quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Atualização Mensal - Novembro de 2015



Salve meu povo!

Atualização atrasada deviso a mais revezes. Minha vida nesse ano de 2015 está parecendo a novelinha de sucesso da Rede Record, Os Dez Mandamentos. Porra, toda hora é uma praga nova que aparece! Haja paciência! Estou louco para que 2016 chegue logo, pois 2015 é pra esquecer completamente.

O Ibov começou o mês de novembro eletrizante. Achei até que fosse zerar as perdas do ano. Ledo engano. Tudo devolvido na última semana. Mercado lateralizado há 4 meses. Chato pra quem já comprou quase tudo o que tinha que comprar. Bom para quem está se posicionando. Nem o processo de impeachment contra a presidANTA fez o mercado se animar...

Minha reação ao esperar o IBOV disparar após o pedido de impeachment ser aceito
O ano vai se encerrar com uma redução drástica dos meus aportes. Grande parte por conta das pragas que apareceram. Para 2016, minha expectativa também é segurar os aportes, mas para reforçar e aumentar a reserva para emergências. Acho que o ano vai ser muito difícil para os servidores públicos de todas as esferas e poderes. Quem é servidor e não tem poupança, faça agora.

Sobre El Príncipe, deu tudo certo. Segui as recomendações do médico e estarei apto para testar a performance agora em dezembro. Dieta e atividade física estão de lado.

Vamos aos números:




Rendimento da carteira de ações: -0,68%
Acumulado no ano: -13,00%

IBOV em novembro: -1,63% 
Acumulado no ano: -9,77%

Vôo de galinha do IBOV marcou novembro. Ao menos a carteira caiu menos que o índice, mas no anual estou apanhando muito. Com o aporte de R$ 5 mil mais o dinheiro em caixa, adquiri mais 200 TBLE3. Rentabilidades de acordo com a planilha do ADP

Evolução patrimonial consolidada:


Patrimônio próximo à estabilidade graças ao aporte de R$ 5 mil. Para 2016, as metas de aporte foram revistas devido à iminente possibilidade e quebra das finanças governamentais.

Resumo: 
Aporte do mês: R$ 5.000,00
Operações: compra de 200 TBLE3 a R$ 35,51 
Proventos: R$ 258,06 oriundos de BBDC4 e GGBR4 - média mensal em 2015 igual a 13,35% do salário - meta: 100%

Simple Minds - Alive And Kicking

33 comentários:

  1. Complicado essa situação peniana, trate mesmo. Seria uma ironia do destino acontecer o pior.

    Mesmo com essa crise o órgão que trabalho está de vento em popa. Acredito ser a gestão.

    Se puder coloque mulheres mais "reais', pois estas são impossíveis para os simples mortais.

    Para a maioria dos investidores blogueiros, teria sido melhor deixar o $$$ na famigerada poupança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado VdL, como vai?

      Vou tentar arrumar um tempo para postar sobre o test drive feito esse mês. Já adianto que rolou uma vergonha...

      A ideia é colocar mulheres cavalas mesmo. Você também tme gosto duvidoso como o blogueiro Pônei do focinho rosa? rsrsrs

      Para quem tem reserva de valor em RF, o momento é ímpar para fazer uma pequena migração. Há ativos como BBDC4 com queda de quase 50% desde o TH

      Excluir
    2. Gosto duvidoso, jamais! Kkk

      Eu conheço umas que não ficam para trás de sua musas e são acessíveis até aos plebeus.

      Está complicado apostar na Bolsa, os trancos que anda recebendo, está complicando.

      Excluir
  2. Fala Troll!! Doidão!!!

    KKKKKK!!!Cara seus postes há um tempo não eram tão engraçados como este!! KKKK!!
    Some não doidão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me fodendo é engraçado??? Beija minha bunda aí, anom! kkk

      Excluir
  3. Zerar perdas?

    E a inflação de 2012 pra cá?
    Você deveria estar no mínimo 40% positivo para ficar no zero a zero.

    ResponderExcluir
  4. Cara, todos estamos torcendo por você. Força.

    Daqui a pouco você vai contratar uma 3 moças, ao mesmo tempo, no BarraVips.

    Abs

    Fã das Gps

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sexo com duas já o suficiente. mais do que isso já ostentação! kkk!

      Um abraço!

      Excluir
  5. Poia é confrade troll, 2015 foi tenobroso pra nós.

    Que os ventos da maré mudem a nosso favor em 2016!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano bizarro, caríssimo! Que os ventos do destinho nos sejam mais favoráveis no ano porvindouro!
      Abraço!

      Excluir
  6. Já não tem mais jeito, 2015 foi um ano péssimo para o Brasil e para os investimentos em renda variável! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobilíssimo Doutor, e pelo jeito o buraco é ainda mais embaixo. Já há Estados da Federação que estão quebrados.

      Excluir
  7. Desejo a vc Troll melhoras e saúde.
    Excelentes músicas!

    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Alazão dos Pampas, obrigado pelos votos e pela visita!

      Um abraço!

      Excluir
  8. Cara, vou dar meu depoimento e contar um pouco meu plano de vida.
    Sou médico, formado ha 3 anos. Sempre gostei de finanças e desde a adolescencia juntava dinheiro na poupança e sempre fui taxado de mercenario kkk
    Há mais ou menos 1 ano e meio despertei para a possibilidade de independencia financeira e comecei a focar mais em trabalho e aportes.
    Comecei guardando dinheiro em poupança mesmo em 2013, até que entrei num segmento alta renda de um banco de varejo, onde logicamente foram me oferecidos produtos escrotos e milhares e milhares de seguros. Por sorte nao caí na roubada da previdencia privada. 2014 mantive em fundos desse banco, com come cotas e taxas de adm me fudendo. Comecei 2015 com cerca de 350 mil. Como trabalho em emergencia e do muitos plantoes, consigo aportar 20-30 mil todo mês, as vezes mais. Meus gastos se resumem ao dia a dia de boa, com alguns luxos e não ultrapassam 30% da renda. Não tenho filhos, dividas ou apartamentos financiados. Nesse ano comecei a despertar mais forte pra indepencia financeira. ENtrei na bolsa e tomei ferro logicamente kkk. Fui pra um outro banco que possui posições fortes em ativos BDRs que tiveram uma valorização estupida esse ano, mas o crescimento pode vir a desacelerar devido a ja subida muito forte do dolar e também depende da bolsa americana.
    Hoje meu patrimonio se resume a:
    -140 mil em TD (ipca e pre fixado)
    -107 mil em ações (cetip, natura, ITS4, kroton, ibov) - entrei devido ao discurso da empiricus, não me arrependo. Acho que a bolsa tá muito barata e empresas solidas terao dias melhores e mais cedo ou mais tarde a bolsa vai decolar.
    -194 mil em fundos atrelados ao IPCA- entrei em 2013 e 2014, não tenho como me desfazer, mas ganham da inflação, o que importa no momento.
    -150 mil em fundos BDR.
    -150 mil em CDB pra 2 anos.
    totalizando 760 mil, fora uns quebrados que tenho pra receber até o fim do ano. Dobrei o capital em 1 ano.
    Meu plano é: -3 anos com aportes de pelo menos 20 mil ao mês e chegar a 2019 com cerca de 2 milhões em valores de hoje. A partir daí reduzir a carga de trabalho pela metade (hoje me fodo de trabalhar, inclusive abrindo mao de fim de semana), gastar tudo que ganho ou poupar muito pouco e ter mais qualidade de vida. Esses 2 mi em 20 anos se transformam em 6 MI em 20 anos(valores reais, considerando um juros real de 5~6%, acima da inflação), quando terei 50 anos. Até la vou vivendo de boa, ganhando menos e trabalhando menos.
    Vi uma estratégia em um blog (viver de renda, antigo desafeto seu), que entrou com um all-in em TD IPCA com vencimentos longos e taxas superiores a 7%. Me animei com as projeções e comecei a comprar titulos com taxas 7,XX pra 2035 e depois devo pegar também 2050. Gostaria de uma opinião. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue no caminho, anon. Quanto mais cedo juntar, mais os juros compostos farão a diferença mais tarde. Agora é um bom momento de comprar ações: ibovespa amarga uma crise histórica e você está novo, qualquer revés é fácil de reverter. Quando começar a valorização, você estará em cima de uma fortuna considerável.
      NTN-B Princ 2035 a mais de 7,5 também é compra certa, na minha humilde opinião. Hora que esses juros descerem a 5% vai ver os rios de dinheiro que vai ganhar.

      Não precisa tomar agora a decisão de se em 2019 vai reduzir o ritmo ou não... só se preocupe em acumular capital. Lá você decide se é bom reduzir o ritmo ou acelerar mais ainda pra ficar RICO, REALMENTE RICO, desses caras que podem ter qualquer carro, qualquer casa, fazem parte da verdadeira elite, do crème de la crème do país. Enquanto isso, os funcionários públicos (tipo eu e o troll) vamos seguindo nos passos de tartaruga. Abs.

      Excluir
    2. Sua maior ameaça é casar com uma vadia e/ou arrumar um filho. Esse único evento pode CAGAR com todo o seu planejamento então tome cuidado com as tentações que já devem estar aparecendo no caminho. Se planejar casar, faça depois de 2019 quando o grosso do seu patrimônio já não estará mais suscetível à divisão pelo regime de comunhão parcial. Se possível, busque a separação total de bens. Se for dar dinheiro pra mulher o faça sempre em espécie pra não deixar munição para um pedido de união estável.

      Excluir
    3. Caro médico fodão,

      Você já é rico. É só questão de tempo para atingir a IF. Com esse aporte monstruoso, até títulos de capitalização são bons investimentos... rsrsrs

      Como disse o anom acima, mulheres são o grande perigo que lhe ronda. E não subestime jamais a capacidade que a vida tem para lhe foder. Você NUNCA deve baixar a guarda, você nunca deve achar que está abafando, nunca deve acreditar que ela toma pílula, nunca deve acreditar que ela é exceção. Se for casar, exija separação total de bens!

      Por ser jovem e mancebo, você pode ter uma parte do capital em ações, mas esse risco pode ser dispensável dependendo da meta de renda passiva, graças ao seu estrondoso poder de aporte.

      Amplexos!

      Excluir
    4. 760 mil com 30 anos? 3 anos juntando 20 mil limpo?? Cara parabéns, continue mais 10 anos nessa profissão e nesse ritmo que nem se o Brasil quebrar vc fica pobre.

      Nunca vi isso.

      Excluir
    5. @investido maluco: Na verdade eu ainda vou fazer 27 e devo bater um kk em alguns meses rs. cara, ainda é assim que os medicos ganham na maioria dos locais. Uma colega de minha irma levou a irma dela pra um medico fodão aqui da cidade que é famoso por fazer diagnósticos raros. Diagnosticou osteomalacea nela (def de vitamina D, muito raro no brasil, devido a excesso de sol natural, mas comum na europa pelo clima mais frio, a menina mora em londres eu acho). Cobrou 650 dilmas a consulta. Claro que esse é um exemplo superlativo, mas na media ainda ganhasse muito bem. tem medico em SP que cobra mil dolares a consulta. Tem medico no rio que fatura mais de 300 mil com estética, viaja o mundo todo dando palestras. Mas saindo dessa realidade de menos de 1% dos medicos, veja alguns valores:
      -PSF padrão 4 dias (manha e tarde): 8 a 10 mil. Isso, 8 a 10 mil pra ir no posto de saude atender de 8 as 17 4 x por semana. Com horario de almoço, folgando feriado, etc. As vezes o posto fecha mais cedo. Com o provab e o mais medico esses valores chegam até 10-12 mil/mês. As vezes voce só faz 3 dias por semana. e ainda pode ter ajuda de custo e transporte pro povoado/cidade. Sendo que voce só atende pacientes marcados, raramente vai cair uma bomba na sua mão.
      -Plantão padrão de emergencia: varia muito no brasil, mas a media por 12 horas é de 600 a 1400 liquido. EM SP paga-se muito bem (apesar do custo de vida nivelar). No rio paga pouco, considerando o custo da cidade. Aqui em uma capital do nordeste em media paga-se 700-1200.
      Considerando uma escala digna, sem se matar, é possivel fazer um psf e 24 horas semanais. Isso chegamos a um salario de 14-20 mil ou mais.
      Agora some a isso ser solteiro, independente, sem filhos e com muita disposição pra trabalho e um pouco de interesse em finanças pra não fazer merda com a grana. Qualquer um ficaria rico né? Na verdade não. A maioria nao trabalha tanto. E a maioria gasta muito. Estamos vivendo a epoca do medico ostentação. Que frequenta baladas de luxo, e anda de carro importado. Poucos medicos tem a mentalidade que eu tenho. Gastam demais e viram arrimo de familia. Casam com uma mulher que trabalha pouco ou nao trabalha e tem 2-3 filhos e com isso ficam o resto da vida correndo atras do dinheiro.
      Eu resolvi sair da matrix. Escolhi a pilula vermelha. rs
      abraço

      Excluir
    6. O que me diz de cursar medicina na argentina com 27 anos?
      A intenção é transferir o curso para o Brasil no último semestre.

      Excluir
    7. rpz. seu grande problema vai ser revalidar. Conheço 3 colegas que fizeram fora, mas conseguiram revalidar. A prova é escrota e pouquissima gente passa. Ao chegar no pbrasil voce ainda vai encontrar um terreno bom pra medicina, mas um pouco pior que no momento. abraço

      Excluir
  9. Obrigado pelas opiniões. QUanto a questão de 2019, é que realmente me encontro numa situação muito escrota de trabalho, e não devo aguentar isso por mais muitos anos, podendo comprometer muito minha saúde. Talvez 2019 reduza os aportes pra um valor menor, mas o que mais vai fazer a diferença no LP é o juros composto que tenho a meu favor.
    Realmente o que pode me fuder são as armadilhas da vida, principalmente filho não desejado. Fico impressionado como tenho colegas que ganham/ganharam rios de dinheiro e são fudidos financeiramente. Vejam alguns exemplos:
    -colega de 70 e poucos anos, saude debilitada, trabalha fds, noturno porque tem que sustentar filho e neto na europa. Outro dia tava devendo 14 mil no cheque especial.
    -colega de 38 anos, casado, formado ha 11 anos. Ganha limpo 30 mil/Mes. Tem 3 filhos e uma esposa enfermeira que não trabalha. Gasta quase tudo, paga o imovel que vive até ano que vem. Trabalha dando 9 plantoes por semana pra sustentar os catarrentos e a vida boa.
    E muitos outros exemplos.
    Outro dia conheci uma colega que tem 4 anos de formada e que não tem nada de patrimonio. Tem uma ASX financiada em 48 x que ainda naão terminou de pagar e outro dia se viu com 10 mil negativo no cheque especial.
    Tenho muito medo desses exemplos e é o que me guia na direção da economia (sem exageros) e dos investimentos em busca da independencia financeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já havia ouvido a respeito do quanto a classe médica costuma ser descontrolada financeiramente, mesmo com ótimos salários.
      Outro ponto que me chamou atenção foi seus aportes, acima de 20k. Quantas horas você trabalha mensalmente em média?
      ass: Auditor

      Excluir
    2. Cara, então, eu moro em uma capital do nordeste. A médio liquida por plantão aqui é cerca de 700-1000 reais (plantão de 12 horas). No rio, apesar do custo de vida mais alto, os valores são parecidos devido ao excesso de médicos. EM SP paga-se um pouco melhor, na faixa de 1000-1400 (12h), mas com o custo de vida violentissimo.
      Eu faço em média 9 plantões de 12 horas por semana. isso da 108 h semanais. Dando uma media de cerca de 30 mil/mês. Esse ano minha media foi superior, cerca de 38 mil/mês, mas foi muito tranalho. Gasto menos de 10 mil e o resto é caixa.
      Mas essa é a realidade de quase todos os medicos. A relação trabalho x salario. Se eu quisesse traalhar apenas 40 horas semanais, meu salario não ia chegar a 15 mil.
      Então infelizmente, temos que trabalhar muito. Quero ganhar o maximo possivel e investir o maximo possivel nos proximos anos e ter os juros compostos a meu favor (25-35 anos pelo menos). Pra não ficar igual a colegas meus velhos e precisando dar plantão.

      Excluir
    3. Olá anon médico,
      obrigado pela resposta. Coincidentemente, citei parte do que você comentou no blog do VR, que também acesso.
      Enfim, é uma carga de trabalho absolutamente brutal. Seu objetivo é excelente. Aproveite enquanto tem pique e economize pra valer.
      Boa sorte
      ass: Auditor

      Excluir
  10. passando pra deixar um bom natal a todos e espero que o ano novo seja menos pior que este.

    abraço,
    Finado Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po, Vitão... saiu da Blogosfera por quê? Vai fazer falta! Mas não suma totalmente!
      Abraço!

      Excluir
  11. Caro, Troll.

    Como voce calcula o valor real do ativo em sua planilha?

    Boas Festas!

    Abracos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele valor da planilha é apenas o montante aplicado dividido pelo número de ações.

      Obrigado! Um abraço!

      Excluir
  12. Vim aqui desejar um feliz natal e um próspero ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado nobre patrício! Desejo o mesmo para ti e para sua família!

      Excluir