segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Controle Emocional e Finanças


Caros súditos d'El Rei,

Um tema recorrente nos livros de finanças, mas pouco discutido na Blogosfera é sobre como os problemas emocionais afetam suas decisões de investimentos. Essa questão para mim é muito simples. Não tem jeito: se você tem problemas emocionais, a bolsa não será a solução. Você irá perder dinheiro e fracassar!

Mesmo que você estude muito, leia todos os livros de análise fundamentalista e técnica, grude o olho no HB e aprenda tudo sobre derivativos financeiros, tudo vai dar errado na hora de apertar o botão.

Se você acha que por investir na bolsa você tem algo de especial e é diferente das pessoas "comuns", sua arrogância será cobrada quando você fizer diversas operações desastrosas para conseguir uma rentabilidade incomum, com o fútil objetivo de provar para seus conhecidos que você é o cara.

Então você acha mesmo que só porque sabe a diferença entre PN e ON, você faz parte da elite dos investidores brasileiros e seu futuro será trabalhar quando quiser e viver rodeado de amigos lhe chupando as bolas? Caro amigo que investe R$ 3 mil mensais, você não tem mais valor do que um analfabeto financeiro que torra tudo com eletrônicos, mas cujo trabalho é buscar incessantemente a cura da AIDS. E que esse pesquisador encontre logo a porra da cura, pois quero comer GPs top sem camisinha!

Então você não tem paciência para aprender um novo idioma? Vive comprando cursinhos sobre como aprender a tocar violão em 30 dias sem sair de casa? Acha que o mundo gira em torno do seu umbigo, quer tudo pra ontem e faz biquinho quando te dizem "não"? Você fica de "mimimi" quando uma ação sobe muito e depois retorna ao preço inicial? Oh, tenho pena de você quando o Sr Mercado, El Triturador de Egos, massacrar-lhe o orgulho, pois aquela ação com baixo P/VPA não vai bombar, enquanto a outra com P/L alto que só "sardinhas" compram não para de subir.

Entenda que quando você está desmotivado, com baixa autoestima e, principalmente, ansioso por querer ganhar dinheiro, a bolsa não irá resolver seus problemas. Se você está bem consigo mesmo, satisfeito com sua vida e motivado, a bolsa irá lhe fazer bem. Se você está mal e quer usar a bolsa (ou um relacionamento, ou qualquer coisa) para ficar bem, você irá ficar pior!

A conclusão óbvia é que se você está deprimido, ansioso, neurótico ou é arrogante (o pior tipo), a bolsa apenas será sua corda no pescoço. A verdade é que quase todo mundo tem um problema, mas poucas pessoas procuram auxílio profissional.

Se você tem problemas emocionais e toma remédios controlados para dormir, não invista na bolsa. Trate-se, acalme-se e encontre um pouco de paz interior.




Abraços d'El Rei

"Conhece-te a ti mesmo."
 - Sócrates (479-399 a.C.), filósofo ateniense.

98 comentários:

  1. Esse vídeo é muito tosco, Troll! ("porra do butão" hahahaha...)

    Pelo que entendi entre na ADV, pegue as dicas e faça tudo ao contrário! hahahaha

    Agora falando sério, achei boa essa sua abordagem sobre os fatores emocionais.

    Acho que o x da questão aí seria o seguinte : invista aquele dinheiro que você não precisará usar nos próximos 8-10 anos, caso contrário o estresse tomará conta e a emoção sobrepujará a razão oscilatória da bolsa!

    Grande abraço, poste com mais freqüência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vídeo é hilário mesmo! Um pouco exagerado, como toda a paródia, mas que reflete muito bem a realidade da sardinhada.

      Nobre Guardião, esse controle emocional não é fácil Muitas pessoas começam com essa mentalidade: investir com foco no longo prazo, comprar na baixa, blá, blá, blá... Mas na primeira dificuldade, desesperam-se, perdem o sono, sentem raiva, procuram explicações sem sentido, culpam o Governo, quando o ideal era somente seguir o plano.

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Da minha parte, como disse tempos atras, separei uma grana pra fazer jogatina (trades), equivalente a uns 2 aportes mensais apenas, e o resto fica lá engordando e emagrecendo... Fiz minhas cagadinhas no começo e ainda tenho uns papéis fuleiros que estão lá pagando seu dividendo magrelo, mas que irão embora assim que derem mais uma engordada...

    Meu plano de investimentos é sempre. Tenho 34 anos e espero estar vivo e investindo aos 65, com a cabeça branquinha, presumindo que até lá eu tenha aprendido a fazer a coisa direito... e que a grana tenha aumentado no decorrer dos anos.

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho grana separada para trades com opções, fazendo lançamentos cobertos, que são uma forma de alavancagem. Logo, o post não tem o propósito de criticar traders. Meu discurso está direcionado aos "pseudo-traders" e "pseudo-holders". Desde que seu sono esteja preservado e seu patrimônio aumentando (com a ajuda de seus trades, claro), não há nada de errado.

      Um abraço d'El Rei

      Excluir
    2. Poderia explicar porque lançamento coberto é uma forma de alavancagem?

      Excluir
    3. O lançamento coberto é uma forma de trade. Seria alavancagem se fosse descoberto. Simples equívoco que não prejudica a idéia principal.

      Excluir
  3. Discordo apenas do aporte de 3k mensais. Poucos tem esse valor mensal para investir. E, se o sujeito for disciplinado, em menos de 15 anos, e boas empresas, esse cara (3k) se torna milionario...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há com o que discordar, já que concordo com tudo o que vc citou. Nessa passagem do post eu critico o cidadão mediano que se acha especial por que tem uma carteira de ações. Isso se dá por motivos vários, mas o principal é a arrogância do sujeito. Levará pau para aprender.

      Excluir
  4. " Você fica de "mimimi" quando uma ação sobe muito e depois retorna ao preço inicial?"

    Creio que essa seja para um blogueiro que estava comprado em BBAS3.

    Em tempo, essa ninfa acima estava no Salão do Automovel no stand da Audi. Show! Perfeita matéria prima para espanhola.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Poney tá todo sentido com Bbas, resmungando (ou ruminando) em todos blogs que Bbas é isso, Bbas é aquilo, Bbas não serve pra nada... O caso é que o cara é ansioso e isso reflete nas decisões investimentos dele. Provavelmente comprará no topo e venderá no fundo, pois apesar de ele não concordar comigo, ele não é exceção.

      Excluir
    2. Minha opinião: perdeu o bonde da venda pra por um qualquer no bolso, faz PM. A empresa é boa e vale a pena manter. Meus 0,02...

      Excluir
    3. Pessoal, pirou na morena. Vou pesquisar, Uó... Kkkkk

      Excluir
    4. Pamela Gonçalves Monteiro

      Excluir
  5. É uma verdade, muitos se preocupam somente com o lado objetivo, esquece o subjetivo, esse lado emocional influencia muito! Logo que comecei a investir na bolsa, e fez um ano agora, era muito levado por noticias, sobe e desce de preço, sugestão de carteira, enfim, não durou 2 meses, escolhi minhas empresas fundamentalistas e estou lá, mesmo que só tenha levado pancada até agora( TD, FIIs, Itau, BB, Duratex...) tenha certeza que se esse governo não fazer mais merda na economia, Nov/14, vou tá com resultado total positivo.
    Só faria trade se realmente estudasse muito o funcionamento da analise técnica, não me considero preparado para isso, e meu psicológico(olha ai) não tá querendo ver mais resultados negativos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno Snow, mui gratificante é sua visita.

      Em se tratando de buy and hold, eu evito falar em resultado no curto prazo. Não acho que estou ganhando bem perdendo nada, pois estou em fase de acumulação. E olha que meu PM em Ciel tá lá em baixo. Especialmente no início, se você ficar olhando muito o HB a tendência é isso também se tornar um desequilíbrio.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Belo post, Troll!

    Lidar com oscilação de preço e controle de risco é fundamental para quem almeja algo na renda variável. Só que para fazer isso direito é preciso esquecer o emocional quando se acessa o HB.

    Sei por experiência própria que é algo um tanto complicado para ser aprendido e assimilado. Mas compensa todo e qualquer tempo dispendido.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ldl, haveria muita mais gente bem sucedida na bolsa de essa forma de investimento fosse encarada como investir numa pequena padaria. Só que não, as pessoas querem fazer parecer difícil com o objetivo de se destacar. Um dos adeptos da linha é o tal Mizifio, que adora escrever longos comentários desconexos e irrelevantes.

      Excluir
  7. Realmente, o emocional é o fator que separa os meninos dos homens !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, especialmente em momentos de pânico generalizado.

      Um abraço!

      Excluir
  8. Troll, posta o esporro que o Bastter deu no Mobral, ele já se foi mesmo... Quero entender o ódio que o Mobral nutria em relação ao Bastter. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio que legal fazer isso com ele. E o Moral ainda aparece por aí comentando.

      Excluir
  9. Haja emocional para não voar em cima dessa morena! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já percebi sua predileção por morenas com seios generosos, meu caro. Estou certo?

      Excluir
    2. Só ele e a torcida no maracanã toda... kkk

      Excluir
    3. Sejam morenas, loiras, ruivas, seios generosos são sempre bem vindos! rsrs

      Excluir
  10. Sucesso para se dar bem nos investimentos: 50% estratégia bem feita + 50% emocional equilibrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, o que vejo são pessoas com 10% de estratégia, contando com 90%de sorte.

      Excluir
    2. Qual seria a proporção correta?

      Excluir
  11. É isso ai. Conheço gente com grana e entra na bolsa baseado naqueles filmes de wall street que o cara faz uma grande jogada e fica rico. A decepção bate forte quando ele não fica rico na semana seguinte ou quando tem uma queda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se até caras ricos de wall street perdem grana, imagina um cidadão que opera sozinho de um pc doméstico e com problemas psicológicos? rs

      Excluir
  12. O emocional conta demais mesmo! Eu consigo separar muito bem o emocional do racional e contrariando o que muitos recomendam, que não se deve olhar muito o HB, eu olho quase diariamente e não sinto nada (emoção), no começo confesso que o dedo coçava para operar (fazer merda), mas com o tempo acho que o fato de eu olhar sempre e não fazer nada, me contentar que é assim mesmo o sobe e desce, me fortaleceu, não me afeta em nada! Não acho que todos deveriam fazer isso, pois muitos não vão aguentar e vão fazer merda, mas comigo esse estímulo negativo me levou a ser um investidor melhor hoje. Resumindo: tem pra que ficar olhando o HB todo dia? não, mas não vejo problema nenhum, desde que seja realmente "só" para olhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Sovina,

      Acho que é impossível não sentir emoção. Somos seres humanos, afinal. O que não devemos fazer é tomar decisões emocionais. Eu lancei opções de Ggbr e no mesmo dia elas dobraram de preço. Muito difícil não ficar puto com isso. Porém, já havia feito o plano e estabelecido o limite de perdas. Errado seria alterar o plano por estar com raiva. rs

      Eu olho o HB todos os dias também, mas é porque opero derivativos. Se não fosse isso, eu realmente olharia muito pouco as cotações.

      Um abraço!

      Excluir
  13. Respostas
    1. Essas mulheres de beleza mais natural fazem mais sucesso que as cavalas por aqui... Hehe

      Excluir

  14. Troll,

    O objetivo da maioria dos leitores é ganhar um caminhão de dinheiro e ,além disso, curtir a vida com GPs, mulheres civis, festas, boates, viagens, bons restaurantes etc.


    Quais as dicas que vc dá nesse assunto?


    Abraços,


    Pegador de mulher barata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a maioria quer ganhar um caminhão de dinheiro na bolsa em 6 meses e por isso que a maioria perde.

      Penso que pra ficar rico o único jeito é empreender. Mas isso também leva tempo e não é pra todo mundo.

      Excluir
  15. Troll, o senhor estava devendo textos, pois ultimamente só lançava o resultado mensal no blog.

    Parabéns! Espero que encontre mais tempo para continuar escrevendo.

    Pois bem. O emocional é fator determinante em todos os momentos decisivos. Não poderia ser diferente no mercado de ações.

    Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber a sua opinião a respeito da pedra no sapato dos bancos. O que pensa a respeito do julgamento no STF dos planos econômicos? Tem analista dizendo que o impacto na economia seria de mais de um trilhão de reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutor, o senhor precisa visitar mais minha humilde cercania virtual. Seus comentários sempre geram debates interessantes.

      Sobre os bancos, essas notícias, como sempre, irão gerar bastante volatilidade no curto prazo. Por que temos que ignorar? Tanto em Bull quanto em Bear sempre aparecem notícias boas e ruins. Além de o Stf ser um órgão político, o setor bancário sempre foi lucrativo. Se as ações do Bradesco desabarem, eu irei encher os bolsos. Nem que pra isso tenha que me desfazer de outras posições para comprá-las.

      E o senhor? O que pensa sobre essa questão?

      Excluir
    2. Estou muito exposto aos bancos, a maior parte da minha carteira de ações é de BBAS3 e BBSE3, embora essa última não vá sofrer com o julgamento. Por isso, já não compro ações do setor, para ir diluindo aos poucos.

      Contudo, ainda não decidi o que vou fazer diante da questão. Nesta semana, uma centelha de esperança se projetou. O fato de que há um consenso político sobre o tema pode dar margem a duas interpretações:

      A - O negócio está tão feio, pois será julgada em favor dos poupadores, que todo mundo está preocupado com o resultado negativo sobre a economia, ou;

      B - Para que se sustente a decisão impopular, até o STF vai precisar de apoio, com o Barbosinha cutucando o tridente em "Deus e o mundo".

      Se eu entender que é a alternativa A, devo vender 60% do papel BBAS3; se não, permanecerá como está hoje.

      Ainda assim, há uma preocupação que emerge: eu não tenho a capacidade de prever, com 100% de certeza, o que poderá acontecer. Logo, como o meu PM é baixo, em torno de 19 reais, eu consigo segurar o solavanco.

      Enfim, tenho mais conjecturas do que certezas. O que favorece a inércia! hahahaha...

      Sigo acompanhando...

      Excluir
    3. Dou-lhe duas alternativas, Nobilíssimo:

      1) Se acha que o BB vai quebrar: venda.

      2) Se acha que o BB vai passar por isso, como se fosse apenas um pequeno tropeço no longo prazo: não faça nada.

      Excluir
    4. O BB sobreviveria até mesmo depois da extinção das baratas, mas me agrada a idéia de vender agora para recomprar se acontecer o pior.

      Mas, acho que a decisão vai ser favorável aos bancos. Não completamente, mas para garantir a redução das condenações em um terço.

      Nesse cenário, vender não vale a pena.

      Vou manter a estratégia de diluição gradual.

      Grande abraço!

      Excluir
    5. Se a condenação dos bancos tiver o impacto econômico que estão dizendo por aí, eu acredito que o setor econômico não será o único prejudicado. Todas a bola deve cair junto. Sob esse prisma, agrada-me mais montar um hedge com índice futuro do que vender, arcar com 15% de IR e torcer para que a queda compense.

      Excluir
    6. "o setor bancário não será o único..."

      Excluir
    7. Como funciona um hedge com indice futuro sem vender? Vc diz sem vender, o quê? E o que seria uma queda que compense? Compense o quê?

      Desde já agradeço o esclarecimento.

      Excluir
    8. O nobre Doutor cogita a hipótese de vender suas Bbas para se proteger de um cenário de queda nas cotações. Eu sugeri que venda de contratos futuros (ou hedge) pode ser mais efetiva nesse caso. Analise comigo: uma realização de lucro tem inúmeros custos, dentre eles, o IR de 15%. O investidor deverá arcar com esses custos antes da esperada queda, que deverá ser alta o suficiente para compensá-los. Espero ter sido claro.

      Excluir
    9. VOu dar meu palpite, que não vale nada: coloquei minha carteira toda no aluguel... este ano ganhei um bom tanto assim... E vou comprando, alugando e recebendo proventos.

      Abraço

      Excluir
  16. Na boa vocês são muito otimistas, vocês acreditam realmente nas empresas do Brasil? Acreditam que a Bovespa vá um dia alcançar uma pontuação digamos que excelente (obviamente desinflacionando o indice). Vocês realmente acreditam na nossa bolsa a longo prazo? Não digo de uma empresa especifica, mas no geral, vocês acreditam nesse país? Eu sou recem graduado em Economia, não coloco um real na nossa bolsa, eu não acredito nisso aqui ao longo prazo, a curto prazo pode até ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria você muito pessimista? O país já não passou por coisa pior? Já olhou gráficos de longo prazo alguma vez? Andou frequentando muito o blogue do Co-Corey?

      Excluir
  17. Controle é para nao encher a mão na sua cara com esse monte de besteira. - Aff... passar nesse blog é só para passar raiva, mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm... que valentão? Tão nervosinho sem motivo? Tá de mimimi porque eu sou El Rei?

      Conta pra nós quanto seu patrimônio já caiu esse ano! Deixar os filhos na escola pública pra investir na bolsa e ainda perder. Você não tem vergonha, Galinha?

      Excluir
  18. Bem, tenho 19 anos, daqui 2 anos concluo minha graduação. Não faço nenhuma curso foda, alias faço ADMINISTRAÇÃO, por isso não tenho pretensões de sair ganhando muito dinheiro. Penso em começar ganhando algo próximo a 2/2,5k.

    A minha dúvida é a seguinte, tem como eu atingir a IF, ou melhor, buscar a IF, ignorando totalmente a BOLSA ? Não é que seja preguiça da minha parte, de um ano pra cá, venho lendo bastante, bastante mesmo, sobre o assunto. A conclusão que eu cheguei, é que a BOLSA não será algo benéfico para mim. Eu penso o seguinte, dificilmente eu irei conseguir fazer aportes monstros; analisando a situação, eu vejo que a bolsa iria tomar bastante meu tempo, me traria uma boa carga de estresse, e isso tudo, para um lucro incerto, ou melhor, a possibilidade de lucrar, e tal... Eu vejo algumas pessoas falando sobre bolsa, pessoas que sabem muuuito, pessoas que possuem um conhecimento imenso, e essas pessoas se FODEM. Pessoas que acompanham índices, tabelas, notícias, livros, e etc.... Resumindo, eu cheguei a conclusão que pra mim, não vale a pena. Acho que eu não consigo lidar com essa incerteza, ter que ficar acompanhando o mercado, eu acho que pra mim não dá. Inclusive, eu acho essa minha posição, algo muito lúcido da minha parte, pois muitos se enquadram nesse meu perfil, mas preferem "ir a bolsa", e só acabam se fudendo.

    Eu me imagino, saindo do meu trampo, sabendo exatamente o quanto de grana eu tenho, e o quanto eu terei no mês seguinte. Mesmo eu sabendo, que é pouca coisa.

    Então, pra uma pessoa que descarta a bolsa, que outros tipos de investimentos sobram a ela ?

    O que realmente vale a pena, na renda fixa ?

    Poupança, Tesouro Direto ? O que pode me auxiliar na minha IF, considerando a minha evolução gradativa no salário. Sendo que, eu não irei me casar, nem ter filhos, levando uma vida frugal. Eu penso o seguinte, em me especializar em algum tipo de investimento, e dissecá-lo por completo, entender perfeitamente o seu funcionamento, conhecer cada minúcia dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensou em liberar o brioco? Em queimar a rosca em vez de ganhar dinheiro comprando ações ? Acho que vc pode lucrar se liberar o anel de couro nas esquinas da sua cidade por módicas quantias.


      Fique tranquilo,pois com esse pensamento, vc vai morrer pobre, burro e fudido.

      Excluir
    2. O segundo anônimo falou com tanta convicção sobre vender o corpo que poderia explicar mais sobre o assunto. Quanta margem bruta seu toba gera (ou aguenta)?

      Respondendo ao primeiro anônimo, eu preciso saber o que um jovem mancebo como você pensa sobre a IF. Se você acha que é juntar um monte de dinheiro e ficar a toa por décadas, esqueça não só a bolsa, mas qualquer investimento tradicional. A conta não fecha se a sociedade tiver que sustentar uma horda de parasitas.

      Mas se você quer construir um patrimônio legal, com o objetivo de tirar uma extra, você pode fazer isso sem investir na bolsa. Só que precisará aportar muito forte. Basta fazer qualquer simulação para perceber que só com RF demora muito a chegar lá.

      Excluir
    3. Anonimo, sugiro que pesquise mais sobre o assunto e estude diariamente...verá que a bolsa não é um bicho de sete cabeças e que ela pode beneficiar qualquer um!
      Tenho quase a mesma idade que você, porém trabalho deis de muito cedo, o que me beneficiou a aprender a aportar e viver de modo frugal deis de novo.

      O meu conselho é, pesquise sobre as rendas fixas...porém reconsidere sua decisão sobre a bolsa, pois a mesma poderá auxiliar e encurtar o tempo que você vai demorar pra chegar na IF.
      Abs.

      pobreestagiario.blogspot.com.br

      Excluir
    4. Muito bem colocado, PP! As pessoas precisam entender mesmo que investir na bolsa é como investir na padaria da esquina. Uma ação é mesmo um pedaço da empresa. É um conceito básico, mas as pessoas esquecem dele.

      Excluir
  19. Por que tantas mentiras nos blogs? pobretão personagem,Roger é outro que é mentira....
    O seu é o único que vejo que não tem ódio e realmente ajuda muitos.
    Nos outros blogs sempre leio: mulheres são vadias,betas,alfas...estão perdendo o foco.

    Boa sorte com blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O seu é o único que vejo que não tem ódio e realmente ajuda muitos.
      Nos outros blogs sempre leio: mulheres são vadias,betas,alfas...estão perdendo o foco."
      Único? então a blogosfera tem apenas pobretão, roger e troll?

      Excluir
    2. Mas está foda mesmo,sempre nos comentários lemos sobre alfas e betas,principalmente no blog do pobretão.
      Mas além do blog do troll a outros bons sim,talvez o primeiro anonimo só conheça esses ai.

      Excluir
    3. Blogs vazios e falsos como os do Pobretão e Roger são modinhas. Ou as pessoas enjoam ou eles mexem com alguém e somem. E sim, há vários bons blogues de finanças. Basta olhar meu Séquito no blogroll.

      Excluir
    4. Olha a enquete no blog dele "Se o Pobretão colocasse um botão para doação de dinheiro e prometesse doar, após chegar ao milhão, seu adsense aos leitores, você doaria dinheiro à ele?" ...
      Que porra é essa?

      Excluir
    5. Isso é polêmica que gera comentários e brigas entre haters e defensores. Só isso. Pura perda de tempo.

      Excluir
  20. Fala El Rei!

    Ja tive prejus bons por causa do emocional, tipo o corretor falar q pdg vai bombar e eu botar 4k lah sem estudar a empresa, kk, deu no q deu...

    mas agora desenvolvi um setup de entrada e saida q acho q vai dar rock.. consegui encontrar a dohl nele, flw vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já passei por isso. Hoje tenho uma regra: nunca fecho um negocio por tel. Oferta imperdivel da operadora de telefonia? Ok, vou ler o prospecto no site e retorno.

      Não dá pra retornar?

      Foda-se.

      Excluir
  21. Troll, uma pequena correção:

    A frase atribuída a Sócrates na verdade pertence ao Oráculo de Delfos. O próprio Sócrates atribuíu ao oráculo, no diálogo platônico Apologia de Sócrates.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conhecimento demonstrado enrubesce-me a tez. obrigado!

      Excluir
    2. Conhece-te a ti mesmo e estarás apto a conhecer o mundo. Enuncia um princípio hermético. O microcosmo e macrocosmo são um em essência.

      Excluir
  22. Troll, as GPs tops estão cobrando quanto por 2h de lazer? É preciso pagar o táxi?


    abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho notado uma tendência altista no segmento premium. Hoje em dia, os cachês estão partindo de R$ 300 + táxi por 1h30. Encontrar tops no RJ por menos que isso virou promoção.

      Vá em www.gpguia.net

      Excluir
    2. Gosto de olhar o Barravips. Mas devo seguir sua dica.

      Porém, confesso que sou um pouco como o Dante, aquele do "Sucatão, gosto de caçar as smallcaps e ver se acho algum tesouro escondido.

      Abraços

      Excluir
  23. Troll, o roger continua em seu blogroll. Já parou para pensar que pode estar contribuindo para diversas visualizações na página dele? Pq vcs brigaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de saber.

      Excluir
    2. Roger excluiu novamente o blog depois que começou um monte de comentário duvidando dos relatos e terem dito que o pobretão é personagem,ele não aguentou e excluiu novamente.

      Excluir
    3. Roger é altamente fake. Além do mais, começou a chupar as bolas do Playboy de Vida Boa e apagou vários comentários meus alegando trollagem, o que era mentira. E quando eu sofria ataques, ele permitia. Ou seja, eu não podia trollar, mas podia ser trollado. Atitude de babaquinha.

      Excluir
  24. Corey, vc acha que o Babacorey é seguidor do Darkcobra, americano gordinho que exibiu a mulher bêbada para todo mundo na rede do PS4???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, me xingue de bicha, mas não me chame de Corey.

      Eu não sei quem é esse americano, mas fico muito aliviado por saber que esse cidadão pervertido reconheceu sabiamente que não tem capacidade de não criar filhos.

      Excluir
  25. Fale um pouco mais sobre essa do pobretão ganhar 5 mil dolares mensais com anúncios. Acho que ele não ganha nem R$ 300,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O adsense não é pago de acordo com aquela continha besta que o Investidor Defensivo fez. O Google paga uma parcela fixa e outra variável em razão da quantidade de visitas. Não é uma renda linear, igual para todos e diretamente proporcional ao número de visitas. Essa renda segue uma regra exponencial, mas com um teto. Por isso, ele ganha sim algo entre 4 mil e 5 mil dólares por mês com o blog, com 95% de confiança.

      Excluir
    2. Troll, mostra onde tu viu isso pro pessoal entender melhor

      Excluir
    3. Tem a informação de valor diferenciado na Internet. Já o valor que ele ganha, eu mesmo calculei.

      Excluir
  26. Blog do Roger foi excluído novamente,logo depois de terem postado que o pobretão era personagem.Com certeza o tal Roger é fake do pobretão.Que sujeira....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele cansou de manter o personagem dele, pois ele não ganha nada com o blog.

      Excluir
    2. O roger não é o pobretão. Ele deletou pq não ganhava um centavo com o blog e se cansou.

      Excluir
    3. O pobretão negou no post dele que é um personagem,e que não criou outro blog.Diz que tudo é real.Achei que novamente ele deixaria passar,mas preferiu no ultimo post desmentir,e logo muitos vão acreditar que é tudo real.Acho ele muito esperto.

      Excluir
  27. Só ligo para GP que mostra o rosto nas fotos (além do restante, claro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não basta mostrar o rosto, pois as fotos são corrigidas no photoshop, umas mais e outras menos. O ideal é escolher a GP e pesquisar sobre ela no gpguia para ver se o real corresponde às fotos, além de ver se ela é boa de cama ou é mecânica e burocrática.

      Excluir
  28. Investidor Troll, muito bom o post. Realmente ter controle emocional é fundamental.

    Eu estava com 200 x GRND3 a preço médio de R$ 20,08, quando vi ela bater R$ 18,00 meu dedo coçou para dar Enter e vender. Parei, pensei, pensei e dei Enter, comprei mais 300 baixando meu pm para R$ 18,88.

    Quando assisti o vídeo caguei de rir. Me vi naquele vídeo quando fiz minha primeira aplicação na bolsa (com dinheiro emprestado da mãe).
    Na época pedi pra um amigo que comprava e vendia ações em qual investir, ele chega e me fala 'li em uma revista que Cosan é uma das melhores empresas pra investir no momento", lá fui eu comprar 100 CSAN3 a R$ 33,45. Quando a mesma veio pra menos de R$ 20,00 fiquei louco, vendi e comprei VALE5 a uns R$ 50,00.
    Veja quanta merda se consegue fazer quando não se entende do assunto:
    - Aplicar na bolsa sem conhecer o mercado;
    - Ir com a manada seguindo informações de notícias;
    - Se assustar e vender quando caiu;
    - Comprar outra que estava em um de seus maiores preços porque todo mundo falava que PETR e VALE eram as melhores.

    Resumindo:
    Se tivesse deixado em CSAN3 hoje tinha recuperado todo o valor investido e ainda estaria com lucro de uns 30%.

    Abraços e obrigado pela visita ao meu blog:
    http://malucobeleza79.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao menos você assumiu os erros, o que é muito difícil e faz perder bastante dinheiro. Agora é só estudar mais fundamentos e olhar menos o curto prazo.

      Excluir
  29. A parte mais importante é não se descontrolar e continuar seguindo a sua estratégia.
    Se os motivos que te levaram a comprar uma ação ainda estiverem lá, fecha o portal de noticia / Home Broker, e segue em frente.

    ResponderExcluir
  30. Todos os posts tem uma foto de modelo na frente? hahhahah

    ResponderExcluir
  31. El Rei!? o que significa isso, desculpe a pergunta é que sou novo na blogosfera, e porque nós novato não podemos colocar este blog do troll na minha lista favorita dos blogs, por favor preciso saber? estou boiando no assunto,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, o blog é seu e você coloca quem quiser e achar que vai contribuir para alguma coisa. É simples assim.

      O que acontece é que eu expus para a toda a Blogosfera que o tal Pobretão não é quem diz ser, muito pelo contrário. É apenas um marqueteiro ganhando uma grana boa com adsense e bônus especiais do Google por conta das visitas e anúncios. Ele não tem o menor interesse na qualidade e nem na veracidade das informações que posta na internet. Então ele viu sua popularidade cair e tem feito de tudo para acabar com meu blog, desde me culpar pelo fim de outros blogs até a inventar que sou hackeei o Facebook para ganhar curtidas! hahahaha!

      A última dele foi tentar forçar os blogueiros a me excluírem de suas listas de favoritos,mas o tiro saiu pela culatra e ele está sentindo que não é poderoso como achava. Espero que os blogueiros deixem aquele traste te lado, pois é isso que ele merece.

      Já te add no meu blogroll.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Encontrei aqui no seu blog posts muitos valiosos que vão me servir de inspiração e motivação para continuar na luta pela IF, e acho que isso é o que interessa, para quem busca conhecimento e aprendizagem. Te add no meu blogroll. Estamos juntos rumo a uma vida financeira saudável e equilibrada.

      Excluir
  32. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir