!

      Nos dias de hoje já temos tecnologias que nos teletransportam pra dentro de qualquer cenário ou realidade na matrix, ok? Eu tenho photoshop com chroma key e você pelo visto NÃO tem!

      Excluir
  20. tro me add ai http://geracao65.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Parceiro, eu comentei seu post aqui: http://medicoinvestidor.blogspot.com/2013/01/meu-problema-social.html?showComment=1357779348483#c6966774429111025364

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo rapaz! Que maneiro que vc apareceu!

      É foda como a elite detesta ver os menos favorecidos progredindo, né?

      Excluir
    2. Ínfelizmente, ainda a brasileiros que tem esta mentalidade "ESCRavista".Que prega ao menos favorecido não deva melhorar de vida, estudar, não ter igualdade de condições para disputar vagas nas universidades.
      Se o menos favorecido começa a crescer, parece-lhes uma ameaça ao seu StatusQuo.
      Um país é MENOS injusto pelo tamanho de sua classe média, digo classe MÉDIA.
      Ass:Codorno

      Excluir
    3. Que país menos injusto o que rapaz; No sistema capitalista sempre tera o Exército de Reserva de mão de obra, o qual a maioria sempre se sujeitara a salários mais baixos do que os praticados

      Excluir
    4. Amigo, seu blog eu sempre leio (e estou contente que voltou a ter atualizações), o do Pobretão eu só passo os olhos, e utilizo mais pra ver se algum dos blogs que ele lista tem alguma coisa que valha uma olhada (como o post lamentável do Médico Investidor).

      No que tange a investimentos, eu tenho um caminhão de OGX com o qual estou "casado" (acho que já te disse isso), e resolvi dar um tempo do mercado, liquidei minhas posições em outros papéis e deixei tudo com a área de wealth manegement da minha corretora (Ativa). É uma experiência, somente isso.

      Eu me identifico bastante com o seu modo de pensar (só que, diferente de você, eu sou petista de carteirinha... rs...), e faço votos de que nosso 2013 seja melhor do que foi 2012.

      Abraços!
      P.S.: veja este tumblr aqui, você vai gostar: http://classemediasofre.tumblr.com

      Excluir
  22. Olá Troll. Rapaz, que briga hein com o MI!! Troll, como mentor e "chefe" da blogosfera, seria uma honra ter sua visita em meu blog e comentar (e agregar valor!) ao meu post de hoje - dia 11/01/13. Abração,

    ResponderExcluir
  23. Caro Duca7, não é briga, mas somente um debate acalorado... rs

    ResponderExcluir
  24. pq vc classifica petro e bradesco como empresas de crescimento troll???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi única e exclusivamente em relação aos poucos dividendos pagos por essas empresas em razão dos investimentos que elas estão fazendo na expansão dos seus negócios. Mas dependendo da ótica, vc pode considerá-las como empresas de valor tb.

      Excluir
  25. "O Rolo da Venda de 20K para Diminuir o IR" (http://www.youtube.com/watch?v=7G0dCX1S8nI)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito a posição do Bastter, pois essa manobra está longe de ser uma unanimidade entre investidores. Inclusive, para carteiras muito antigas ela não é válida mesmo. Só que ele errou ao dizer que aumentar o preço médio é burlar a receita.

      Excluir
  26. carai troll se vc come mina do naipe dessas da foto esta de parabens

    é só ser funcionario publico top que da pra comer essas minas ??

    se for isso vou começar a estuda hj

    parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, pra comer mulher desse naipe não basta ser funcionário público top. O cara tem que ser ricaço, bombado ou pagar diretamente em cash. Eu me enquadro na última opção.

      Abraços!

      Excluir
  27. Boa noite troll!
    Confesso que já conhecia seu blog, mas tinha um pouco de medo por conta do seu nick xD
    Depois de ler todos os posts do seu blog fiquei impressionado com a sua história. Muito bacana. 14k por mês me fazem sentir como um merda com doutorado :p. Parabéns pelas conquistas.
    Uma única coisa eu não encontrei no seu blog.
    Através de suas palavras em seu primeiro post vc afirma:

    ... não deixar de curtir alguns prazeres, como viagens, festas e panicats. Vou fazer um post detalhando melhor isso, ...

    Cade o post detalhando suas histórias com PANICATS :o xD

    Abraço e bons dividendos

    N.I.

    nanoinvestidor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Medo de que, Nanodiscípulo?! El Rei é misericordioso com seus pequenos! hahaha!

      Sim, devo preparar algo relatando uma boa putaria que aconteceu recentemente! rs

      Excluir
  28. Grande Rei Troll!!! Uma pergunta de iniciante : IMagine que vc ganha uma bolada (30k) inesperadamente e que não necessita para uso imediato e resolve destina-lo todo para compra de ações. Oras, adepto do Buy-n-hold do Bastter, sabe-se que a compra frequente de pequenas quantidades faz com que o preço de cotação do dia seja pouco importante, MAS nesta situação que coloquei, vc especificamente ficaria preocupado com a precificação? Se sim, como faria para calculá-la? Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolada? 30k ? Kkkkkkkkkkk
      Esses sao os seguidores de EL REI.

      Excluir
    2. Oi anônimo. Bem, considero o ganho extra de 30K que vem inesperadamente e de uma só vez como uma boa bolada para investir, uma vez que nada dele preciso retirar para pagamento de contas etc. Se vc não considera isso deve ser muito bom, sinal que já é muito bem de vida! 30K significa hoje pouco menos de 10% de minha carteira e portanto, assim livrinho de tudo, me parece um bom dinheiro para investir. De qualquer forma não acho conveniente debater com uma pessoa que não possui identidade, não assina e não assume a opinião. Além disso é deselegante prorrogar um debate num blog de outrem. Por fim, quando o assunto é direcionado a outra pessoa, é de bom tom que não nos metamos, como você de forma pouco respeitosa fez. Espero que seu dinheiro um dia lhe traga mais inteligencia e educação, embora certas coisas como esta deveriam vir de berço!

      Excluir
    3. Dúca, ignore o anônimo monobíceps acima. Ele não está a altura para debater com os Titãs da Blogosfera! kkkk!

      Meu caro, uma vez definido o risco que vc suporta, simplesmente compre os papéis que mais caíram, segundo o peso que vc atribuiu para eles em sua carteira. Por exemplo, eu escolhi ter 25% no setor elétrico. Esse mês, TBLE3 teve uma queda e chegou a cair abaixo de R$ 32,00, deixando esse percentual desbalanceado para uns 22%. Logo, foi nesse papel que concentrei as compras mensais. E faço o mesmo quando recebo grana extraordinária. Mas vc pode ir comprando aos poucos, sem que isso signifique que esteja olhando preços. Deve-se evitar a todo o custo comprar no topo, logo, se vc quiser diluir as compras em 4 meses ou mais, fique a vontade. Eu aportei R$ 26 mil recentemente e mais R$ 16 mil esse mês e ainda não aloquei tudo...

      Antes de mais nada, vc precisa definir quanto de perda está disposto a aceitar. Se vc aportar esses R$ 30 mil de uma vez e eles desvalorizarem 50%, essa perda é uns 4% do eu patrimônio, o que é pouco, muito pouco para quem está acostumado com a volatilidade da RV.

      Eu só me preocuparia com precificação se fosse aportar muita grana mesmo, como uns R$ 500 mil de uma vez em um único papel.

      Um abraço!

      Excluir
    4. Valeu Troll. By the way, é bom visitá-lo e deparar com a beleza estampada nos posts de seu blog!

      Excluir
  29. putz troll, 15 mil visualizações desde maio último? dá 1666 por mês, só 55 por dia (e desses 15 mil, quantas são suas mesmo? kkkk)

    pô, que mixaria pra um cara fodão igual vc... tá precisando fazer mais comercial lá no blog lixo do pobreta hein!? pô, que foda, depender de propaganda em blog lixo pra alavancar a audiência do próprio... que dureza... melhoras aí, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. troll, sou eu de novo. ó, te dei uma força, apertei 5 vezes o F5 pra aumentar seus números, ok?

      até mais

      Excluir
    2. Rapaz, o F5 não conta mais visitas... o sistema identifica o "espertinho" pelo IP e conta apenas 1...

      E, se estiver logado, a visita do dono tb não conta...

      Excluir
    3. Anonimo : A grandeza do Rei não está nos números de visitas do blog, mas do imensurável conhecimento que dele emana e certamente anencéfalos como você não possuem a dimensão de alcançá-la. "Favores" deste tipo (clicar F5) que você estupidamente disse apenas revelam mais uma de suas ignorâncias, como bem expressou o dimarcinho. Creio já tê-lo sugerido antes, mas por favor lembre-se de permanecer no blog do pobretão debatendo assuntos pouco relevantes, porem que consegue captar melhor. Ass.: Guardião do Rei Troll

      Excluir
    4. gozado, eu apertei o f5 aqui e o contador de visualizações aumentou

      Excluir
    5. tb fiz o mesmo teste f5 e aumentou o numero de visualizações.

      pqp.... esse dimarcinho só fala merda seja lá qual for o assunto!

      kkkkkk

      Excluir