sexta-feira, 30 de abril de 2021

Atualização Mensal - Dezembro de 2020: Fechamento Anual (Só uma Rapidinha!)

 

Vivi Winkler: musa fitness carioca e gostosa! Quem foi, foi! Quem não foi, não vai mais!


Salve, adorada Blogosfera Financeira e Submundo Putanhístico!

Atualização bem rápida, apenas para os monobíceps mancebos não especularem sobre um possível óbito meu durante a pandemia!

Não vou me alongar muito, pois que a vida anda corrida, com mudanças radicais na vida pessoal e profissional. A quem interessar, não sofri perdas de entes queridos próximos em decorrência da doença, a qual apenas veio escancarar de vez a verdadeira faceta do brasileiro médio: egoísta, indisciplinado, arrogante e malandro. É duro admitir, mas a essa altura da vida eu simplesmente não sinto o menor orgulho de ter nascido nessa lixeira de país. Mesmo assim, sigo fazendo minha parte e doando mensalmente 5% da renda para duas instituições de caridade nacionais.


Cerveja e buceta: as duas melhores coisas da vida que não consigo consumir ao mesmo tempo

Agora vamos aos números, bando de cabaços!


Como já podem notar, há algumas mudanças sutis na carteira de ações. Montei posição inicial em IRBR3, pois é um papel claramente descontado e acho difícil a empresa não se recuperar a médio prazo. Encaro como uma nova GGBR4, ou seja, turnaround. Investi em COGN3 seguindo a mesma linha, mas nesse caso o papel está bem underperform. Sigo posicionado e quieto. Como podem ver, dobrei a posição em PETR4. Essa compra ocorreu após o primeiro circuit breaker de 2020 e foi feita com a liquidação dos FIIs da carteira, onde comprei 5000 PETR4 por R$ 18,00. Por mais que o papel tenha se valorizado até hoje, tenho que admitir que foi uma escolha maluca e sardinhesca. Acho que tenho um certo fetiche na empresa. Será que a Maria Caveirão topa um TD?!

Rendimento da carteira de ações: +6,39% (planilha do ADP)
Acumulado no ano: +2,54%

IBOV em dezembro: +9,28%
Acumulado no ano: +2,91%



O token XRP chegou a quase triplicar de valor em novembro, porém em dezembro entregou praticamente todo o ganho. Mesmo assim, em 2020 a valorização foi razoavelmente expressiva. Ainda sigo longe do topo. O colega Viver de Renda certamente fez a melhor escolha ao especular com BTC. Sim, eu disse especular, pois minha visão sobre todas as criptos ainda é a mesma, de que não passam de tulipas digitais e que uma hora irão simplesmente "perder a graça". Fiz um pequeno ajuste na quantidade, pois migrei os tokens para Binance, deixando uma parte presa na carteira anterior (acho que se chamava Rippex).

Rendimento em dezembro: -67,63% (planilha do ADP)
Acumulado no ano: +48,52%




Não contente em fazer cagada com a venda dos FIIs para comprar PETR4, fiz mais cagada recomprando tudo caro! Brincadeiras a parte, os aportes daqui por diante serão feitos apenas nessa categoria, com o fim de balanceamento da carteira. Até que é "gostosim" ver o aluguel caindo na conta mensalmente! kk

Rendimento da carteira de FIIs: +3,57% (planilha do ADP)
Acumulado no ano: -12,40%

IFIX em dezembro: 2,19%
Acumulado no ano: -10,24%

Evolução patrimonial consolidada:

clique para ampliar


Uma esperada queda nos proventos em relação a 2019, mas ainda em bom patamar!

Forte abraço d'El Rei!

Alice In Chains - Heaven Beside You (From MTV Unplugged)



10 comentários:

  1. Grande Troll, estava sumido hein!?

    Eu não posso falar muitom pois também fiquei 6 meses afastado e publiquei esta semana. Acho que o que te motivou a publicar o fechamento do ano foi minha publicação, né? Fala a verdade!!!!! rsrsrsrs

    http://economicamenteincorreto.blogspot.com/2021/04/o-tempo-passa-update-abril-2021.html

    Tenho saudades da blogosfera há uns 6 ou 7 anos, era um ambiente de muita discussão técnica sobre investimentos aliado a uma certa zueira/rivalidade entre correntes de pensamento. Que saudades do di-marcinho!!! rsrsrs

    Hoje vejo um monte de youtuber ficando rico com videos que não chegam nem aos pés do que discutiamos.

    Tenho certeza que vamos ficar mais uns 6 meses (ou um ano) sem publicar nada, mas restará a nostalgia ao ver conteúdos antigos ainda disponíveis que espero que nunca sejam apagados.

    Em relação aos investimentos, bem, a jogada na PETRO foi bem sardinha mesmo, rsrsrs. Eu também comprei bastante coisa em cada circuit break, mas não fui com tanta sede ao pote. Hoje sinto um certo arrependimento, pois comprei muitas coisa boa (Vale por 30/40, tava no mesmo preço da MDIA, ITUB por 22,XX, ABEV por 12/13, e por aí vai).

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que tudo que avia pra discutir já foi discutido.

      Agora o que resta é colocar o conhecimento em prática e ir publicando a evolução patrimonial.

      https://rasratel.blogspot.com/

      Excluir
  2. Grande Troll! Parabéns pela carteira, estava na espera do post pra ver como foi seu 2020 e passou muito bem hein! Sobre nosso br, um pais maravilhoso e ainda temos muito a caminhar para crescer para deixar a sociedade melhor e boa de se viver, mas vamos fazendo o nosso que um dia chegaremos lá, eu tenho fé nisso... Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Fala gordo.

    Achei que o Covid tinha te levado.

    #pas

    ResponderExcluir
  4. Pois é , o Investidor Troll é um dos últimos remanescentes da era Pobreta.

    https://rasratel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. sonny bono, 1001TD, da época do pobreta na área mandando um salve

    ainda divulgo em ib.bsb.br

    ResponderExcluir
  6. Troleta ainda continua entre os vivos.

    Um salve para el rei

    ResponderExcluir
  7. O guerreiro voltou! Acompanho desde os primórdios! Volte a postar mais!

    ResponderExcluir
  8. Achei q tinha morrido. Cadê os posts das puta Saudades kkkk

    ResponderExcluir