domingo, 8 de dezembro de 2013

Fala que El Rei te Escuta! - 2


Súditos d'El Rei,

No último post, exibi para toda a Blogosfera de forma inquestionável a arrogância do Sacana de Vida Boa. Os fanboyolas ficaram em polvorosa com a revelação da edição do post do mentiroso Pobreta fake. Basta olhar que o post foi publicado às 7h, mas o primeiro comentário só surgiu às 8h. Porra, todo mundo está cansado de saber que assim que aquele idiota (sem querer ofender o Ministro O Idiota!) publica as merdas dele, as pobretes enlouquecidas se descabelam todas para ver quem vai levar a primeira enrabada do dia. Alguém acredita que o post dele ficou uma hora inteira sem ninguém comentar? Ou ele apagou os primeiros comentários? Por que ele faria isso? Óbvio que eu falo a verdade e ele, como sempre, mente muito.

Assunto superado, vou publicar mais algumas perguntas que recebi nas últimas semanas. Seu nome verdadeiro será abreviado, mas se você assinou com um nick, publicarei na íntegra.

1) Olá IT! Sempre acompanho seu blog, mas não comento, pois sou mulher e fico com medo de represálias ou comentários maldosos, por isso prefiro te escrever. Sou casada, tenho 35 anos e um filho de 8 anos. Meu marido tem 42 anos. Temos uma renda familiar em torno de R$ 12.000. O problema é que aqui em casa é o oposto do que acontece com a maioria dos casais. Eu penso em investir, economizar e evito gastos fúteis. Lógico que tenho os cuidados básicos que toda mulher tem, mas evito exageros. Já meu marido adora se exibir, usa roupas caras, troca de carro a cada dois anos, tem coleção de perfumes importados e malha na academia mais cara do bairro. Somos obrigados a viver um padrão de vida superior ao que podemos arcar apenas para ostentar. Enquanto isso, nosso filho poderia estudar numa escola muito melhor. Por conta dos gastos dele, nossa vida não anda, nossa casa precisa de reformas, não viajamos e não temos quase nenhum dinheiro guardado. O que faço para mudá-lo?

Obrigada!
C.

R.: Antes de mais nada, obrigado por acompanhar o blog. Você não precisa ficar com receio de fazer seus comentários. Apesar de piadas e bom humor serem incentivados, não permito agressões gratuitas e muito menos manifestações de preconceitos. Não sou terapeuta familiar e nem sei direito como te responder, confesso. Então vou te dar uma opinião pessoal. Sobre seu marido, acho que você está cometendo o erro de muitas pessoas quando assumem um relacionamento: o de acreditar que pode mudar o cônjuge com o tempo. Vai ver que foi por ele ser um pavão que você o notou. Essa mania de ostentação é algo complicado, pois é uma característica de personalidade. Normalmente, as pessoas só mudam a personalidade depois de sofrerem muito. Eu sugiro que você converse com seu marido, incentive-o a ler alguns livros básicos (pode ser os do Cerbasi mesmo) e também a acompanhar os blogs sérios aqui da Blogosfera. Fóruns como o do Bastter podem ajudar muito. Se ele é muito materialista e gosta de tirar onda, cuidado com a bolsa de valores, pois isso pode trazer sérios problemas para ele. Se os hábitos dele estão pondo a família em dificuldades, um acompanhamento psicológico pode ser necessário, mas não fale isso diretamente a ele. Talvez seja uma boa você ir e pedir para ele te acompanhar. O diálogo aberto é fundamental. Boa sorte!

2) Olá Troll! Como você analisou os balanços trimestrais das empresas? Valeu!
Mancebo no Mercado

R.: Olá jovem mancebo! Praticamente todas as empresas de minha carteira não necessitam de acompanhamento trimestral. Esse balanços, eu olharia apenas se estivesse investindo em empresas de alto risco, como sociedades em situação crítica de endividamento (ainda não considero Petro nessa situação) ou turnarounds. Mas esse tipo de empresa não faz parte do meu perfil. Atualmente, acompanho Petro, para verificar como andam os prejuízos com importações, e Gerdau, para verificar coma anda a recuperação das margens da empresa. As outras, basicamente, olho evolução da receita, custos, lucro líquido, margem Ebitda e a comparação com os períodos anteriores. Também é importante saber as externalidades relacionadas a empresa. No caso da Gerdau, os EUA aplicaram medidas antidumping contra o aço turco e isso é bom para a empresa. Há investidores que acompanham tão de perto as empresas que chegam até a prever lucros trimestrais. Para nós, que não somos profissionais e não dedicamos tanto tempo ao mercado, basta uma boa diversificação e fugir de notícias, promessas e micos.

3) Caro Investidor Troll, como vai? Eu invisto em renda variável, mas tenho bastante receio de ações. Prefiro FIIs e tenho uma boa grana neles. Vc pretende investir nessa modalidade?
Um abraço!
M.A.O

Obrigado por acompanhar o blog. Bom, eu não considero FIIs renda variável. Eu os vejo com uma forma de investimento em imóveis. Ok, o valor da cota varia. Mas se você sair perguntando na rua para várias pessoas quanto vale sua casa, dificilmente vai escutar valores exatamente iguais, certo? Então, apesar de seu imóvel físico não ter um valor exato nesse momento, isso não quer dizer que ele seja uma forma de RV, concorda? Eu pretendo investir em imóveis sim, mas não agora. Eu considero que a bolsa com baixa valorização (talvez até descontada) é um ótimo momento para eu direcionar meus aportes para ela. Por outro lado, não é novidade que os preços dos imóveis estão nas alturas. Tenho medo de modinha. Vejo muita gente com DYs espetaculares de quase 0,80% a.m em carteiras de FIIs, mas e como fica o ganho de capital? Tenho acompanhado meio ao longe, mas mas parece que os FIIs estão azedando muitas carteiras por aí. Também tenho dúvidas básicas sobre esse mercado que eu devo sanar antes de alocar meu capital, principalmente as relacionadas sobre a governança e a auditoria desses fundos.



Por hoje é só! Obrigado por manterem contato com El Rei!

"Devemos não somente nos defender, mas também nos afirmar, e nos afirmar não somente enquanto identidades, mas enquanto força criativa."
- Michel Foucault (1926 - 1984), filósofo francês.


90 comentários:

  1. É engraçado como o mundo financeiro ainda é excludente. As mulheres podem votar, mas falar de dinheiro não, mesmo anonimamente.

    Até a minha liberdade de expressão se limita a concordar com esse comportamento. De modo contrário, corro o risco de ser crucificado por pessoas que nem sequer me conhecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fode Dr....

      Elas podem falar, criar blogs, mas tem blogs que o pessoal soh quer participação masculina oras...

      Eu não vou em blogs feministas encher o saco, não quero que elas venham no meu espaço... para com essa baitolagem de bem comum função social e outros principios comunistas e aceite a propriedade privada como um homem de bem deve aceitar.

      Excluir
    2. Existe alguma proibição para mulheres falarem sobre dinheiro, e eu não estou sabendo? Mais parece um feminista fazendo vitimismo e chorando pela opressão machista.
      Simplesmente as mulheres em geral não se interessam pelo assunto tanto quanto os homens. O que impede a existência de vários e vários blogs feitos por mulheres sobre finanças pessoais, investimentos, bolsa de valores???

      Aí vem o cara lamentar pq as mulheres "não podem" falar de dinheiro... pqp.. a mentalidade hoje em dia tá complicada.

      Excluir
    3. Hoje o maior patrimônio e uma das maiores rentabilidades na blogosfera é de uma mulher, elas podem e falam sim, em menor número, talvez temos poucas por aqui por os homens são mais exibidos por natureza, rs.

      Excluir
    4. essse é o coitadismo e "direitismo", todo mundo quer direitos em cima das liberdades alheias, que é ensinado nas faculdades de direito de hoje em dia...

      FOnte: eu faço direito e sei como é comunista a universidade e a legislação anti-liberdade nacional.

      Excluir
    5. Todo mundo sabe que quando uma mulher expõe sua opinião em um blog em seguida chovem comentários ofensivos ou acusação de fake. A leitora tem razão de ter receio de expor sua opinião, pois já deve ter sido xingada por analfabetos da Real. Aqui isso não será permitido.

      Excluir
    6. A leitora neste blog pode ter razão troll, mas ele estava falando da BLOGOSFERA. Seu blog, sicneramente, atria todo tipo de imbecil porque bem, VC É UM TROLL, como o nome já diz... vc causa, os idiotas vem causar contigo...

      Agora dizer que elas não podem montar seus blogs, claro que podem, se idiotas começarem a ir lá encher o saco é só moderar os comentários que tá bom, eles desistem depois de um tempo, depois voltam, depois desistem... enfim, otários sempre vão existir, exitem os anti troll, anti pobreta, anti mulher, anti mobral até chegou a exisitir depois da india...

      Então, cada um com sua opinião, e apagando os trolls, cada um querendo selecionar quem quiser para ser amigo, pelos critérios que quiser, e foda-se o comunismo todo mundo é igual todo mundo tem que aceitar todo mundo... NÃO PORRA, me deixa em paz, me deixa viver minha vida e querer fazer um grupo pra trocar ideias sem manginas e mulheres, assim como os manginas tem direito a ter sues grupos e as mulheres também e quem quiser fazer um misturado que faça... cada cachorro que lamba sua caceta, tá ligado..

      Excluir
    7. Eu não sei o que é REAL, o tal "movimento". Alguns dizem que é o que foi escrito por um sujeito. Pelo que escrevem, mais se parece com a história do Bolinha contra a Luluzinha.

      Outros fizeram também uma versão "b movie" de Matrix, Admirável mundo novo e Clube da luta.

      Podem me xingar à vontade, mas se querem ser tratados bem, como um ser humano deve ser tratado, parem de rotular as pessoas. Comece a mudança em você.

      Sei lá qual é a sua filosofia, religião ou visão política. Não perca o seu preciso tempo aqui disseminando ódio.

      Pronto. Já perdi meus cinco minutos sobre essa história.

      Grande abraço e boa sorte.

      Excluir
    8. Aonde que a Real dissemina ódio? Deixe de ser ignorante doutor e procure saber do que fala antes de abrir a boca.

      Não que não seja seu direito falar merda, mas que está falando merda, está.

      Discurso de ódio é o feminismo que vc aparenta defender sem nem saber, de novo, do que está falando. É o estatismo que vocês advogados doutrinados pela esquerda universitária e que nunca nem se perguntaram se é certo, defendem.

      Excluir
    9. Anônimo, a Real não dissemina ódio, mas os analfabetos da Real sim.

      E você defender o movimento contra uma suposta acusação de disseminar ódio, mas usando um discurso arrogante, autoritário, com palavrões e argumentos ad hominem, chega a ser hilariante. Uma das primeiras lições da Real é a de que homens (não meninos) devem ser frios e expor suas idéias com calma, nunca entrando em discussões acaloradas e repletas de emoções.

      Quero lembrar que não é permitido discriminação de ideologias políticas aqui. Se alguém é da esquerda ou direita, isso é irrelevante para qualquer discussão.

      Excluir
    10. Discurso do ódio. Não consegue debater nada sem me acusar de feminista, esquerdista, comunista etc. Esse debate não evoluiu muito depois que o muro de Berlim caiu, não é mesmo?

      Diga o que significa "real" sem ofender alguém que as pessoas vão respeitar o que você fala, seja uma visão política ou filosófica.

      Excluir
    11. Troll, de fato você está certo, eu me excedi, mas o centro dos meus argumentos estavam corretos.

      Você foi acusado de feminista e comunista pois sua mensagem inicial claramente foi pautada por valores coletivistas, o que é normal pois é isso que é ensinado nas faculdades de direito do nosso país, infelizmente, pois a esquerda dominou há muito os bancos acadêmicos.

      QUanto aos juvenas da Real e imbecis que não sabem interpretar as coisas serem propagadores de ódio, concordo, mas é só olhar nos fóruns e ver que manifestações de ódio são claramente desaprovadas e reprimidas.

      Quanto ao que é a Real, sem juvenagem, sem discurso de ódio propagado por babacas em blogs de idiotas por aí, seguem alguns links interessantes.

      http://mundorealista.com/forum/viewtopic.php?f=90&t=6391

      http://mundorealista.com/forum/viewtopic.php?f=90&t=8497

      http://mundorealista.com/forum/viewtopic.php?f=90&t=6601


      Se tiver interesse, leia Nessahan Alita, acharás os PDFs nesse fórum desses links acima. O livro dele explica muito bem, e é muito bem fundamentado, em psicologia e tudo mais, a natureza do lado obscuro feminino(que todos tem lado obscuro, diga-se de passagem, mas as mulheres são colocadas em pedestais como seres angelicais, por isso é necessário explicar).

      Na verdade, o conhecimento realista se assemelha muito ao conhecimento sobre o funcionamento da mente feminina que você terá ouvindo um homem experiente, sessentão, que é ou já foi casado.

      Eu sei pois já fui um merdão (vulgo "pau mandado") e um amigo coroa me aconselhava e quando conheci a real vi que muito do que ele falava estava lá, o problema é que com a emasculação dos homens em geral pela sociedade e pela destruição do modelo tradicional de família, os exemplos de masculinidade se perderam no tempo e a Real surgiu dessa sopa de homens "perdidos" em como lidar com as mulheres.

      Com o tempo, a Real adquiriu uma face política também, mas isso já é outro capítulo.

      Excluir
    12. Então quer dizer que eu sou comunista?

      Vou me filiar amanhã no PCdoB e distribuir o meu (pequeno) patrimônio capitalista aos mais necessitados.

      Agradeço por me fazer entender quem eu sou realmente.

      Excluir
    13. Está errado meu amigo. Se você se filiar ao tal partido, em vez de distribuir aos carentes, irá fazer tumultos e terrorismo, se irmanar com o que não presta e discursar sobre a exploração dazelite enquanto utiliza seus caros produtos apple e enche as burras de grana, come em restaurante japones e dirige carro importado. True story.

      Abraço!

      Excluir
    14. Ah, agora sim, tenho enfim uma orientação correta.

      Já que sou comunista, vou me filiar ao PC do B então, comprar uma camisa rosa-Genoíno, vender as minhas ações para comprar tranqueiras da Apple, quebrar agência bancária e comer sushi... kkkkkkk...

      Excluir
    15. Doutor, ser comunista não quer dizer usar camisetas do Che Guevara e invacdir a reitoria da USP. Defender valores coletivistas é "ser comunista", muitas vezes sem ao menos saber. Não leve isso como uma ofensa pessoal.

      Sugiro que procure saber rum pouco mais sobre libertarianismo. Um bom site é o http://www.mises.org.br/.

      Abraços fraternais.

      Excluir
    16. Acho que a REAL tem uma essência bacana, mas as pessoas foram distorcendo seu significado para o próprio benefício. Eu por exemplo, sempre comentei no blog do Pobreta e do Troll e fui respeitada. Agora, o simples fato de me apresentar como mulher no blog do Pobretão fez com que seus seguidores e consequentemente os seguidores da REAL vomitassem abominações ao meu respeito. Tenham santa paciência. Está certo que ainda estou me amadurecendo no mundo das finanças, mas nada justifica tamanha arrogância daqueles seres. Mas, sou forte, sou mulher de fibra e isso me serviu de incentivo para prosseguir e vencer!! Abraços a todos.

      Excluir
  2. E a briguinha das bichonas da blogosfera continua: Troll x Pobreta. Sugiro que um bata no outro com gato morto até o gato miar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamou atenção a história da mulher. Isto deve ser muito comum por aí, mulheres que seguram a onda e maridos gastadores. Eu mesmo, quando me casei era um gastador nato, não tinha um tostão em corretoras, foi minha mulher que é de origem simples e humilde que começou a me frear. E posso dizer que mudei da água para o vinho, hoje levo um estilo de vida frugal total, rs. E estou muito bem assim. Acredito que a mulher da história pode mudar o marido sim, mas apenas se ele tiver disposição para isto, caso contrários será maus um casamento indo por água abaixo.

      Troll, porque você não considera FIIs renda variável? Neste ponto acho que você se equivocou. No mais excelente post. Parabéns!

      Excluir
    2. Uorrem, mulher controlada e homem gastador e um negocio excepcional. O comum mesmo e o contrario. Aqui em casa, por exemplo, moro com a minha mae e irma e sou o unico que trabalho. A minha mae saiu do trabalho dela porque pensa que, com 50 anos, e hora de parar de trabalhar. E a minha irma, com 27 anos, jovem e saudavel, nem pensa em trabalhar. Eu sustento as duas, ganho bem, gasto quase nada comigo e mesmo assim me sobra muito pouco.

      Excluir
    3. Anônimo, o seu caso parece que tem algo a ver com o comodismo de sua família. Se você chutar o balde e sair de casa (ou apenas ameaçar), eu creio que sua mãe e sua irmã irão procurar contribuir.

      Excluir
    4. Uó, numa definiçãosimples e grosseira, fundos imobiliários são cotas de imóveis, certo? Se imóveis físicos não são RV, pq os Fiis seriam?

      Excluir
    5. Porque Troll, voce tá sendo simplista: alguns FII são de "tijolo", imóveis realmente. Outros são mistos: tem imóvel fisico e alguns títulos lastreados em dívidas de imóveis, ex, promissórias, cartas etc. Outros são apenas de títulos e outros ainda são FIIs de FIIs de papel ou de imóveis (cria-se um FII pra investir em outros FIIs...). Deu pra sacar o tamanho da bagunça?

      Abraço!

      Excluir
    6. Toda essa bagunça não sai do mercado imobiliário, certo?

      Não existe definição exata. Então se alguém olha o valor da cota no hb com preços diferentes ao longo do dia e diz que Fii é RV, quem sou para dizer que não é?

      E na minha opinião a coisa é simples mesmo: RV são ações, commodities, moedas e derivativos. Se o cara quer incluir Fii aí, ok, desde que saiba que cada mercado tem suas próprias características.

      Agora, achou muita viagem um pessoal que anda usando AT pra operar Fii.

      Excluir
    7. Mas desde quando imóveis físicos não são RV ??

      Excluir
    8. Mais ou menos, mais ou menos... Tem títulos que são de financiamentos dos clientes x construtoras, outros que são de construtoras x banco que libera grana pra obra e assim por diante... É bem distinto um do outro, mas de fato, gira em torno dos imoveis e de suas dívidas. Eu gosto dos de tijolo, pois é melhor que pagar prestação de uma sala de aluguel, por exemplo, pois no mes seguinte sua prestacao já ta dando retorno. Tambem alguns de títulos pagam proventos interessantes (XPGA11 no meu caso)...

      Tambem acho viagem, mas tem doente para treidar com tudo, não é? Por outro lado, andei me dando mal comprando FII a qualquer preço. Agora que estou sapecado, só compro em determinada faixa de preço e estou melhorando e feliz com os resultados... simples assim: esta entre x e y? compro. Não esta? passo... e vejo que ação esta na faixa x ou y (sim, me divirto nesse processo, gasto minha hora de almoço nisso, e estou melhorando os resultados -- ainda não a ponto de reverter perdas).

      Agora entendo o que o povo dizia do Luiz Barsi ir à corretora todos os dias PARA COMPRAR AÇÕES! Eu faço um procedimento parecido... ultimamente, faço minhas compras com aporte durante uns 4 ou 5 dias. Depois que achei o que quero comprar (dentro das minhas opções iniciais, claro!), próximo do preço que quero, deixo a ordem lá. Se pegar, anoto os detalhes no controle e fim. se não pegar e o papel continuar subindo, compro outra coisa no interim. E assim por diante.

      Podem me chamarem do que quiserem e dizerem que isso não dá certo, mas depois que comecei a fazer assim, meus aportes comecaram a valer mais e eu a deixar menos grana na mesa do mercado, já que quero comprar pra segurar e não pra pagar o ganho de capital de terceiros que compraram 30% abaixo...

      Sei que isso irá sempre acontecer (caras compram pra ganhar 0,01), mas quanto menos eu deixar na mesa, mais sobra no meu bolso. E não é confundir AT (trade) com B&H (AF), é comprar o que presta pra B&H na melhor "faixa" de preço.

      Abraço!

      Excluir
    9. Dimarcinho, como eu disse, não estamos discutindo uma ciência exata, logo não haverá consenso sobre a definição dos investimentos que compõem a RV. Alguém pode argumentar até que TD pós-fixado é RV, já que o valor de face varia. Inclusive já vi gente em fóruns fazendo trade com TD, por achar que valorizou demais. Não vou discutir se isso é certo ou errado, por enquanto.

      No futuro, minha carteira será composta por RV, RF e imóveis, sendo os Fiis incluídos nessa última categoria.

      No fim das contas, tudo não passa de mera questão de palavras. O que importa é o investidor conhecer as características do mercado onde ele está investindo.

      Excluir
    10. O tema é bem polêmico, eu considero renda variável todo ativo em que coloco meu dinheiro sem ter garantias no futuro de resgatar em um valor acima do que eu aportei, simples assim. Mas qualquer um pode definir da maneira mais apropriada.

      Excluir
    11. @Victor

      "... se não pegar e o papel continuar subindo, compro outra coisa no interim."

      Acho muita viagem issaew.. Cê fez sua análise toda, escolheu um puta papel, daew perde a compra pq 'n tá descontado o suficiente'


      Depois q eu escolho a empresa, eh abrir o hb e comprar, foda-se a cotação. Exceto quando é no mercado fracionario, daew tem q ficar de olho nos absurdos

      Excluir
    12. cara, minha grana é suada, saca? eu tenho 5 empresas candidatas a receberem meu aporte mensal. se uma subiu 10% e a outra caiu 10% por barulho do mercado, ou seja, não aconteceu uma catastrofe, qual voce acha que eu vou comprar? claro que a que caiu, exceto se eu já estiver (muito) carregado nela...

      não compro mais porra nenhuma na base do "foda-se cotação". Aí eu é que fico com -20%, -30% da minha grana emperrada numa empresa que eu poderia ter comprado mais barato e tal. Claro que nunca pego fundo (nem é essa a idéia), mas comprar o mais barato possível sempre. às vezes compro perto do fundo, as vezes no meio de um canal, mas o mais longe possível da resistência e deixo lá. Se alguém vai ganhar 30% vendendo depois, que seja eu.

      Eu compro ações da mesma forma como eu faço compra de supermercado. encho o carrinho do que está mais na promoção. eu sei o que vou comprar, so vario o cardápio de acordo com o que o mercado me oferece.

      Abraço!

      Excluir
  3. Boa noite, Troll!

    Qual livro você recomenda como primeira leitura para uma pessoa totalmente leiga em investimentos no mercado de ações?
    Fui humilhado e desacreditado até mesmo por familiares. Consegui mudar minha realidade ao ser aprovado em um concurso público e garantir um salário de 4k. Estou totalmente obstinado e determinado, a sacrificar os próximos 4 anos para acumular patrimônio e passar num concurso top of mind. Estou morando em república, estudando, me exercitando e aportando o máximo possível.
    É burrice eu comprar ações de algumas boas empresas (AMBEV, CIELO, BANCO DO BRASIL) visando B&H mesmo sem entender nada sobre o mercado?
    Eu trabalho por escala, e vou gerenciar meu tempo de tal forma que eu consiga conciliar estudos para o concurso público e o mercado de ações.
    Qualquer opinião sua é bem vinda.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada, foque suas energias no estudo. A bolsa pode tirar sua concentração de você não sabe onde está pisando.

      O livro Eu Quero Ser Rico! do Bastter é muito bom.

      Se você não sabe nada de mercado, como pode afirmar que as empresas que citou são boas?

      Investir em qualquer coisa, até na renda fixa, sem conhecer os riscos, pensando apenas em quanto pode ganhar, sem saber o quanto suporta perder, é uma grande inconsequência.

      Sugiro também que você assista aos vídeos do Bastter no YouTube, pois são todos voltados para iniciantes.

      Bons estudos!

      Excluir
    2. "Se você não sabe nada de mercado, como pode afirmar que as empresas que citou são boas?"
      Observando a blogosfera, elas me chamaram atenção. Pesquisei rasamente e elas me pareceram boas. É mais intuição do que fundamentação em critérios.

      "Bastter"

      Você não recomenda algum livro onde o autor tenha graduação, doutorado, e mestrado na área ao invés de me recomendar esse bastter?

      Excluir
    3. Recomendei o Bastter, pois você disse que não sabe nada do mercado. Mas já que acha que ele não serve pra você, sugiro que pesquise seus próprios livros.

      Um abraço!

      Excluir
    4. Warren Buffet, Luis Barsi, Parisotto... será que esses caras têm mestrado e doutoradona área? rsrs... faltou um pouco de humildade para o colega que pediu dicas de livros.

      Excluir
    5. Quer livro de faculdade?

      Princípios de Administração Financeira - 12ª Ed. 2010
      Autor: Gitman, Lawrence J.; Gitman, Lawrence J.
      Editora: Pearson Education - Br

      Aviso: possui o BÁSICO de Mercado Financeiro. E são 745 páginas.

      Estar no mercado de ações sem conhecer o mercado financeiro não é nem um pouco recomendável....

      Excluir
    6. hahaahha
      tem cada um nesse fórum.
      Não entende nada e critica o Bastter?!?

      Vai lá aprender a investir no Pobretão, então.

      Excluir
    7. "Quer livro de faculdade?

      Princípios de Administração Financeira - 12ª Ed. 2010
      Autor: Gitman, Lawrence J.; Gitman, Lawrence J.
      Editora: Pearson Education - Br

      Aviso: possui o BÁSICO de Mercado Financeiro. E são 745 páginas.

      Estar no mercado de ações sem conhecer o mercado financeiro não é nem um pouco recomendável...."

      Acabei de baixar essa porra. Realmente, é um tijolo, 150MB em PDF... Dei uma rapida espiada e só vou começar a ler depois do ano novo...

      Abraço
      (valeu a dica rs)

      Excluir
  4. Él Rei, no clima de "fala que eu te escuto".... e tendo em vista sua experiência em ambas as áreas...

    Tenho 5k na poupança. Aporto 500 reais por mês agora.

    Sou estagiário de direito.

    Estou estudando para concursos (comecei há apenas um mês). No momento, focado em um que o líquido é 3,5k/4k.

    Dessa forma, pergunto, com meu pequeno aporte e patrimônio, vale a pena eu começar a aprender sobre e investir no mercado financeiro, ou melhor usar esse tempo para me dedicar 100% aos concursos?

    A partir de que valor vale investir na bolsa? E a partir de que capacidade de aporte e patrimonio acumulado vale mais perder digamos 10% do tempo disponível pra estudo estudando a bolsa?

    Quantos livros, e quais, são os básicos e obrigatórios para começar a operar (buy and hold)?

    E qual o tempo médio de preparação (se possível em horas por semana e prazo total) que Vossa Majestade imagine que leve para poder começar a investir de forma fundamentada, sem sair fazendo cagada (lógico que cagadas serão feitas de qualquer forma, mas quero fazer cagada com erros inceros e não por sair chutando e fazendo loucuras financeiras).

    Meu perfil é conservador - buy and hold - mas em bolsa apenas, ao menos no momento de baixo capital, talvez chegando lá nos 500k pense em começar a diversificar para renda fixa.

    Note que essa "agressividade" de colocar tudo em bolsa não é verdadeiramente "agressiva" tendo em vista o longuíssimo prazo do meu investimento, que diluirá os riscos, supondo que sejam boas minhas escolhas, tendo em vista que tenho apenas 19 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta pergunta cara! Sem nenhum saco pra te responder, até pq você é só um monobíceps querendo encher o saco. Vai pedir conselhos ao padre ou se tratar.

      Excluir
    2. Estagiário de direito,
      Tb comecei nos concursos nessa idade e fui de escadinha, sempre melhorando o aporte. Hoje, quase 10 anos depois (e muita cachaça) o líquido tá na dezena.
      Sugiro q tu seja o mais simples possível. Prioridade absoluta: estudar pra caralho p passar em concursos. Enquanto isso, evite entrar em merdas: tentar aprender análises técnicas, trades, VCs e etc. O que for p guardar, vai guardando metade no TD e metade poupança.
      Tome muita cachaça, quando possível.
      Hoje, o melhor lugar p começar a aprender, sem dúvida, é o site do bastter. Esses blogueiros só querem é segurar a pica um do outro.
      Na hora que o cash estiver chegando perto da dezena (ou na hora que decidir parar de tentar novos concursos), comece a estudar melhor a análise fundametedista e entre nas ações.
      Abraço!

      Excluir
    3. Bons conselhos anônimo. Sugiro que o mancebo apenas substitua cachaça por xoxotas.

      Sobre a acusação pederasta a respeito de meu Séquito, poderia ser verdade na época em que Viver de Renda imperava. Mas El Rei inaugurou uma era de prosperidade e sagacidade. Monobíceps não são mais tolerados.

      Excluir
    4. "vale a pena eu começar a aprender sobre e investir no mercado financeiro, ou melhor usar esse tempo para me dedicar 100% aos concursos?"

      A resposta é óbvia: para investir vc precisa de dinheiro. Primeiro comece a ganhar dinheiro, depois aprenda a investir.

      Excluir
    5. SIm mas em que momento passa a valer mais a pena?

      Por exemplo, se eu passar num de 5k liquido e iver expecitativa de passar em outro 3 anos depois de 15k liquido. Vale só focar em passar no de 15k ou já ficaria muito prejuizo deixar os aportes na poupança por 3 anos? E ai e se demorar 5, 10 pra passar no de 15k liquido?

      Vai ficar 5 10 anos perdendo pra inflação é foda. Mas ao mesmo tempo estudar os investimentos pode me deixar preso no de 5k por falta de foco nos concursos....

      Por enquanto foda-se, to estudando mesmo, já comprei livros (escolhi os queridinhos do pessoal dos foruns de concurseiros em cada matéria), comprei um vade mecum novo, comprei o livro do william douglas sobre como passar em concurso.... vamos que vamos...


      PS: sou mancebo nao cara, meio monobiceps já que ser pobre e de busão é foda de pegar mulher e eu não sou lá dono de nenhuma grande beleza...


      Valeu pelas respostas ai rapaziada.

      Excluir
    6. Estagiário de direito,
      Cara, com certeza absoluta o estudo sério e profundo sobre investimentos vai atrapalhar os concursos.
      Neste momento, esqueça isso de perder p/ inflação. Preocupe-se em não perder p vc mesmo. Isso parece simples, mas não é.
      Se vc acha que em 5 ano vai passar em concurso, coloca agora em LTN. Se acha q em 10 anos, coloca na NTNBp mais próxima. Isso se vc tiver culhões de ficar 10 anos estudando pros 15k líquido (se vc veio do zero, quando vc chega bem próximo da dezena, o nível de conforto fica foda p manter o ânimo do estudo).
      Ademais, o q mais importa é o volume do aporte (óbvio que em um nível humano terráqueo de sanidade mental - i.é, não adianta enfiar 100k em OGX, MILK e essas palhaçadas - e não me venha com essa de trade - isso é só se vc for muito foda).
      Para de frescura, vai estudar, ou p concurso ou p investimento. Escolhe.

      Excluir
    7. 18:05, obrigado, ou fazer isso, enfiar a grana em título do prazo de 5 anos só pra não perder para a inflação. Vou dar uma estudada básica pra entender mais ou menos (o básico do básico, perder um dia só e olhe lá) e fazer isso, foco 100% em concurso TOP, que já que sou uma negação em relacionamentos humanos e tal, não tenho tino para ser empresário, é a minha única chance de ser alguém na vida.

      Abraços a todos amigos.,

      Excluir
    8. Aplique na renda fixa que você não perderá pra inflação.

      Excluir
  5. Investidor Trollxa, metade dos blog's orientam melhor que o Bastter.

    Quer aprender a investir em FII, então vou te dar uma dica, começe aos pouco, aproveita que agora é uma boa oportunidade para entrar, já que o IFIX caiu junto com o Ibovespa. Aprende comigo q vc vai se dar bem.

    E por favor, pare de trolar seu público, FII é RV e pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conte-me mais o motivo de ser uma boa hora para entrar nos FIIs, Galinha depenada...

      Excluir
  6. trol, tua batata tá assando. Você junto com outros também está também está sendo monitorado de perto. Aconselho a se afastar o mais rápido possível da blogosfera. Depois que tudo estourar não terá mais jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, que drama... depois que tudo estourar.. tudo o que? Qual o grande crime em manter um blog sobre finanças? Esse pessoal viaja...

      Excluir
    2. trol, não adianta escrever como anônimo. Já tem alguns blogueiros que estão colaborando e que sabem o que vai rolar antes da maioria. Não posso dizer muita coisa, mas fique esperto porque a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.

      Excluir
    3. Deixa de ser idiota. Tem que ser um imbecil pra ficar postando esses comentarios pra ficar pousando de fodao que sabe que vai acontecer alguma coisa. Acha que alguem cai nessa? Num tem porra nenhuma acontecendo. E muita antice.

      Excluir
    4. trol, eu sei que é você escrevendo de anônimo preocupado com algo que você não sabe exatamente o que está acontecendo. Mas está. O máximo que posso te contar é que alguns blogueiros já sabem o que tá rolando, não todos. E aqueles que ainda não sabem o que tá rolando como você é melhor ficarem atentos. A coisa não está brincadeira e pra muitos poderá ser uma dor de cabeça por nada. Não estou podendo contar mais porque você está publicando meus comentários. Você está levando na brincadeira meu alerta enquanto ainda há tempo, mas mesmo assim espero que não se arrependa depois.

      Excluir
    5. Vocês, monobíceps, fazem a alegria de El Rei! huahuahua!

      Excluir
  7. Escuta essa Troll: http://vidaruimdepobre.blogspot.com/2013/12/conheca-o-futuro-das-empresas-privadas.html?showComment=1386758172044#c6397921313968580617

    companheiro é companheiro, fdp é fdp!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão associando a saída do nobre ADP daquele antro de ódio e preconceito, mas eu sei que ele já estava pensando em sair faz tempo. Aquele espaço não combina com ele mesmo!

      Excluir
  8. Esse texto é bem exagerado.Mas enfim,se eu comento lá vão dizer que estou preso na matrix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pobretão tem uma raiva de mulher não sei pq,ou nem raiva é,afinal é uma personagem,e escreve o que o publico dele quer ler.

      Excluir
  9. O ADP pediu pra sair do ranking e do blog roll. E uma vitoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. trol, hoje não posso mais voltar aqui. Não precisa publicar. Tente conversar com o adp em particular sobre o evento. Tem mais coisa por trás e é sério. Não posso me expor. Se cuida, amigo.

      Excluir
    2. Ish será que tão sabendo de alguma investigação cont o pobreta? idiota ele pode ser, fake até, mas criminoso não, será que a pressão feminazi o derrubará como fez com silvio koerich?

      Aguardemos os proximos capítulos.

      Excluir
    3. MUITA gente parou de escrever merda por causa da Justiça. O exemplo era o Silvio Koerich gordo, vagabundo e fracassado.

      REAL é dinheiro bolso.

      Excluir
  10. Essa conversa fiada de REAL apenas deu vazão à raiva de um monte de gordinhos, magrelos e outros tipos de punheteiros encalhados.

    Cara, antigamente um adolescente, que queria pegar mulher, ia malhar ou aprender a tocar violão.Alguns iam pensar em economizar para comprar um bom carro abridor de pernas.

    Mas agora, com essa geração educada pelos videogames, vemos um monte de retardados, magrelos e gordos, que reclama da vida por não pegar nem mulher feia. Enquanto isso, outros mais saudáveis mentalmente pegam todas.


    O tal do Sílvio Koerich é apenas um gordão vagabundo e preguiçoso. A criatura nem trabalhava e vivia na aba da mãe, como um cara desses vira ídolo?? Parece que estamos num mundo doente.


    O homem que quer poder e mulheres sabe que tem de lutar, seja na maromba, seja na bolsa, seja num pequeno comércio. As leis da Natureza são simples: quem tem mais poder come mais buceta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que a Real prega é o desenvolvimento pessoal. E não para pegar mulher, mulher é consequência, ao contrário de você que pelo jeito faz tudo para "pegar muié",

      Excluir
    2. Porra. quer dizer que pegar mulher é coisa errada???? Esse pessoal da REAL queima a rosca...

      O GORDÂO FRACASSADO, Silvio Koerich, deve estar feliz na cadeia, cheio de homens por perto ......


      Sejam menos NERDS, larguem a porra dos videogames, a merda do facebook.


      Para terminar, nunca vi MAROMBEIRO reclamar de falta de buceta.....

      Excluir
  11. Fogo na bomba la no AdP:
    http://alemdapoupanca.blogspot.com/2013/12/e-se-ebx-tivesse-dado-certo_144.html?showComment=1386869009059#c5058451789787662884

    Preto Brás 1 x Pobretão 0

    ResponderExcluir
  12. Para o pobretão :

    A arrogância e prepotência estão paulatinamente deixando-o às portas do inevitável ostracismo que seres de tão grande imoralidade merecem.

    ResponderExcluir
  13. O Urso Investidor tb pulou fora. Mais um.

    ResponderExcluir
  14. Congratulações ao pobretão, conseguiu achar o topo da Litecoin.

    Comprou por 130 e agora vale 60.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauhauhauahu ele tem o toque de midas ao contrário: tudo o que ele toca vira merda! hauhauhauahuahua

      sendo verdadeiro ou personagem, o pobretão faz por merecer todo nosso ódio e nossas trollagens...

      vida longa ao pobretão, trollar o trouxa é diversão!

      Excluir
    2. Atualização: Agora vale 45 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  15. Troller,
    Feliz natal para você e a família toda!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uorrem, estive fora, mas agradeço-lhe a lembrança. Que seu 2014 seja abençoado com a chegada de seu filho!

      Excluir
  16. TROLL,

    passei para te desejar um feliz natal, sucesso sempre.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você??? mas por onde andas???

      Ok, Feliz Natal para você também!

      Excluir
  17. Fala Jorge. Qual a melhor opção na bolsa para 2014?

    ResponderExcluir
  18. Não é Jorge! É Xórxi!

    ResponderExcluir
  19. Troll, vc falou que só entrava no blog do pobretão pra ver o ranking, mas acabou de fazer um comentário lá e esqueceu de se botar como anônimo. RIDÍCULO. VC É UM HIPÓCRITA GIGANTE. UM DOS MAIORES MERDAS QUE EXISTEM NESSE PLANETA. É PIOR QUE O POBRETÃO. VAI SE FUDER.

    ResponderExcluir
  20. My Lord, a superb new year among those you love.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devoted Minister, your words are like balm at this humble blog. Happy New Year!

      Excluir
  21. Xórxinho e Dicoxinha. Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  22. Rastreei o ip do pobretão [173.194.118.108], e descobri que ele leva a um aeroporto(Moffett Federal Airfield) em Mountain View, cidade vizinha de San Jose, na California. Ou seja, ele ou esta viajando no exterior,ou ele trabalha em um aeroporto nos EUA. Posto isso para desmascarar esse personagem

    ResponderExcluir
  23. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir