sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Atualização Mensal - Novembro de 2014

Atendendo a pedidos!
Salve, salve, meu povo!

Mais atualização na área e o mês foi bem volátil para o Ibov, que ficou praticamente estável (+0,07%). Minha carteira, que inicialmente sofreu fortes perdas, teve uma boa recuperação, impulsionada, principalmente, por Bradesco (+6,96%) e Cielo (+6,65%) que juntas representam quase 35% da renda variável. Independente das notícias sobre o "novo" governo Dilma, graficamente o IBOV está formando um forte padrão alta, a depender da confirmação do primeiro fundo ascendente no mensal e rompimento da resistência em 62,3k. Continuo diversificando em renda fixa, comprando somente tesouro direto, buscando ter 50/50 em LFT e NTNB-P de prazos curtos. Os aportes devem dar uma minguada por alguns meses, pois necessito recompor minha reserva financeira, além de ter alguns gastos pessoais inesperados, mas nada de grave.

No mês de dezembro, essa humilde cercania virtual terá a honra de receber a visita do Nobilíssimo Soulsurfer, o blogueiro mais querido e menos polêmico da Blogosfera Financeira. Ele concedeu-me uma ótima entrevista, a qual certamente será tão boa quanto as do Além da Poupança e Dimarcinho.

Recebi perguntas mui interessantes em meu email sobre o guia definitivo para escolha de GPs Tops em termas (acesse aqui). Vou responder algumas indagações por email e selecionar duas para figurarem num post sobre perguntas a El Rei. Uma dessas interrogações, inclusive, é bem polêmica.

Graça Foster revelando a verdadeira face ao saber que PETR4 desabou -15% no mês

Vamos aos números!

Clique para ampliar
Boa evolução patrimonial de +2,06% com um magro aporte de R$ 2.562,73. Na verdade, o aporte foi de R$ 9.000,00, porém ele foi utilizado para adquirir uma LFT que não é para fins de investimento e, por isso, não aparecerá aqui. Então considerei o aporte do mês somente a diferença entre o que depositei e o preço de compra dessa LFT. Somando essa diferença com o caixa do mês passado, adquiri minha segunda LFT. Sem aportes, a rentabilidade ficou positiva em +1,65, o que foi bem melhor do que o IBOV. Não comprei ações e nem operei opções.

Posição atual da carteira d'El Rei:

 



Resumo:
Aporte do mês: R$ 2.562,73
Proventos: R$ 2.070,51 vindos de BBDC4, GGBR4 e TBLE3 - média mensal em 2014 igual a 16,09% do salário - meta: 100%
Bruto com opções: R$ 0,00 (nenhuma nova operação aberta). Posição permanece aberta comprada em GGBRL42; virou pó essa merda (médio de 0,29).
Compras: LFT 070317 a R$ 6.437,27.

Não deixem de conferir o ranking do Victor Fox, aqui.

 Mais uma para dar aquela apimentada no amor gostoso...

 Keep Trolling!

 "Devem-se escolher os amigos pela beleza, os conhecidos pelo caráter e os inimigos pela inteligência."
 - Oscar Wilde (1854 - 1900), escritor irlandês.


55 comentários:

  1. Seu aporte magro está muito bem alimentado kkk Bacana a série de entrevistas, quero saber se aquele post do Dimarcinho sobre como calcular IR era mesmo uma pegadinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O post dele até poderia ser uma pegadinha, mas a pergunta de iniciante que ele fez para a corretora não era! hahaha!

      Excluir
  2. Boa rentabilidade Troll!
    Gostei também das mulheres, só POTRANCA!
    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Bagual! E ainda tem cavalinho que não curte uma potranca, acreditas?

      hahahaha!

      Excluir
  3. Mês excelente! Só a Petrobras que não ajuda!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petr4 está na berlinda... se todas essas falhas na gestão não tornam uma empresa ruim, não sei o que torna.

      Um abraço!

      Excluir
  4. A coroa reluz, e o brilho torna-se mais intenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quereria eu ter a chama eterna de vossa sabedoria no lugar do fugaz brilho de uma coroa que soçobra perante o martírio que é a eterna busca pela musa inspiradora de todos nós.

      Excluir
  5. Finalmente mulher de verdade na foto, chega de travecos, bombadas e assemelhadas !

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde já se viu um equino que não aguenta a cavalgada de uma potranca?! hahaha!

      Excluir
    2. Aguento sim, Lola Melnick é uma.
      Pura mulher, sem músculos, com traços femininos.
      Você é a fixação por bombadas, vai te levar a encarar travecos logo logo.

      Excluir
    3. Esse negócio de gostar de só de um biotipo é coisa de gente tapada...

      Excluir
  6. Blz Troll?

    Sugestão. Depois coloque os links das entrevistas neste post!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente irei colocar os links das entrevistas no post do Soulsurfer!

      Valeu pela dica!

      Excluir
  7. Caro IT,

    Se Graça Foster fosse GP, quanto você estaria disposto a pagar para tê-la em seus másculos braços, nobre Fidalgo?

    Imagine esta deslumbrante CEO no cio, miando em sua cama?

    Mother Fucker Investor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não curto fantasias bizarras e nem sou gerontófilo, meu caro... rs

      Excluir
  8. Boa rentabilidade. em média quanto vc recebe em dividendos por mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço um post sobre proventos todo final de ano. Aqui está o post de 2013:

      http://investidortroll.blogspot.com.br/2014/02/proventos-recebidos-2013-e-venda-coberta.html

      Em 2014, a média está em R$ 2.149 por enquanto.

      Excluir
  9. Troll, seu beijoqueiro de GP,

    De mulher vc não entende, mas de investimento é fera, ainda solteiro?
    40 anos! Uma boa hora para casar!
    Como dizem nas forças armadas, tenente solteiro é comedor, capitão solteiro é titia...
    Juízo garoto e parabéns pelos investimentos, em breve será milionario!
    A caserna tem orgulho de vc!

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Com essa bolsa caindo, sinto-me como se estivesse tentando subir pela escada rolante de descida! rs

      Excluir
  11. Troll,

    Parabéns por ter dado uma surra ness Ibov mesmo tendo PETR na carteira. Desde que eu comecei a fazer atualizações patrimoniais nunca consegui superar o Ibov, o que é uma merda..

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem muitas ações em carteira. Talvez o ideal fosse investir em ETF e apenas seguir o índice. Acompanhar 20 empresas é complicado.

      Excluir
  12. La bella vedette argentina. Me encanta la colita de Ritó. Conoces los videos de showmacth que ella tiene en la net? Saludos brasileño pajero!

    ResponderExcluir
  13. Troll, parabéns pela rentabilidade e pelo patrimônio.

    Acho estranho quando você fala em análise técnica, pois seu método não tem nada a ver com isso. Penso que está apenas "brincando" com AT.

    Bom, publica logo esta entrevista com o soulsurfer, pois ele parece ter uma bagagem bem legal pra contar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá nobre EI!

      Sim, com meus parcos conhecimentos de AT, o máximo que posso fazer é brincar mesmo. Se eu quiser operar sério, terei que me dedicar muito mais ao assunto, mas tenho dúvidas sérias se isso vai trazer algum retorno, pois tudo indica que não tenho perfil para trades.

      Um abraço!

      Excluir
  14. Troll, sobre as termas.
    Posso fazer uma observação sobre as dicas para se dar bem nas termas.
    Sobre ir com a turma.
    Se os caras forem ponta firme. OK.
    Mas já fui em termas com um pessoal do trabalho e depois os caras ficam comentando no ambiente de serviço. Inclusive com mulheres.
    Entre ir com uma bando de cabaços e ir sozinho vá sozinho.

    E vc repete, Troll?
    Já vi caras que sempre vão com a mesma menina. Sério. Parece namoro.

    Meu maior erro na carreira de putanheiro. Menina ali da MC. Atendia bem, bonita, gostosa.
    Ofereceu de sair fora com desconto. Fomos. Só que foi tipo um encontro...Jantar, chopp e depois motel.
    Foi bom.
    Saímos fora de novo. Cinema, lanche e depois motel.
    Bota tudo na ponta do lápis. Dentro da casa era mais barato.
    E nessa toada. A mulher não começa a me tirar de namoradinho???
    Aff.
    Erro de iniciante bocó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que depende do ambiente que você trabalha. Eu já fui com colegas de trabalho e foi tranquilo. Mas se o seu ambiente é muito formal, acho que o melhor é ir com amigos fora do círculo do trabalho.

      Em termas eu não repito. Mas com anunciantes de sites eu repito bastante se rolar uma boa afinidade no sexo e na conversa.

      Sair pra jantar com GP é foda. É tudo que elas querem. Frequentar bons lugares, comer bem, não pagar nada, ganhar pra isso e transar pouco. O custo-benefício fica bem ruim. E sair pra jantar com essas GPs cavalas siliconadas é queimação total de filme, pois todo mundo sabe que o cara tá pagando... rs Por isso que empresários ricos e acima dos 50 saem com prostitutas de luxo lindas de rosto, com corpos bonitos, mas discretos.

      Excluir
  15. Que beleza!
    A partir desse ponto, a carteira começa a dar retornos bacanas. Patrimonio crescendo a galope agora.
    Creio que chega perto do 1 milhão esse ano!

    Abraços Troll!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VBI!

      Crei que você quis dizer ano que vem, pois para chegar perto do milhão ainda em 2014 o IBOV teria que subir 50% em dezembro! rs

      Um abraço!

      Excluir
  16. Oi trol! Vc se identifica com escritores homossexuais como Oscar Wilde? Não é trolagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me identifico com boas ideias. Cuidado com esse tipo de comentário aqui no blog.

      Excluir
    2. Troll, vc é muito estatal, muito medinho da lei nesse lixo de país. Leia um pouco de Hans-Hermann Hope e Stephan Molineux.

      Excluir
  17. Fantástica evolução Troll.

    Apenas acho que a meta que tens deveria ter revisão anual, pois perde o sentido e perde aquele ponto chamado de desafiador.

    Estás excursionando pelos países vizinhos agora, né?! Rsss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guardião dEl Mito!

      Eu nem olho aquela meta. Se estiver acima dela, não há razões para me preocupar.

      Viajar para comer gringas é um projeto que tenho... rs

      Excluir
  18. Meu caro, vc investe em 8 empresas, incluindo Gerdau e na Petrobras e ainda teve coragem de me criticar quando eu resolvi fazer um blog. kkkkk

    Sempre passo aqui pra saber quais empresas eu NÃO devo investir. kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então cara, você criticar toda a carteira por causa de dois papéis que estão em ciclo de baixa apenas demonstra que você não sabe nada de renda variável. Ainda que investir em PETR/GGBR tenha sido uma escolha ruim, isso não quer dizer nada, pois nenhum método acerta 100% e o importante é ganhar mais do que perder.

      Eu tenho pena de você...

      Excluir
  19. Somando os títulos de renda fixa e as ações dá em torno de 640 mil reais.
    Quando você começou os aportes?

    ResponderExcluir
  20. Quanto o Troll precisa juntar para atingir a Independência Financeira e largar o emprego?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a IF: R$ 6 milhões

      Para largar o emprego: R$ 100 milhões, ou seja, nunca!

      Excluir
    2. Você não vai largar o emprego no setor público, mesmo atingindo os R$ 6 milhões?
      Acho que com 2 milhões eu largo meu emprego atual.
      Presumo que o motivo seja o fato do seu emprego no setor público ser bem tranquilo. Trabalha 4 horas por dia etc. Por meio de amigos fiscais, soube que o Auditor Fiscal da Receita Estadual do Rio de Janeiro tem essa carga horária na prática.

      Excluir
    3. Pior que você atingirá os R$ 100 milhões dentro de 30 anos e perderá sentido o trabalho inútil e pouco produtivo que faz para o país (apesar de crer no contrário, antes eu tb acreditava). O trabalho inútil do funcionalismo público estará todo automatizado (com raríssimas exceções). Aposentadoria oficial nem existirá mais, o sistema previdenciário terá praticamente falido, mas você será da elite e não sofrerá pois plantou e regou por décadas.

      Excluir
  21. Eh, Trolleta, é preciso se preparar para conseguir dinheiro, buças e poder.

    ResponderExcluir
  22. Troll,

    Parabéns pela evolução e foco! Teremos novidades na carteira em 2015? E a situação da Gerdau e da Petrobras?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IL!

      Não há nada de errado em GGBR. Adquiri os papéis em ciclo de baixa e nada mudou na gestão da empresa, que sempre foi muito boa. Já PETR está na berlinda. Se eu trocar, certamente será por outra cíclica.

      A carteira terá novidades, mas por enquanto vou colocar um dinheiro na renda fixa.

      Um abraço!

      Excluir
  23. Troll, refiz todas as contas da sua rentabilidade, comparando a carteira do mês passado com a deste mês, contando o valor que considerou do aporte e tudo mais e nao consigo chegar na rentabilidade informada de 1,65. O maximo nas minhas contas foi 1,37%. Voce usa a planilha do adp? seria esta rentabilidade virtual?
    dimarcinho

    ResponderExcluir
  24. Lucro de R$ 10.407,14

    http://mario.blog.br/
    http://investidormangina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Você mantém mesmo essa altíssima alocação em renda variável ou tem mais coisa por fora que não entra nesse balanço?

    De qualquer forma precisa ter muito estômago para suportar tamanha volatilidade.

    Abraços.

    ResponderExcluir